Bom dia pessoal, me veio uma reflexão nesta manha.
Uma pessoa que medita com frequencia, utilizando o metodo de respirar consciente, mesmo chegando a niveis mais profundos de relaxamento mental e fisico, porque esta nao sai de seu corpo? Pensei nesta manha o seguinte: Quando esta pessoa medita, ela se concentra na respiração, nela mesma, no que acontece no aqui e no agora, ela mantem-se concentrada nela mesma, no lugar, na respiração, talvez isso nao seria o suficiente para impedi-la de conseguir sair? Pelo fato de se concentrar aqui no fisico, de se sentir presente, talvez a própria concentração, nao a deixaria chegar a um estado de transe profundo.
E me veio o seguinte pensamento logo após isso, se nós nos deitarmos em nossa cama, procurarmos relaxar, e nao nos concentrarmos em nada, apenas relaxar a mente, e o corpo, sem usarmos ancora alguma, como respiração, sentir o corpo todo simultaneamente, etc...
Será que deixando a mente livre, sem nos prender em nada, nao seria melhor para atingir o estado de transe? Pois quando estamos fazendo algo no nosso dia a dia e simplesmente do nada, paramos, olhamos para um ponto fixo, e divagamos, parece que naquele momento paramos de existir, não a pensamento algum, sensação alguma. Me pergunto se esse nao seria o estado correto de transe a ser chegado para ter uma projeção.
Porque diferente da meditação, que nos faz concentrar em nós mesmos, buscando nos auto observar, mantendo um contato maior com o aqui e agora no fisico, a projeção nao seria ao contrario disso? nos descoincidir do aqui e agora, do fisico, a ponto de sairmos para fora? Aqui deixo minha duvida.