Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Teoria de Kardec x Doutrina Espírita


Recommended Posts

Bom dia amigos.

Podem considerar este tópico como uma continuação deste:

viewtopic.php?f=2&t=9581&hilit=riz%C3%B3ria

Porém, devo frisar que este não possui argumentos provocadores, e não deve possuir, de modo algum, Argumentum ad hominem.

Do contrário, caso vá para esse lado baixo, serei forçado a - infelizmente - abandonar a discussão.

Portanto, levemos em conta o lado científico e respeitoso.

Bem, de acordo com o tópico citado acima, Allan Kardec considera que a beleza física seria um reflexo da pureza do espírito, ou seja, pessoas bonitas são, na verdade, boas pessoas, pessoas puras. Em suma: sua beleza exterior é reflexo de sua alma pura, que "emana pelos poros".

Vou utilizar as palavras do Waldo Vieira - que nada tem a ver com esse assunto - para sustentar e continuar essa tese:

"Essa ideia é TOTALMENTE errada... mas nem tanto!" :lol:

Ué, como assim elopes?

Permita-me explicar:

Lendo o Livro dos Espíritos, primórdio da Doutrina Espírita, percebi nele em sua questão 217 uma convergência com essa teoria:

217. E do caráter físico de suas existências pretéritas conserva o Espírito traços nas suas existências posteriores?
"O novo corpo que ele toma nenhuma relação tem com o que foi anteriormente destruído. Entretanto o espírito se reflete no corpo. Sem dúvida que este é unicamente matéria, porém, nada obstante, se modela pelas capacidades do Espírito, que lhe imprime certo cunho, sobretudo ao rosto, pelo que é verdadeiro dizer-se que os olhos são o espelho da alma, isto é, que o semblante do indivíduo lhe reflete do modo particular a alma.. Assim é que uma pessoa excessivamente feia, quando nela habita um espírito bom, criterioso, humanitário, tem qualquer coisa que agrada, ao passo que há rostos belíssimos que nenhuma impressão te causam, que até chegam a inspirar-te repulsão. Poderias supor que somente corpos bem moldados servem de envoltório aos mais perfeitos Espíritos, quando o certo é que todos os dias deparas com homens de bem, sob um exterior disforme...

Ou seja, embora a teoria de Kardec de justificar o caráter das pessoas pela sua beleza PAREÇA ser incorreta, ao referir-se ao rosto sua teoria se torna correta. São inúmeros os exemplos de pessoas que, possuindo um corpo admirável, não disfarçam a face e muito menos seus olhos, com uma expressão fechada.

Usarei um exemplo do usuário o_foda, que - mesmo que eu ache antiético - o citarei para exemplificar:

Hoje mesmo sai com uma garota de programa que era loira, de olhos azuis, rosto delicado, porém extremamente rude, mal educada, azeda, pessoa sem nenhuma gentileza, ela serraria qualquer um ao meio sem piscar ou expressar alguma emoção naquele rosto lindo e delicado!

Mas, segundo nosso amigo Kardec, tais características físicas são reflexos da evolução moral da pessoa! Nossa... a prostituta cuja aparência angelical (reflexo da sua alta evolução moral) era, além de puta, extremamente bruta. Que "expressão de moralidade"! Kardec viajou legal nessa sua explicação sobre a beleza das pessoas.

Ou seja, embora nosso amigo o_foda tenha citado um bom exemplo do que eu estou falando no primeiro parágrafo, errou feio no segundo. De acordo com Kardec, com respaldo na DE, é justamente pelo rosto que você percebe tais características na pessoa, ou seja, tais características físicas DO ROSTO são SIM um reflexo da evolução moral da pessoa, pois uma pessoa que é linda de corpo, mais péssima de semblante e com olhos repulsivos, não possui uma boa "carga moral"

Está aí minha contra-teoria, peço-lhes paciência para lê-la :lol:.

Abraço, peço-lhes também respeito mútuo e bom feriado!

Link to comment
Share on other sites

Olá Elopes,

Na minha opinião a beleza é apenas mais uma ilusão do mundo material e produz seu encanto e atração segundo as leis que regem nosso estágio evolutivo mais primitivo, mais próximo da matéria grosseira.

Na medida que evoluímos vamos nos sutilizando, aprimorando os corpos superiores, que são veículos mais aperfeiçoados para manifestação de nossa consciência.

Não devemos esquecer que o corpo físico é apenas um veículo e tem finalidades próprias para o mundo material.

Nesse aspecto, deve ser levada em consideração as leis de causa e efeito (Karma).

A beleza ou feiúra podem ser ferramentas para provas e expiações e cumprem seu objetivo no mundo das formas visíveis.

Nas dimensões superiores sequer existem formas, segundo informam diversas filosofias espiritualistas.

Então, o espírito ganha beleza quando desenvolve suas faculdades no processo evolutivo: de latentes para potentes, se aproximando da luz do Criador Universal.

Na literatura espírita de André Luís, lembro de ter lido que os espíritos superiores podiam escolher a forma dos corpos que encarariam e geralmente preferiam corpos mais simples e até com algumas deformidades, com menos magnetismo pessoal para ocultar sua grande alma e mantê-los no reto cvaminho, tudo com o objetivo de cumprirem com sucesso suas importantes missões no plano terrenno e não sofrerem os percalços da sedução da matéria.

Desculpem se me alonguem, mas leiam somente quem tiver disposição.

Um abraço,

;)

Link to comment
Share on other sites

Elopes e Morpheus, ambos estão corretos em suas colocações, já que a consciência não tem forma, nem tamanho, o que iporta a forma para um ser evoluído. Realmente existem inúmeras almas de grau elevado transitando na terra, sem serem notadas, pois optaram por uma aparência mais simples, rústica diria, porém observem o olhar de uma pessoa notará a serenidade do espírito que habita aquele corpo.

Paz e Luz.

Link to comment
Share on other sites

elopes escreveu:

...Allan Kardec considera que a beleza física seria um reflexo da pureza do espírito, ou seja, pessoas bonitas são, na verdade, boas pessoas, pessoas puras. Em suma: sua beleza exterior é reflexo de sua alma pura, que "emana pelos poros".

Bom dia irmão, meu argumento terá como foco está teoria de Allan Kardec, porém não esquecerei tudo que li a respeito do seu contra argumento. ^^

Sobre a beleza exterior ser reflexo da alma, concordo contigo quando refere-se que nem todos possuem uma beleza interior e exterior ao mesmo tempo, mas pera aí não iria dar uma argumento?

Sim, irei.

Talvez a "alma pura" citada por Allan Kardec, não refere-se a encarnação atual do individuo, este é um processo de muito tempo, aonde o individuo através das encarnações anteriores vai desenvolvendo sua espiritualidade, pureza, ou como preferir que seja citado.

Agora notemos algumas coisas no mundo atual, do mesmo modo que a mídia influencia, a sociedade também, note que uma pessoa "bonita exteriormente" irá será um centro de atenções, atraindo os mais variados tipos de pessoas não pelo seu interior e sim pelo seu exterior.Estás pessoas de certa modo podem influenciar aquela pessoa que nasceu com uma alma pura a tornar-se o inverso.

Vejamos agora o outro caso, uma pessoa com uma beleza exterior não bela, enquanto sua pureza exala: aproveitando a mesma linha, neste caso não será um centro de atenções a menos que suas características de personalidade se destaquem, fazendo com que ela torne-se talvez um pouco limitada buscando pessoas em sua mesma frequência que nessa caso é de limitação, estas pessoas limitadas como possuem a "beleza exterior" como ponto fraco, acabam desenvolvendo até mesmo que automaticamente a sua "beleza interior".

Então a conclusão é a seguinte, existem casos a parte de pessoas "feias exteriormente" que nascem com uma alma pura, nunca podemos generalizar algo isto é quase um fato.Mas na grande maioria as pessoas "feias exteriormente" estão em um processo de evolução enquanto as pessoas "bonitas exteriormente" estão em um processo de aprovação ou teste, por assim digamos devido as suas ações positivas em vidas passadas.

Paz e luz.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com a teoria básica de todos.

Agora apenas discordo neste tocante:

Agora notemos algumas coisas no mundo atual, do mesmo modo que a mídia influencia, a sociedade também, note que uma pessoa "bonita exteriormente" irá será um centro de atenções, atraindo os mais variados tipos de pessoas não pelo seu interior e sim pelo seu exterior.Estás pessoas de certa modo podem influenciar aquela pessoa que nasceu com uma alma pura a tornar-se o inverso.

Por que discordo? Visto já em diversas provas e na própria doutrina espírita, não há regressão espiritual, ou seja, não importa as provações que o espírito passe, ele estará inexoravelmente a caminho do bem, da evolução.

Ou seja, mesmo que essa pessoa externamente bonita passe por estas perturbações, se ela já for evoluída espiritualmente a ponto de não se deixar influenciar, não se influenciará.

As vezes a pessoa vem com aquela beleza justamente para vencer suas vicissitudes, sendo sua reação reflexo de seu ser.

De modo que, eu deixo uma dica que acredito ser certa: se queres ver como está levando a vida, em que vibração estás, olhe para o brilho dos seus olhos, e a leveza do seu sorriso... é batata! rsrs

Link to comment
Share on other sites

a beleza física seria um reflexo da pureza do espírito, ou seja, pessoas bonitas são, na verdade, boas pessoas, pessoas puras

Então Jesus Luz deve ser encarnação de Jesus mesmo, e Chico Xavier um espirito involuído, eu então, sem comentários, cai do abismo do Umbral. :lol::lol:

Brincadeira, entendi o que quis dizer.

Concordo em algumas partes, mas não na beleza física que logo imaginamos, já que essa é relativa, mas na saúde.Uma boa expressão, um sorriso sincero ,um corpo saudável e uma mente sã, se considerar isso como beleza, será diferente, e ai sim os espíritos evoluídos,seriam lindos, não é atoa que Chico Xavier viveu por 92 anos.

Paz

Link to comment
Share on other sites

a teoria do olhar é muito boa, mas existem exceções, como os psicopatas por exemplo, geralmente são pessoas que sabem manipular perfeitamente suas expressoes faciais para parecerem pessoas boas, simples e sinceras de modo a enganarem qualquer pessoa, até mesmo especialistas em analise facial.

na minha cabeça permanece o ditado, "quem vê cara não vê coração".

Link to comment
Share on other sites

olá

Tertúlia sobre beleza do prof Waldo Vieira (disponível em 8 partes no youtube). Abaixo algumas opiniões do prof Waldo Vieira:

- união beleza física + inteligência em 90% dos casos há assédio

- beleza física geralmente relacionada a débitos em programações existenciais anteriores

- geralmente o evoluciólogo apresenta beleza física "mediana"

Existe a biotipologia que estuda a associação entre caracteres físicos com padrões de personalidade e/ou eventos e/ou patologias. Fisionomia é um dos objetos de estudo da biotipologia.

Ou seja, embora a teoria de Kardec de justificar o caráter das pessoas pela sua beleza PAREÇA ser incorreta, ao referir-se ao rosto sua teoria se torna correta. São inúmeros os exemplos de pessoas que, possuindo um corpo admirável, não disfarçam a face e muito menos seus olhos, com uma expressão fechada

teoria sobre associação de evolução moral com fisionomia fundamentando-se no Kardecismo pode até estar correta. Porém a análise da fisionomia é fundamentada na sua subjetividade? Se não quais são seus parâmetros objetivos de análise?

infelizmente por mais verdadeiro que seja esta associação ela terá utilidade muito restrita pelo enorme viés que a subjetividade trás para a análise final. Portanto sob a luz do Kardecismo continuamos restritos a conduta moral como o único marcador confiável de evolução espiritual do indivíduo.

um fraterno abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá...

Olha desculpa me meter...

Olha eu não tive "saco" para ler tudo que escreveram por isso eu li só oque o elopes escreveu e oque o debaixo só por cima...

Olha oque é ser belo??? A beleza é de cada um, cada pessoa define seu tipo de beleza, oque a agrada.

A beleza corporal ai não é fisicamente, é que as vezes a pessoa é tão boa, tão humilde, e verdadeira noque fala(Ser verdadeiro não é disser a verdade com grosseria)e faz que ela se torna linda, mesmo sendo desagradavel fisicamente, ela se torna uma pessoa agradavel de se ficar perto e quando isso acontece não importa se ela é bonita ou feia e sim que ela passa a ser agradavel para você, quando ela tem uma moral mais elevada ela traspassa a beleza no sorriso, no olhar e no semblante amigos.

Espero ter ajudado e desculpa se desrespeitei alguem.

Link to comment
Share on other sites

Olá...

Olha desculpa me meter...

Olha eu não tive "saco" para ler tudo que escreveram por isso eu li só oque o elopes escreveu e oque o debaixo só por cima...

Olha oque é ser belo??? A beleza é de cada um, cada pessoa define seu tipo de beleza, oque a agrada.

A beleza corporal ai não é fisicamente, é que as vezes a pessoa é tão boa, tão humilde, e verdadeira noque fala(Ser verdadeiro não é disser a verdade com grosseria)e faz que ela se torna linda, mesmo sendo desagradavel fisicamente, ela se torna uma pessoa agradavel de se ficar perto e quando isso acontece não importa se ela é bonita ou feia e sim que ela passa a ser agradavel para você, quando ela tem uma moral mais elevada ela traspassa a beleza no sorriso, no olhar e no semblante amigos.

Espero ter ajudado e desculpa se desrespeitei alguem.

Com base nisso - e contrariando muitos ditames a respeito da limitação da teoria de Kardec neste tocante - acredito que beleza externa não é só o que se vê...

E sim o que se sente da pessoa, a forma que esta fala com você, as palavras que ela usa, a forma que usa essas palavras, maneira de agir, sua própria energia.

Daí o fato de eu achar essa teoria - quando corretamente exemplificada - não ser tão inútil assim :lol: .

abç!

Link to comment
Share on other sites

Muitos diriam que isso já é beleza interna, mas acredito que nesse caso as duas se misturam, e a interna prevalece. Nesse tipo de análise, falar sobre beleza externa é mero detalhe, assim como a teoria de Kardec, que, embora válida, é pequena, limitada, e isso não se pode negar...

Mas claro, uma pequena teoria descrita em um livro que explique - ou tente explicar - apenas uma parcela da realidade já é contribuição mais que notável.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...