Vamos analisar por partes:
1- Por você ter/está feito/fazendo as técnicas para ver auras, deve ter estimulado o terceiro olho (que fica entre as sobrancelhas, um pouco acima) e como você já estava sonolento, ajudou na possível projeção.
2- Possivelmente ocorreu o "corpo dormindo x mente desperta, uma fase de transição entre estar acordado e dormindo. Nessa fase de transição você pode perceber coisas que estão lá apenas em astral, como também pode ter alucinações, porque sua mente quer explicar o que está sentindo, caso ela não saiba a origem. Boa parte das coisas que você perceber nesse estado serão alucinações mesmo, mas algumas não. Essas alucinações são “sinais da fase”, como chamamos aqui. Por exemplo: você pode ter a impressão que alguém gritou seu nome. Ou você pode ter a impressão que ouve alguém conversando na sala, mas não entende o que eles falam" - Palavras retiradas de um post respondido pelo Adm: Sandrofabres - Todos os créditos destinados a ele.
3- Provavelmente você já estava fora do corpo, um pouco acima dele, e a separação completa ocorreu após você ter se levantado.
4- Aqui não sei bem o que dizer, acho que por você ter ficado ainda perto do corpo, houve essa confusão de percepção aí.
5- Eu só me pergunto de onde veio essa sua amiga, ela estava com você antes ou durante as praticas das técnicas? o do ser negro que você viu, eu não sei dizer o que é realmente é, pode ser uma alucinação da sua mente por ainda está perto do corpo, o que torna tudo muito confuso, porémm, se você sentiu algum sentimento ruim (medo, angustia etc) instintivamente ao ver esse ser negro, digamos que seria seu obsessor ehehe e o jato de luz nem faço ideia.
Ao que tudo indica, pode ser que foi uma projeção, dependendo da sua resposta do item 5.