Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

NECESSIDADE DA VIDA SOCIAL

joao.paulocrc

Recommended Posts

Irmaos,como eu venho da escola kardecista, estarei sempre buscando temas pra discusao nos livros basicos de minha doutrina,lembrando que nao tenho tapumes nos olhos,então sem fanatismo, aprendo sobre tudo e com todos...

vamos falar do que interessa, o que pensam das pessoas que esquecem da sociedade para se "espiritualizarem?" as quem pensam que viver longe dos seres estarao em paz com o mundo? o que acham? eu vejo assim:

LEI DE SOCIEDADE

766 A vida social é uma obrigação natural?

– Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus

deu-lhe a palavra e todas as demais faculdades necessárias ao relacionamento.

767 O isolamento absoluto é contrário à lei natural?

– Sim, uma vez que os homens procuram por instinto a sociedade,

para que todos possam concorrer para o progresso ao se ajudarem mutuamente.

770 O que pensar dos homens que escolhem viver em reclusão

absoluta para fugir do contato nocivo do mundo?

– Duplo egoísmo.

É dificil estabelecer parametros em relação ao que é vida social ou nao pra uma determinada pessoa,pois cada um pode estar em um processo de evolução,por um processo de experiencia diferente.

Por exemplo ir em uma balada,algumas pessoas vao ver isso como 'vida social' outras vão ver apenas humanos seguindo o instinto sexual.

Ou pessoas que vão em um bar ou uma festa pode ser visto como vida social pra uns,ou como apenas uma pessoa seguindo o instinto animal de socialização.

Quero dizer que pra min por exemplo isso não é socialização,é apenas brincar com os instintos e energias da mente animal.

Pra min socialização seria se encontrar para falar sobre experiencias de vida,compartilhar informações,coisas que vao ser uteis para sua vida,para seu crescimento e não ir fazer alguma coisa apenas por um instinto ou energia animal.

O universo é composto de fases,existem diferentes fases de vida pra cada pessoa,existe a fase de se divertir,existe a fase de evoluir,obviamente é mais complexo que isso,estou apenas tentando ver todos os lados.

Existem pessoas que estão na fase de conhecer o mundo,e outras ja estão na fase de começar a sair desse mundo.

Colocando um ponto final na minha opinião,a necessidade de vida social vai depender do momento em que voce esta na sua vida.

Lembrando da velha regra da dualidade,se voce se fechar demais voce vai perder a noção do mundo,se voce se abrir de mais vai perder a noção de si mesmo.

Vão existir momentos em que a pessoa vai precisar se isolar do mundo,e outros que ela vai precisar se abrir.

Uma resposta dual,para um mundo dual.

Eu entendo que existem vários niveis de estudo sendo que uma pessoa pode ter uma vida social comum e conhecer a si mesmo.

Concordo com o Pirondi quando diz que existem momentos diferentes na vida de uma pessoa, como um momento compartilhar experiências e conhecer outras pessoas como o momento em que você precisa conhecer você mesmo e seu Eu interior.

Todavia, concordo com o Joao Paulo quando diz que o isolamento pode não ser a solução levando em conta que suas experiências e apredizados DEVEM ser compartilhados e disseminados aos demais.

Acontece que no mundo de hoje, muitas pessoas optam pelo entreterimento ao conhecimento, sendo assim deixando de evoluir. Eu penso que a questão é ajudar sempre, mas quem quer ser ajudado. Muitas pessoas não tem noção de um mundo espiritual e outras realmente não querem acreditar que ele exista. Nessa situação, caso queira ajudar, faça uma ooração para que aquela pessoa encontre seu própio caminho de paz.

Um abraço a muita paz a todos.

Eu to falando de pessoas pensantes meus amigos, vamo pensar um pouco além de nosso meio social,pois todos estamos rodeados de viciosos,assim como somos em alguns aspectos , viver em sociedade, na minha opniao é o que eleva o homem, nao fazer o mal pensado que está ajudando é egoismo, pois ajudar e agir, e nao tem como o espirito evoluir sozinho, imposivel,todos precisando de um momento para pensar,isso todos concordam? logicamente que esta fora de nosso entendimento, porém os espiritos nobres, nao tem tempo para pensar,ou se isolar , pois tem muitos irmaos com sede espiritual, ex: chico xavier ele disse : O espírita chora escondido. Depois, lava o rosto e vai atender a multidão sorrindo." Chico Xavier , voltando ao meu nivel , penso que a pessoas ocupadas agindo para o proximo, jamais tera tempo de egoisticamente e se fechar em um "mundo zen" pois, a paz é questao de espirito, pricipalmente dos sabios !!!

"Creio que quanto menos evoluido, menos participa da sociedade " nao to falando de barzin, ou de shoping , to falando de pessoas ativas, estudando,desenvolvendo acoes,e movimentando energias para o coletivo."

essa é minha opniao, as veses falo demais, entao posso estar errado em algumas coisas ae, fiquem a vontade em me corrigir ...rs

Muita paz ... :SRCE

Vamos com calma ; )

vamos lembrar também que cada pessoa é única, a raça humana é a raça que tem mais variações em todo o universo, é híbrido em cima de híbrido, dificilmente se encontra um humano parecido com o outro, como um deva pode dizer para um vampiro o que é evolução para ele? ele não pode porque seus campos de batalha são diferentes, o que é evolução para um deva (iluminação espiritual), é totalmente diferente para um vampiro, que é sugar energia vital.

agora vamos a resposta para o tópico

Acredito que se vivemos num corpo físico, devemos interagir no físico, da mesma forma que se vivêssemos num corpo astral, deveríamos interagir no astral, coloquemos os burros após a carruagem. Acredito que por ignorância acabamos por subestimar nosso plano físico, o plano físico é o plano mais poderoso de todos, ele é denso, densidade = energia, se vc pode negar isso, primeiro comece estudando física, porque isso é provado cientificamente, o que vale mais? um plano físico evoluído, ou um astral? existem muitas civilizações poderosas, e existiram outras que muitos de nós sequer já imaginaram, no plano físico, porque não é assim agora? bem, acredito que tem tempo para isso, quem é observador e tem acesso a boas informações, já percebeu o cuidado que se tem para o desenvolvimento do plano físico.

Dito isso gostaria de fazer uma reflexão.

Tem certeza que vc nao ta tendo vida social por causa da espiritualidade? porque eu acho mesmo, que é o que vc queria antes e só arranjou uma desculpa.

bem amigos, devemos batalhar pelos nossos sonhos, ter vida social, ou não, é uma escolha sua, não é evolução nem falta de evolução, apenas uma escolha, se por algum motivo vc nao esta conformado com o que ver quando sai de casa, crie uma realidade que vc pelo menos se satisfaria um pouco, magia nao acontece só quando mudamos a realidade em sí, mas também quando mudamos a realidade do operador ;) , uma outra reflexão que gostaria de fazer é, o que pode fazer um grande ser num corpo minúsculo? seu corpo tem que ser digno de vc, se não for assim, o que poderá ser feito? cuide de seu corpo, estude ele, suas leis, explore suas emoções (sim, ele tem), leia uns artigos de biologia, não faz mal, cuide de vc, você sabe mt bem o que fazer, já que o fluxo evolutivo é seu, então boa sorte :P

EduardoHg

Olá amigos!

Assunto muito interessante e que causa realmente conflito em muitas pessoas que começam a buscar a espiritualidade, como já causou em mim.

Eu acho que deve-se haver um equilíbrio como tudo na nossa vida. Nem isolar-se de tudo e nem entregar-se à tudo...

Devemos sim ter convívio social, porém sempre com os olhos espirituais abertos para tirar o proveito e aprendizado necessários de todas as coisas do mundo físico, sem criar apegos, vícios, desequilíbrios.

É fácil? Jamais. Aí está o segredo de uma vida bem vivida, na minha opinião.

Abraços a todos!