Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sobre Lucidez


klayser

Recommended Posts

  • 10 years later...

Olá @klayser

Uma obra que explora muitos dos temas presentes nos ensinamentos de Eckhart Tolle é o livro "Way of the Peaceful Warrior" de Dan Millman (inclusive virou filme: "Peaceful Warrior" (também conhecido como "Poder Além da Vida" em português), lançado em 2006.). 

Vale comentar que as obras de Eckhart Tolle e Dan Millman são reinterpretações contemporâneas de sabedorias antigas que se originaram em diversas tradições espirituais e filosóficas ao redor do mundo.

O conceito do "poder do agora" que Tolle aborda tem suas raízes em diversas práticas espirituais. Por exemplo, no Budismo, a prática da atenção plena (mindfulness) se concentra intensamente no momento presente. Da mesma forma, no Hinduísmo e no Taoismo, há um forte foco no estado de presença e atenção no "agora".

Por outro lado, "Peaceful Warrior" de Dan Millman ecoa as tradições dos antigos filósofos gregos, especialmente os estoicos como Sêneca e Epicteto, que ensinaram a importância de aceitar as coisas como elas são, e não como gostaríamos que fossem. A figura do mentor "Sócrates" no livro de Millman também traz à mente a figura do guia espiritual encontrado em muitas tradições, do misticismo sufi ao xamanismo indígena.

Além disso, o conceito de autodescoberta e superação de adversidades pessoais encontradas nessas obras pode ser visto em diversas mitologias e tradições espirituais, desde o conceito cristão de redenção até a ideia budista de iluminação através do sofrimento.

Na minha opinião, o valor dessas obras, portanto, reside em sua habilidade em traduzir esses antigos conceitos para o público moderno, fazendo com que sejam acessíveis e relevantes para os desafios da vida contemporânea.

Um fraterno abraço

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...