Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

o quanto estamos evoluidos?


Recommended Posts

Boa tarde meu irmão.

Que a Paz de Jesus esteja conosco.

Vamos papear?

Qual é a utilidade de termos esta informação?

Impossível, creio eu, mensurar o nosso grau evolutivo.

Até mesmo o Codificador, Kardec, vê a impossibilidade de medir este progresso, dada a infinidade de níveis evolutivos existentes no universo. Como medir algo que não sabemos o início e nem tampouco o fim?

Em "O Evangelho segundo o Espiritismo" Cap. III, Itens 13 a 15, nos é exposta a qualificação da terra e dos seres que a habitam. Nesse ponto de vista, podemos ter uma grosseira visão do que seria o grau evolutivo dos homens desta orbe. Segue:

"Mundos de expiações e de provas

13. Que vos direi dos mundos de expiações que já não saibais, pois basta observeis o em que habitais? A superioridade da inteligência, em grande número dos seus habitantes, indica que a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos que acabaram de sair das mãos do Criador. As qualidades inatas que eles trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso. Mas, também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral. Por isso os colocou Deus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias da vida, até que hajam merecido ascender a um planeta mais ditoso.

14. Entretanto, nem todos os Espíritos que encarnam na Terra vão para aí em expiação. As raças a que chamais selvagens são formadas de Espíritos que apenas saíram da infância e que na Terra se acham, por assim dizer, em curso de educação, para se desenvolverem pelo contacto com Espíritos mais adiantados. Vêm depois as raças semicivilizadas, constituídas desses mesmos os Espíritos em via de progresso. São elas, de certo modo, raças indígenas da Terra, que aí se elevaram pouco a pouco em longos períodos seculares, algumas das quais hão podido chegar ao aperfeiçoamento intelectual dos povos mais esclarecidos.

Os Espíritos em expiação, se nos podemos exprimir dessa forma, são exóticos, na Terra; já tiveram noutros mundos, donde foram excluídos em conseqüência da sua obstinação no mal e por se haverem constituído, em tais mundos, causa de perturbação para os bons. Tiveram de ser degradados, por algum tempo, para o meio de Espíritos mais atrasados, com a missão de fazer que estes últimos avançassem, pois que levam consigo inteligências desenvolvidas e o gérmen dos conhecimentos que adquiriram. Daí vem que os Espíritos em punição se encontram no seio das raças mais inteligentes. Por isso mesmo, para essas raças é que de mais amargor se revestem OS infortúnios da vida. E que há nelas mais sensibilidade, sendo, portanto, mais provadas pelas contrariedades e desgostos do que as raças primitivas,cujo senso moral se acha mais embotado.

15. A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos expiatórios, cuja variedade é infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à lei de Deus. Esses Espíritos tem aí de lutar, ao mesmo tempo, com a perversidade dos homens e com a inclemência da Natureza, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. E assim que Deus, em sua bondade, faz que o próprio castigo redunde em proveito do progresso do Espírito. - Santo Agostinho. Paris, 1862.)"

Devemos considerar também que, nós, ao encarnarmos em nossos corpos terrestres, nos propomos e aceitamos o esquecimento do passado, como forma de ele não interferir nos acontecimentos da existência atual.

Assim sendo, ao invés de querer saber em que grau nos encontramos, vamos partir em busca do nível em que gostaríamos de nos encontrar.

Esta busca, será feita através da reforma íntima e melhora constante do que pensamos, falamos e fazemos. Para isso, vamos nos recordar dos ensinamentos do Mestre, instruindo que para sermos grandes, devemos ser pequenos.

Muita luz à todos nós.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...