Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Liberdade e autognose


Recommended Posts

Liberdade e autognose

autognosis-gnosisonline.jpg

Um dos principais ensinamentos que o venerável mestre Samael Aun Weor, líder mundial das instituições gnóstico-esotéricas, deixou gravadas com fogo no fundo de minha Consciência foi o de encarnar o “espírito de liberdade e de ter uma livre maneira de pensar.

A obra psicológica que o VM Samael construiu em mim foi a de me formar como homem livre, no sentido mais completo da palavra. Por essa mesma razão é que em todas as partes do mundo me chamam de “formador de homens livres”.

Ter fortes asas de liberdade constitui uma das principais heranças de sabedoria que o Mestre Samael me deixou. É esta joia mental que quero compartilhar com todos aqueles que desejam ter em sua psique os “átomos libertadores”, tão admirados e promulgados por Samael, que é a Força Libertadora de Deus em ação.

Quero transcrever trechos de uma magna obra, escrita por Samael. Não quero mencionar o título da mesma, ou o capítulo, a fim de motivar o leitor a investigar este texto por meio da meditação profunda. O VM Samael ensina:

“A humanidade quer pôr um abismo entre o humano e o divino, e aí está precisamente o erro do homem, porque dentro de si mesmo está o Divino, o Íntimo – a autognosis –, que quer se atualizar mediante a Senda da Vida Diária. No entanto, o homem – e o estudante gnóstico também – busca escapatórias. Com todas as suas crenças – a interpretação pessoal da doutrina de Samael –, o que o homem faz é afastar-se de si mesmo.”

O homem que se afilia a escolas materialistas ou espiritualistas – até às mesmas instituições gnósticas – busca somente escapatórias; quer eludir o conflito ou tirar o corpo fora. Sente medo e preguiça de conhecer a si mesmo para resolver seus próprios conflitos. As escolas, crenças e filosofias são formas fictícias de consolo.

A verdade não consiste em ser materialista ou espiritualista, mas em ser realista, ou seja, realizar-se a fundo, abordar a si mesmo, ajuizar sua personalidade sem orgulho de virtudes (porque todo mundo sente orgulho de ser virtuoso), sem hipocrisias, sem poses falsas ou piedades fingidas… sentando nossa personalidade no banco dos acusados para julgá-la sem consideração alguma, severamente. Assim, o homem deve traçar uma disciplina moral e ética para acabar com as raízes mais íntimas de seus próprios conflitos, porque estes são filhos de sua própria ignorância – falta de autognosis.

Esses conflitos individuais somados redundam nos conflitos sociais – e até mesmo dentro das instituições gnósticas, maçônicas, teosóficas etc.

Hoje, mais que nunca, é necessário que o homem comece a pensar por si mesmo – a livre maneira de pensar, que o VM ensina em seu livro Educação Fundamental. As pessoas não querem usar seu critério, preferem se acomodar ao alheio e opinam como pensam seus chefes.

O problema da massa é o problema do indivíduo. Enquanto este não aprender a resolver seus próprios problemas, a humanidade estará cheia de incertezas, sofrimentos e calamidades que, em vão, seus líderes políticos tentam solucionar, porque eles mesmos estão cheios de problemas para tentar resolver os dos outros.

Hoje, as massas decepcionadas aspiram à catástrofe porque estão martirizadas. Deste modo pretendem sair rapidamente de sua desesperação. Por isso, diariamente, ouvimos frases como esta: “Antes de ser colhido, é melhor cair!” Isso dá uma ideia clara do desespero das massas e da magnitude da catástrofe.

A mente do homem terá de se libertar das trevas do desejo, dos apetites, da vida fácil, das ânsias de acúmulo, e do egoísmo, porque tudo isso faz a mente reagir, incapacitando-a a discernir entre o real e o ilusório, o mutável e o permanente, o útil do inútil – como é o caso concreto dos estudantes gnósticos que caem na rede dos falsos profetas.

A mente do homem atual é como um barco que vai de porto em porto, e cada porto é uma escola, uma teoria, uma crença, uma seita, um partido político, um conceito de bandeira, uma filosofia, uma religião. Enquanto a mente se ancore nesses fundos mentais, então, ela se encerra dentro deles para agir e reagir incessantemente, com seus preconceitos estabelecidos.

Uma mente assim está incapacitada para compreender a vida livre em seu movimento. Uma mente assim é escrava do Ego animal e das energias estancadas da vida, onde existem conflitos, lutas de classe, fome e dor.

A mente do homem necessita se libertar do batalhar das antíteses que a dividem e a incapacitam como instrumento do Íntimo.

O homem racional, por meio da escolha mental, comete o erro de dividir a si mesma. Disso resulta a ação equivocada e o esforço inútil (onde surge o conflito e a amargura). Se quisermos resolver, por nós mesmos, nossos problemas individuais, temos de aprender o uso e o manejo da mente.

O pensamento deve fluir integralmente, sem o processo da opção que divide a mente em opiniões tão opostas. A mente deve fluir serena, inteira, como o doce fluir do pensamento guiada unicamente pela intuição, que é a voz do Íntimo e a flor da inteligência. Disso resulta a reta ação, o reto esforço e a plenitude perfeita.

A chama evocadora da Nova Era é a Luz do Pensamento. O homem não vive o presente, mas em meio a experiências do passado e a preocupações do amanhã. Vê o presente através do colorido das experiências do passado. Por conseguinte, mira um presente desfigurado. Ele não percebe a realidade presente, e obstinadamente, chama a si mesmo de “homem prático”.

O Novo Mundo não será um mundo de conquistas militares, ou de linhas fronteiriças, mas sim de um novo estado de consciência, que já está nascendo à margem de todas as limitações. As bandeiras estão cheias de danos ancestrais e tudo isso pertence ao passado, ao que já deu seu fruto.

Desde já, ressoarão os sinos da Páscoa da Ressurreição de Aquário. Quando a Grande Chama do Entendimento iluminar a terra, fará com que todos os problemas do mundo desapareçam e não haverá senão Felicidade.

O Amor é a base d vida e é conveniente falar de amor à luz da Ciência Oculta. É necessário um Conhecimento mais profundo (Gnose) sobre a vivência íntima do Amor!

Fonte: http://www.gnosisonline.org/psicologia- ... autognose/

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...