interessante seu ponto de vista, nos faz pensar e pensar é um dos atributos exclusivos nosso de ser humano... somos capazes de mudar de ideia a cada momento, e enquanto mudamos, crescemos, aprendemos e assim evoluímos.
Ta bom, realmente existe excesso de severidade em minha afirmação, não somos donos de TODO nosso livre arbítrio, coisas acontecem sem que temos como influenciá-las, como vc disse no exemplo das eleições, e outras coisas mais. Mas são as coisas de pouca importancia para nossa evolução!
continuo acreditando que somos donos de nossas decisões. muitas delas escolhidas a muito tempo, antes mesmo de estarmos no teatro terrestre. Antes de nascermos aqui na terra, já escolhemos boa parte de nossas provas, daí ao chegarmos aqui e esquecermos de tudo, pensamos que não tivemos o livre arbítrio pois grandes coisas nos acontecem mesmo que estamos remando ao contrário da maré.
essa sua colocação foi muito pertinente, aí está o livre arbítrio! cada um improvisa de um modo! duas pessoas passando pelo mesmo problema, acharão soluções diferentes. por quê? por que pode escolher caminhos diferentes e esses caminhos diferentes levarão a resultados diferentes.
considerando que essas pessoas resolveram tomar a mesma decisão e que elas venham a colher frutos diferentes, qual a lógica? merecimento! cada um se encontra num nível de evolução. sendo Deus justo, ele jamais iria privilegiar alguém, se os frutos são diversos, com certeza aquele que colheu o melhor fruto fez por merecer, hoje ou ontem! mas a cada um segundo suas obras.