Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Como "Iniciar" Alguém


Infinite

Recommended Posts

tgodecoladorhauletgodecoladorhaule Postagens: 76
 dezembro 10 editado dezembro 10
Interessante , pode se dizer então que eu estou '' aprendendo a ler '' .Vou ficar nesses 3 assuntos por muito tempo ainda.devagar e sempre com uma peneria do lado ...

Assuntos como projeciologia deveria ser passado para nos no ensino fundamental com certeza .

(Estudos continuos ... , vendo os videos do waldo fico impresionado como ele conseguia estudar tanto daquele jeito , como ele disse que não precisa de estimulos ,ele pensa e faz, estou seguindo esse metodo,e com motivação e vontade né sem isso fica dificil ler esses livros gigantes como mão de luz.)
Link to comment
Share on other sites

sandrofabressandrofabres Postagens: 714
 dezembro 10 editado dezembro 10
E quando somos auto-didatas em algum assunto, esses prazos ficam bem ampliados, mas não tem outro jeito com alguns assuntos.
O problema do Mãos de luz nem e o tamanho, mas a complexidade do tema. Isso e outra coisa também: Com a experiéncia você descobre que raramente um livro com menos de 200 páginas te ensinará algo decentemente. Em geral são livros bem básicos, escritos para quem não sabe nada sobre aquele assunto. Quando você já sabe um pouco nao vale mais a pena comprar esses livros, entao julgando pelo námero de paginas voce já evita gastar grana com coisa inútil. Mad ate lá já terá perdido o medo dos calhamaços, eheheh
Link to comment
Share on other sites

tgodecoladorhauletgodecoladorhaule Postagens: 76
 dezembro 10 editado dezembro 10
concordo, normalmente esses livros são um fruto de um livro ''raiz'', o treino dos chalhamaços .


To lendo Eliphas Levi sobre esoterismo e ocultismo .
http://www.elivros-gratis.net/elivros-gratis-eliphas-levi-ocultismo-esoterismo.asp
o que você acha ? to meio perdido nessa area .
Link to comment
Share on other sites

Citar

Eu vou colocar as respostas dos usuários de forma separada para dar mais dinâmica para quem for ler. Espero que os moderadores não se importem. 

Lukinhas, esse é o ideal, claro. Eu só sugeri copiar e colar várias respostas numa só pelo seguintes motivos:

 

-para agilizar

- por que exceto por um ou outro membro, como eu, a maioria escreve pouco, então para um só pessoa, que está transferindo vários tópicos para cá, ficar criando diversas novas postagens para copiar posts de uma ou dias linhas seria  muito ineficiente, em termos de tempo perdido com material de conteúdo raso.

- porque eu mesmo, pelo motivo acima, estou fazendo isso, então não posso querer que os demais façam mais bonitinho né? Mas o ideal seria uma por uma mesmo. O critério que estou pensando em adotar, em relação ao dinamismo, é :

 

 

- postar comentarios longos individualmente

- postar diversos comentários curtos todos juntos, porque fica parecendo um dialogo mais ativo, me parece

....................

Sore o Eliphas Levy, me referi a ele ser genérico porque em geral quem procura os livros do Leyv acha que vai aprender magia neles, ou seja algo prático, mas não vai. Aprenderá só principios filosóficos gerais relacionados à magia, ocultismo e até sociedade em geral, porque o Eliphas Levy foi um dos primeiros autores FEMINISTAS, coisa que qualquer homem deveria se orgulhar de ser, e acho que isso testemunha muito sobre o caráter do Levy, ainda mias se você considerar que ele foi ligado a igreja católica, e morreu la por 1875. Um home daquela época, com formação católica, conseguir ser feminista, indica uma mente incrivelmente progressista, coisa que ainda falta a muitos homens do século XXI.  Tudo que o Leyv escreve é bom de ler, só não espere encontrar "receitas de bolo" nos seus livros sobre magia.

 

Link to comment
Share on other sites

Ok Sandro. Sobre os posts apenas mais um tópico meu que vou copiar para cá. O dos reptilianos (apesar de que vou modificar um pouco o primeiro post para colocar mais fontes para estudo do tema). 

___________________________

Sobre Levi, eu percebi que não tem a abordagem prática apesar de possuir muitas informações preciosas como o Baphometh que muita gente acredita se tratar de uma figura negativa.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • 2 weeks later...
Em sábado, 26 de dezembro de 2015 at 09:01, lukynhas disse:
sandrofabressandrofabres Postagens: 714
 dezembro 3 editado dezembro 3
Foi o primeiro realmente bom que acehi, mas eu só li uns 10 ou 12 eu acho. Talvez exista algum em português que seja interessante.
Este aqui fica só a comentar algumas pesquisas, não ensina nada:
http://www.saraiva.com.br/neurofisiologia-da-meditacao-2623195.html
Este aqui provavelmente é só caça níqueis, mera coletânea. Não li este, mas pela experiência que tenho de leituras em geral, segue o padrão:
http://www.saraiva.com.br/a-biblia-da-meditacao-o-guia-definitivo-de-trabalho-com-meditacao-3979054.html?sku=3979054&force_redirect=1&PAC_ID=123134&gclid=Cj0KEQiAyvqyBRChq_iG38PgvLgBEiQAJbasd18YnTwDpAdpPIYPiCOt2zBMmzjOmjmcWgPMmQpC4Q8aAsmA8P8HAQ
Este tem um título que pareceria ser o que todos nós queríamos, mas pela descrição, se enquadra naquele tipo de "meditação para se livrar do estresse":
http://www.casasbahia.com.br/livros/AutoajudaRelacionamentos/MeditacaoReflexao/O-Melhor-Guia-Para-a-Meditacao-217203.html
Agora, a proposta "FOR DUMMIES" , é famosa mundialmente por ser muito boa. Eu tenho uns 3 livros dessa coleção, desde que descobri que ela foi trazida para o Brasil. A forma com que eles explicam qualquer assunto costuma ser bem didática. 
Vi AGORA que eles tem um título sobre meditação.

Pode ser uma opção interessante para quem não lê inglês e não poderá ler o livro que recomendei:
http://www.saraiva.com.br/meditacao-para-leigos-edicao-de-bolso-8157928.html?sku=8157928&force_redirect=1&PAC_ID=123134&gclid=Cj0KEQiAyvqyBRChq_iG38PgvLgBEiQAJbasd2a9vd6zL0WUWKn7uBrspSuV65YTPaVUWRiEG4y6mIgaAk-58P8HAQ

Na amazon esse livro está com boas opiniões:
http://www.amazon.com/Meditation-Dummies-Audio-Stephan-Bodian/dp/1118291441/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1449103152&sr=1-1&keywords=meditation+for+dummies

Adicionando aqui umas instruções relativamente breves e práticas, que encontrei num livro em português. É só uma parte introdutória do livro, porque o resto do livro o clássico enrolol dos livros sobre meditação

Meditação Taoísta (trecho).pdf

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Sua pergunta é difícil de responder, pois a meu não existe uma forma genérica de iniciar alguem, depende de fatores culturais, preferencias pessoais, e principalmente... a pessoa QUERER ser iniciada !

O Sandro sugeriu uma abordagem espiritualista lá no começo do tópico, o grande problema pra mim de se começar falando sobre "mistérios da vida e da morte" é que para a maioria das pessoas (e até pra mim) vai parecer doutrinação, porque mesmo que fale sobre o tema de forma mais agnóstica... para alguem que venha por exemplo de um meio cultural cristão falar de reencarnação, é falar de outra crença, pode parecer que você está querendo converter ela a algo (e sabemos que o mundo já está cheio disso).
Outro problema é que se você está falando a um ateu e você fala em Deus, ele já vai começar a sentir uma coceirinha rs, e aí quando você falar que em alma se ele for materialista ele já vai começar a ficar impaciente, e se não for materialista ele vai ficar perdido.

Mas bem, a meu ver essas pessoas tem tanto direito a espiritualidade quanto as mais crédulas, e na minha experiência são justamente essas pessoas que as vezes vem buscar "algo maior", só que elas não querem ouvir de religião (ou algo que lhes pareça isso), elas buscam na verdade é uma EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL. Elas querem se sentir CONECTADAS, querem sentir ALGO na verdade rs. E eu acho que esse é um bom caminho, porque se você der material e a pessoa se interessar, você está formando é um leitor de conteúdo esotérico/espiritualista, e nós todos aqui já sabemos que espiritualidade tem muito mais a ver com o que você FAZ do que com o que você LÊ, ou o que você supostamente conhece. Eu conheço pessoas que falam sobre magia com "autoridade", mas jamais praticaram sequer um banimento durante um mês, que nâo anotam suas práticas de modo regular, e querem se dizer magistas e dar dicas, até ensinar. O mesmo vale pra espiritualistas, tem caras que "sabem" toda anatomia da alma, dos "planos" internos e externos, de frotas estelares, Ramatís, exilados de capela, Greys, Insetóides, Reptilianos, hierarquias celestes rsrs... enfim... mas o cara não tem um diário de sonhos, nem de projeções, nem de clarividencia, muito menos tem práticas regulares.
Sem meios termos, mas esse tipo de espiritualidade "teórica" pra mim é como se um cara tivesse um hobby de ler sobre tecnologia por exemplo, ele "manja tudo", mas só pra falar, porque ele não tem conhecimento técnico (nem perspicácia e disciplina) pra REALIZAR algo.

Umas semanas pra trás eu bati com um livro que é nos moldes que eu gosto, acho ele meio superficial (mas vocês sabem, eu sou chato! rs). Tanto que eu já tinha lido ele a uns anos, e fiquei meio irritado porque ele REMOVE referencias thelemicas/egípcias/pagãs. Mas hoje eu entendo, porque ele é um livro de iniciação a ESPIRITUALIDADE, voltado até pra um publico que tem um background cristão. Ele seugere 12 práticas, num roteiro de um ano (uma pra cada mês), e todo o processo é bem introspectivo... ele é feito pro cara aprender a se voltar pra sua divindade interna, a ter EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS. Porque numa população cristã, a única experiência espiritual é a oração (em tese a comunhão tambem, mas ninguem presta tanta atenção assim na missa rsrs então passa batido!), esse livro leva o cara pra um outro naipe de experiência espiritual.



51hbMjJ9GML._SX326_BO1,204,203,200_.jpg


Trata-se do "O Manual de um ano: 12 passos para a iluminação espiritual", do Israel Regardie. A meu ver até o próprio título é um tanto agnóstico, já que falar em iluminação espiritual dialóga com qualquer religião, e não ofende nem os ateus (se ele nao for do tipo materislista ferrenho rs).

Existe uma tradução dele em curso pelo HadNu, tá em 70%, e dá pra ler de graça na internet.
http://hadnu.org/publicacoes/252/2333-o-manual-de-um-ano-doze-passos-para-a-iluminacao-espirituala

A quem se interessar posso enviar o original em inglês também (embora seja bem fácil achar na internet).

Link to comment
Share on other sites

Só pra completar, bem, aí depois que o cara ler esse livro e fazer pelos menos uma ou duas práticas que mais o interessarem... bem aí ele mesmo vai pode começar a te pedir "mais livros desses", ou livros que "expliquem mais", e aí você vai saber direcionar de acordo com o que ele te pedir. Acho que o caminho mais belo é deixar a pessoa desabrochar apartir do auto conhecimento, sem doutrinação, sem expor o sujeito a um monte de pseudo cientificismos, e nem a mambo jambo ocultista rsrs.

E se depois o sujeito não quiser praticar nada disso, nao conseguir manter nada nem por uma semana, ou não tiver afim de praticar nada mas se sentir tocado só de ler... rs.. bem, então ele a espiritualidade é um hobby pra ele, e um sujeito desses pode ler qualquer coisa, e quanto mais absurda melhor! rs

Mas se por um outro lado o cara fizer aquilo com uma disciplina ferrenha, fazer diário, pesquisar por conta própria sobre as práticas, esse é o tipo de espiritualidade que realmente faz diferença, e se você iniciou alguem assim você tem muita responsabilidade nas mãos. :)

Link to comment
Share on other sites

A meu ver materialistas estão abaixo do nivel mínimo necessário para um ser humano ser capaz de" ser iniciado" . Ser iniciado é exatamente isso, introduzir o sujeito na questão da espirituidade.

Se ele é do tipo que não aceita essa possibilidade, ele não consegue aproveitar nenhum tipo de experiência que tenha, porque êxtases místicos resultantes de práticas serão reinterpretados como reação neuroquímica, projeção astral como sonho lúcido, cura por cirurgia espiritual como "poderes da auto sugestao" ou mero acaso.

O materialista não lida com fatos, o materialista é um crente como qualquer outro, mas a crença dele tem o objetivo de mantê-lo a vida toda na estaca zero, na mente animal que só reconhece o que os 5 sentudos detectam.Enquanto ele não abdica dessa crença, ele distorcerá os resultados que obtiver de qualquer prática, de modo a conservar à crença que ele sustenta.

Por isso o primeiro passo, a meu ver, é alteração de modelo de crença, já que nenhum resultado prático tem qualquer significado quando considerado fora de um sistema de crenças, o que inclui a ciência, obviamente. Se o cara não consegue isso, então não chegou no nível mínimo necessário, e não vale a pena perder tempo com ele. O aprendizado em qualquer assunto que a gente queira se iniciar começa pelo passo 1:

"a admissão da ignorância".

Esse costuma ser um obstáculo de difícil superação para o cético, que tem orgulho da própria ignorância, considerando-a uma virtude. 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Cristaldo disse:

Umas semanas pra trás eu bati com um livro que é nos moldes que eu gosto, acho ele meio superficial (mas vocês sabem, eu sou chato! rs). Tanto que eu já tinha lido ele a uns anos, e fiquei meio irritado porque ele REMOVE referencias thelemicas/egípcias/pagãs. Mas hoje eu entendo, porque ele é um livro de iniciação a ESPIRITUALIDADE, voltado até pra um publico que tem um background cristão. Ele seugere 12 práticas, num roteiro de um ano (uma pra cada mês), e todo o processo é bem introspectivo... ele é feito pro cara aprender a se voltar pra sua divindade interna, a ter EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS. Porque numa população cristã, a única experiência espiritual é a oração (em tese a comunhão tambem, mas ninguem presta tanta atenção assim na missa rsrs então passa batido!), esse livro leva o cara pra um outro naipe de experiência espiritual.

Trata-se do "O Manual de um ano: 12 passos para a iluminação espiritual", do Israel Regardie. A meu ver até o próprio título é um tanto agnóstico, já que falar em iluminação espiritual dialóga com qualquer religião, e não ofende nem os ateus (se ele nao for do tipo materislista ferrenho rs).

Existe uma tradução dele em curso pelo HadNu, tá em 70%, e dá pra ler de graça na internet.
http://hadnu.org/publicacoes/252/2333-o-manual-de-um-ano-doze-passos-para-a-iluminacao-espirituala

A quem se interessar posso enviar o original em inglês também (embora seja bem fácil achar na internet).

Muito obrigado por sua indicação. Tornou o tópico mais rico.

47 minutos atrás, sandrofabres disse:

A meu ver materialistas estão abaixo do nivel mínimo necessário para um ser humano ser capaz de" ser iniciado" . Ser iniciado é exatamente isso, introduzir o sujeito na questão da espirituidade.

Se ele é do tipo que não aceita essa possibilidade, ele não consegue aproveitar nenhum tipo de experiência que tenha, porque êxtases místicos resultantes de práticas serão reinterpretados como reação neuroquímica, projeção astral como sonho lúcido, cura por cirurgia espiritual como "poderes da auto sugestao" ou mero acaso.

O materialista não lida com fatos, o materialista é um crente como qualquer outro, mas a crença dele tem o objetivo de mantê-lo a vida toda na estaca zero, na mente animal que só reconhece o que os 5 sentudos detectam.Enquanto ele não abdica dessa crença, ele distorcerá os resultados que obtiver de qualquer prática, de modo a conservar à crença que ele sustenta.

Por isso o primeiro passo, a meu ver, é alteração de modelo de crença, já que nenhum resultado prático tem qualquer significado quando considerado fora de um sistema de crenças, o que inclui a ciência, obviamente. Se o cara não consegue isso, então não chegou no nível mínimo necessário, e não vale a pena perder tempo com ele. O aprendizado em qualquer assunto que a gente queira se iniciar começa pelo passo 1:

"a admissão da ignorância".

Esse costuma ser um obstáculo de difícil superação para o cético, que tem orgulho da própria ignorância, considerando-a uma virtude. 

Concordo. Porém ao meu ver existem materialistas e "materialistas". Alguns creio eu podem ser convencidos com as provas. A pessoa apenas nunca teve a oportunidade de ver e estudar uma opinião contrário ao seu sistema de crenças. O problema mesmo é o sujeito ser pseudocético, aí realmente é impossível ensinar. Lido com alguns no ambiente virtual e jamais perderia tempo tentando provar algo para esse tipo de pessoa. Apenas desejo que um dia vejam além desse denso véu (já se falou aqui que essas pessoas fanáticas assim possuem capacetes astrais né). 

 

Link to comment
Share on other sites

@sandrofabres Eu entendo sua abordagem, a questão é que como disse não há uma forma genérica de fazer. Minha abordagem é assim pois as pessoas que me procuram eu noto essa necessidade nelas... seja materialista ou religioso, o cara não quer ou não tá preparado abrir mão das crenças dele a troco de nada. Ou simplesmente eles querem uma nova perspectiva. Eu lhe apresento a perspectiva. Se depois o cara vai dizer que projeção é sonho lúcido, que é viagem estelar, que é viagem interior, que é abução alinígena... o que as pessoas querem é perceber que existe algo de divino nelas, e algo maior do que o mundinho que elas vivem. Eu lhes digo "faça isso e você provavelmente vai obter um resultado, tente não pular pra conclusões por causa desses resultados". Assim como digo com os livros, eles são importantes, mas não pule para conclusões sem que tenha experiências que as possam sustentar.

É um assunto contínuo aqui talvez. Mas o Yoga quer te conduzir ao Samadhi sem ficar te enxendo de teoria a respeito de nada. Eu só quero seguir uma lógica parecida, espiritualidade pra mim não tá em livro nenhum (embora eles sejam úteis), é uma busca interior, sem ela não tem espiritualidade.

Por isso mesmo quem tá fechado no próprio mundo (cético ou religioso) não é capaz de aprender porque aprender é quebrar paradigmas nesse caso.

E por ultimo e mais importante, eu faço algo que eu imagino que funcionaria comigo... porque supostamente é o tipo de pessoa que vai vir até mim rsrs pessoas mais ou menos semelhantes a mim. Se já estive na posição da pessoas, digo a ela as coisas que me fizeram melhorar quando estava naquela posição (eu sei, nem sempre funciona).
Mas é essa lógica que sigo, entendo a sua, mas não sei se funcionaria comigo rs.

Link to comment
Share on other sites

Exato, e isso nos traz a um ponto bem prático, que as vezes tenho que ficar ressaltando para quem me consulta sobre materiais para indicar a terceiros:

quando a gente é procurado por alguém em relação a esses assuntos é porque a pessoa que nos procura tem uma afinidade com nossa forma de ver as coisas e com  algo que podemos oferecer e nem sabemos o que é.  Então eu posso sugerir o que EU acho melhor, porque no fundo essa pessoa sente que é aquilo que VOCE tem que serve para ela, elas só não sabe isso conscientemente ainda. 

Mas aí ela tem um amigo que ELA julga que seria bom que descobrisse o mesmo que ela, as vezes um amigo que NAO ESTÁ PEDINDO POR AQUILO. E ela vem pedir recomendaçao de material para essa pessoa. Aí complica! Não acho que dá para terceirizar isso, porque o amigo dela  pode ter afinidade com outros traços dela, então é ela quem tem que sentir isso no amigo e escolher algo para ele especificamente, é o trabalho DELA, e se ela já não estivesse de posse disso, ela não teria sido procurada.

No fundo as pessoas que buscam algo tem como que uma "polaridade", ou "emitem uma nota chave", que se mantida vibrando ( buscando) por tempo suficiente, as leva até a resposta especifica que buscam. É um mecanismo bem magnético eu diria. Mas exatamente por isso é QUEM BUSCA que determina ( não racionalmente) o melhor para ela, não quem OFERECE.

Por isso que caminhos, escolas, ou mesmo religioes nunca deveriam PROCURAR seguidores. O único dever é manter as portas abertas para que aqueles que identificam a sintonia possam entrar no momento em que estão prontos para isso.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sandrofabres disse:

quando a gente é procurado por alguém em relação a esses assuntos é porque a pessoa que nos procura tem uma afinidade com nossa forma de ver as coisas e com  algo que podemos oferecer e nem sabemos o que é.  Então eu posso sugerir o que EU acho melhor, porque no fundo essa pessoa sente que é aquilo que VOCE tem que serve para ela, elas só não sabe isso conscientemente ainda. 

Mas aí ela tem um amigo que ELA julga que seria bom que descobrisse o mesmo que ela, as vezes um amigo que NAO ESTÁ PEDINDO POR AQUILO. E ela vem pedir recomendaçao de material para essa pessoa. Aí complica! Não acho que dá para terceirizar isso, porque o amigo dela  pode ter afinidade com outros traços dela, então é ela quem tem que sentir isso no amigo e escolher algo para ele especificamente, é o trabalho DELA, e se ela já não estivesse de posse disso, ela não teria sido procurada.

Isto faz todo sentido. Boa reflexão. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Comprei um livro chamado "Manual Básico de Teosofia" de um médico brasileiro chamado  António Geraldo Buck. Olha, apesar dele cobrir muitos temas da Teosofia achei um livro com uma linguagem relativamente simples de entender. Ele utiliza desenhos cômicos nas analogias e creio que isso facilita para a pessoa que está lendo. Creio também que seja um bom livro para iniciantes. Vou até emprestar para minha mãe ler kkk. 

antonio-geraldo-buck-manual-basico-de-te

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 26/12/2015 at 08:59, Infinite disse:

nADDJEH5P8SW7.jpgsandrofabres Postagens: 714

 dezembro 1

(...)

E ste livro me pareceu o melhor, disparado, de tudo que ja li até hoje sobre meditacão, mas é em inglês.
Mas estou lendo ainda. 
http://www.amazon.com.br/Mind-Illuminated-Complete-Meditation-Integrating/dp/0990847705/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1448976138&sr=8-1&keywords=the+mind+illuminated+a+complete+meditation+guide+integrating+buddhist+wisdom+and+brain+science

@sandrofabres, meu caro amigo, em relação ao livro The Mind Illuminated, agora que já se passou bastante tempo da sua indicação inicial, imagino que você teve tempo suficiente para concluir sua leitura e, talvez, para praticar um pouco. E aí? Você acha que vale a pena como referência no assunto meditação? Quais as suas impressões?

Link to comment
Share on other sites

Não terminei de ler, justamente porque faço certos truques comigo, para não cair na armadilha de ficar muito teórico:

Se um livro é um manual prático que eu pretenda seguir, eu só leio até o ponto que pratiquei. Se parar de praticar, não continuo a leitura. Porque senão, caras como eu, que lêem muito, correm o risco de satisfazer sua curiosidade com a leitura, achar que agora sabem do que se trata...e nunca praticar. O Astral Dynamics do Bruce mesmo, eu só li até a parte dos exercícios e parei de ler. Só li o resto 5 anos depois, quando já estava praticando mais disciplinadamente e já me projetando.

Esse aí de meditação fui lendo até uma parte e parei, porque queira primeiro chegar aos 45 minutos de prática diária e eu sabia, por experiências anteriores, que se pulasse direto para isso em poucas semanas corpo e mente se rebelariam e interromperiam tudo. Já tive vários começa e recomeça em meditação, kkk.

Então (re)comecei  com 5 min por duas semanas....na semana seguinte com 10min, por duas semanas.....e assim foi. Mas lá pela época que atingi os 45min, não estava com qualidade boa, e acabei abandonando. Então também não avancei a leitura. O dai que eu retomar os treinos de meditação e atingir a meta de 45min sem esforço, eu sigo. O problema é que parece que desenvolvi um reflexo projetivo. Sempre cerca de 8 minutos após eu sentar para meditar, eu sinto meu corpo astral air para o lado, o que faz meu corpo físico se desequilibrar e cair, se eu não reassumo o controle, eheheh. E entao, apos eu me ajeitar, 8 minutos depois acontece de novo, eheheh. E olha que faço num banquinho desses, para não cair no risco de cochilar:

http://espacomahayana.blogspot.com.br/2013/05/meditacao-confortavel-banco-para.html

Então após uns 25minutos disso, eu já tinha "ido e voltado" 3 vezes, e não conseguiam ais entrar num estado concentrado legal, para o resto do tempo programado. Nesse sentido é que notei que faltava qualidade.

Achei que fosse "sono recolhido", tomei um duplo expresso antes da meditação, e passou a acontecer a cada 5 min, e não mais a cada 8, eheheh. Conversando com um amigo aqui do gva, que estava também seguindo o programa desse livro, ele percebeu que poderia ser concentração DEMAIS, não de menos, já que a cafeína ajuda a aumentar a concentração. Justamente no livro explica que você tem que procurar um equilíbrio entre o foco interno e externo, não aprofundar demais a ponto de desligar do externo ao seu redor. Só que na projeção a gente tem que aprofundar, ou não entra na fase. Então acho que o treino projetivo atrapalhou um pouco. Sinceramente só nesse livro que encontrei essa explicação, sempre procurei usar a máxima concentração que podia, quando fazia meditação cabalística, lá pelos idos do ano 2001.

Mas comprei outros livros depois do iluminated mind, e ainda não achei nada melhor que esse não.

Mas tem um outro interessante para COMPLEMENTÁ-LO. É este aqui:

https://www.amazon.com.br/Right-Concentration-Practical-Guide-Jhanas/dp/1611802695

Mas também, o pré-requisito mínimo é o cara já estar meditando 45min. Antes disso a brincadeira não começa, ehehh.

O interessante é que nesse livro ele explica  certas dicas práticas sobre o que fazer após atingir um certo estágio da meditação, para então aprofundar esse estágio  e passar ao próximo  (as chamadas "8 Jhanas":  http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/mente_pura.php   ).

É uma abordagem que lembra o que usamos para a projeção, como aquele esquema que eu vivo repetindo aqui de prestar atenção aos sinais de fase (vibrações, zumbidos, alucinaçoes), de modo que esse sinais seja usado como gancho para você entrar mais fundo e finalmente poder se soltar do corpo porque aprofundou a fase. O Mind Iluminated trata de Jhanas também pleo que vi no índice, mas não sei se de forma tão focada quanto esse, porque não li além de um certo ponto.

Então se alguém aqui já tem prática diária de meditação há um certo tempo, talvez o Right Concentration seja melhor. Mas para quem quer começar, o Mind Illuminated é o ideal, porque começa do zero absoluto e mais adiante toca nos aspectos mais profundos também

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...