Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Evolução, prova e expiação.


Recommended Posts

Me surgiu uma duvida e queria a opinião de vocês, eu esta vendo vídeos do Pai Joaquim sobre O espírito e o ego, e ele diz que todo os espíritos são puros e as escarnações são provas, os espíritos estudam para evoluir e planejam encarnações conforme os estudos, e que na hora de encarnar o espírito se junta com o ego para passar por determinada prova, sendo assim um espírito de um assassino em massa poderia ser mais puro do que um espírito de uma pessoa bondosa diz ele no vídeo 5/9, e que bondade e maldade são dois lados da mesma moeda, a moeda seria a prova do espírito, nessa prova o espírito provaria para si mesmo, pois deus já sabe dos seus potenciais.

Mas eu tenho aprendido que os espíritos não são puros vamos dizer assim, eles são criados simples, e vão evoluindo conforme o tempo e as atitudes uns vão aprendendo e se purificando e outro se perdem nos erros, e o ego não e uma roupa que o espírito tira e bota conforme as encarnações mas sim algo que o espírito desenvolve quando adquire um cento nível de evolução e que precisa depurar para atingir o próximo nível , logo uma pessoa bondosa seria por que o espírito que se depurou e se libertou do controle do ego e não poderia cometer um assassinato em massa,

E então qual é a opinião de vocês, prova ou expiação, um espírito muda de personalidade para realizar as provas para provar que já venceu determinado aspecto da personalidade ou o espírito ao desenvolver a certa inteligência evolui e apresenta um ego uma personalidade e precisa depurar para atingir o próximo nível de evolução,

comentem a respeito.

Me desculpem por algum erro de escrita

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Oi Rogov,

Não conheço o Pai Joaquim e nunca assisti video ou audio algum dele, mas se o que voce diz que está no video é isso mesmo que ele quis dizer,

sendo assim um espírito de um assassino em massa poderia ser mais puro do que um espírito de uma pessoa bondosa diz ele no vídeo 5/9

então eu discordo da visão dele, pois não consigo ver coerência na mesma.

Um grande abraço,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Olá Rogov,

Não conheço os ensinamentos do Pai Joaquim, para mim é novidade.

Cada doutrina e religião tem um conceito sobre o que seja alma, espírito, ego e personalidade. Então é um tema complexo. É difícel conceituar o que seja nosso espírito, temos conceitos para todos os gostos.

Mas pelo que estudei em outras fontes (TEOSOFIA e GNOSE), nós temos sete corpos de manifestação, que se manifestam nas sete dimensões.

Somos criados e nossa consciência (pura), desdobra e desce até a dimensão física, onde nas dimensões inferiores manifesta-se o Ego e criamos a uma persolalidade temporal a cada nova vida carnal.

Como sugestão de estudo para esse tema indico a você a Teosofia. Lá tem diversos autores que nos dão uma descrição a respeito da composição setenária do homem.

Gosto particularmente do livro Autocultura - à Luz do Ocultismo - Dr. I.K.Taimni, onde ele descreve de forma simples e clara todos os veículos e a forma de atuação da consciência.

Acredito que essa linha de estudo (7 corpos do homem) pode te ajudar a esclarecer essa dúvida a respeito do espírito (puro) e Ego/personalidade (não puros).

Pois nós temos uma parte divina em nós mesmos que não se "mancha" com toda a sujeira aqui do mundo físico (seria nosso REAL SER, nosso mestre interno) que devemos conectar com a verdadeira religião (religare = religação).

Um abraço.

:);):)

Segue abaixo uma citação resumida dos conceitos da Teosofia:

Fonte: Weekpedia

Um princípio, para a Teosofia, é um começo, um fundamento, uma fonte e uma essência de onde as coisas procedem. Princípios são assim as essências fundamentais das coisas. Estes princípios, tanto no Homem quanto na natureza, são teosoficamente enumerados como sete.

Segundo a Teosofia, o sete é o número fundamental da manifestação, frequentemente encontrado em diferentes cosmogonias, assim como nos dogmas de diversas religiões e na tradição de muitos povos antigos.

O Homem, assim como a natureza, é chamado de saptaparna (planta de sete folhas), simbolizado geometricamente por um triângulo sobre um quadrado. Nesta constituição setenária, podemos entender o Atman como a coroa que encima a constituição humana (a ponta superior do triângulo), fornecendo-lhe o seu espírito imortal.

Podemos dizer que a Tríade superior é a parte imortal da natureza humana, o "espírito" e alma da terminologia Cristã, enquanto que o Quaternário inferior é a parte mortal, o "corpo", do Cristianismo.

Segundo Blavatsky, o Absoluto emana de si raios, que são chamados de Mônadas ou Atman. Estas Mônadas são a Essência Imortal do Homem.

O Atman, com o objetivo de individualizar-se, emana de si um princípio mais denso chamado Budhi. Esta díade Atman-Budhi reveste-se de princípios cada vez mais densos, e em número de sete. Iniciando do mais denso para o mais sutil:

1.Sthula Sharira - O corpo físico, corpo denso.

2.Prâna - O corpo vital;

3.Linga Sharira - O duplo etérico, o corpo astral na teosofia original, de Blavatsky;

4.Kâma Rupa - O corpo de desejos ou corpo emocional, o corpo astral na literatura teosófica posterior a Blavatsky;

5.Manas - Nossa Alma Humana, ou Mente Divina. É o elo entre a Díade Atman-Budhi e nossos princípios inferiores; O corpo mental de Manas inferior;

6.Budhi - Nossa Alma Divina;

7.Atman - O raio do Absoluto, nossa Essência Divina;

A tríade Atma-Budhi-Manas é a parte superior e imortal do Homem, sendo os restantes quatro princípios chamados de "princípios inferiores" ou "quaternário inferior".

A constituição setenária proposta por Blavatsky e a Teosofia é uma síntese de idéias da filosofia oriental (Advaita Vedanta, Samkhya) e ocidental (Platonismo, ocultismo). Todas estas correntes concordam que a constituição humana é formada por sete princípios.

Embora a idéia original de Blavatsky tenha sofrido posteriores modificações, feitas por esoteristas como Leadbeater, Rudolph Steiner e Alice Bailey, a descrição dos sete princípios de Blavatsky permanece consistentemente como base do pensamento esotérico ocidental, .

Link to comment
Share on other sites

Mas eu tenho aprendido que os espíritos não são puros vamos dizer assim, eles são criados simples, e vão evoluindo conforme o tempo e as atitudes uns vão aprendendo e se purificando e outro se perdem nos erros, e o ego não e uma roupa que o espírito tira e bota conforme as encarnações mas sim algo que o espírito desenvolve quando adquire um cento nível de evolução e que precisa depurar para atingir o próximo nível , logo uma pessoa bondosa seria por que o espírito que se depurou e se libertou do controle do ego e não poderia cometer um assassinato em massa.

Concordo com você.

E acrescento que na minha opinião os espíritos nunca retrocedem na caminhada evolutiva. Conforme vão adiquirindo maior esclarecimento, não voltarão ás condições anteriores de ignorância e isso vai se seguindo até o estado de total pureza do espírito.

As provas são uma (não sei se a única) forma de evoluirmos espiritualmente. E como diria o próprio Pai Joaquim: todos nós temos condições de chegar á luz e não saimos do planeta Terra porque não queremos...porque somos apegados demais ás coisas daqui. O caminho para da evolução já conhecemos.

Link to comment
Share on other sites

Olá Rogov,

O Pai Joaqui de que você fala é o Pai Joaquim de Aruanda?

Gostaria de ver esses vídeos que vc falou. Onde vc encontrou, foi no youtube?

Poderia me passar o link, quero dar uma olhada, pois hoje mesmo no dia em que disse que não conhecia essa pessoa, recebi, por coincidência, um email com um texto psicografado por esse Pai Joaquim de Aruanda.

Um abraço,

:);):)

Link to comment
Share on other sites

Agora fiquei com vontade de conhecer os ensinamentos desse Pai Joaquim de Aruanda:

O texto que recebi por email foi essa aí abaixo:

Um abraço. ;)

TOQUES ESPIRITUAIS DO PRETO VELHO AMIGO – II*

(Combatendo as Zicas do Coração)

Meu filho, a verdade é que muitos estudantes das coisas do espírito não têm a fibra e a raça necessárias para aguentar o tranco da Luz dentro de seus corações. Falam muito de espiritualidade, mas, na hora das provas, arrepiam do caminho.

Esquecem-se de que são espíritos reencarnados e sujeitos às provas da carne, como todo mundo. E, às vezes, são levados para fora do caminho da Luz por companhias negativas, que inseminam conceitos distorcidos em suas mentes fracas.

E não pense que os espíritos malvados são a causa principal disso, não. Porque, na maioria das vezes, os maus conselhos são dados pelos próprios encarnados que estão do lado. E se a pessoa coaduna com o que ouve, então ela mesma é que se deixa levar...

Os irmãozinhos das trevas só se aproveitam daquilo que acham dentro da própria pessoa. E se encontram campo fértil, plantam pensamentos de discórdia e sementes de destruição. E essa ação deles tem a ver com sua própria condição negativa e de revolta diante das leis da Vida.

Mas, se eles são assim e semeiam discórdia e sedição, por que é que as pessoas permitem sua presença perto delas?

Talvez, porque elas mesmas já estejam na sintonia do mal que hospedam. E, também, porque, muitas vezes, esse mal já vem atrelado nas más companhias com as quais elas trocam energias e vivências.

De um lado, as más companhias dos encarnados e seus conselhos deletérios; de outro, a péssima companhia dos espíritos trevosos. E, no meio, a pessoa desavisada e submetida a sérias distorções em seus pensamentos – e levada a desvios espirituais lamentáveis.

É por isso que Nosso Senhor falava para “orar e vigiar”, para a pessoa não cair vítima das armadilhas e sedições das más companhias – dos homens e dos espíritos.

Quem abandona o caminho espiritual e abraça as coisas do mundo, como se fossem as únicas importantes em sua vida, se submete a sérias consequências cármicas à frente...

E isso é assim, não porque o mundo espiritual quer, mas, pela abertura deletéria que a pessoa permite. E os guias espirituais nada podem fazer quanto a isso, pois é livre-arbítrio dela mesma. E se a escolha é de direito de cada um, as repercussões de cada vibração abraçada também são.

E Nosso Senhor também alertou sobre isso, quando disse que, “a cada um segundo suas obras!”

Ah, meu filho, os guias espirituais também choram. Principalmente quando os seus pupilos dão atenção para os maus conselhos e guarida para a entrada do mal em suas vidas.

Porque eles sabem que a pancada cármica é forte, e que a dor e várias decepções purgarão as escolhas equivocadas dos que arrepiarem para fora do caminho da Luz.

Muitas vezes, os mesmos filhos que desertam do caminho espiritual, são os mesmos que imploraram aos seus guias, antes de reencarnar, pela possibilidade de trilharem a estrada da Fé e da espiritualidade. E isso porque se sentiam devedores do passado e tinham consciência das coisas ruins feitas anteriormente.

E é isso o que acontece: pedem novas chances e prometem mundos e fundos antes da descida à Terra; mas, quando vestem a roupa de carne, se esquecem dos bons propósitos e dão guarida para o mesmo mal que os atormentou em vidas anteriores.

E, novamente, entram no ciclo de semeadura destrutiva... Até a hora da dura reparação cármica!** A hora da colheita de sua covardia, manifestada na forma de decepções variadas e situações complicadas ao longo de sua vida...

É verdade, meu filho: os guias espirituais também choram!

E, em lugar de dar guarida às suas inspirações benfeitoras, os seus pupilos preferem ouvir o mal; em lugar de captarem a Luz espiritual, preferem as trevas azucrinando suas ideias; e, no lugar da prece e da Fé, o mergulho só nas coisas do mundo.

Muitas pessoas são acossadas terrivelmente pelos irmãozinhos trevosos, mas elas também não fazem por onde serem protegidas pela Luz. E, ao arrepiar do caminho, tornam-se presas fáceis das más companhias - do mundo dos homens, e do mundo dos espíritos.

Os guias espirituais choram por elas. Mas elas chorarão muito mais...

Não porque elas saíram de um lugar em que não estavam mais se sentindo bem; mas, porque abandonaram a espiritualidade. E isso não se encontra em lugar algum, pois é coisa de foro íntimo; é Consciência e Fé!

Meu filho, não é fácil aguentar o tranco da Luz no próprio coração. Sozinho, é muito difícil. Então, que os filhos de boa vontade caminhem no mundo com equilíbrio e prudência, diante das tentações do mal. E que estejam, cada vez mais, conectados com os seus guias espirituais. Que não se esqueçam da prece e nem de serem honrados com as coisas da Fé.

O caminho espiritual é dentro do coração. E quem trai sua Fé, trai a si mesmo.

As coisas do mundo também são importantes, mas são transitórias. E as más companhias só levam à destruição... Assim como, quem não deve, não teme.

E quem faz o seu guia espiritual chorar, também chorará, no tempo certo que o Carma determinar. E aqui fica esse alerta a todos os filhos que gostam das coisas do espírito.

Que Oxalá abençoe seus caminhos...

Na Fé!

Na Luz!

No Amor!

- Pai Joaquim de Aruanda –

(Recebido espiritualmente por Wagner Borges – São Paulo, 13 de abril de 2011.)

P.S.: esse recado do preto velho amigo me foi passado extrafisicamente, durante uma projeção para fora do corpo denso, enquanto o mesmo dormia no leito***. Ao voltar para o físico, corri para o computador para registrar o recado dele, naturalmente com o meu jeito de expressão, mas com o jeitão dele também em algumas expressões, que mantive da forma como ele projetou telepaticamente em minha mente livre. No entanto, independentemente disso, o importante é o conteúdo da mensagem.

- Notas:

* A primeira parte desse texto está postada no site do IPPB – www.ippb.org.br -, e pode ser acessada no seguinte endereço específico:

http://www.ippb.org.br/index.php?option ... Itemid=174

Obs.: o leitor também poderá ler as duas entrevistas que fiz (fora do corpo), com o Pai Joaquim, e que já foram postadas pelo site do IPPB, nos seguintes endereços específicos:

Parte I -

http://www.ippb.org.br/modules.php?op=m ... e&sid=6395

Parte II -

http://www.ippb.org.br/index.php?option ... &Itemid=57

E, para quem quiser escutar uma gravação contendo uma comunicação mediúnica dele comigo, é só entrar no seguinte endereço específico do site do IPPB:

http://www.ippb.org.br/index.php?option ... Itemid=187

Link to comment
Share on other sites

Olá, Rogov!

Nós, humanos, não somos ainda, possuidores da verdade absoluta, mas, podemos, dentro dos nossos limites, usar de bom senso... Não creio ser lógico sermos evoluídos e depois nos tornarmos involuídos, dependendo de nossa vontade ou necessidade de estudo...A tendência da vida, da natureza e do universo, é sempre ir em frente....crescer, evoluir!!!

Acho a teoria do espírito simples que foi evoluindo cada vez mais, sem regredir na caminhada, mais coerente....Se você já é evoluído em determinado ponto, acha necessário esquecer o aprendizado para aprender outra coisa? isso não é meio estranho???

Vamos tentar ser "simples assim", como o Saulo sempre diz....

Se eu já sou um espírito que tenho consciência da necessidade de amar a meu irmão, fazer a minha parte no equilíbrio do universo, etc, porque programaria uma encarnação que negasse toda a minha sabedoria e onde contribuiria justamente para o desequilíbrio da vida? Não vejo sentido nisso... De qualquer forma, respeito a opinião do "Pai Joaquim", e, como já disse, não sou dona da verdade....mas também não acredito em tudo que ouço, sem fazer uma boa análise do que está sendo dito, ok?

Um grande abraço!!!

muita luz!!!! ::R

Link to comment
Share on other sites

Eu também ñ entendi direito o vídeo do pai joaquim. após ouvir elaborei algumas teorias mas ficaram meio desconexas. Mas antes de tudo se todos os espíritos são puros, porquê salientar que exite um mais puro que o outro? um branco mais branco??? :STABRE

O lógico é se pensar que se você mata sua energia fica mais densa, grosseira. Isso é puro?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...