Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

RESPIRAR PELA BOCA DURANTE AS PRÁTICAS


Recommended Posts

Olá amigos,

Então, decidi voltar a praticar as técnicas projetivas e energéticas. E queria aproveitar pra perguntar uma coisa que sempre me intrigou.

Podem rir de mim ou chamar de fresco, mas a questão é que eu sou o cara mais chato do mundo pra me concentrar. Antes que digam que é prática, a questão é que eu meio que tinha me acostumado com a postura deitada da forma como eu consigo.

E é essa também a minha dúvida.

Quando eu estou em decúbito dorsal, tento por minha cabeça o mais reto possível. O que acabo não conseguindo, pois se eu deixo reta normalmente, minha boca fica entre aberta (já que pra mantê-la fechada eu teria de ficar forçando levemente. E isso atrapalharia o relaxamento). Se pra poder ficar de boca totalmente fechada mas sem forçar pra isso, eu teria de abaixar a cabeça (sentido pescoço no peito.) O que por sua vez me impede de respirar normalmente.

Enfim, deu pra perceber o chato que eu sou né.

Então, queria saber se eu respirando pela boca, isso traria alguma dificuldade nas técnicas, ou na capacidade de concentração, respiração ou resultados das práticas. Pois "ta osso" de conseguir relaxar com a boca fechada sem tensionar a boca pra permanecer fechada. Rs...

Espero que levem minha questão a sério, apesar de parecer besteira, me ajudaria muito que dessem sua opinião.

Abraço a todos

Paz, luz e lucidez!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Olá Jhonny,

A tua dúvida é importante sim, respiração é uma coisa fundamental.

Eu acho que quanto mais relaxado o seu corpo melhor. O corpo sabe mais que a gente e as vezes tentamos controlar certas coisas que o nosso veículo sabe fazer melhor sozinho.

Respirar é uma atividade que podemos fazer controladamente ou deixar que o corpo faça sozinho.

No caso de respirar pela boca, talvez isso prejudique na assimilação energética da energia que pegamos pelo ar (prana).

Para melhorar nesse aspecto respiratório dá pra praticar uns exercícios de Yoga que ajuda muito a re-educar o corpo e melhora a energização e relaxamento.

Segue abaixo um material que nossa colega de fórum (Sahaja) me mandou gentilmente por email quando solicitei para ela auxílio nesse aspecto respiratório. Acho que ela não vai se importar de eu repassar o material.

É um texto bem interessante que esclarece um pouco a respeito do sistema respiratório humano do ponto de vista da Yoga.

Abraço,

;)

Respiração – exercícios básicos

A respiração alimenta todos os nossos sentidos, nossas funções orgânicas, células, órgãos e etc. Ela é o que nos mantém vivos. Respirar foi a primeira coisa que fizemos ao entrar nesse mundo e a última que iremos fazer. Apesar de não nos darmos conta, a respiração está intimamente associada às nossas emoções e padrões de comportamento. Observe como ela muda, tornando-se curta e superficial, quando estamos ansiosos ou com medo. Quando pensamos em algo bom ela se expande e aprofunda. Os antigos mestres do Yoga sabiam disso e começaram a testar diferentes tipos de respirações e a analisar seus efeitos. Foi assim que desenvolveram os exercícios respiratórios do Yoga que chamamos de pránáyáma.

Prana significa alento ou energia vital e yáma significa domínio. Portanto, pránáyáma é o domínio da bioenergia.

Respiramos cerca de 20.000 vezes num dia. Em cada respiração, absorvemos por volta de 300 ml de ar. Mas nossos pulmões foram planejados para muito mais pois a capacidade pulmonar de um adulto é de cerca de 4 litros. Nossa respiração cotidiana movimenta apenas 10% do que nossos pulmões comportam. Assim, nosso corpo e nossa mente funcionam com uma quantidade de combustível bem menor do que necessitam e jamais poderemos expressar plenamente nossos potenciais e viver uma vida realmente saudável se não aumentarmos nossa absorção de oxigênio.

Praticando os exercícios que o Yoga nos oferece, ampliamos a respiração e reeducamos os músculos e órgãos envolvidos nesse processo para que esse padrão respiratório se mantenha mesmo depois de terminada a prática. Muitos desses exercícios devem ser aprendidos diretamente com um instrutor pois precisam ser corrigidos. Os que você aprenderá a seguir produzem bons efeitos, são bastante simples e podem ser feitos em casa.

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL RITMADA: Deite-se de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, e apoie as mãos sobre o abdômen. Comece respirando lenta e profundamente. Sinta o ar frio entrando pelas narinas e o ar quente saindo...sinta nas mãos, o movimento do abdômen expandindo e contraindo. Concentre toda a atenção no movimento do abdômen junto com a respiração.

Quando você se sentir mais relaxado, comece a dar um ritmo para sua respiração. Inspire contando até 4 (qdo chegar a 4 o pulmão deve estar totalmente cheio), e expire também em 4 tempos (até o pulmão esvaziar completamente). Permaneça neste ritmo no mínimo uns 10 minutos, ou qto tempo quiser a mais.Quando achar que 4 tempos está fácil, aumente para 6, depois 8, 10...e assim vai aumentando. Essa respiração vai oxigenar o cérebro, tranquilizar emoções e pensamentos e, quando praticada à noite, auxilia a dormir com mais facilidade e descansar mais durante o sono.

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL RITMADA COM RETENÇÃO:

Vai repetir todo o procedimento da respiração abdominal ritmada, sendo que entre a inspiração e a expiração vai haver uma retenção do ar no dobro do tempo.Por exemplo, se o ritmo está em 4 tempos, fazer 8 tempos de retenção.

RESPIRAÇÃO ALTERNADA:

Com o dedo anelar da mão direita aperte a narina esquerda.

Inspire lenta e profundamente pela narina direita. Com o dedo polegar, aperte a direita, e solte o dedo da narina esquerda, expirando pela mesma.

Inspire agora pela esquerda, prendendo só a direita. Solte pela direita.

Assim, vai alternando as inspirações e expirações, alternando também as narinas.

Repita todo o processo no mínimo uns 5 minutos e termine soltando o ar pela direita. Este exercício ativa cada um dos hemisférios cerebrais, sincronizando-os. Use esta respiração quando sentir que seus pensamentos estão confusos ou quando a mente estiver muito agitada.

Link to comment
Share on other sites

  • 9 years later...

bom dia ,eu tenho uma duvida eu ja fiz quatro projeçoes mas so uma com total lucides , isso me incentivou a treinar tecnicas de projeçao conciente so que faz serca de 8 meses da utima projeçao que nao consigo me projetar ,ou melhor nao me lembro de ter me projetado conciente ,eu tenho apneia do sono e durmo com um cpap isso pode estar atrapalhando minhas projecoes lucidas , desde de ja grato 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...