Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Projeciologia - Farsa Mental?


Recommended Posts

Peço desculpas a todos, mas colocarei por aqui um tópico de uma rede social, a fim de fundamentar a base da futura discussão ;) .

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... gem+astral

Percebamos aqui um certo ceticismo, aliado a argumentos "fortes", que fogem da minha compreensão, por isso postei aqui, para uma discussão frutífera.

Explicação de um dos integrantes da comunidade:

O termo "Viagem Astral" foi criado por Wagner Borges, que gerou um grande misticismo em torno deste assunto, portanto, se quiser saber algo sobre o tema, eu recomendo que nunca use este termo para procurar respostas, achará um bando de místicos dizendo que podem fazer "turismo" ao mundo espiritual, sem nenhuma finalidade útil.

O fato é que a dita Viagem Astral, nada mais é do que a capacidade de obter lucidez e controle no estado sonambúlico, quando se dá o desprendimento do perispírito, assim sendo você pode manter contato com ambientes espirituais ou espíritos propriamente ditos.

Naturalmente a maioria destes "contatos" no desprendimento, são puras criações da nossa mente e poucos podem ser atribuídos a contatos efetivamente espirituais, já que esses, na maioria das vezes, são esquecidos ao acordarmos.

Acredito na viagem astral, no entanto, essa discussão (muito fundamentada) me deixou um pouco desnorteado.

"Se o próprio Chico Xavier afirmava que era frequentemente enganado por alguns espíritos, por que todas as projeções são verdadeiras?"

Sou um mero espectador aqui, que busca respostas, esta NÃO É A MINHA OPINIÃO (embora eu esteja confrontado).

Link to comment
Share on other sites

O novo sempre entrou em conflito com o velho.

Isso nao tem haver com projeciologia,tem haver com a propria natureza humana de se prender aquilo que é seguro,a seguir a cultura e a sociedade,a maioria.

A historia sempre se repetiu A maioria contra a minoria. Até que um dia a minoria se torna Maioria.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

Concordo com você, no entanto, vale uma ressalva neste caso. Não podemos esquecer que além desta natureza humana da resistência a coisas novas, existe um grande fato que pesa muito. O fato de muitas pessoas não terem esta capacidade de projeção aliado à diversas explicações paralelas que a Ciência cria para justificar cada um dos sintomas por exemplo antes da projeção. Levando-se em conta que infelizmente a maioria das pessoas ainda crê mais em provas concretas, provadas cientificamente vejo, INFELIZMENTE ainda uma longa jornada nesta linha de pensamento de descrença à Projeção Astral, Desdobramento, Emancipação da alma ou demais nomes dados.

Muita paz e luz

Link to comment
Share on other sites

Sem falar os argumentos absolutos reducionais:

Dois exemplos:

1 - As projeções são criações da mente, sendo que todas as pessoas que afirmam se projetar na verdade criam tudo na sua cabeça, pelo fenômeno do convencimento mental.

Ah, mais eu me projetei e tive tal e tal prova de que isso é verdade, ocorreu mesmo!

2 - Sim, mas a Bíblia diz que quaisquer manifestação espiritual é condenada por Deus, sendo isso apenas manipulação do Demônio para fazer você acreditar nisso.

Estive conversando com um amigo "recém testemunha de jeová", e ele disse que, por ENTENDIMENTO coletivo da Bíblia, os fenômenos espirituais/mediúnicos são condenados por Deus, sendo todos esses fenômenos demônios no lugar de espíritos.

Sacaram a questão? Em vista dessas afirmações "absolutas" fico em dúvida :D

Link to comment
Share on other sites

Consoante o argumento anterior: Isso é uma manobra do Diabo, pois Deus não gosta dos fenômenos espirituais (está na bíblia). Visto isso, as pessoas foram conduzidas por esse para acertarem os objetos, levando as pessoas a acreditarem em uma crença que desvie dos ensinamentos da Bíblia.

Entenderam o "Q" da questão?!?

Link to comment
Share on other sites

Concordo é complicado "batermos de frente" com o que a Bíblia diz, visto que ela possui muitos e muitos seguidores. Não sou dessa opinião, mas então poderíamos ir muito mais longe.

Porque todos hoje acreditam no que a bíblia diz? porque ela hoje é tratado com um dos mais respeitados ensinamentos existentes?

Levando-se em conta que querendo ou não foi passado de geração em geração, século à século, o que incluí a época medieval, e portanto estaria perfeitamente sujeito a uma manipulação conforme as necessidades da Igreja em tal época. Hoje acreditamos o que a bíblia nos diz e além disso na maioria dos casos como ela é interpretada pelas igreja ou mesmo pelos especialistas... no entanto, algo bem simples... como entender 100% o que é a Trombeta o que seria o trecho onde diz... "e de sua boca saía uma aguda espada de dois gumes;" mencionados no Apocalipse...

infelizmente estamos sujeitos a todas estas questões que só não afetam a crença na veracidade da bíblia devido a tradição podemos assim dizer e ao tempo no qual foi passado que esta seria a unica verdade.

Não sou dessa opinião apenas joguei lenha na fogueira para saber as opiniões sobre as polemicas que existem

Se analisarmos a fundo este tópico mais ser kbludo do que imaginamos huauauahua

Muita paz e luz

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que duvida até hoje que o homem pisou na lua.... quem sou eu pra discordar... n tenho como provar eu tbm nunca pisei e nunca conheci alguem que pisou... só pode ser farsa

olha tem até um site que fala sobre isso

http://arquivoconfidencial.blogspot.com ... a-lua.html

entao da pra ver q nao da pra acreditar em nada... a nao ser algo que se tenha vivido pessoalmente.. vai saber...

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa acredito e essa sim é minha opinião, existem muitas pessoas que infelizmente seguem determinada filosofia ou religião e tem opinião baseada puramente no fato de terem sido criadas assim e nunca buscarem abrir a visão para todas as coisas existentes. Por exemplo, o Hinduísmo é muito mais antigo do que o Cristianismo e mesmo assim é uma religião que a muitos Cristãos praticamente ignoram a existência assim como não tentam entender o porque daquilo existir.

Link to comment
Share on other sites

Apenas lembrando que estamos debatendo as realidade do que as pessoas pensam, não estou expondo minha opinião mas sim coisas que ouvi com muitas pessoas as quais converso

Sim, entendo.

No entanto, quando diz "Deus nao proibiu manifestacoes espirituais", o fato é que esta afirmação provem da Bíblia esta que para muitos também poderia ser alvo de críticas pelo fato de acreditarmos em algo que vem porque nos foi passado como sendo a verdade, no entanto, ela não estar baseada em uma experiência própria de modo a comprovar a veracidade de tais palavras.

De fato existem muitos fatos não somente na Bíblia como em muitos outros assuntos os quais só podem ser comprovados mediante experiência própria, um exemplo é exatamente o assunto deste tópico a projeção astral.

Link to comment
Share on other sites

a bíblia e contra a projeção ?? o que diria joão na ilha de patmos arrebatado em espirito tendo visões e narrando encontros em dimensões superiores !! basta ler o apocalipse com certeza eo primeiro livro de projecionismo que existiu!! isso pra nao falar dos sonhos de nabucodonosor!!!!

a questão de projeção ser farsa mental acho mas estranho ainda!!! pois nunca fui condicionado a nada !!!pelo contrario era evangélico e nunca desejei projetar, aconteceu a primeira vez quando tinha 13 anos, eu despertei flutuando e batendo com a cara no teto do apartamento onde morava achei que estava morrendo , achei mesmo eu fiquei com medo de dormi depois !!!! ja tive varios outras experiencias e ninguém aqui precisa provar nada pra ninguem !!! acredita quem quiser , o fato e que um dia todos vão morrer ai agente vai ver que esta certo ou errado .

abraços

Link to comment
Share on other sites

Concordo com sua opinião e penso da mesma maneira o fato que estamos discutindo aqui é a necessidade que as pessoas até hoje tem em prova científicas para TUDO exceto para Deus ... o que leva a maioria a duvida disso e com isso infelizmente acabam impedindo avanços na pesquisas a respeito...

Link to comment
Share on other sites

Questão cabeluda essa??? :P

Isso nem compara com a questão da homoafetividade, como síntese do que me disseram, para não contrariar a Bíblia, a pessoa que é homoafetiva tem que se "controlar", ou seja, ela ama alguém do mesmo sexo, mas tem que controlar seus "impulsos erroneos" :(

Mas isso, claro, é assunto para outro tópico :lol:

"Deus nao proibiu manifestacoes espirituais só proibiu manifestacoes que ele sabia que eram malignas"

Sim, mas daí fica o clássico argumento, de que nós homens não sabemos discernir as duas, tendo vista que somos "enganados", e que o único que sabe discernir isso é Cristo e Deus, não sendo cabível a nós, ou seja, temos que nos afastar disso, pois é obra do demonio. (o demônio nos acompanha durante toda a vida, e quando morremos, ele sabe tudo sobre nós... por conseguinte, em uma psicografia, é ele que está falando, pois ele sabe tudo daquele ser, que por acaso está dormindo para a sua ressurreição. O mesmo se aplica no desdobramento astral, não existe pois o demonio nos coloca em uma ilusão.

Daí voltando para o argumento basilar do início do tópico!

Considerando que vocês nesse assunto são MUITO mais sábios do que eu (um mero leigo :shock: ), aguardo mais boas respostas a respeito do assunto :)

Link to comment
Share on other sites

Questão cabeluda essa??? :P

Isso nem compara com a questão da homoafetividade, como síntese do que me disseram, para não contrariar a Bíblia, a pessoa que é homoafetiva tem que se "controlar", ou seja, ela ama alguém do mesmo sexo, mas tem que controlar seus "impulsos erroneos" :(

Mas isso, claro, é assunto para outro tópico :lol:

"Deus nao proibiu manifestacoes espirituais só proibiu manifestacoes que ele sabia que eram malignas"

Sim, mas daí fica o clássico argumento, de que nós homens não sabemos discernir as duas, tendo vista que somos "enganados", e que o único que sabe discernir isso é Cristo e Deus, não sendo cabível a nós, ou seja, temos que nos afastar disso, pois é obra do demonio. (o demônio nos acompanha durante toda a vida, e quando morremos, ele sabe tudo sobre nós... por conseguinte, em uma psicografia, é ele que está falando, pois ele sabe tudo daquele ser, que por acaso está dormindo para a sua ressurreição. O mesmo se aplica no desdobramento astral, não existe pois o demonio nos coloca em uma ilusão.

Daí voltando para o argumento basilar do início do tópico!

Considerando que vocês nesse assunto são MUITO mais sábios do que eu (um mero leigo :shock: ), aguardo mais boas respostas a respeito do assunto :)

cadu esse um pensamento religioso que quer dominar os fies e nao liberta , eles falam assim o conhecimento existe mas voce nao e digno de saber !! mas e tudo uma desculpa pra controlar a informação quanto mais gente mal informado sobre a verdade melhor pra eles !! ! isso sem contar que a biblia teve muita mudanças e reformulações vários livros importantes foram deixado de lado pela igreja , o velho testamento e um conjunto de livros escrito em diferentes épocas por autores de pensamentos diferentes , cheio de ideias claramente primitivas e errôneas do ponto de vista moral !!exemplo e a genises pra quem estuda se torna um insulto a nossa inteligencia !! pra mim a unica pessoa que merece credito na biblia e jesus , o resto era apenas pessoas erradas tentando melhorar !!! leia os evangelios !!!

se partimos do principio que satanas e personificação do mal absoluto e incapaz de evoluir !! e que DEUS jamais erra e perfeito !! entao teremos uma questao!!!!DEUS fez satanais mal !!?? ou seja DEUS fez algo imperfeito mal que e incapaz de evoluir ?? para rivalizar com ele e perturbar a humanidade !!!?? pense que absurdo !!! alem de DEUS errar criando o mal !! ele ainda criou o sadismo. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpas a todos, mas colocarei por aqui um tópico de uma rede social, a fim de fundamentar a base da futura discussão ;) .

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... gem+astral

Percebamos aqui um certo ceticismo, aliado a argumentos "fortes", que fogem da minha compreensão, por isso postei aqui, para uma discussão frutífera.

Explicação de um dos integrantes da comunidade:

O termo "Viagem Astral" foi criado por Wagner Borges, que gerou um grande misticismo em torno deste assunto, portanto, se quiser saber algo sobre o tema, eu recomendo que nunca use este termo para procurar respostas, achará um bando de místicos dizendo que podem fazer "turismo" ao mundo espiritual, sem nenhuma finalidade útil.

O fato é que a dita Viagem Astral, nada mais é do que a capacidade de obter lucidez e controle no estado sonambúlico, quando se dá o desprendimento do perispírito, assim sendo você pode manter contato com ambientes espirituais ou espíritos propriamente ditos.

Naturalmente a maioria destes "contatos" no desprendimento, são puras criações da nossa mente e poucos podem ser atribuídos a contatos efetivamente espirituais, já que esses, na maioria das vezes, são esquecidos ao acordarmos.

Acredito na viagem astral, no entanto, essa discussão (muito fundamentada) me deixou um pouco desnorteado.

"Se o próprio Chico Xavier afirmava que era frequentemente enganado por alguns espíritos, por que todas as projeções são verdadeiras?"

Sou um mero espectador aqui, que busca respostas, esta NÃO É A MINHA OPINIÃO (embora eu esteja confrontado).

Olá pessoal,

Pela citação acima, dá pra ver que a opinião daquele participantte não tem consistência e está fundada em uma opinião pessoal, sem maiores esclarecimentos. Ele admite a existência da viagem astral, mas menciona que a maior parte das experiências é ilusão mental.

Em primeiro lugar, Wagner Borges não criou o termo "Viagem Astral", essa é uma expressão utilizada no esoterismo em diversas escolas espiritualistas. No livro Viagem Espiritual II do Wagner Borges ele explica isso assim:

Projeção da consciência é a capacidade que todo ser humano tem de projetar sua consciência para

fora do corpo físico. Essa experiência tem recebido diversas nomenclaturas, dependendo das

doutrinas ou correntes de pensamento que a mencionem: viagem astral (Esoterismo), projeção

astral (Teosofia), experiência fora do corpo (Parapsicologia), desdobramento, desprendimento

espiritual ou emancipação da alma (Espiritismo), viagem da alma (Eckancar), projeção do corpo

psíquico ou emocional (Rosacruz), projeção da consciência (Projeciologia) etc.

Em segundo lugar, essa pessoa atribui o fenômeno como sendo um "a capacidade de obter lucidez e controle no estado sonambúlico, quando se dá o desprendimento do perispírito, assim sendo você pode manter contato com ambientes espirituais ou espíritos propriamente ditos".

Nota-se que ele utiliza o termo espírita - PERISPÍRITO - para elaborar seu conceito. Então parece que ele não se deteve na Parte Segunda – Capítulo 8 do Livro dos Espíritos, que trata da emancipação da alma (viagem astral), onde está descrito de forma clara pelo espiritismo o fenômeno da viagem astral, inclusive a respeito do onirismo inconsciente.

Por essa rápida análise dá pra ver que os argumentos dessa pessoas são inconsistentes, misturando ESPIRITISMO + SONAMBULISMO + ONIRISMO + CETICISMO. Faz uma confusão tremenda que não esclarece em nada.

Melhor seria ver a opinião de um materialista, pois este sim tem argumentos CONCRETOS, rsrsrsrsrsrsrsrsrs :D

Com relação à bíblia, uma discussão nesse sentido não terá mais fim, nem mesmo saindo do GENESIS até o APOCALIPSE, pois não dá pra analisar um fenômeno da natureza do homem pela ótica da religião, qualquer que seja, cada uma tem seus dogmas.

Dogma não se discute em religião, são verdades estabelecidas nas quais está estabelecido o sistema de crença dos fiéis.

Também sou da opinião do Sérgio7. Realmente tem muitos fenômenos projeciológicos e mediúnicos relatados na Bíblia.

Mas acredito que temos que procurar a verdade por nós mesmos, sabendo aproveitar as coisas boas que a religião nos ensina, especialmente a parte moral, na qual não existe conflito religioso, pois todas as religiões pregam o bem para a humanidade.

A projeção astral não pertence a nenhuma religião ou filosofia, é uma faculdade natural do ser humano e pertence a toda humanidade.

Um abraço,

;):)

Link to comment
Share on other sites

o problema é o conceito, que na minha opinião está errado. Um médium jamais fará isso, entrar na casa da pessoa e dizer o que tem lá. Sabe porque? a mediunidade ñ é um dom em prol do usuário; é uma ferramenta, uma medicação para um necessitado.

Quando um espírito pode manipular esse tipo de "dom", certamente ele está aqui em missão. Ñ imagino um missionário se sujeitando a isso.

também acho que os ditos casos dos paranormais treinados na rússia(ou seilá onde), o fizaram por livre e espotânea pressão.

O argumento de algumas projeções serem de uma realidade individual, pra mim é bem fundamentada. Só ñ pode ser generalizada.

o ponto onde eu quero chegar é que a espiritualidade(despertar) se chega ao enxergar o seu Eu íntimo. Eu ñ posso mostrar a uma pessoa todo o caminho, mas posso indicar por onde se deve começar. cabe ao indivíduo percorrer seu próprio caminho.

Link to comment
Share on other sites

Questão cabeluda essa??? :P

(o demônio nos acompanha durante toda a vida, e quando morremos, ele sabe tudo sobre nós... por conseguinte, em uma psicografia, é ele que está falando, pois ele sabe tudo daquele ser, que por acaso está dormindo para a sua ressurreição. O mesmo se aplica no desdobramento astral, não existe pois o demonio nos coloca em uma ilusão.

Daí voltando para o argumento basilar do início do tópico!

Nao sei se isso q vc escreveu é opiniao sua ou de outra pessoa, mas vou fazer uma observação em cima do que foi dito ai.

Se existe um demonio como esse que tantas religioes acreditam, esse que vc mencionou acima, que tudo sabe e tal, de onde veio a informação de que esse demonio existe??

Provavelmente a resposta seria a Biblia, mas tem um grande paradoxo ai. Tem o fato de que a biblia pudesse ter sido editada, mudada e tudo mais (o que eu acredito que ocorreu), mas mesmo que isso nao fosse verdade, que ela nunca foi tocada nesse sentido, como vc mesmo afirmou que o demonio é quem esta falando em uma psicografia, será que seria possivel o demonio ter escrito a biblia tambem?

Se partirmos do pressuposto de que existe um demonio, que ele sabe de tudo sobre nós e pode facilmente nos manipular, teriamos grandes chances de que ele pudesse ter no minimo "infectado" a biblia com o tempo, pois esse livro tem muitas contradiçoes, o que leva a muitas interpretações, divisão das pessoas em varias religioes que confrontam e que acabam gerando guerras "santas" e movimentos extremistas como ja ocorreu e ainda vem ocorrendo.

se partimos do principio que satanas e personificação do mal absoluto e incapaz de evoluir !! e que DEUS jamais erra e perfeito !! entao teremos uma questao!!!!DEUS fez satanais mal !!?? ou seja DEUS fez algo imperfeito mal que e incapaz de evoluir ?? para rivalizar com ele e perturbar a humanidade !!!?? pense que absurdo !!! alem de DEUS errar criando o mal !! ele ainda criou o sadismo.

Concordando com o amigo Sergio, se existisse um demonio como esse, então estariamos vivendo em um gigantesco paradoxo, pois Deus nao seria perfeito e tudo o que acreditamos ser bom ou ser mal viria por agua abaixo.

Olha companheiro, eu pessoalmente nao acredito em um ser que seja mal por excelencia, apenas que esta em um nivel de descontrole e desequilibrio mental, energetico, espiritual. O que chamam de satanas, demonio, lucifer, seriam os seres que estao em maior desequilibrio e que são muito poderosos realmente, mas não sao mals por toda eterninade, visto que um dia queiram ou nao terao que evoluir, pois essa é a lei. Todos temos o potencial de ser um demonio e um deus ao mesmo tempo.

Link to comment
Share on other sites

Não pude me furtar ao ler este post destacar algumas pérolas do texto a partir de seu propositor.

“O termo "Viagem Astral" foi criado por Wagner Borges”

Quem disse isso? Já na década de 60/70 vários livros escritos no exterior tratam do tema “viagem astral”. O livro astral travel de Yvonne Frost teve edições nos anos 70 e 80 em inglês nos EUA. Quando o Wagner começou a pesquisar o fenômeno a partir de suas próprias experiências projetivas o termo já existia. A Tradução de astral travel para o português é viagem astral. Outra coisa, Parmênides filósofo grego referia-se a elas com um nome sugestivo: viagens mágicas. Outros termos assemelhados que encontramos inclusive como títulos de muitos livros estrangeiros são viagens da alma, viagem espiritual e tantos outros. Uma leitura exaustiva da bibliografia evitaria citações errôneas como esta, mas outra forma de conferir isto seja perguntando ao próprio Wagner.

Pessoalmente não uso esta expressão correntemente, porém se os integrantes dessa tal comunidade fazem uma série de afirmações e já começam errando logo de cara fica difícil dar crédito ao resto, mas vamos lá...

Naturalmente a maioria destes "contatos" no desprendimento, são puras criações da nossa mente

Típica resposta de quem nunca teve uma projeção com bom nível de lucidez, onde as interferências oníricas são grandes. Mas o que dizer de experiências com confirmações posteriores cujo quadro completo nunca poderia ser explicado por mera elaboração mental.

Lembro-me de um experimento em que estive no apartamento de um vizinho em que nunca estive e que pude observar os detalhes muito peculiares de sua mobília. Tempos depois a empregada que cuidava deste apartamento teve a porta trancada pelo filho do dono da casa que na época tinha uns 3 anos de idade, quando esta foi jogar o lixo na lixeira que ficava ao lado da porta de entrada do apartamento. Consegui uma escada e ao me adentrar no apartamento verificando que a criança estava bem e até rindo da travessura que acabara de cometer, aproveitei para conferir, vários objetos e esculturas de madeira e as peças do mobiliário da residência que bateram com um nível de concordância muito alto com o que havia conferido anteriormente em PL. Não tive dúvidas que tive uma projeção ou viagem, como preferirem.

As projeções são criações da mente, sendo que todas as pessoas que afirmam se projetar na verdade criam tudo na sua cabeça, pelo fenômeno do convencimento mental.

Generalização a partir de uma afirmação categórica. Agora o tal fenômeno de convencimento mental...

É colegas, ouvimos tantas estórias, tantas mentirinhas que de tão repetidas ganham ares de verdade. Nada como o espírito investigativo e o discernimento auferido pela própria experiência pessoal, analisadas com racionalidade e parcimônia. A credulidade das massas é um prato cheio para atravessadores do mercado das almas.

mas a Bíblia diz que quaisquer manifestação espiritual é condenada por Deus, sendo isso apenas manipulação do Demônio para fazer você acreditar nisso.

A bíblia disse isso, disse aquilo... Bem pulando estes argumentos, meros apelos a autoridade, digo que sim, há muita manipulação que já perdura a vários séculos, mas colocar a culpa no demônio talvez inspire temor nas almas desgarradas. Nada melhor do que o terror para criar subserviência e manter o rebanho unido.

E finalmente esta.

“Acredito na viagem astral, no entanto, essa discussão (muito fundamentada) me deixou um pouco desnorteado.”

Muito bem fundamentada em que, em areia? Na Bíblia? Um livro que na realidade é o enxerto de diferentes textos, escrito em várias épocas diferentes por autores diferentes, muito contraditórios entre si e que exige uma complicada exegética para conferir sentido e coerência textual a um livro, ou conjunto de livros que supostamente sejam a palavra de deus.

Colegas não se furtem a meterem as caras e terem suas próprias vivências e a pensarem por si mesmos, sem a necessidade de intermediários.

Link to comment
Share on other sites

o problema é o conceito, que na minha opinião está errado. Um médium jamais fará isso, entrar na casa da pessoa e dizer o que tem lá. Sabe porque? a mediunidade ñ é um dom em prol do usuário; é uma ferramenta, uma medicação para um necessitado.

Quando um espírito pode manipular esse tipo de "dom", certamente ele está aqui em missão. Ñ imagino um missionário se sujeitando a isso.

O desenvolvimento da mediunidade (parapsiquismo) não está diretamente relacionado à missão pois podemos desenvolver, se treinarmos, qualquer mediunidade, desde incorporação até psicografia. A informação de que mediunidade é "dom", único e exclusivo para um fim está ultrapassada e você mesmo diz isso ao final do seu post: "também acho que os ditos casos dos paranormais treinados na rússia". À título de curiosidade... A ectoplasmia que alguns desenvolveram lá chegou ao ponto de parar coração de sapo.

Mas voltando ao tópico, sem dúvidas grande parte das nossas experiência é recheiada de onirismo, não há como negar isso. Entretando, a prova de que existe a projeção da consciência ainda é algo pessoal e intransferível. É preciso experimentar. Mas não vamos esquecer dos inúmeros experimentos sistematicamente controlados (pelo CLAP e pelo CEAEC) onde a pessoa "adivinha" os objetos ou o que está escrito no papel na outra sala, as EQMs, as projeções em conjunto, a psicocinesia extrafísica (projetado, movimenta algo no físico, por exemplo, derruba algo da mesa), etc... Apesar das provas mostradas não atenderem ao paradigma mecanicista, elas possuem sua relevância perante a comunidade científica do meio. E se isso não for o suficiente, pegue algumas técnicas, saia do corpo e faça o teste do papelzinho ou da areiazinha.

Acho baixo nível apelar pro discurso de autoritarismo contido na bíblia cristã ou em qualquer doutrina que é baseado em recompensa e punição, assim como o amigo Alexandre também disse. Se for o caso, o corão (bíblia islâmica) também deve ser pego como referência, já que ambas (cristã e islâmica) são inconstestáveis e verdades absolutas perante elas mesmas segundo o deus cristão, "Pai" e o deus islâmico, "Alá" e inúmeros outros sistemas religiosos tão completos quanto o islamismo e o cristianismo. Nesse caso coloquei Deus em minúsculo pois existem, aproximadamente, 3~5 mil deuses documentados ao longo da história humana, portanto, colocar 1 em evidência sobre os outros é, no mínimo, antiético, rs.

E para finalizar, não tenho nem palavras pra falar sobre meu Personal-Demônio-Tabajara, já que ele me acompanha SEMPRE, ele sabe o que se passa na situação, rs.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Nessa questão é importante aplicar o princípio da descrença: não acredite em nada do que falamos tenha suas próprias experiências.

Se o colega nunca teve uma experiência é natural que pense que tudo é uma farsa. Felizmente já participei de experimentos de todo tipo sobre projeção e ectoplasmia,para mim é algo absolutamente real.

O que não se pode é fazer definição sobre algo desconhecido. Tenha uma projeção lúcida primeiro , passeie pela vizinhança,e depois faça seus julgamentos. Dará trabalho aprender, mas vale o preço.

Penso que o desenvolvimento do parapsiquismo é natural quanto ao desenvolvimento evolutivo, não tem necessariamente ligação com missão especial ou assistência, embora essa última seja aconselhável. Ex: Há monges tibetanos fechadinhos em seus mosteiros ou cavernas com tremendos poderes parapsiquicos sem ajudar ninguém.

Também falaram em deus no começo do tópico. Ora, alguém francamente sabe o que é deus, quem é deus, onde ele está e o que ele faz ? Se a pessoa nem sequer consegue uma mísera projeção como falar com objetividade e conhecimento de causa sobre um suposto criador-mantenedor da existência ?

Quanto ao CLAP que foi citado acima eu tenho muitas reservas pois parece ter sido citado apenas para validação dos dogmas cristãos pelo viés da parapsicologia "quevediana".

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...