Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Desafios às vezes exigem a capacidade de aprender


Roberto Freitas

Recommended Posts

por Roberto Shinyashiki

A vida muda todos os dias. A todo momento, portas se fecham à nossa frente e temos de ser rápidos para procurar novas soluções. No mundo de hoje, o novo fica velho sem piedade. A tecnologia cria obsolescência em um piscar de olhos.

Quando você observa os filmes de aventura, nota que em todos eles os heróis enfrentam enigmas que têm de ser decifrados na velocidade da luz. A mesma coisa acontece em nossa vida. Precisamos, também, aprender rapidamente a decifrar e a entender as pessoas. De repente, você descobre que está apaixonada por um rapaz tão bloqueado como o cofre do Banco Central. Que terá de descobrir o código que abre o coração dele. Desistir porque você não sabe o código, nem pensar.

Você percebe que poderia fechar um negócio com determinado empresário, que resolveria a sua meta na empresa. Mas a secretária dele demora a marcar a reunião que você tanto deseja. Deve haver uma forma de convencê-la a permitir um encontro de quinze minutos para você mostrar que tem um ótimo negócio para o chefe dela.

E quando seu chefe lhe entrega o departamento de vendas para supervisionar? Você percebe que pode ser a chance da sua vida, mas sabe que é um ignorante no assunto. Vai ter de aprender esse negócio rapidamente. Como? O jeito é conversar com as pessoas da sua equipe, conversar com quem esteve nesse lugar antes de você, procurar um especialista no assunto, ler livros sobre o tema.

Algum tempo atrás tive uma experiência em que precisei aprender tudo muito rapidamente. Eu estava fazendo o concurso para uma vaga no doutorado em Administração de Empresas. Fui aprovado na fase da análise do currículo, passei na entrevista, só faltava passar nas provas de conhecimentos específicos. Existia a possibilidade de eu ser dispensado das provas escritas em função do meu currículo. Apresentei minhas credenciais e fui dispensado das provas.

Mas o chefe de departamento da universidade, voltando de uma viagem, analisou o processo e não concordou em me dispensar das provas.

Alguns dias antes das provas fui comunicado pela secretaria da pós-graduação que teria de fazê-las. Que susto danado! Um dos professores sugeriu que eu contratasse um advogado para fazer valer as dispensas que os coordenadores do departamento haviam concedido, mas meu irmão Gilberto me encorajou a fazer as provas.

Em menos de uma semana tive de fazer toda a revisão nos conteúdos de Finanças, Economia, Administração Geral e várias outras disciplinas. Foi um trabalho e tanto. Arrumei professores particulares, tomei muito café para ficar acordado, li um monte de livros. Passei um estresse danado, mas fui aprovado e passei a acreditar ainda mais na minha capacidade de aprender e de superar desafios.

Quando as oportunidades aparecem temos de aprender rápido o que for preciso para aproveitá-las. Aqueles que conseguem descobrir rapidamente a chave dos problemas e desvendar os enigmas que lhes são apresentados sempre vão realizar seus projetos de vida.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...