Eu não vejo dessa forma, Sandro.
Pra mim, a psicopatia é um disturbio do corpo emocional, afetando também o mental, que apenas se manifesta no corpo físico como um tipo de ruptura. É como se o sujeito perdesse o acesso às emoções. Falta uma ponte de ligação. Não é que ele não tenha, apenas não consegue se conectar. Acredito que isso ocorra no decorrer de várias vídas em decorrência de um certo estilo de vida em que a pessoa vá deteriorando sua psiquê.
Dentro dessa visão, um estilo de vida que pode levar a isso é o daquela pessoa que mente tanto que acaba se perdendo em suas próprias mentiras até um ponto em que não consiga mais diferenciar a mentira da realidade conjugada com a autonegação doentia normalmente associada a traumas. A repetição desse padrão vai gerando uma ruptura e um distanciamento da realidade emocional. A própria negação das emoções passa a criar uma força tão grande dentro da personalidade da consciência que esta acaba se desprendendo de suas emoções, perdendo contato. A conciência assim fica presa a este padrão que tende a se manifestar como uma psicopatia em sua próxima existencia física e além. Até que a deterioração chegue a um ponto tal que a consciência perca seu corpo emocional que se dissolve deixando a consciência em estado ovoide.
Mas isso é apenas a minha opinião pessoal fruto de minhas observações e análise de casos e comportamentos conjugada com conhecimentos espiritualistas diversos.