Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

sobre umbanda, camdomblé, quimbanda e kiumbanda


Recommended Posts

Estou pesquisando pra tentar entender a diferença entre estas 4 religiões. Por enquanto estou apelando pra wikipédia, mas não sei se é uma boa fonte de pesquisa.

pelo pouco que já li, entendi o seguinte:

Umbanda: surgiu no Brasil, possui rituais de incorporação, oferendas, é voltado ao bem, possui uma ligação com outras religiões, como a associação com os santos do catolicismo, a leitura dos livros espíritas, os exus e orixás do candomblé.

Candomblé: surgiu na áfrica. Não tem incorporação. Utilizam os búzios para entrarem em contato com o mundo espiritual. As entidades conhecidas são orixás e exus.

Quimbanda: é uma ramificação da umbanda. Não sei o que faz.

kiumbanda: utiliza magia negra, voltada para o mal.

Gostaria de saber quais destas fazem sacrifícios de animais, rituais com sangue, quais pedem dinheiro, adivinham o futuro, quais fazem trabalho para recuperar um amor perdido, ganhar dinheiro fácil, etc. Escutei o audio do Saulo sobre Umbanda, mas ainda tenho essas dúvidas em relação as demais religiões afro.

Link to comment
Share on other sites

Sei pouco sobre o tema, mas muita confusão acontece porque antigamente apenas a umbanda era liberada legalmente, e por isso linhas diferentes usaram o nome para evitar perseguição. Acho que isso ainda ocorre em certos locais.

Quimbanda ou Kimbanda: pelo que eu entendi é uma ramificação da umbanda em que as entidades que trabalham com energias mais densas atuam nessa area os exus e as pombas-giras.

http://www.ippb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=654&catid=31&Itemid=57

Esse texto do wagner borges é bacana e fala sobre os exus.

Kiumbanda: nessa área atuam os kiumbas, espiritos obsessores, e pode ser voltada para fazer o mal.

Edit: Achei essas entrevistas com o Rubens Saraceni, na primeira ele fala sobre o sacrificio de animais, segue o trecho

"Como você encara, na umbanda e no candomblé, prática de sacrifícios animais, principalmente com relação ao conhecimento que os Mestres de Luz vêm trazendo?

Quando estudamos um pouco o candomblé, vemos que o sacrifício animal tem uma função específica já tradicional, secular. Então, nada contra, porque é algo que já vem de gerações. A umbanda não adota sacrifícios de animais. Algumas pessoas que transitam tanto no candomblé quanto na umbanda fazem, mas a umbanda em si não adota sacrifícios animais. Ela não condena. Acho que cada um tem o seu processo de feitura de trabalhos, sua dinâmica, que deve ser respeitada. No verdadeiro candomblé, o sacrifício só é ritualizado em ocasiões muito específicas, mas vemos pessoas não-preparadas desvirtuando, desenvolvendo métodos próprios que consideram que para tudo tem de haver sacrifícios. Os verdadeiros praticantes do candomblé, pessoas muito bem preparadas, dizem que o sacrifício é muito raro e, mesmo assim, é tirado só o axé do animal, porque o alimento é compartilhado na ceia coletiva."

http://mestreazul.blogspot.com/2006/03/rubens-saraceni-entrevista.html

http://www.revistasextosentido.net/news/entrevista-rubens-saraceni/

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelo conhecimento! E quanto aos trabalhos que realizam pra pessoa ficar rica, recuperar um amor perdido, etc? Sabe se isso tem relação com alguma dessas religiões? É muito comum as pessoas pensarem que todas estas religiões fazem a mesma coisa, incluindo estes trabalhos. Eu estou a procura de esclarecimento, pois acredito que a coisa não é bem assim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...