Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Mediunidade é adquirivel?


Recommended Posts

Esses dias eu conversava com algumas pessoas sobre esse assunto no chat do IPEC, e dos que conversei, todos achavam que não se poderia adquirir mediunidade, eu achava que seria possivel mas nao tinha argumento que apoiassem minha crença nisso. Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, sei que mediunidade é , basicamente, ter uma maior quantidade de ectoplasma, não sei se maior seria o adjetivo certo, talvez mais denso. Existem varios tipos de mediunismos e tudo mais.

Mediunidade tem a ver com o meio, aquele que esta no meio dos dois planos, no caso o fisico e extrafisico.

A clarividencia por exemplo seria uma forma de mediunidade segundo esse conceito (opiniao minha), pois o clarividente esta na dimensao fisica e vê tmb a dimensao extrafisica, entao ele estaria atuando diretamente nos dois planos. A clariaudiencia, a intuição e outras formas de "interação" com outros planos tambem seriam formas de mediunidade nesse mesmo conceito, pois conseguiriamos nos comunicar com outros planos.

"Enquanto no meio espírita utiliza-se a palavra médium para designar o indivíduo que serve de instrumento de comunicação entre os espíritos encarnados e espíritos desencarnados, outras doutrinas e correntes filosóficas utilizam termos como clarividente, intuitivo, sensitivo. No entanto, o significado desses termos pode ser considerado por alguns com o mesmo significado, porém cada um pode ser distinguido como uma faculdade sensitiva diferente.

Médium seria aquele que serve de elo entre o mundo em que vivem os espíritos (plano espiritual, quarta vertical, quarta dimensão, mundo astral...) e o mundo terreno, assim este se abre para que o espírito se utilize dele. Clarividente é aquele que tem capacidade de enxergar o plano espiritual através da "terceira visão". Intuitivo é aquele que tem capacidade de sentir a cadeia dos acontecimentos e assim prevê-los, bem como o sensitivo que também se adequaria a esta faculdade."

FONTE: Wikipedia

Bem, se o conceito mediunidade for tido atraves daquele que se comunica com o mundo espiritual, certamente que clarividentes (avançados), clariaudientes (avançados), pessoas com intuição mais aguda tambem são médiuns. Na verdade todos somos mediuns, mas cada um no seu nivel. Sabemos que todas essas faculdades podem ser desenvolvidas e exercitadas. Porém tenho uma grande duvida, se o termo mediunidade for direcionado apenas às pessoas com um ectoplasma "diferenciado", não sei como seria possivel desenvolvê-la. Eu particularmente acredito sim que seja possivel desenvolver, porém nao tenho argumentos para isso, pois tenho uma leve intuição de que seja possivel .

Li um topico em que nosso amigo Olympio dizia ser possivel desenvolver a mediunidade, espero que ele responda a esse tópico, pois sei que ele tem um bom conhecimento sobre o assunto.

Esse assunto possui uma grande divergencia de opinioes, vamos divergir entao para convergir, talvez, posteriormente.

Link to comment
Share on other sites

Oi Leone,

Cara, antes de responder seu post tenho que dizer que estou muito triste, eu tinha escrito um texto bem bacana e quando fui enviar deu falha de conexão e perdi tudo :cry: , bom, mas bora lá....

Como tenho interesse nessa área (mediunidade), já fiz algumas pesquisas sobre esse assunto na literatura espírita (restrigi a informações de livros espíritas, pois é a doutrina/religião que sou vinculado e por isso tenho mais conhecimentos a respeito) e o que encontrei foi:

- Todos somos médiuns em maior ou menor grau, de acordo com nosso planejamento reencarnatório e experiências de vidas anteriores

- Como toda faculdade do ser, a mediunidade pode ser desenvolvida, mas assim como as outras, isso gasta tempo e conforme nosso nível (neste aspecto), podemos levar vidas trabalhando esta faculdade até que ela seja intensa o suficiente para ser utilizada com regularidade (assim como todas as outras, musica, filosofia, matemática, literatura, etc).

- Apenas a mediunidade de efeitos físicos é que precisa de uma capacidade maior (ou diferenciada, se preferir) de ectoplasma, portanto o clarividênte tem é um vínculo menos intenso com o corpo físico e por isso consegue perceber o plano espiritual e não porque produz mais ectoplasma.

Bom, isso foi o que encontrei, caso alguém queira complementar (ou discordar ^_^), fique a vontade, e lembrando que "no espiritismo" não temos exercícios para adquirir a mediunidade, o que existe é, quando a pessoa começa a ter percepções mediunicas de qualquer tipo (ou deseja participar de uma reunião mediúnica), é encaminhado a um curso sobre mediunidade (para ter um conhecimento basico a respeito do que fazer e como se portar) e entra para uma reunião de educação mediúnica, onde vai aprender a "adestrar" essa capacidade que está surgindo.

Um grande abraço a todos,

Leo.

Link to comment
Share on other sites

Vixi Leo, complicado isso hein, ja aconteceu comigo msi de uma vez tmb, escrevi um texto enorme, gastei um temapo escrevendo e perdi tudo, é pra acabar com o animo, hhuahuauhahuauha

Mas valeu por ter persistido e ter escrito outro texto. Sua opiniao converge com a minha. Embora não seja espirita, nem ligado a nenhum tipo de doutrina, me considero um espiritualista livre, tenho na doutrina espirita grande base nas coisas que creio. Sou mais voltado para esse lado "mistico" do que mais "cientifico", embora espiritualidade tambem seja, em partes, uma ciencia , mas me refiro aquele cientificismo tipo a projeciologia e conscienciologia do Waldo, que possuem uma abordagem mais "fria", fria no sentido de ser mais cientifica, nada contra essa abordagem, mas gosto mais do lado "mistico" da coisa.

Link to comment
Share on other sites

Mediunidade é um termo espírita sinônimo de parapsiquismo (conscienciologia) e paranormalidade (parapsicologia), da mesma forma como viagem astral é sinônimo de projeção da consciência, experiência fora do corpo e etc, isso não vai mudar o fato de que qualquer um possa aprender a sair do corpo com lucidez. Acredito que a sinonímia é suficiente para desmistificar os processos de exclusividade, sectarismo, obstinação, escolhidos de Deus, supostas missões de vida vinculadas à uma crença que envolvem a mediunidade/parapsiquismo. Entretando, é possível desenvolver qualquer tipo de parapsiquismo, seja ele qual for. Isso quer dizer que qualquer um pode treinar para incorporar, para psicografar, para ser ectoplasta, para sair do corpo, para ser clarividente e por ai vai, mas isso não significa que a pessoa em 1 semana vai conseguir, vai depender inteiramente de como ela vem priorizando esse assunto durante todas as suas vidas humanas.

A ectoplasmia é um tema polêmico pois divide a visão dos pesquisadores, porém, na minha opinião, é tão possível desenvolver como qualquer outra por meio dos processos de exteriorização (quanto mais se exterioriza, mais se consegue exteriorizar ao longo do tempo, é um processo gradual). O que acontece, na grande maioria das vezes, é a pessoa já nascer desenvolvida na ectoplasmia e as que não já se travam ao pensar: "poxa, não sou ectoplasta e nunca vou ser.. talvez em outra vida". Infelizmente, se ela não desenvolver nessa, não haverá na próxima... rs... Mas isso é apenas minha opinião... até porque não se encontra muito consenso devido o choque entre as visões religiosas e científicas.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

FONTE: Livro Elucidações do Além - Ramatis - Hercílio Maes Ramatís - página 123

PERGUNTA: - Existe alguma diferença entre um homem comum e um médium, quanto à natureza e à função do seu duplo etérico?

RAMATÍS: - Os médiuns de "prova", isto é, aqueles que se encarnam na Terra com a obrigação precípua de cumprirem o serviço mediúnico e especialmente os de fenômenos físicos que elaboram e consomem ectoplasma, já renascem com certo desvio na linha magnética vertical dos pólos positivo e negativo do seu perispírito. Por causa de uma intervenção deliberada que os técnicos siderais processam no seu perispírito antes deles encamarem-se, então a linha magnética perpendicular que desce do alto da cabeça, passa pelo umbigo e cruza entre os pés do homem para dividi-lo hipoteticamente em duas metades iguais, desvia-se mais à esquerda, em diagonal, atravessando assim a zona do baço.

O perispírito, com esse desvio magnético inclinado alguns graus à sua esquerda, cuja linha deveria cruzar-lhe os supercílios, e dali por diante passa sobre o olho esquerdo findando-lhe entre os pés, termina por também modelar no útero feminino um duplo etérico com esse mesmo desvio à esquerda do corpo físico. Desta forma e em obediência às linhas de forças que lhe forçam o desvio à esquerda do corpo físico, o duplo etérico se transforma na janela viva constantemente aberta para o mundo oculto e pondo o homem em contato mais íntimo com os fenômenos extraterrenos. Então, esse homem é um médium, ou seja, o indivíduo que pressente e ausculta a vida invisível mediante fenômenos incomuns.

Repetimos: o duplo etérico, durante o nascimento e o crescimento do homem com a prova da mediunidade, também se modela obedecendo à mesma inclinação da linha magnética do perispírito e assim fica algo deslocado à altura do baço físico e do chacra esplênico, facilitando o transe mediúnico de modo mais freqüente. O epiléptico também é criatura cujo duplo etérico afasta-se com freqüência do seu corpo físico; mas em vez de tratar-se de um fenômeno disciplinado pela intervenção da Técnica Sideral antes do espírito encamar-se, ele ocorre com violência e absoluta imprevisão do seu portador.

Linha AB, a perpendicular que passa entre os supercílios do homem e o divide em duas metades, passando entre os pés.

Linha "1" "2" (interrompida), a mesma perpendicular desviada à esquerda, sobre a altura do baço, o "abre" à mediunidade prematura, pois o perispírito e o duplo etérico ficam algo desviados à esquerda do corpo físico, como janelas vivas entreabertas para o Além.

Por isso, o transe mediúnico do médium de fenômenos físicos e o ataque do epiléptico apresentam certa semelhança entre si. A diferença, no entanto, é que o médium ingressa no transe de modo espontâneo e momento oportuno, para o cumprimento do seu trabalho mediúnico determinado antecipadamente pelo "lado de cá"; o epiléptico, no entanto, é atirado ao solo, assim que o seu duplo etérico satura-se dos venenos expurgados pelo perispírito e afasta-se violentamente, para depois escoá-los no meio ambiente. Em certos casos, verifica-se que o epiléptico é também um médium de fenômenos físicos em potencial, pois a incessante saída do seu duplo etérico abandonando o corpo físico, termina por abrir-lhe uma brecha mediúnica, que depois o sensibiliza para a fenomenologia mediúnica.

No entanto, a dupla inclinação do perispírito e do duplo etérico, que faculta a mediunidade de efeitos físicos, a psicografia mecânica ou a incorporação completa, nada tem a ver com as faculdades espirituais inatas do homem superior, como o poder da Intuição Pura ou da Clarividência Espiritual, qualidades sublimes que dependem fundamentalmente da formação moral e do grau sidéreo da alma, em vez de uma simples intervenção técnica extemporânea.

Através dessa "frincha" etérica aberta para o Além por causa do desvio da linha perispiritual magnética, o médium é então o homem hipersensível em contato mais demorado com os fenômenos do mundo oculto. No entanto, isso também lhe é faca de dois gumes, pois caso falseie em seus costumes, devote-se às paixões violentas e cultive os vícios degradantes, arrisca-se ao fracasso espiritual na vida física, conforme já tem acontecido para muitos médiuns imprudentes.

desvionoduploeperisprit.th.png

Uploaded with ImageShack.us

Link to comment
Share on other sites

A questão da ectoplastia é uma das mais importantes do parapsiquismo pois é aí que acontecem as grandes curas, paracirurgias e "milagres".

Muitos iniciados de outras vidas e trabalhadores na senda da fraternidade espiritual já nascem com uma paragenética favorável e desde novos tem facilidade com fenômenos de efeito físico e contato com o invisível. Isso significa que o trabalho não é perdido de uma vida para outra, o que foi desenvolvido certamente irá "comprar" um corpo mais habilidoso na próxima encarnação.

Não tenho uma paragenética boa nem me projeto desde cedo, o que faço ? Simples.

Treine projeção e técnicas de energia com muita vontade e para desenvolver Ectoplastia faça o treinamento sugerido pelo Dr.Waldo: Coloque farinha muito fina em um local perto(mas não muito) de sua cama ou poltrona, saia projetado do corpo e tente derrubar a farinha com seu corpo astral e sua vontade. Esse treinamento desenvolve o efeito físico de forma vigorosa.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...