Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Morte: Consciência X Inconsciência


Recommended Posts

Na sua visão, quando desencarnarmos nós ainda teremos a consciência que temos aqui ou quando fazemos uma projeção consciente? Ou será como um sonho ou uma projeção inconsciente, quando nós até "vivemos" aquilo que está se passando, mas não temos consciência da nossa condição? Ou o que?

Tenho a seguinte teoria: Se por algum motivo, ao fazermos uma projeção nós temos algum grau de consciência, é porque de fato nós ainda estamos vivos, ou seja, estamos ligados a um corpo com um cérebro, e a consciência que temos 'lá' é devido a uma atividade cerebral desse cérebro. Então, se morrermos (desencarnarmos) deixaremos de estar ligados ao cérebro, pois perderemos a ligação com o corpo. Então, sem estar ligados indiretamente a um cérebro, de onde tiraríamos uma suposta consciência?

Ao levantar esta questão, eu me baseio em um texto bíblico que diz o seguinte:

Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Eclesiastes 9:4-6

Ora, está certo, podemos ter tido contato com espíritos mais evoluídos e mentores, que nos ensinaram muitas coisas, até mesmo que a alma vive para sempre, e que mesmo após desencarnar nós ainda estaremos vivos e conscientes. Etc, etc, etc. Mas...

diz o Senhor DEUS: Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Ezequiel 18:4

Aqui há um conflito! Ainda que acreditemos que a alma não morre e que vive para sempre, o texto bíblico diz que a alma que pecar morrerá. Ora, mas vamos acreditar que as almas morrem só por que está escrito em um livro??? Afinal, acreditamos que as almas não morrem e vivem para sempre só porque o nosso mentor nos disse e nos "mostrou"...

A minha intenção aqui não é causar intrigas, mas apenas fazer uma análise crítica. De certo que não podemos afirmar que um lado está certo e o outro está errado, afinal em nossa atual condição não temos como nem a nós mesmos provar ou desprovar nenhum dos dois.

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

2 Coríntios 11:14

Ainda que não creiamos na existência de um ser criado exclusivamente para o mal, esta passagem nos traz uma lição importante: até mesmo um ser cheio de maldade pode se passar por um ser cheio de bondade, para enganar e satisfazer a sua maldade.

Será que realmente nós temos sido ensinados por 'anjos de luz'?

E mais:

Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?

Isaías 8:19

A favor dos vivos, consultamos os mortos?

Pense, analise, critique. Qual a sua visão a respeito disso tudo?

Link to comment
Share on other sites

Humm, eu ouvi num audio do Saulo que no desencarne, os mentores põem-nos inconscientes para fazer o 'corte' das energias ligadas ao corpo fisico (acho que é a morte do corpo energético)...

FOTO421.jpg

Tó aí essa imagem muito boa do livro 'Viagem Espiritual II' de Wagner Borges...

-------------

No filme 'As mães de Chico Xavier', já não me lembro do nome, mas houve um homem que desencarnou num acidente de autocarro, e estava confuso, pensava ainda que estava vivo, e foi atrás da sua mulher, que estava grávida, até ver que um amigo dela lhe mostrou um video que ele tinha desencarnado, e foi trágico pra ele à primeira...

diz o Senhor DEUS: Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Ezequiel 18:4

------------------------------

Aqui há um conflito! Ainda que acreditemos que a alma não morre e que vive para sempre, o texto bíblico diz que a alma que pecar morrerá. Ora, mas vamos acreditar que as almas morrem só por que está escrito em um livro??? Afinal, acreditamos que as almas não morrem e vivem para sempre só porque o nosso mentor nos disse e nos "mostrou"...

A minha intenção aqui não é causar intrigas, mas apenas fazer uma análise crítica. De certo que não podemos afirmar que um lado está certo e o outro está errado, afinal em nossa atual condição não temos como nem a nós mesmos provar ou desprovar nenhum dos dois.

Ora, aí não é bem assim... Creio que por 'essa alma morrerá' seria que morreria por dentro, ou seja, sofrer as suas consequências dos seus maus atos, e não morrerá mesmo, porque isso não acontece, e mesmo se acontecesse, era muito confuso para nós, humanos, pensar nisso...

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

2 Coríntios 11:14

Ainda que não creiamos na existência de um ser criado exclusivamente para o mal, esta passagem nos traz uma lição importante: até mesmo um ser cheio de maldade pode se passar por um ser cheio de bondade, para enganar e satisfazer a sua maldade.

---------------------

Será que realmente nós temos sido ensinados por 'anjos de luz'?

NÃO SEI BEM se entendi essa pergunta, está perguntando se somos ensinados por anjos puros e bondosos? Humm, sim, se bem que, como aí está escrito, nas viagens astrais (e até que ouvi num audio do saulo), os obsessores inteligentes por vezes se plasmam de mentores e dão até uma falsa sensação de bem-estar para te atrair...

A favor dos vivos, consultamos os mortos?

Claro! Afinal, é pelos médiuns que fazemos isso, quando há desencarne, ambos os desencarnados como os encarnados sentem falta uns pelos outros, aliás, por vezes, custa muito mais ao desencarnado familiar ver que os seus estão sofrendo pela sua falta...

Link to comment
Share on other sites

Deuteronômio 18:10~12.

Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê a adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas.

Quer mesmo ter uma resposta baseada na bíblia? Não vou entrar em mais detalhes da ladainha da bíblia pois é perda de tempo.

quando desencarnarmos nós ainda teremos a consciência que temos aqui ou quando fazemos uma projeção consciente? Ou será como um sonho ou uma projeção inconsciente, quando nós até "vivemos" aquilo que está se passando, mas não temos consciência da nossa condição? Ou o que?

Isso vai depender diretamente da cultura mental da pessoa. Por exemplo, quando um cristão católico morrer, vai ter o condicionamento que passaram ao longo da vida pra ele. Ou seja, muito provavelmente ficará inconsciente por um determinado tempo. O mesmo com os crentes.

Com um espírita, ele vai achar que virá uma equipe de "mentores" para ajudar ele nessa passagem e encaminhar ele à uma colônia.

Um Budista o mesmo de acordo com as crenças, hindu o mesmo.

Claro que são condições temporárias e que uma hora a pessoa "acorda" e entende que tem algo errado e vai tomar consciência da condição dela. Muitas vezes, essas condição é auxiliada pela família extrafísica ou amparadores. Muitas vezes ela vai ficar penando na baratrosfera (umbral) etc.

Então, se morrermos (desencarnarmos) deixaremos de estar ligados ao cérebro, pois perderemos a ligação com o corpo. Então, sem estar ligados indiretamente a um cérebro, de onde tiraríamos uma suposta consciência?

Não somos o cérebro físico. Estamos com um cérebro físico. Conhece o paradigma consciencial? Ele prevê que temos 4 corpos, físico, astral, energético e mental. E mais ainda, ele coloca uma hipótese de que a consciência está alojada no corpo mental (até onde conhecemos e conseguimos ter experiências) e não no cérebro físico.

Aqui há um conflito! Ainda que acreditemos que a alma não morre e que vive para sempre, o texto bíblico diz que a alma que pecar morrerá. Ora, mas vamos acreditar que as almas morrem só por que está escrito em um livro???

Ufa, existe alguém que diga que a bíblia é só um livro.

Ainda que não creiamos na existência de um ser criado exclusivamente para o mal, esta passagem nos traz uma lição importante: até mesmo um ser cheio de maldade pode se passar por um ser cheio de bondade, para enganar e satisfazer a sua maldade.

O Diabo, assim como seu respectivo deus, Javé, são mitologias. Como Thor, Zeus e Poseidon. Não existe absolutamente nada que torne diferente ou "verdadeira" a mitologia cristã que não possa ser questionado ou comparado com as outras crenças.

A narrativa de que existe um ser criado exclusivamente para o mal se encaixa perfeitamente na forma de manipulação de várias doutrinas que não se querem ver livres dos fiéis. Elas criaram e personificaram o mal e possuem o único deus tão humano quanto que pode nos livrar esse mal, cômodo, não?

Outra coisa sobre "anjos de luz ou trevas", as energias não mentem ou dissimulam.

Procure ver outros lados da moeda, estude o livro dos budistas, hindu e mulçumanos. Você entenderá que o cristianismo e o bla bla bla de "único Deus e Salvador" é apenas mais um dentre milhares.

Quer entender realmente como funcionam as coisas? Experimente e tenha suas projeções. Você mesmo pode responder todas suas dúvidas, basta se projetar. Não precisa aceitar ideias prontas.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado aos que responderam. ;)

Isso vai depender diretamente da cultura mental da pessoa. Por exemplo, quando um cristão católico morrer, vai ter o condicionamento que passaram ao longo da vida pra ele. Ou seja, muito provavelmente ficará inconsciente por um determinado tempo. O mesmo com os crentes.

Com um espírita, ele vai achar que virá uma equipe de "mentores" para ajudar ele nessa passagem e encaminhar ele à uma colônia.

Um Budista o mesmo de acordo com as crenças, hindu o mesmo.

Claro que são condições temporárias e que uma hora a pessoa "acorda" e entende que tem algo errado e vai tomar consciência da condição dela. Muitas vezes, essas condição é auxiliada pela família extrafísica ou amparadores. Muitas vezes ela vai ficar penando na baratrosfera (umbral) etc.

Então uma pessoa católica ou evangélica, por exemplo, pessoa justa e bondosa que durante toda a sua vida praticou amor puro. Quando desencarnar ela vai para o umbral porque não espera ser auxiliada por uma família extrafísica ou aparadores e sim ser resgatada por Jesus Cristo para a vida eterna?

O Diabo, assim como seu respectivo deus, Javé, são mitologias. Como Thor, Zeus e Poseidon. Não existe absolutamente nada que torne diferente ou "verdadeira" a mitologia cristã que não possa ser questionado ou comparado com as outras crenças.

A narrativa de que existe um ser criado exclusivamente para o mal se encaixa perfeitamente na forma de manipulação de várias doutrinas que não se querem ver livres dos fiéis. Elas criaram e personificaram o mal e possuem o único deus tão humano quanto que pode nos livrar esse mal, cômodo, não?

Outra coisa sobre "anjos de luz ou trevas", as energias não mentem ou dissimulam.

Procure ver outros lados da moeda, estude o livro dos budistas, hindu e mulçumanos. Você entenderá que o cristianismo e o bla bla bla de "único Deus e Salvador" é apenas mais um dentre milhares.

Já há alguns anos eu tenho estudado sobre religiões e paganismo.

A palavra Deus é a terceira declinação do genitivo da palavra Zeus, em outras palavras, ao dizer Deus você está dizendo Zeus. Não há diferença, é a mesma coisa. Tanto que nas bíblias cristãs gregas, está escrito "no princípio criou Zeus a Terra" etc. Isso se deve a quando o imperador grego, Alexandre, guerreou contra Israel e levou para a Grécia as Escrituras Sagradas (Escrituras mesmo, ainda não existia bíblia) do até então Criador e fez uma adaptação delas, do hebraico arcaico (idioma em que foram escritas as Escrituras) para o grego, chamada de septuaginta. Nessa "tradução", que eu prefiro chamar de adaptação, os gregos fizeram homenagens aos deuses deles, blasfemando os nomes originais e substituindo pelos nomes das suas divindades. Por exemplo: O Criador, Yaohú, passou a se chamar Zeus, e o Salvador, Yaohúshua, passou a se chamar Yesous.

Depois da Grécia, tanto as Escrituras verdadeiras como a septuaginta (versão grega blasfemada) foram para Roma. E o imperador romano Constantino, que SEMPRE serviu a Mitra, quando viu que o poder político de Roma estava indo à ruína, e junto com ele o mitraísmo (religião oficial de Roma) pois os israelitas, discípulos de Yaohúshua Machiach (o hoje "Jesus Cristo") vinham pregando as boas novas, e isso era uma ameaça terrível para Roma, pois as pessoas teriam então de escolher entre obedecer aos ensinamentos de Yaohúshua ou aos princípios romanos e mitraicos, e isso para um império como Roma era inaceitável. Então o que Constantino fez? Ordenou que todos os que professassem Yaohúshua fossem jogados nas arenas para os leões comerem, mas isso não resolveu muita coisa, pois alguns ainda desafiavam a morte e professavam Yaohúshua. Então Constantino teve uma grande ideia: destruiu as Escrituras; foram todas queimadas. Depois pegou a septuagina, e viu que podia "melhorá-la". Surgiu então a Vulgata, versão em latim da versão grega das Escrituras, essa sim pode ser considerada a primeira bíblia, a Vulgata. Depois disso, Constantino se "converteu" a Yesous (que era Yaohúshua), aboliu o mitraísmo e criou o cristianismo. Todas as crenças pagãs do mitraísmo (fora as crenças gregas que já estavam introduzidas) e todas as crenças pagãs de todos os cantos do mundo foram introduzidas no cristianismo, pois afinal o cristianismo era uma religião que deveria agradar a todos, ninguém podia ficar de fora; todos deviam se converter. E o cristianismo se espalhou pelo mundo de acordo com a cultura de cada local, se adaptando as crenças de cada local. Quer fazer uma simples comparação?

A Wicca e o Budismo são religiões distintas. Concorda? Até os seguidores de cada religião afirmam isso, mas eu não concordo. Se você pesquisar, verá que a deusa da Wicca, Isis (dentre tantos nomes) é uma mulher que se apresenta em três formas: a donzela (a virgem), a mãe e a velha (senhora), igualmente a mãe de Buda, chamada Maya. Muita coincidência, não?

Jesus, Dionísio, Buda, Krishna, Horus, entre tantos outros... todos eles nasceram em 25 de dezembro, realizaram milagres, tiveram 12 discípulos, prometiam conduzir à vida eterna e morreram numa cruz. Muita coincidência, não?

Essa diversificação termina sempre em Ninrod (o pai), Semíramis (a mãe), e o filho (Tamuz), três pessoas que historicamente viveram no período babilônico e tomaram para si o título de deuses, e através dos tempos receberam diversos nomes de acordo com a cultura de cada local, e são cultuados até hoje em todos os cantos do mundo.

Mas uma coisa é certa: essas três pessoas (Deus = Ninrod, Semíramis = Maria, Tamuz = Jesus) que viveram há mais de 3 mil anos, nada tem a ver com aquele homem que há aproximadamente 2 mil anos deu a vida no madeiro para resgatar a humanidade, nem com seu Pai, o Criador. Aquele homem, de aproximadamente 2 mil anos atrás, chamado Yaohúshua HaMachiach foi substituído por Tamuz dentro do paganismo. E Tamuz hoje se chama Jesus, mas há 2 séculos atrás ele também já se chamou Jesous, uma derivação de Yesous.

diz o SENHOR; e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo. Mas o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.

Isaías 52:5-6

________________________________________________

Bom, amigo, desculpe pelo discurso enorme sobre paganismo. Eu sou apenas alguém em busca da verdade.

Eu posso não ter chegado na verdade final ainda, mas o que estou fazendo é eliminar as mentiras, pois assim talvez um dia eu chegue lá.

Hoje, a projeção astral é para mim o que está mais próximo de ser verdade, devido as experiências que eu tive. Mas não tomo isso como verdade absoluta, porém continuarei buscando a verdade, e a projeção astral certamente terá parte nisso.

Obrigado. Desejo-lhe paz.

Link to comment
Share on other sites

Então uma pessoa católica ou evangélica, por exemplo, pessoa justa e bondosa que durante toda a sua vida praticou amor puro. Quando desencarnar ela vai para o umbral porque não espera ser auxiliada por uma família extrafísica ou aparadores e sim ser resgatada por Jesus Cristo para a vida eterna?

Acredito que não. Seria completamente injusto e ilógico uma pessoa ir para uma região desequilibrada apenas porque ela acredita em uma coisa ou outra. Em verdade, a forma não importa, vai-se para o umbral por desequilíbrio.

Deixo aqui uma observação interessante, que consta inclusive na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, na seção de introdução, no resumo da obra de Sócrates e Platão:

A palavra daimon, da qual fizeram o termo demônio, não era, na antigüidade, tomada à má parte, como nos tempos modernos. Não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os Espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os Espíritos superiores, chamados deuses, e os menos elevados, ou demônios propriamente ditos, que comunicavam diretamente com os homens.

Interessante, não? :lol: Há muita distorção, muita mesmo! :lol:

Bom, amigo, desculpe pelo discurso enorme sobre paganismo. Eu sou apenas alguém em busca da verdade.

Eu posso não ter chegado na verdade final ainda, mas o que estou fazendo é eliminar as mentiras, pois assim talvez um dia eu chegue lá.

Hoje, a projeção astral é para mim o que está mais próximo de ser verdade, devido as experiências que eu tive. Mas não tomo isso como verdade absoluta, porém continuarei buscando a verdade, e a projeção astral certamente terá parte nisso.

Obrigado. Desejo-lhe paz.

As pessoas mais inteligentes do mundo são aquelas que perguntam, tenha certeza disto.

Teria muito mais o que falar sobre o tema, mas o TEMPO TÁ CURTO AQUI! :lol::lol::lol:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pela aula de história! Esclarecedora em vários aspectos que eu ainda tinha questionamentos.

Mas você esqueceu de mencionar dos nascimentos virginais de várias divindades, incluindo nosso tão fomentado Cristo.

Então uma pessoa católica ou evangélica, por exemplo, pessoa justa e bondosa que durante toda a sua vida praticou amor puro. Quando desencarnar ela vai para o umbral porque não espera ser auxiliada por uma família extrafísica ou aparadores e sim ser resgatada por Jesus Cristo para a vida eterna?

Não. Além de ser muito improvável que Cristo ou qualquer outra divindade venha segurar a mão dela.

Talvez você não entendeu a essência do que eu quis passar.

Esqueça umbral, rs.

Fulana foi crente a vida inteira. Qual é o pós-vida para os crentes? É justamente isso que ela vai fantasiar depois de morrer. Provavelmente ela irá ficar inconsciente esperando o "julgamento" ou, por processos de auto-culpa, irá pro umbral achando que está no inferno, ou até mesmo, se ela tiver mantido uma vida equilibrada, verá os apóstolos, Cristo etc... (muito provável que seja uma equipe de amparadores ou familiares).

Relatos do tipo encontramos em EQMs e livros psicografados. Sem falar que se você se projetar, poderá ver isso tudo de perto.

O ponto que eu quero chegar é, você terá um pós-vida de acordo com as suas crenças. Tanto nos lados positivos quanto nos negativos. Até que ocorra a catarse e você entenda que apenas morreu e vai tocar a "vida" até voltar de novo pra cá.

De novo, a experiência fora do corpo é um divisor de águas, ela acaba com qualquer crença infundada do pós-vida.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

De novo, a experiência fora do corpo é um divisor de águas, ela acaba com qualquer crença infundada do pós-vida.

Abraço.

Eia aí!

Lutador, na minha opinião, os "mortos que não sabem de nada" refere-se aos corpos no cemitério. Parece que a Bíblia condena que se pratique necromancia, que tinha a ver cim sepulcros, algo tipo "zumbis judeus" que poderiam trazer informaçõess obre o futuro, etc.

O plano espiritual não é mundo dos mortos, mas dos bem vivos!

Gostei especialmente da tua mente aberta, pronta a discutir e buscar sentido nas afirmações da Bíblia. Isso é que serve! Particularmente, penso a Bíblia ser um repositório de informações úteis, mas bem antiguinha e adequada ao povo daquele tempo e cultura.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...