Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sonho em Laboratório - partícula do átomo - Bóson de Higgs


Morpheus

Recommended Posts

Olá Pessoal,

Não tive nenhuma experiência lúcida pra relatar, mas tive um sonho bem interessante para compartilhar.

Sonhei que estava em um laboratório com uma mulher de meia idade. Ela me falava sobre uma nova partícula da física e mostrava-me uma fórmula ou equação, dizendo que era uma 2º geração (acho que de equipamentos de pesquisa científica), logo após acordei com tentando lembrar do nome da partícula.

Abri os olhas e o nome veio confuso, repeti mentalmente para gravar o nome estranho que possuía Y e GG, para não esquecer associei a fonética (rodiguis) com o sobrenome daquele jogador famoso de tênis “ Rodics”.

Durante a manhã não lembrei mais do assunto. Mas agora à noite resolvi procurar na internet um nome de alguma partícula como esse nome.

Para minha surpresa descobri que existe pesquisa para procura por uma partícula chamada Bóson de Higgs.

Abaixo um texto que achei na internet:

Bóson de Higgs

Quando os prótons se chocam no centro dos detectores as partículas geradas espalham-se em todas as direções. Para capturá-las, o Atlas e o CMS possuem inúmeras camadas de sensores superpostas, que deverão verificar as propriedades dessas partículas, medir suas energias e descobrir a rota que elas seguem.

O maior interesse dos cientistas é descobrir o Bóson de Higgs, a única peça que falta para montar o quebra-cabeças que explicaria a "materialidade" do nosso universo. Por muito tempo se acreditou que os átomos fossem a unidade indivisível da matéria. Depois, os cientistas descobriram que o próprio átomo era resultado da interação de partículas ainda mais fundamentais. E eles foram descobrindo essas partículas uma a uma. Entre quarks e léptons, férmions e bósons, são 16 partículas fundamentais: 12 partículas de matéria e 4 partículas portadoras de força.

A Partícula de Deus

O problema é que, quando consideradas individualmente, nenhuma dessas partículas tem massa. Ou seja, depois de todos os avanços científicos, ainda não sabemos o que dá "materialidade" ao nosso mundo. O Modelo Padrão, a teoria básica da Física que explica a interação de todas as partículas subatômicas, coloca todas as fichas no Bóson de Higgs, a partícula fundamental que explicaria como a massa se expressa nesse mar de energias. É por isso que os cientistas a chamam de "Partícula de Deus".

O Modelo Padrão tem um enorme poder explicativo. Toda a nossa ciência e a nossa tecnologia foram criadas a partir dele. Mas os cientistas sabem de suas deficiências. Essa teoria cobre apenas o que chamamos de "matéria ordinária", essa matéria da qual somos feitos e que pode ser detectada por nossos sentidos.

Mas, se essa teoria não explica porque temos massa, fica claro que o Modelo Padrão consegue dar boas respostas sobre como "a coisa funciona", mas ainda se cala quando a pergunta é "o que é a coisa". O Modelo Padrão também não explica a gravidade. E não pretende dar conta dos restantes 95% do nosso universo, presumivelmente preenchidos por outras duas "coisas" que não sabemos o que são: a energia escura e a matéria escura.

É por isso que se coloca tanta fé na Partícula de Deus. Ela poderia explicar a massa de todas as demais partículas. O próprio Bóson de Higgs seria algo como um campo de energia uniforme. Ao contrário da gravidade, que é mais forte onde há mais massa, esse campo energético de Higgs seria constante. Desta forma, ele poderia ser a fonte não apenas da massa da matéria ordinária, mas a fonte da própria energia escura.

Em dois ou três anos saberemos se a teoria está correta ou não. Ou, talvez, nos depararemos com um mundo todo novo, que exigirá novas teorias, novos equipamentos e novas descobertas.

Fiquei surpreso pois o nome soa muito semelhante com o nome que ouvi no sonho.

Não conheço muito coisa de física, a maior parte que sei são de assistir documentários na tv, mas há muito tempo não assisto nada a respeito e o sonho veio assim do nada.

Achei bastante coincidência, mas fica aí para relatar uma coisa diferente.

Abraço,

;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...