Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O Labirinto do Fauno


Recommended Posts

O Labirinto do Fauno

labirintofauno-poster.jpg

Sinopse

Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Download do Filme: http://www.megaupload.com/?d=8ITU6YMY

...

O LABIRINTO DO FAUNO

Este filme foi uma das experiências mais tristes que já tive no cinema. Sabe quando você sai da sala querendo esganar o diretor Guillermo del Toro por ser tão cruel e ao mesmo tempo sabendo que acabou de assistir a uma obra-prima dirigida com maestria, pelos mesmos motivos que o levaram a odiá-lo? Fiquei assim por vários dias. Tem certos filmes que mexem com as pessoas no mais fundo do inconsciente, e muitas vezes isso é proposital pra ganhar dinheiro. Guerra nas Estrelas, por exemplo: hoje sabemos que o roteiro do primeiro filme era simplório, como as porcarias que George Lucas fez na nova trilogia, mas Lucas teve a sorte e a esperteza de recorrer a Joseph Campbell, estudioso de mitologia, que praticamente definiu a trama com o conflito pai-filho nos moldes da "jornada do herói". Outros filmes fantásticos que abordam de as complexidades da relação pai-mãe-filho + jornada do herói são O Exterminador do Futuro 2 e a trilogia De volta para o futuro. São filmes aparentemente bobos, feitos pra distrair comendo pipoca, mas que pegam você de forma imperceptível e no final das contas você se vê preso emocionalmente a eles, comprando boneco, camiseta, DVDs... No final das contas é tudo pelo dinheiro, mas você sai do cinema com a sensação de ter PARTICIPADO de uma SAGA.

O maldito Labirinto do Fauno é assim. E os motivos por trás disso eu não conseguia descobrir, até porque não queria rememorá-lo, muito menos assistí-lo de novo (nem sequer falei dele aqui). Foi quando encontrei o texto abaixo, feito por duas psicólogas junguianas (Jung é o "Joseph Campbell da psicologia"). Só como exemplo, a direção de arte do filme faz uso abundante de espirais, que simboliza ancestralmente o nascer, o sol, a vida, o mundo de cima, a transformação pelas experiências exteriores (no sentido horário). Já no sentido inverso representava a lua, a morte, o outro mundo, o mundo de baixo, o mundo dos sonhos e alucinações, intuição, as experiências transformadoras vindas do nosso interior. Como toda análise de filme, quem não viu (e pretende ver) é melhor não ler pra não estragar a experiência.

Aclamado mundialmente, O Labirinto do Fauno ganhou 3 Oscars de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem. Ganhou o Independent Spirit Awards de Melhor Fotografia. 3 prêmios BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. 7 prêmios no Goya de Melhor Revelação Feminina (Ivana Baquero), Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Especias, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

Post no Saindo da Matrix: http://www.saindodamatrix.com.br/archiv ... fauno.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...