Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

A iluminação de Buda


77matheus

Recommended Posts

Estava lendo um livro do Osho chamado: "Meditação: a arte do êxtase" e li um trecho que achei interessante e quero compartilhar com vocês.

PERGUNTA: "O desejo de Buda pela realização não era um desejo?"

Sim, era um desejo: Buda teve o desejo. Quando Buda disse:"Não deixarei este lugar. Não o vou deixar, a não ser que consiga a iluminação", isso era um desejo. E, com esse desejo, um círculo vicioso se instalou. Mesmo para Buda, ele se instalou.

Buda não pôde obter a iluminação durante muito tempo, por causa desse desejo. Por causa dele dele, buscou e buscou durante seis anos. Fez de tudo o possível, tudo quanto pôde. Fez tudo, mas não se aproximou sequer uma polegada. Permaneceu o mesmo, ainda mais frustrado. Tinha deixado o mundo, renunciado a tudo, por amor da realização, e nada conseguira. Durante seis anos, continuamente, todos os esforços foram feitos, mas nada foi obtido.

Então um dia, nas proximidades de Bodh Gaya, ele foi tomar um banho no rio Niranjana (o rio que ali existe). Estava tão fraco por causa do excesso de jejuns, que não podia sair do rio. Ficou ali, então, junto à raiz de uma árvore.

Tão fraco estava, que nem podia sair do rio! Veio-lhe à mente o pensamento de que, se tão fraco se tornara a ponto de não poder sequer cruzar um pequeno rio, como poderia, então, cruzar o grande oceano da existência? Então, a partir desse dia em particular, mesmo o desejo de realização tornou-se fútil. Ele disse: "Chega!"

Saiu da água, sentou-se sob uma árvore (a árvore Bodhi). Naquela noite o próprio desejo de alcançar tornou-se fútil. Ele desejara o mundo e descobrira que o mundo não passava de um sonho. E não apenas um sonho - mas um pesadelo. Durante seis anos, continuamente, desejara a iluminação, e também aquilo provara ser um sonho, apenas. E não apenas um sonho: provara ser um pesadelo ainda mais profundo.

Ele estava completamente frustrado; nada ficara a desejar. Tinha conhecido muito bem o mundo - conhecera-o muito bem - e não podia voltar para o mundo. Ali, nada havia para ele. Conhecera o esforço das chamadas religiões(de todas as religiões importantes da Índia); praticara todas as suas técnicas, e nada conseguira com isso. Nada mais havia a tentar, agora, não restava qualquer motivação, assim ele se deixou cair no chão, junto da árvore Bodhi e durante toda a noite ali permaneceu - sem qualquer desejo. Nada ficara para desejar; o próprio desejo tornara-se fútil.

Pela manhã, ao acordar, a última estrela ia desaparecendo. Buda olhou para a estrela, e pela primeira vez em sua vida, seus olhos não tinham qualquer nuvem, porque ele estava sem desejo. A última estrela ia desaparecendo... e, ao desaparecer da estrela, algo murchou dentro dele: o eu (porque o eu não pode existir sem desejo). E ele tornou-se iluminado!

Essa iluminação veio no momento em que não havia desejo. E isso fora evitado, durante seis anos de desejo. Realmente, o fenômeno ocorre apenas quando estás fora do círculo. Assim, mesmo Buda, por causa do desejo de iluminação, teve de perambular, inutilmente, durante seis anos. Esse momento de transformação - esse saltar para fora do círculo, para fora da roda da vida - só vem, só acontece, quando não há desejo.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Nao concordo com o conceito oriental de iluminação ser o fato de voce ignorar o mundo e considerar tudo uma ilusão.

É so olhar pra natureza do universo,tudo esta sempre evoluindo e se expandindo,nao é porque existe evolução que aquilo que foi deixado para trás é 'ruim ou ilusão'.

Isso é apenas um conceito humano,não um conceito universal,pra nós existe 'o mal,ruim,dor' em uma visão universal é apenas uma engrenagem que precisa de certas variaveis para poder existir.

Nao existe calor sem frio,nem o bem sem o mal.

Bom pode ser apenas uma interpretação errada minha sobre o texto,mas de qualquer forma fica minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...