Sim, por isso é difícil prolongar a experiência. Se você não estiver interagindo com o meio, a tendência é acordar.
Eu suponho que seja uma questão de mera competição por atenção: ou seu senso de "eu estou aqui" é atraído para o que acontece ao seu redor, em astral, ou ele será atraído para sensações corporais, um ronco do corpo, alguma perturbação na posição, etc, porque nos primeiros minutos parece que estamos semi-acordados. Mas depois que o corpo apaga totalmente esses sinais corporais parece que não te alcançam mais e a projeção consegue ser mais estável, não precisa ficar o tempo todo reforçando a interação com o meio. Mas os primeiros 3 minutos, mais ou menos, precisam muito foco no que está fazendo no ambiente ao redor, nas sensações do meio, para não ser puxado de volta.
O "pior cenário" é você ir parar no meio do nada, tipo uma rua longa, sem casas próximas, ou uma estrada. Você olha, fica sem saber o que fazer por não ter nada perto, e acorda em 5 segundos. Daí a necessidade de criar hábitos de manutenção como olhar para as próprias mãos, esfregá-las sentindo a textura, pegar objetos , até conseguir chegar num ponto do cenário onde exista mais interação.
Uma opção de ação independente que ajuda a prolongar a projeção é fazer a OLVE toda vez que sentir que pode acordar (em geral dá para sentir isso uns 3 ou 5 segundos antes de acordar), ou a cada 30s-60s.
Só faz a movimentação já começando acelerada, sem precisar tanta atenção como no físico, porque é mais fácil sentir as energias estando projetado. Faz até que voce sente que "deu uma recarregada". Em geral uns 5s de olve é suficiente para você ter mais uma "carguinha" e poder andar mais por ali sem o perigo de ser puxado de volta. Depois de 30 s ou 1 min faz mais uma OLVE de 5s, e assim vai prolongando a projeção. O meu máximo foi 90min ,quando foi mantido por mim assim, na base da OLVE. Mas teve várias outras vezes que fiz isso e não passei dos 10min, então não é uma fórmula garantida, mas sempre vai ajudar mais do que se não fizer nada e contar com a sorte.
Quando são só mentores que te levam para voce fazer algo, ter aulas, por exemplo, aí pode ficar por várias horas fora, sem precisar fazer nenhum esforço para prolongar, mas quando somos nós mesmos tem que estar sempre atento àquela sensação de "carga acabando" que faz acordar