Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Seria isto um caso de racismo nas aulas de Waldo Vieira ?


Recommended Posts

Devido a algumas aulas que são veiculadas no site:

www.tertuliaconscienciologia.org

Este site veicula as chamadas tertúlias de um senhor chamado Waldo Vieira.

Nas aulas número 1246,1247,1248 o sujeito fez críticas ácidas ao povo judeu e em alguns momentos com muita ênfase, passando do limite da crítica política para a crítica contra a raça judia

Os vídeos foram gravados, porém estão indisponíveis no site agora, porém muita gente os tem.

Há um site de um aluno ( http://blogtertulias.blogspot.com/ ) desse sujeito que tem as anotações das aulas no endereço:

http://webcache.googleusercontent.com/s ... gle.com.br

Trechos de Waldo Vieira que se pode encontrar:

Judaísmo. Os judeus estão interessados no sucesso dos negócios deles antes do que em qualquer nacionalismo.

Isso todo mundo sabe e tem gente que acha que faz 2 milênios que eles são assim.

O judeu jamais será um patriota - ele sempre olha primeiro o processo do bolso.

O livro do Henry Ford fala tudo isso. O único problema é que ele ainda fala demais dos protocolos de Sião.

O judeu jamais será um yankee. Eles querem ir para as cabeçeiras, para governar todo mundo de cima. Isso que aconteceu na Alemanha e eles acharam então que era culpa dos judeus que estavam na cúpula do governo procurando ganhar dinheiro com a guerra.

Por quê o Hitler não expulsou os judeus para outro lugar, para a Palestina? Eles já falavam em fazer isso e irem para a Palestina, mas na época não ia ter com quem fazer negócio e ganhar dinheiro lá.

Tudo isso, não adianta defender os judeus e o negócio do holocausto, porque a verdade desses fatos, não tem jeito de desfazer. Agora, é errado tudo isso que fizeram de matar tanta gente.

A Espanha os judeus entraram lá e depois tiraram, e levaram o ouro todo lá, que deu problema para a Espanha (??).

Pelo lado econômico os judeus contribuem para a socin. E a maioria dos prêmios nobel também são judeus.

O dinheiro do Pentágono e de Wall Street, de quem você acha que é? Tudo de judeu. Em Hollywood também tem muto judeu por trás, que investe dinheiro lá.

E eles dominam a imprensa, eles que censuram as notícias sem falar nada com ninguém. Atrás de toda essa imprensa internacional, tem judeu. Pode ir olhar que vai ver que tem judeu.

O judeu nunca se interessa pela pessoa, ele se interessa pela mercadoria. Só interessa nas pessoas quem é judeu. Quem não é judeu não interessa para eles.

Por isso falam que quem domina a vida toda deles é o cifrão.

Atrás desse processo todo tem judeu lá no meio. De modo geral, eles estão com dinheiro lá no meio. Eles deviam fazer concessão mas não fazem, porque vêm com a lei de Talião do código de Amurabi, que é fazer olho por olho.

Eles se tornam com o tempo verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro, em todo lugar que estão

_____

Possivelmente sejam críticas políticas, mas essas frases não poderiam fomentar o preconceito quando ouvidas por pessoas mais descontroladas ?

É maduro e responsável um espiritualista falar essas coisas todas ?

O problema é que em muitos momentos o sujeito vibrava e passava do limite da crítica política e ao grupo "judeus" na questão de economia e falava indiscriminadamente que judeus são assim assado, como se todos fossem de um jeito só. E falava coisa pejorativas.

Está gravado, embora tenham sumido com muitas gravações.

Gostaria de saber as opiniões dos senhores sobre isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 50
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ele fez mal em generalizar, porém a crítica dele é à religião judia.. A um sistema. É o mesmo que você sentar num buteco com mais 5 amigos e meter o pau no governo dizendo que todos são ladrões e todos são corruptos. Trocando em miúdos foi exatamente o que ele fez. Legalmente pode ser caracterizado por calúnia e difamação, não racismo.

De acordo com esse texto, não fica explícito racismo. O que fica explícito é, talvez, o preconceito pois toda generalização é infeliz. E, portanto, ao afirmar:

"Os judeus estão interessados no sucesso dos negócios deles antes do que em qualquer nacionalismo",

"O judeu jamais será um patriota - ele sempre olha primeiro o processo do bolso",

"O judeu jamais será um yankee",

"O judeu nunca se interessa pela pessoa, ele se interessa pela mercadoria."

e por ai vai...

Ele impõe um tom preconceituoso como se todos os judeus fossem assim, mesmo sabendo que cada personalidade se difere da outra.

Ele fez mal sim, pois é um formador de opinião e isso gera polêmica e, muito provável, quem segue à risca, e não tem opinião própria do assunto será influenciado a pensar o mesmo.

Só que seguindo o bom senso, a essência que foi passada é a seguinte: "O povo judeu coloca o dinheiro sobre tudo".

O que temos de ponderar é que o Waldo é uma pessoa como qualquer outra, possui defeitos como todos aqui. Não é porque ele é uma personalidade "pública", formadora de opinião que ele precisa ser perfeito. Ele deveria ter mais cuidado com certas afirmações, talvez até trocar palavras como: jamais por raramente, todos por grande parte, etc... Entretanto.. Depois de uma certa idade (ele tem quase 79), a pessoa vai perdendo a moderação, ela fala literalmente o que pensa. Daí surgem as polêmicas.

Um exemplo atual que começou a chamar a atenção é o Silvio Santos, se vocês observarem cada coisa que ele fala nos programas de auditório dele... Ele de alguns anos pra cá está bem mais "destravado" verbalmente. Isso é uma característica da idade.

Enfim,

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Opiniões aparte segue a minha;

Falar sobre o povo Judeu, é como dar murro em ponta de faca, porque o Judeu tradicional, é um tanto preconceituoso com os demais, principalmente com o cristianismo, e isso ninguém ver, os judeus em toda a história da humanidade fora taxados como "coitadinhos", "perseguidos", mais ninguém ver, que os responsáveis pela crucificação de Jesus foram os Fariseus (um grupo formado por Judeus mais tradicionais da época).

Não sou a favor do Waldo, não concordo com MUITA coisa que ele fala, mais quando se trata do povo judeu, é melhor avalizarmos quem realmente é preconceituoso, o povo judeu se acha superior as demais raças, não conseguem se misturar com os demais, se você ligar sua televisão e ver o que se passa na palestina você vai constatar o que eu estou dizendo, eles são os únicos que seguem a risca os ensinamentos deixados por DEMIURGO, o chamado Deus do antigo testamento, o verdadeiro DEMONIO.

Não concordou com o meu ponto de vista?

Vamos debater sem agressões

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Darius, se eles são preconceituosos conosco devemos ser com eles?

É meio controverso isso quando colocamos o universalismo em prática.

Existe outra versão para quem foi o responsável pelo crucificamento de Jesus... Não só a que passam na bíblia, mas sim uma versão histórica e factual.

O drama da Paixão, narrado nos evangelhos, retrata o governador romano na Judeia, Pilatos, diante dos chefes judeus e do povo, além de suas tentativas de livrar Jesus da cricificação, e do diálogo filosófico com Jesus sobre a "verdade". Essas cenas foram criadas para atenuar as relações entre os cristãos e as autoridades romanas (ou seja, inseridos no evangelho). Historicamente, Pilatos não tinha palácio em Jerusalém, mas em Cesareia. Sua presença em Jerusalém durante os dias da Páscoa era necessária a fim de reprimir as constantes iniciativas de revoltas contra o Império. O governador, Pilatos, realizava julgamentos sumários numa tenda montada para a ocasião. O julgamento e condenação de Jesus devem ter ocorrido automaticamente e em questão de minutos como era de praxe na época.

Detalhando mais a história, Jesus de dirigiu a Jerusalém durante a festa da Páscoa, que era superpovoada durante aqueles dias (estima-se que Jerusalém tinha cerca de 120mil pessoas e 600mil durante a semana da páscoa). As autoridades romanas, cuja preocupação era manter a ordem civil necessária ao domínio da província, contavam com a colaboração das elites locais. Jesus, em relato pelos evangelhos oficiais, revoltou-se contra o sistema de venda de animais destinados ao sacrifício no interior do Tempo de Jerusalém. Rebanhos e mesas de câmbio pertenciam aos Saduceus, partido religioso incumbido da administração do Tempo. Ao revoltar-se contra o comércio exploratório da fé popular, Jesus desafiou publicamente o poder as elites religiosas, expondo-se voluntariamente à repressão policial reservada aos agitadores. Levado pelas autoridades à presença do governador recebeu sumária condenação à morte na cruz.

O que a gente pode observar disso é que ele morreu por exposição. Existe um velho ditato japonês "O prego que se destaca toma martelada". Jesus poderia ter ficado quieto, poderia ter comprado os animais e os libertado, poderia ter feito várias coisas... Com isso, ele certamente teria expandido seu "legado" por mais décadas e décadas.

Então, de certo modo, fica à critério de cada um decidir quem matou Jesus. Se foi ele mesmo ao se expor sabendo da repressão ou se foi o Império Romano. De qualquer forma, seguindo essa versão da história, foi uma morte evitável.

Uma coisa eu tenho certeza, a morte dele não "retirou os pecados do mundo" pois alguns séculos depois (e até hoje) milhares e milhões de cristãos guerriavam e matavam em nome de Deus e Jesus, torturaram e queimavam os "hereges" (pessoas que não acreditam na divindade de Jesus Cristo), baseados na frase que Jesus "deixou" ao mundo "Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas a espada". A segregação do cristão para com os não-cristãos surgiu com frases do tipo "Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha".

Pra toda história existe uma segunda versão. Sei que Jesus foi um exemplo, mas como repito em vários tópicos, como ele, existem várias personalidades que também se mostraram exemplos durante sua passagem. O conceito de "verdade absoluta" e "único modelo de salvação" não rola pra mim.

O tópico desvirtuou um pouco, mas acho que foi bem colocado (ou não, rs).

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Darius, se eles são preconceituosos conosco devemos ser com eles?

É meio controverso isso quando colocamos o universalismo em prática.

Ato de préconceito é quando uma pessoa forma uma opinião antes de ter um conceito formado, antes de procurar conhecer mais o tema

Olá Olympio, como você pode ver acima, o waldo não foi preconceituoso em seu texto, (vale deixar claro mais uma vez, que eu não concordo com muita coisa do Waldo, em sua maioria sou contra a alguns de seus ensinamentos) o que ele falou foi apenas seu ponto de vista em relação ao Judaismo, opinião que vale atenção se você levar em consederação as atitudes dos Judeus pela história da humanidade.

Link to comment
Share on other sites

Bem, eu já esperava algo do tipo do Waldo visto suas opiniões radicais de que ele é mais evoluído que Jesus e que este é o maior boboca de todos (ver tertúlia)

A única coisa que esse cara faz é criticar até amigos como o Wagner Borges (imaturo) e Chico Xavier (gay- ele disse várias vezes e até insinuou que sabia de algo...)

Falou que todas as mensagens do Chico eram fraudes e contou que esse comprava semanalmente a água de rosas da qual saia o perfume natural do Chico.

Esses dias ele tocou o pau em um dos fundadores do IIPC Vasco Vasconcellos que é um dissidente e foi chamado de covarde e não sabe nada de desassédio...

É amigão do troglodita Olavo de Carvalho que fala 11 palavrões em cada frase com 10 palavras...

A questão da idade não justifica pois se Silvio Santos esta gagá Waldo está em forma plena e muitas vezes fala que é "macho mesmo". Já nos anos 80 ele "esganou" na frente de alunos um outro professor que deu uma aula um pouco diferente da que ele pedia.

A que essa discórdia toda vai levar espiritualmente senão assédio violento ?

___

Darius, O que você diz não tem fundamento histórico, apesar de eu entender sua visão. Durante a história da humanidade que você cita os judeus foram sempre perseguidos, principalmente na idade média, eram alvo de muita perseguição. Na antiguidade nunca foram coitadinhos e se envolveram em vários conflitos com povos do oriente médio e sofreram nas mãos dos romanos e bárbaros.

A questão da postura de vítima judáica é fruto do massacre coletivo que sofreram na segunda guerra mundial onde 6 milhões comprovadamente sofreram extermínio em massa.

Sobre os grupos judaicos isto são divergências internas políticas que não tem relação nenhuma com o tema do tópico que é o racismo, ataque generalizado contra uma raça.

É sabido que Jesus era parte do grupo dos zelotes, uma espécie de braço mais radical dos essênios. Isto é comprovável por estudos mais detalhados, mas basta ver um de seus discípulos Simao Zelota, e Judas Iscariotes (anagrama de Sicário- grupo Judáico da época).

Sendo uma disputa interna de facções políticas nada temos que usar o "argumento dos Fariseus" ou quem quer que seja para generalizar judeu como "raça ruim", pois mesmo que você não simpatize com fariseus há outros grupos judaicos.

Não concordo novamente,sobre "o que se passa na televisão" na palestina, provavelmente política internacional, é ato de um Governo, é coisa política. Eu tenho vários amigos judeus que não concordam com o governo israelense e se casaram com pessoas de outra religião.

Não vamos generalizar por favor, pensamentos totalitários no passado levaram ao genocídio.

_____

É que quando cara público como o Waldo toca nessa ferida é perigoso. Já pensou que ele pode estar dando munição para grupos neonazistas, ou fomentando certas energias negativas no coração de alguns.

Se o ser humano naturalmente já é um pouco agressivo para que servem todos esses ataques, agora dirigidos de forma genérica a uma raça ?

O Waldo foi irresponsável. Há muitos judeus que não se enquadram na visão dele, mas falando de forma genérica assim ele GERA PRECONCEITO. Já pensou, um aluno do Waldo com idéias pré-concebidas tendo que receber um Judeu ? Ele pensaria "ih lá vem o judeu, vou cuidar os bolsos", quando na verdade pode ser uma pessoa bem legal.

Nota zero para o Waldo nessa questão. Que ele se limite a falar de projeção pois o resto...

Link to comment
Share on other sites

E realmente acho como o Olympio que o tópico se desvirtuou um pouco, o que é favorável para os fãs do Waldo, assim ficamos discutindo "se foi ou não foi impedimento" e saímos do tema principal que foram os atos de racismo propagados.

Deixo ao Darius um toque para que querendo debater isso abra um tópico sobre Quem matou Jesus, se houve ou não holocausto, quem é o demiurgo... pois esse é um assunto polêmico no qual não gostaria de me envolver não leva a nada e tem assediadores e energias pesadas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Mais um detalhe: ele nunca disse que TODAS as mensagens eram falsas...

É só ler por exemplo a entrevista dada no livro Por trás do véu de Ísis que inspirou o filme As Mães de Chico Xavier, onde ele afirma que o Chico era um legítimo psicógrafo.

Cuidado ao reclamar dos exageros do Waldo para não exagerar ainda mais contra ele...

Discordância não significa ódio, eu discordo de várias coisas do Wagner e mesmo assim o respeito e admiro...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Em geral não me interesso pelo que o Waldo diz. Só projeciologia conta como compilação.

Porém mais uma vez ele e sua grande boca em ação...

Nem vou julgar se o que ele diz sobre judeus, gays, espíritas e todo o resto é verdade ou mentira.

Com essas atitudes ele atiça o preconceito que era velado em muitas pessoas, ele se torna um foco de preconceito.

Waldo tem sido esperto ultimamente. Hoje se perguntado se gays são doentes ele diz que é opção antifisiológica e tem amigos gays e alguns que ele curou.

Antigamente ele só dizia que eram doentes e fecais, isso mesmo pasmem. Com portas fechadas ele ainda diz essas coisas, me contaram.

O que julgo nesse tópico é a grande boca do Waldo atacando a tudo e a todos pela internet- desde sua casa de forma covarde- e recusando convites para mesas redondas e debates.

Desserviço total à causa da fraternidade, gera intriga e polêmicas.

Não aprendeu nada nos 11 anos que passou com o Chico.

Vergonhoso e Lamentável. Espero que os judeus fiquem sabendo dessa promoção do ódio.

Link to comment
Share on other sites

o cara entrou no forum só pra falar mal do Waldo, foi sua primeira e ultima mensagem até o momento. :|

como já debatemos a personalidade Waldo até exaustão nos ultimos dias, vou tentar trazer a conclusão dos outros topicos pra cá, na esperança de conseguir encerrar logo esse enorme desperdicio de energia com discussões improdutivas e interminaveis que tem como unico objetivo produzir criticas destrutivas.

conclusões anteriores:

Waldo Vieira é uma pessoa com defeitos assim como todos nós, fala um bocado de bobagem que não deveria, fez e faz um bom trabalho apesar de tudo, escreveu um excelente livro chamado "projeciologia" muito recomendado por todos que o leram.

outra conclusão também foi de que universalistas estudam todas as fontes sem preconceitos sempre tentando absorver o que lhe é util.

agora vamos tentar parar de criticar os outros, pq isso tá acabando com o bom clima daqui, deixe Waldo fazer as criticas e julgamentos dele pra lá, vamos tentar nao fazer igual a ele.

Link to comment
Share on other sites

Entrei sim, depois que me avisaram das discussões deste fórum, atrasado ou não acho pertinente opinar.

Se ler com atenção verá que postei em outros assuntos sobre kundalini e projeção astral, gostei do fórum, opinei em outros 4 tópicos antes então deixe disso.

Sobre o tema reitero: É importante que esse sujeito pare com o racismo e homofobia gratuitas. Censurar opinião alheia não serve.

Comece então por mandar uma cartinha a seu professor e peça para ele parar com os preconceitos se quer um ambiente melhor pois ele gera muita confusão.

Waldo como pessoa não julgo, não julgo ninguém, ele tem salvação como todo homem que erra. Eu apenas condeno essas atitudes horríveis dele.

Link to comment
Share on other sites

Não é a primeira vez que vejo o Waldo fazer críticas ríspidas nada construtivas, e não só em suas tertúlias como em entrevistas, ou seja, essas palavras não são apenas comentários infelizes num momento relaxado da sua roda de alunos. E os instrutores do IIPC acabam muitas vezes seguindo o mesmo estilo. Em uma palestra gratuita do IIPC daqui de Brasília, um instrutor soltou um comentário desses de "mesa de bar", como falou o Olympio, quanto a pessoas que seguem o catolicismo, "tudo com problema sexual", segundo ele, por causa da idéia de pecado. Caso de generalização novamente. O problema existe, mas não podemos pegar todo mundo e colocar no mesmo saco, pois dessa forma acabamos julgando um grupo muito grande muitas vezes com base numa minoria.

Na minha opinião, quem trabalha com o aprimoramento da espiritualidade deve buscar sempre se utilizar da bondade nas suas palavras. Que se aponte a necessidade de melhora onde ela exista, mas sem rebaixar toda uma nação ao mesmo nível de inferioridade.

Link to comment
Share on other sites

A questão é que, com esse tipo de postura, o Waldo não cria a tal egrégora favorável. Só cria negatividade. Que tipo de energias e pensamentos, os gays, os católicos, os espíritas, os admiradores do Chico, os judeus, direcionam a ele quando ouvem esses comentários infelizes.

Parece que ele não pensa antes de falar.

Link to comment
Share on other sites

Waldo esses dias estava falando de gayzismo, me lembrei do Olavo de Carvalho na hora.

Momentos depois achei um vídeo no tube em que Waldo se declarava admirador do Olavão, falava mal do Lula e outras cositas más.

Concordo e penso que toda a assistência que ele diz fazer é anulada com sobras pela discórdia e ambiente pesado que cria com esse palavratório todo.

Link to comment
Share on other sites

Generalizou??? Sim, generalizou... É motivo para essa iniciativa de postar uma insinuação de racismo??? Depende... Alguém aí leu a pergunta que foi feita a ele??? O autor do post disponibilizou pra gente a pergunta??? Sem a pergunta, meus amigos, fica parecendo que Waldo falou isso sem motivação, só para falar mal... E se foi o contrário, e se a pergunta fosse postada e tivesse ali a solicitação a respeito da opinião política dele??? Aí seria um pouco diferente, não é??? Pelo menos teríamos como parâmetro uma opinião política, não como li abaixo um amigo que pegou como parâmetro o antissemitismo....

.

Reclamamos de generalização, mas se lermos uma boa parte dos posts aqui veremos que há muita generalização a respeito do Waldo, além de trechos que ele falou nas Tertúlias sobre, por exemplo, Chico Xavier ( um homem muito bom, que fez muita coisa boa, mas intocável para muitos...) que eu ouvi e entendi diferente... Que Universalismo mais tendencioso é esse???

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...