Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Argivo

B-Membros
  • Posts

    48
  • Joined

  • Last visited

    Never

Argivo's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

2

Reputation

  1. Catarse coletiva! Já se fazia isso no teatro grego e nos antigos rituais pagãos! Até no cinema, assista uma comedia em uma sala vazia e você rirá um pouco, assista em uma sala lotada com todos rindo que você rirá demais. Nas igrejas evangélicas ocorre muita hipnose de massa, que induzem essa catarse.
  2. Quanto aos gnósticos, quem quiser que acredite, mas acho os dois grupos igualmente delirantes. Tanto essa gnose do Samael que é uma salada conceitual que nem os antigos romanos que eram mestres em sincretismo religioso jamais teriam imaginado. E essa coisa que qualquer problema foi um antigo mago na Atlantida ou na Lemúria, e fica tudo explicado,é uma solução simplista só para evitar questionamentos. Quanto a gnose formal, eles seguem a antiga heresia marcionita misturada com o maniqueísmo, em uma negação da matéria e do mundo e pior ainda, negação do fato que Jesus era um judeu, formado dentro do pensamento religioso judaico e um utilizador de simbolismos judaicos em sua pregação. As pessoas que eu vi defendendo esse tipo de gnose na internet costumavam usar um versículo de João como desculpa para manifestar um profundo antissemitismo. Mas, cada um que acredite no que quiser.
  3. Javéh seria supostamente a pronuncia de YHWH (yod, he,vau, he)o deus dos hebreus, como o alfabeto hebraico não tem consoantes, eles tem que lembrar o som das vogais. Quando os judeus voltaram do cativeiro da Babilônia, por algum motivo estranho eles pararam de pronunciar o nome YHWH , passando a chamar apenas Adonai( o senhor). Jeová foi a superposição de YHWH com as vogais pronunciadas no nome adonai. Os judeus nunca chamaram deu deus de Jeová. E em muitas linguas o Jota se pronuncia como I. Discutir Jeová ou javeh, é como discutir entre John, Jean,João, Giovani, Ivan, qual deles era o verdadeiro nome do homem que batizou Jesus.
  4. Não permito que um manual de conduta da idade do bronze substitua meu raciocínio e determine o que eu devo pensar e acreditar, até porque muitos dos seus comandos hoje em dia estão tipificados no codigo penal.
  5. Buda Sidartha ensinou o budismo e se mandou! Mas são os bodhisattvas que mantém o budismo vivo, um bando de "chicos" no astral dizendo :"venham, vamos todos!" Pode até faltar "finesse espiritual" as vezes, mas sempre sobra amor, que é uma mercadoria extremamente necessária nesse mundo.
  6. A lenda do Eden é uma recontagem da antiga lenda da criação Suméria, feita pelos judeus no tempo do "Cativeiro da Babilônia", ela conta de forma truncada as antgas lendas da Suméria e da Babilônia, na Verdade a serpente foi o primeiro marido de Eva, e ela não era uma mulher, era a deusa-mãe. A lenda judaica começa no exato momento que a babilônica termina, quando Marduk o deus supremo derrota Tiamat,a grande mãe, e para mostrar seu poder sobre o universo, começa a criar as coisas pelo poder da palavra, e não mais gerando como uma mulher faria. Por isso Eva nasce de Adão e não o contrário, por mais absurdo que seja, era o deus pai substituindo a deusa mãe na mitologia pela primeira vez.
  7. A questão foi de exclusivismo religioso! O animismo(crença na existência de espíritos em todas as coisas) foi a primeira religião da humanidade. Em quase todas as culturas, médiuns e sacerdotes recebiam espíritos e "deuses", os próprios gregos tinham uma religião com muitas semelhanças com o candomblé. Os hebreus acreditavam em seu deus tribal yhwh, e todos os médiuns da região onde eles moravam acreditavam nos outros deuses(baal, Astarte, melkart, dagon ,etc). havia então uma questão de monopólio, religioso, os profetas e os sacerdotes de yhwh poderiam receber mensagens espirituais, já os médiuns das outras religiões não, pois isso poderia afetar a crença do povo em yhwh. Para o pensamento judeu e o cristão que o seguiu, consultar espíritos eram "paganismo", porque os médiuns geralmente eram ligados aos templos pagãos.
  8. O código penal da primeira república tipificava o espiritismo como crime, junto com o charlatanismo.Para não serem presos os espíritas tiveram que apelar para a Constituição Federal que garantia a liberdade de religião. O resto foi um sincretismo que aconteceu naturalmente, até o espiritismo de Kardek é cheio de uma "moralidade católica", embora tente ser apenas científico. Não existe conhecimento estanque!
  9. O tempo faz parte da dimensão física, tempo e espaço são uma unidade nesse universo material. O mundo espiritual está fora do tempo, por isso um espírito pode passar 5oo anos preso em um pensamento obcessivo, sem que perceba as transformações que se passam ao seu redor. Eu considero a evolução como um aparelho de rádio, quanto mais evoluído o espírito, mais diferentes estações ele pode sintonizar, assim estar aqui ou estar em andrômeda é apenas uma questão de sintonia.
  10. O animismo foi a primeira religião, e provavelmente será a última,antes que o conceito de religiosidade desapareça. O mundo espiritual não é espírita, ele é a soma de todas as crenças e culturas da humanidade nesse planeta e em outros planetas e dimensões. Nas culturas ameríndias, africanas e asiáticas além do oriente médio o conceito de uma realidade espiritual em relação direta com o mundo material era aceito sem discussão. Mesmo no ocidente antigo antes da chegada do cristianismo isso era presente, celtas, romanos e gregos aceitavam a ideia da reencarnação e dos ciclos evolutivos. Foi para poder enfrentar o pensamento cristão tradicional que o espiritismo assumiu esse formato, mas no mundo anglo saxônico , o espiritismo evoluiu paralelamente a Kardek mas de modo independente. O espiritismo não é "A verdade" ele é "uma verdade", não considero o "pentateuco" de Kardek uma bíblia, mas apenas um livro com as informações compatíveis com aquele momento histórico. MAs a fé no espíritualismo significa a força para seguir em frente e não a abdicação do raciocínio em nome de alguma verdade "revelada".
  11. A vida vive da morte! O vegetariano prefere comer o que não consegue fugir! Se a humanidade se tornasse vegetariana hoje, centenas de milhões de vacas e bois, e de carneiros e bilhões de frangos teriam que ser exterminados, para não gastarem recursos que deveriam ser alocados para a agricultura. Milhões de animais , aves e insetos continuariam sendo massacrados todos os anos para proteger as lavouras. Mas a humanidade se sentiria bem melhor em relação a "ética".
  12. É fácil ser budista no mosteiro, difícil é ser budista em Las Vegas.
  13. A bíblia disse que o morcego é uma ave e que as arvores nasceram antes do sol e da luasurgir, Paulo tinha certeza que iria ver Jesus retornando, e daí? Toda comunicação espiritual costuma vir com erros de transmissão, ou de recepção......
  14. Jesus comia carne, e matou cardumes inteiros de peixes para os apóstolos e nunca falou nada a respeito da moralidade do ato. A vida vive da morte, direta ou indiretamente a morte faz parte de nossa alimentação, para proteger um campo de cereais ,milhares de insetos e dezenas de animais são massacrados. Uns matam com as mãos, outros usam dinheiro, mas fazemos todos parte dessa corrente. E isso por toda a terra, a "Máscara da Glória" dos templos de Shiva nos lembra justamente isso, que a vida consome a sí mesma.
  15. Geografia! Lá é a "ponte" entre a África e a Ásia, todas as transformações importantes( e os exércitos)tinham que passar por lá, é como morar em cima do viaduto. As rteligiões também não ajudam porque não são "psicológicas" como o budismo e o paganismo em geral, são "sociológicas": a tribo e as leis da tribo aplicadas compulsóriamente a todos.
×
×
  • Create New...