Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sonho lúcido Vs. Projeção astral


Recommended Posts

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, mas venho lendo e me observando a respeito de sonhos lúcidos, paralisia do sono, espiritismo e Psicologia já há algum tempo, mas dúvidas e mais dúvidas é o que não me falta (e nunca me faltará parece, hehe).

A minha dúvida é básica, eu sei, mas quais seriam os aspectos que diferenciam os sonhos lúcidos das projeções astrais? Lendo relatos no fórum, muita gente diz que um deles seria o nível de lúcidez, outros dizem a respeito do onirismo não-presente nas projeções astrais, mas até agora não consegui definir o que seria exatamente esse tal "onirismo" que eles dizem. Outros dizem que aspectos relevantes que mostraria grande incidência de projeção astral seriam a sensação de flutuação, a desconfiguração corporal, etc.

Bom, tudo isso é o que eu li e ouvi sobre sonhos lúcidos/projeções astrais. Agora, fazendo uma comparação com as minhas experiências próprias, e fazendo um mix de todas essas informações adquiridas a respeito, eu TENTO formular um sentido, uma razão, uma resposta aceitável para mim mesmo em saber se já tive alguma projeção astral realmente ou não. Já tive um número considerável de sonhos lúcidos; não é muito, mas suficiente para poder tirar algumas observações de suas peculiaridades. Já tive sonhos lúcidos em que eu "desperto" a consciência dentro de um sonho não-lúcido (o mais comum eu acho), sonhos lúcidos em que eu já abro os olhos lucidamente (já em REM, sem adormecer) e esta foi a experiência mais louca, significativa e duradoura que eu já tive, sonhos lúcidos em que o nível de lucidez está maior que os outros, etc. Agora ligando-se as experiências próprias com o que o pessoal diz, ACHO que já tive projeções astrais sim, levando-se em consideração principalmente o nível de lucidez e a sensação de leveza, calma, pureza e o nível perceptível dos sentidos fica mais aguçado (sentir o vento, a audição, etc.). Se eu estiver correto em meus cálculos, e se for uma projeção astral realmente o que eu tive, o que eu pude notar de diferente dos sonhos lúcidos é a ausência das "loucuras" em termos de cenários existentes nos sonhos comuns e às vezes em sonhos lúcidos. Também durante as projeções, parece-me que o nível de lucidez é maior, mas não sei se poderia caracterizar como "nível de lucidez". É uma sensação indescritível, pois você se sente leve, calmo, parece que todas as couraças, todos os mais diversos e variados complexos, todos os medos, enfim tudo que nos bloqueiam aqui na vida em vigília se vão - é você ali, mas um você diferente, livre leve e solto. Também se não tiver enganado, notei que as "pessoas" (ou espíritos, sei lá) agem de maneira diferente nas projeções do que nos sonhos. Elas são dóceis, calmas, gentis, sempre sorridentes e nunca violentas e são de falar pouco.

Se eu estiver certo realmente, se o que eu acho que foi projeção astral realmente o foi, então aquela deve ser a mesma sensação de quando a gente desencarna e abandona o corpo, ou seja livre. (:

Link to comment
Share on other sites

Olá amigo!

Nunca tive uma projeção astral lúcida que me lembre, mas baseado no pouco que eu estudei, você mesmo respondeu sua dúvida, quando diz que percebeu que a diferença entre uma projeção astral consciente e um sonho lúcido, é a ausência dos "cenários e situações loucas", ou seja, as coisas sem sentido que nosso cérebro cria, que chamamos justamente de onirismo.

Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

É isso mesmo, como nosso amigo disse, vc já respondeu sua própria pergunta. A diferença de sonhos lúcidos e projeção consciente é enorme. Não há como confundir-se, vc está acordado lendo esta postagem, certo? Vc tem certeza disso, não tem? Então quando estiveres do lado de lá, vc terá a mesma certeza que está acordado, fora do vaso físico. :D

Sobre as sensações de paz de cordialidade que vc encontra lá, isso é relativo, vai depender da sua sintonia.

Fraternal Abraço

Link to comment
Share on other sites

Então quando estiveres do lado de lá, vc terá a mesma certeza que está acordado, fora do vaso físico.

Obrigado ambos pelas respostas. Mas tem um porém: quando eu estive "do lado de lá" (se é que eu estive mesmo), eu não tive toda essa certeza que eu estava realmente do lado de lá não. Pra mim era só um sonho lúcido com um grau maior de lucidez em relação aos outros, mas na época eu não conhecia nem cogitava a possibilidade de ser uma viagem astral também.

Tipo, mas assim pessoal: lendo os meus relatos no primeiro post meu, vocês acham realmente que o que eu tive foi uma projeção astral mesmo? O que acham?

PS: o que eu geralmente sinto nesses episódios de grande lucidez e percepção corporal (vento, sons, etc.), é mais ou menos a sensação que se dá naquela cena do filme "Contact" (1997), onde a cientista reencontra seu pai já desencarnado numa espécie de ilha deserta. Toda aquela calmaria, o silêncio, o som do vento, o vento frio, e você fica ali, parado, meio que imóvel, olhando para o céu e observando a beleza daquele cenário tão lúcido, tão igual ao da realidade mas ao mesmo tempo tão diferente. Pra quem nunca assistiu ao filme, está abaixo a cena do filme citada, o qual é a analogia mais próxima que eu posso tentar dar do que eu senti durante o meu sonho lúcido:

@1:25 pra frente...

Link to comment
Share on other sites

Eu já vi esse filme, a cena onde a personagem encontra seu pai em outra dimensão é deslumbrante. Mas, amigo, não dá pra confirmar com certeza se vc teve uma projeção, mas uma coisa é certa, todo mundo tem projeção astral(sai do corpo), e quando volta ao físico traz algumas reminiscências da mesma. Mas somente o próprio projetor pode dizer se saiu do corpo ou não. No meu caso, eu não tive dúvida nenhuma se era projeção ou não, eu vi meu corpo deitado, toquei no meu corpo astral, vi pessoas ao meu lado... e era tão real como se estivesse em estado de vigília física, que não havia espaço para dúvida alguma.

Continue treinando... espero novos relatos

Link to comment
Share on other sites

Assim, a diferença que vejo entre sonho lucido e projeção, é a capacidade de interagir com o ambiente sem acordar, em sonho lucido quando eu me dou conta e começo a interagir, ou olhar mais atentamente para algo eu acordo facilmente, já quando estou projetado não. Outra diferença seria a resolução das coisas se assim posso dizer, rs. Projetado eu consigo olhar uma parede, ou qualquer coisa bem de pertinho e ver todos os detalhes, um dia eu olhei um quadro e vi todos os nuances da pintura, bem legal, uma outra vez eu olhei uma folha bem de perto também e consegui perceber tudo bem certinho, projetado você consegue olhar tudo com bastante detalhe e perceber todos, pelo menos é assim comigo.

Anderson

Link to comment
Share on other sites

Pra min a diferença foi que na projeção astral me projetava no mesmo "plano" no caso no meu quarto. no sonho lúcido eu ia para outros "planos" cidades ou lugares "não sei a denomicaçã". nos sonhos lúcidos foi muito mais fácil interagir com o plano em questão, da viagem astral até a locomoção é bem dificil. tive a projeção astral seria como uma projeção em tempo real, e o sonho lúcido uma projeção em outro local do espaço-tempo. claro que essas foram minhas observações pessoais.

Link to comment
Share on other sites

Gabriel a dificuldade de locomocao e normal no inicio, realmente no inicio da projecao tinha dificuldades, mas quanto mais tomar consciencia do seu estado projetado e se desapegar do fisico, esquendo de tentar andar com as pernas e se lembrar so de se mover para frente, fica mais facil. Na verdade, hj em dia lembrando da projecao q tive ontem, eu quase q uso as pernas, mas de uma forma mais energetica e mental mesmo, nao tentando utilizar os musculos para ir para frente.

Abraços,

Anderson

Link to comment
Share on other sites

interessante esse assunto,mas o que seria exatamente um sonho lúcido? tudo que vemos lá é irreal?

eu fiquei com essa dúvida depois de uma experiencia que tive 6 meses atrás,onde eu percebi que estava sonhando e me concentrei em um objeto para aumentar minha lucidez,a tecnica deu certo minha lucidez foi aumentando em saltos até que despertei flutuando no meio da sala com um nivel de lucidez maior do que o da vigília,foi minha melhor experiencia até agora, então eu estava boiando no meio da sala tendo um sonho?

Link to comment
Share on other sites

O audio 1 do curso basico responde a sua pergunta.

o saulo diz o seguinte:

O que distigue um sonho lúcido de uma V.A. é o nível de lucidez!

ai voce me pergunta:"Nivel de lucidez??? como assim???"

e o saulo responde: quando estamos em uma V.A. o nivel de lucidez é imenso, é mais imenso do que quando estamos acordados, portanto quando voce estiver projetado voce não terá duvidas. será muita lucidez.

aos que não escutaram os audios do curso basico eu recomendo escutar, e pra os que já escutaram sempre é bom reciclar. eu estou escutando pela 2ª vez os audios e estou percebendo coisas que não tinha percebido na 1ª vez que escutei.

abraço e fica com Deus.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...