Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Mediunidade x Chakras (autor= carlos400)


sandrofabres

Recommended Posts

os
 
  •  
  • Opções
    Exercícios para estimular os chackras desenvolvem as habilidades psíquicas atribuídas a cada um deles, mas nunca de maneira tão pronunciada como no caso das pessoas que já nascem com essas habilidades, fruto de treinos durante diversas vidas, ou, fruto da mediunidade mesmo, ou seja, resultado de certas dívidas acumuladas.
    ...............................................................
    PERGUNTA: — Gostaríamos que nos dissésseis algo sobre os médiuns que já gozam de sensibilidade psíquica avançada, cuja mediunidade, como nos tendes dito, é
    fruto exclusivo do seu aprimoramento espiritual.

    RAMATIS: — Os espíritos que já atingiram um alto nível moral e que, portanto, integraram-se à vida psíquica superior, quando encarnados são mais sensíveis aos fenômenos do mundo oculto, embora isto não aconteça de modo ostensivo, mas apenas através da intuição pura. A sua faculdade mediúnica, então, é o sagrado corolário do seu próprio aprimoramento espiritual, em vez de uma "concessão" extemporânea. Eles transformam-se em centros receptivos das manifestações incomuns que transcendem os sentidos físicos. Sua alta sensibilidade, fruto de avançado grau espiritual, afina-se incessantemente com os valores psíquicos do melhor quilate, facultando-lhes não só o conhecimento instantâneo dos acontecimentos presentes, como ainda as revelações mais importantes do futuro. O abençoado dom da Intuição Pura, e que em alto grau o possuíam Antúlio, Hermes, Rama, Crisna, Pitágoras, Buda, Ramacrisna e Jesus, além de outros seres que passaram anonimamente pelo mundo terreno, foi a faculdade iniciática que serviu para esses grandes espíritos liderarem as transformações admiráveis do espírito do homem. Eles tanto aferiram os fenômenos imediatos do mundo invisível, como ainda descortinavam amplamente a síntese dos acontecimentos futuros mais importantes, da Terra.

    Há grande diferença entre o médium cuja faculdade é aquisição natural, decorrente de sua maturidade espiritual, e o médium de "prova", que é agraciado imaturamente com a faculdade mediúnica destinada a proporcionar-lhe o resgate de suas próprias dívidas cármicas. Através de processos magnéticos, que ainda vos são desconhecidos, os técnicos do Astral hipersensibilizam o perispírito daqueles que precisam encarnar-se com a obrigação de trabalhar, pelo serviço da mediunidade, a favor do próximo, e também empreender a sua própria recuperação espiritual.

    No Além existem departamentos técnicos especializados, que ajudam os espíritos a acelerar determinados centros energéticos e vitais do seu perispírito, despertando-lhes provisoriamente a sensibilidade psíquica para a maior receptividade dos fenômenos do mundo oculto, enquanto se encontram encarnados. Esse é o mandato mediúnico ou a transitória faculdade concedida a título de "empréstimo" pelo Banco Divino. Mas é também a arma de dois gumes, que exige severa postura moral no mundo, pois ela tanto situa o seu portador em contato com os espíritos benfeitores como também o coloca facilmente na faixa vibratória sombria das entidades do astral inferior.

    Embora a faculdade mediúnica pareça a alguns um privilégio extemporâneo, contrariando o conceito de Justiça e Sabedoria de Deus, essa "concessão" prematura ao espírito faltoso implica justamente em sua maior responsabilidade e trabalho laborioso espiritual. Não é, pois, a graça "fora de tempo", que exime a alma de preocupações e dos obstáculos futuros na sua evolução espiritual; é somente o "empréstimo" que lhe permite ressarcir-se de suas tolices e insânias cometidas no passado, compensando o tempo perdido com um serviço extraordinário.
    Os Mentores Siderais, apiedados dos espíritos demasiadamente onerados em seu fardo cármico  para o futuro, lhes oferecem assim a oportunidade do reajuste mais breve para alcançarem a ventura mais cedo.

    Então o médium é o espírito que renasce na matéria já comprometido com a obrigação de exercer um trabalho constante a favor da idéia da imortalidade da alma, inclusive o dever de melhorar a sua própria graduação espiritual. Embora seja agraciado prematuramente com um sentido psíquico mais avançado e ao qual ainda não fazia jus, o médium sinceramente devotado à sua definitiva recuperação espiritual no serviço sacrificial mediúnico poderá transformar em uma faculdade "natural" aquilo que lhe era somente uma faculdade de "prova". Evidentemente, isso é difícil, mas não impossível, pois alguns raros médiuns lograram alcançar a graça da faculdade mediúnica natural, pela graça da faculdade de prova.

    Malgrado a mediunidade fenomênica impressione profundamente os sentidos físicos dos encarnados, na profundidade da estrutura espiritual do médium de "prova" quase sempre ainda não se consolidam o caráter moral superior, a renúncia angélica, o desapego às ilusões da vida física ou a capacidade heróica para o cumprimento do mandato redentor. Ele é apenas o instrumento convocado para o serviço compulsório de favorecimento ao próximo ou o transmissor da realidade imortal; mas acima de tudo é o devedor interessado em reduzir o seu débito cármico para com o planeta que o serviu desinteressadamente.

    No entanto, o médium espontâneo e natural, em conseqüência do grau moral e superior do seu espírito, dispensa qualquer treinamento ou intervenção técnica para relacionar-se com o mundo oculto, pois o consegue unicamente através de sua alta sensibilidade intuitiva. Embora a maior parte desses médiuns não guarde a consciência nítida e completa de grande parte dos acontecimentos sublimes de que são intermediários, eles se constituem nas antenas vivas avançadas, que sob a inspiração dos espíritos angélicos fluem para a superfície da matéria as mais confortadoras esperanças e as mais importantes revelações. Instrumentos exclusivos do Bem, eles distribuem orientações benfeitoras, advertências justas e incentivam todos os bons propósitos da vida. No âmago de suas almas a "Voz Silenciosa" do Senhor os anima, orienta e revela Sua Obra, tal como o faz a todos os seres. No entanto, só os puros intuitivos é que realmente o sentem em sua plenitude divina.

    Embora esses seres não precisem participar obrigatoriamente e a horas certas dos serviços mediúnicos tradicionais e oficializados na matéria, pois a sua natureza elevada os dispensa do peculiar desenvolvimento torturado da maioria dos médiuns em prova e sob a atuação dos espíritos imperfeitos, eles são sempre os melhores intérpretes da verdadeira vida imortal. Todas as manifestações gloriosas e concernentes à Criação, eles as focalizam numa visão global e fecunda, que restitui à humanidade as parcelas de fé destruídas pelos maus escritores, filósofos ou líderes religiosos ignorantes.



    Fonte: "Mediunismo"- Ramatis, capítulo 7, começa na pagina 42.
Link to comment
Share on other sites

  • Sandro, você sabe algum exercício fácil para trabalhar esses chakras?
  • Bom, eu já tinha postado isso no fórum anterior, mas agora tem que recomeçar.

    Todos os exercícios para despertar os chackras se resumem a CONCENTRAR-SE NELES, porque ao focar sua atenção em algo, a energia acumula ali. Como técnica auxiliar, usa-se mantrans, cores, pétalas, letras em sânscrito, figuras geométricas bi ou tridimensionais, etc.

    Se o assunto chackras te interessa, o livro que tem os métodos tradicionais, bem como relatos do despertar, e algumas pesquisas feitas sobre isso, é o Teoria dos Chackras, do Hiroshi Motoyama.
    http://www.pensamento-cultrix.com.br/teoriadoschakras,product,978-85-315-0665-9,66.aspx
    Outro muito bom e que tem também exercícios, é o Mãos de Luz, da Barbara Ann Brennan.
    Esse pelo menos tem em pdf:
    https://drive.google.com/file/d/0B19i53RbeZt-NGE0YTc1OWQtOThkNi00NzQwLTlhNjctNTdjNmUxMTNhYTgz/view?num=50&sort=name&ddrp=1&layout=list&pli=1
    Mas são livros mais densos .

    Eu conheço o que usávamos na gnose, que é que coloquei abaixo, que é na verdade uma técnica dos rosacruzes.
    Quando eu tinha 19 ou 20 anos resolvi fazer, fazia 1h por dia, dividia os minutos para cada chackra. Mas quando tive uns surtos de telepatia e precognição abandonei. Ouvi uns pensamentos como quem ouve pessoas falando em voz alta, aí não quis mais, ia dar confusão até eu habituar, eheheh
    ..................................................
    ...................................................
    Trecho do livro As Tres Montanhas- Samael Aun Weor. p 22 do pdf
    Citar


    CHACRA FRONTAL. Desenvolve-se com a entonação da vogal I.
    Assim: iiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Faculdade: clarividência.

    CHACRA LARÍNGEO. Desenvolve-se cantando a vogal E.
    Assim: eeeeeeeee. Faculdade: ouvido mágico.

    CHACRA CARDÍACO. Desenvolve-se vocalizando a letra O.
    Assim: ooooooooo. Faculdades: intuição, desdobramentos astrais, etc., etc.

    CHACRA UMBILICAL. Desenvolve-se entoando a vogal U.
    Assim: uuuuuuuuu. Faculdade: telepatia.

    CHACRAS PULMONARES. Desenvolvem-se cantando a letra ª
    Assim: aaaaaaaaa. Faculdade: recordação de existências anteriores.

    I.E.O.U.A é a ordem das vogais. Com estas letras são formados todos os mantrans.

    Dizia o Doutor Krumm Heller que uma hora diária de vocalização era melhor que ler um milhão de livros de pseudo-esoterismo e pseudo-ocultismo.

    Eu, então, inalava com avidez suprema o prana cristônico, o alento vital das montanhas e, logo, exalava lentamente, fazendo ressoar a correspondente vogal. Manifesto, para maior clareza, que cada vogal ia precedida de uma inalação e só ressoava ao exalar. É óbvio que inalava pelas fossas nasais e que exalava pela boca.

    RESULTADOS CONCRETOS
    Todos os meus chacras astrais, ou centros magnéticos, intensificaram sua atividade vibratória, rotando positivamente da esquerda para a direita, como os ponteiros de um relógio, visto, não de lado, senão de frente.

     



    ( AFIGURA ABAIXO NÃO PERTENCE AO LIVRO, MAS É PARA AJUDAR A ENTENDER O SENTIDO DE ROTAÇÃO QUE DEVE SER USADO)
    image

     

    Outros exercícios que o Samael recomendava a seguir na mesma página:

     

    Citar

    EXERCÍCIO RETROSPECTIVO

    Com muita didática, ensinou-nos o professor certo exercício retrospectivo maravilhoso.
    Aconselhou-nos jamais nos mover no leito no instante do despertar, explicando-nos que com tal movimento se agita o corpo astral e se perdem as lembranças.
    É inquestionável que, durante as horas do sono, as almas humanas viajam fora do corpo físico; o importante é não esquecer nossas experiências íntimas ao regressar ao corpo. Indicou-nos praticar, nesse preciso momento, um exercício retrospectivo com o inteligente propósito de
    recordar fatos, ocorrências e lugares visitados em sonhos.

    RESULTADOS
    Declaro solenemente que tal exercício psíquico me resultou assombroso, porque minhas lembranças fizeram-se mais vívidas, intensas e profundas.

    PLEXO SOLAR
    De acordo com as instruções do professor, diariamente (preferivelmente ao sair do Sol), comodamente me sentava numa deliciosa poltrona com o rosto voltado para o oriente. Imaginava, então, de forma extraordinária, uma gigantesca cruz dourada que, do leste do mundo e tendo o Astro Rei por centro básico, lançava raios divinos que, depois de atravessar o infinito espaço, penetravam dentro de meu plexo solar. Encantava-me combinar inteligentemente tal exercício com a entonação mântrica da vogal U, prolongando o som como é devido: uuuuuuuuuu.

    RESULTADOS
    Produziu-se o insólito despertar de meu olho telepático (situado, como já dissemos, na região do umbigo) e tornei-me extraordinariamente hiper sensível.
    Como tal chacra magnético possui assombrosos funcionalismos, como esse de atrair e acumular a energia radiante do globo solar, é óbvio que, por tal motivo, minhas flores de lótus, ou rodas astrais, puderam receber maiores cargas eletromagnéticas que intensificaram mais a radioatividade vibratória.
    Resulta muito oportuno, nestes momentos, recordar aos nossos amados leitores que o plexo solar abastece, com suas radiações solares, todos os chacras do organismo humano. Indubitavelmente e sem exagero algum, é-me dado pôr certa ênfase para asseverar solenemente que cada um dos meus chacras astrais se desenvolveu extraordinariamente, intensificando-se, por esse motivo, as percepções de tipo clarividente, clariaudiente, etc., etc., etc.


     
Link to comment
Share on other sites

Não, porque besses você não está concentrado NO CHACKRA. Porém , concentração na chama da vela é recomendado para despertar clarividência,  talvez porque a medida que você vai fixando o olhar na liz da vela começa a perceber muitos outros tons mais sutis  , fica parecendo um arco-íris de faíscas ao redor da vela. Isso deve acabar treinando a sensibilidade visual a comprimentos de onda normalmente imperceptíveis.

Link to comment
Share on other sites

Você não controla o kundalini, você cria condições para que ele desperte. Ele desperta quando você removeu uns bloqueios que ficam no caminho, mas isso não ´nos chackras, é no sushuma, o canal principal. Mas voce pode limpar tudo e o kundalini não subir. Tem gente que desperta kundalini orando, ou então por remédios. Os livros do Stanislav Groff, "A Tempestuosa Busca do Ser" e "Emergência espiritual" tratam disso.

 

A finalidade da concentrção, do treino puro, é treinar sau capacidade de se concentrar, nada mais. Porque sem isso você não consegue fazer o resto.

Já a finalidade da meditação é variada. Alguns tipos apenas almejam silenciar a mente, para relaxamento e auto-cura (precisa ter trienado cocnentraçaõ para pode trocar muiots pensamentos por um único, e depois eliminar esse úncio) . Outros tipos tem como objetivo a busca de respostas internas, busca de sabedoria ao se concentrar sob um determinado tópico (ai entra o pre-requisito do treino em concentração). Outros visam transformaçao interior, porque se focam em questões psicológicas, como apegos, defeitos, coisas que nos perturbam, para compreende-se melhor (concentração é pre-requisito, ou você se distrai e acaba devaneando).Tem também as meditações nos chackras, que na verdade são concentração nos chackras, porque voce foca neles e visualiza mais algumas coisas. Nesse caso o objetivo é estimulação dos chackras, limpeza, etc.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
14 minutos atrás, cyber2050 disse:

@sandrofabres Ok, então uma pessoa que não conhece a teoria dos chakras mas prática a espiritualidade não vai ter seus chakras desenvolvidos porque não cocentra-se nele? Uma pessoa que canta o mantra sem concentrar-se no chakra, o mantra também não vai fazer efeito? Pois é isso que entendi se ler literalmente o que foi escrito

Os Chakras se desenvolvem naturalmente com a evolução moral do espírito independente de treino específico. 

Mas se você está treinando especificamente, tem que ter a intenção. Um mantra por si só não vai fazer isso.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Citar

@sandrofabres Ok, então uma pessoa que não conhece a teoria dos chakras mas prática a espiritualidade não vai ter seus chakras desenvolvidos porque não cocentra-se nele? Uma pessoa que canta o mantra sem concentrar-se no chakra, o mantra também não vai fazer efeito? Pois é isso que entendi se ler literalmente o que foi escrito

Exato. Existe um efeito das ondas sonoras, em relação à frequência, mas é mínimo. Pelo mesmo motivo "rezar 10 pai nosso + 20 ave maria" não serve para nada, porque a prática mecânica, automatizada, não faz nada quando o assunto é espiritualidade, consciência etc.

Screenshot_5.jpg

 

Você está usando a palavra "desenvolvido". Todo mundo tem seus músculos desenvolvidos, ou não conseguiriam ficar em pé. Mas se quiser ser atleta, tem que praticar , ou seja, FOCAR SUA ATENÇÃO EM USAR SEUS MÚSCULOS NÉ?

Com os chackras é a mesma coisa. Mas o que acontece? Os chackras se relacionam com emoções, interesses, etc. fazem parte da vida. Por isso cada pessoa tem uns chackras mais ATIVOS que outros, provavelmente cantores ou músicos terão o chacrka da garganta mais ativado e sensível. Artistas visuais, os chacra forntal. É por isso que nunca se deve trabalhar sobre um chackra apenas, porque você já pode tê-lo mais desenvolvido que outros, vai aumentar o desequilíbrio que já possui. Trabalhando todos, você mantém o equilibrio entre eles  (proporção) que já possui, apenas deixa todos mais ativos.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

35 minutos atrás, Iogui disse:

Os Chakras se desenvolvem naturalmente com a evolução moral do espírito independente de treino específico. 

Mas se você está treinando especificamente, tem que ter a intenção. Um mantra por si só não vai fazer isso.


É, eu nem citei isso porque sabia que o cyber já tinha um tópico em que comentamos isso, mas agora relendeo, acho que naquela época não ficou tão claro. Essas habilidades dos chackras são o tal psiquismo, a que me refiro aqui:

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@sandrofabres@Iogui

Já tinha entendido quanto ao desenvolvimento parapsiquico através da moral sim, ficou claro no outro tópico. ´Porém a dúvida que surge aqui é outra. É em relação a mecânica disso. Como responderam agora que tem que FOCAR/CONCENTRAR e foi feita uma comparação com quem faz musculação,a resposta ficou +- clara, ainda. 

Pois então, só para arredondar a minha pergunta aproveitando que fez analogia da prática com orações. Então é válido praticar esse" exercicio  mentalmente também? Pois como vocês provavelmente sabem, as orações podem ser feitas mentalmente. Então pode praticar esse exercicio focando-se e dizendo A E I O U mentalmente? 

Citar

sandro: ' Por isso cada pessoa tem uns chackras mais ATIVOS que outros, provavelmente cantores ou músicos terão o chacrka da garganta mais ativado e sensível. Artistas visuais, os chacra forntal.  "... " Os chackras se relacionam com emoções, interesses, etc "

Sandro então os chakras da garganta dos cantores estão bem regulados, e provavelmente  uma pessoa que treina 30 anos o canto tem o chakra da garganta MUITO DESENVOLVIDO, pois ela tem que se concentrar na garganta correto? Mas não os outros chakras, mesmo que ela tenha cantando as entonações de TODOS os chakras citada nesse exercicio para os chakras, como a pessoa (que treina canto) não sabe deles só se concentra nas partes relacionadas ao canto, ou seja EM ESPECIFICO os chakras relacionados ao CANTO estão supertrabalhos/desenvolvidos e com isso consequentemente (dentro dessa visão dos chakras) a pessao vai ter REPERCUSSÕES de ter um chakra desenvolvido, mesmo estando em desequilibrio com os outros, vai existir repercussões na sua percepção, como analogia do você disse que ocorreu quando desenvolver o chakra frontal mais do que os outros,  é isso? 

 

Então os cantores que cantam A É I O UUUUUUUUUUUU tem os chakras muito bem regulados ?

Não, apenas o da garganta?

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, cyber2050 disse:

Então é válido praticar esse" exercicio  mentalmente também?

É prática comum entoar mantras mentalmente. Por exemplo, entoar mentalmente o mantra Om facalizando no chakra ajna (frontal) já que este é  o bija mantra deste Chakra.

6 horas atrás, cyber2050 disse:

Sandro então os chakras da garganta dos cantores estão bem regulados, e provavelmente  uma pessoa que treina 30 anos o canto tem o chakra da garganta MUITO DESENVOLVIDO, pois ela tem que se concentrar na garganta correto?

Não necessariamente mas provavelmente essa pessoa vai ter este Chakra mais ativo que os outros e o contrário também pode acontecer, por exemplo, pessoas que guardam muitas máguas tenden a formar obstruções energética no chakra anahata (cardíaco ).

Veja bem, os chakras são órgãos situados em nossos corpos energéticos, astrais, etc. Se você usar bem um órgão do seu corpo ele tende a estar mais saudável, se usar mal, negligenciar é provável que você crie disfunções neste órgão. 

6 horas atrás, cyber2050 disse:

como a pessoa (que treina canto) não sabe deles só se concentra nas partes relacionadas ao canto, ou seja EM ESPECIFICO os chakras relacionados ao CANTO estão supertrabalhos/desenvolvidos e com isso consequentemente (dentro dessa visão dos chakras) a pessao vai ter REPERCUSSÕES de ter um chakra desenvolvido, mesmo estando em desequilibrio com os outros, vai existir repercussões na sua percepção, como analogia do você disse que ocorreu quando desenvolver o chakra frontal mais do que os outros,  é isso? 

Não. Essa pessoa provavelmente só vai ter este chakra mais ativo que os outros porque, de forma indireta, esta pessoa está sempre utilizando este chakra.

Veja bem, se uma pessoa trabalha como pedreiro, ela provavelmente vai ter as mãos fortes e alguns músculos a mais nos braços mas isso não vai fazer dela um halterofilista super atlético mestre em levantamento de peso, entendeu?

6 horas atrás, cyber2050 disse:

Então os cantores que cantam A É I O UUUUUUUUUUUU tem os chakras muito bem regulados ?

Não, apenas o da garganta?

Veja bem, a parte mais importante do tal do exercício dos rozacruzes não é a pronúncia da vogal em sí e sim o foco na concentração com intenção de ativar o chakra específico relacionado com aquela vogal, fazendo com que ele receba intensionalmente mais energia, entendeu?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tá, o Iogui já me poupou de pontuar a questões. Mas sinceramente eu achei que o Cyber estava deixando passar algum detalhe, me pareceu que de tudo que já escrevemos dava para concluir sozinho as coisas que ele perguntou, e que o Iogui respondeu. Então ontem quando li as pergtunas do Cyber, pensei em outra forma de responder isso, mas fiquei em dúvida se não seria enrolado demais. Agora que o Iogui respondeu ponto por ponto, posso fazer como pensei.

 

Cyber, começando do começo, pense nos chackras como sendo partes do corpo, assim como os órgãos, músculos, glândulas. Só que eles são órgãos do corpo etérico. Pelo menos são desses que tratamos em discussões como esta. Se corpo astral tem chackras, bláblbla´,não interessa aqui.

 

Então uma pessoa que está encarnada vai viver sua vida, ter suas reações psicológicas, ter seus interesses profissionais, de lazer, vai se relacionar com o mundo a partir de uma determinada abordagem. Alguns são mais visuais, reparam em tudo que enxergam, mas não no que escutam (meu caso). Outros são mais táteis, precisam tocar nas coisas, pessoa, abraçar e tal. Alguns são calados, só ouvem e observam, outros são mais falantes para interagir, ou são do tipo que tenta já chegar controlando tudo e todos. Cada perfil desses vai ter sua configuração chacrkal, ou seja, algumas pessoas terão alguns chackras mais ATIVOS que outros, e por isso agem, sentem, se relacionam com o mundo de forma diferente. Se você pesquisar vai encontrar listas de característica psicológicas associadas a cada chackra, de modo que se você tem um problemas ao lidar  com determinadas situaçoes, isso em geral indica um bloqueio no chackra correspondente, ou um chacka pouco ativo.Mas também se você ficar polarizado demais num chacka, se o usa para tudo, ele fica ativo demais, e acaba gerando problemas.

Então nesse ponto temos o primeiro paralelismo: psicologia x chackras.

Uma pessoa que busque se desenvolver espiritualmente visa eliminar quaisquer limitações psicológicas que possua. No "limite", isos significa eliminar o subconsciente, por exemplo, de modo que tudo se torna consciente, e por isso a questão de recordar todas suas vidas passadas passa a fazer parte do cardápio do que se espera de um Mestre.

Assim, ao buscar consertar sua psique/mente/espírito, o equilíbrio/ativação/despertar dos chackras vai surgir COMO CONSEQUENCIA, já que, como vimos, questões psicológicas se relacionam com os chackras também. Digamos que esse é o caminho "de cima para baixo".

Mas há o caminho "de baixo para cima". quando você usa técnicas/ métodos;/  para trabalhar seus sistema energético (chackras, energias) e assim melhorar sua psique. É por iso que as pessoas fazem yoga, viram vegtarianas, praticam técnicas energéticas, treinam para ativar o chackras, kundalini etc. É como cavar um túnel numa montanha, pode cavar  de um lado ou do outro, mas é mais rápido se cavar de ambos os lados simultaneamente.

A diferença é que as coisas não estão todas no mesmo nível. É um princípio esotérico/espiritual que a FONTE é o sutil, e o DESTINO é o material. Então se você focar no seu desenvolvimento espiritual, necessariamente um dai isso dominará o físico. Mas se você focar no físico, não necessariamente isso vai refletir no resultado espiritual esperado.

É por isso que dá para dizer com toda tranquilidade que se o sujeito se desenvolver espiritualmente até um ponto, ele NECESSARIAMENTE vai virar vegetariano. Mas o contrário não é verdadeiro, não é porque o cara virou vegetariano que ele vi se tornar uma pessoa mais evoluída. O que se faz, numa abordagem de "atacar o problema em várias frentes" é buscar o desenvolvimento interior do jeito que você consegue, e ADICIONAR a isso PRÁTICAS que possam somar um pouquinho. Práticas que para alguém já mais desenvolvidas que nós seriam naturais,  mas que para nós precisam ser treinadas, porque no nosso nível primitivo precisamos abandonar o que nos prende a esse estágio.

Então pratica-se meditação, pratica-se algum estimulo aos chackras, alguma técnica energética geral, projeção astral, enfim, nós montamos uma lista de coisas que achamos que faz sentido na nossa busca. Alguns podem acrescentar ,vegetarianismo, jejuns, celibato. Mas mesmo se a pessao fizer todas essas coisas, se ela não buscar a melhoria interior, que é o aperfeiçoamento psicológico espiritual, tudo isso será vão.

Mas tem que se cuidar com  pensamentos absolutistas, do tipo "basta X, todo o resto é perda de tempo, ilusão"

Quem gosta de usar esse raciocínio não faz nem X, nem o todo o resto. Conheço várias pessoas que adoram essa frase, e são grandes HIPÓCRITAS. Portanto, quem quer que leia isso que estou escrevendo, se notou que sua mente gosta da frase ""basta X, todo o resto é perda de tempo, ilusão", fique atento, porque você te alta tendência a se auto iludir! Não permita isso, não espere 20 anos para descobrir que usou isso como desculpa para continuar sendo  sempre o mesmo "lixo psicológico" que é hoje. E uso essas palavras fortes para que a pessoa grave, porque daqui a 20 anos talvez ela lembre do que leu aqui, e vai ver que eu estava certo.

Não temos que escolher "faça isto ou faça aquilo", porque todos nós vamos perder muito tempo com atividades inúteis todos os dias na vida, até morrer. Então podemos nos focar no X, que achamos que é tudo que basta, e ainda assim fazer mais uns Y,Z,W, para ver se ajuda. Da minha parte, lá pelso 18 anos eu lembrava daquela frase de Jesus, que não é o que entra pela boca do homem que cria problema, mas o que sai, para achar que o vegetarianimo era perda de tempo..e só aos 31 descobri que perdi 13 anos da minha vida por ter levado essa frase a sério.

Portanto, a vida tem espaço para tudo, não tem que ficar "só no X que basta", porque isso em geral são discursos FUNDAMENTALISTAS que existem dentro de religioes, seitas, grupos esotéricos e místicos criada para botar tapa-olho em seu seguidores e não deixá-los nunca descobrir nada melhor/mais eficaz.

Bom, mas e a questão FÍSICA dos chackras?

É o mesmo caso, mas de forma ainda mais marcante. O caso de cantore, por exemplo, eles precisam estar focados em garganta e pulmões, por exemplo. Não só pelo treino sonoro, das vibrações, mas também porque a consciencia precisa estar focada nessas regiões, elas serão estimuladas com sangue, por exemplo. E com o sangue vem energia, e aquilo vai estimular as faixas mais grosserias dos chackras associados a essas regiões. Então chackra cardíaco e chackra na garganta, no mínimo receberão algum estímulo. Podemos dizer grosseiramnte que a autoconfiança e e a capacidade de dar e receber amor serão traços psicológicos acionados, desbloqueados, já que esses chackras estarão  por força do trabalho de cantor, "desbloqueados". Alguém pode imaginar um cantor porfissional com bloqueios nessas áreas? Como ele poderia cantar em público, ser acossado pelos fãs o tempo todo, gente estranha beijando, abraçando eles,, eles tnedo que dar entrevistas em tudoquando é lugar...se eles não tivessem esse aspectos bem ativados? Se o cara tivesse bloqeuio no chackra da garganta a autoconfiança profissional  dele o faria travar o canto, como acontece com os tímidos, que não conseguem falar em público. Ou eles nem conseguiriam interagir com os fãs,se a parte de dar e receber "amor" ou seja lá como queiramos chamar, não estivesse bem destravados.

Mas isso não quer dizer que as percepções sutis estejam ativadas. Todo mundo sabe que artistas são mais sensíveis que o público em geral, mas não dá para dizer que são médiuns, embora se possa especular que possam estar mais próximos disso do que um cidadão "casca grossa".

Se você notar no livro Mãos de Luz, da Barbara Ann Brennan, há exercícios diferentes para acionar os chacrkas em zonas de percepção mais elevada. Os exercícios da zona mais baixa são a´te bem físicos, como estes:

chakra2.jpgchakra1.gif

 

Portanto, se uma pessoa que usar os chackras para percepções sutis, tem que se focar no despertar para essas zona, não a mera ativação física, que vem dos exercícios de academia ou até do exercício físico do canto. É verdade que o som, mesmo mecânico, vai atuar sobre os chackras. Já comentei aqui, em algum lugar, que bastou colocar para tocar este CD lá no grupo em que trabalhei, que os médiuns que eram sensíveis o suficiente para sentirem seus chackras, detectavam que o chackra girava mais rápido e se expandia com o simples som dos Bij mantras sendo tocados no CD:

mantras-sons-cosmicos-meeta-ravindra-500

Mas obviamente o efeito de despertar mesmo os chackras precisa ainda usar direcionamento da energia atraves da atenção da mente sobre cada um deles, pelo tempo necessário., durante meses.

Espero que agora, juntando as explicações do Iogui com a minha, tenha ficado mais clara a questão.

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

@Iogui

Agora ficou tudo mais claro, dúvida respondida, muito obrigado Iogui

@sandrofabres

Sandro, o que você escreveu foi muito importante, leu minha psique minha mente ou algo do tipo!? Pois realmente, o que você disse foi o que eu precisava ou vir sobre o x,yz.. e sobre os chakras complementou mesmo o que o Iogui disse, agora, compreendo um pouco mais do que estava precisando mesmo,  para tomar minhas próprias escolhas. Obrigado

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Verdade, mas talvez porque pega quase todos, nao notei nada. Note que que a raíz do problema é ecitar que a spessoas escolham UM chacra e o hiperestimulem. Outra opçao razoável, ja que um chackra, quabdo estimulado, sempre estimula um pouco o que está acima dele, seria " pular um". Entao estimulando o básico, o umbilical e o da garganta voce cria um estímulo secundário dos que ficaram entre eles. Mas o ideal sempre é pegar todos. O chackra da coroa provevelmente nao entrou porque as glandulas que os expressao estao separadas por 1cm apenas, se nao me engano, então provavelmente e impossível estimular o frontal sem estimular também o chackra da coroa, e vice-versa. 

Porém,  na verdade por causa desse detalhe de essa tícnica do Samael pegar só 5,  quando fui fazer, naquela época, eu adicionei " M" e "S", relacionados ao chackra prostatico e ao básico respectivamente. E só fiz aquilo, I.E.O.U.A.M.S, nao fiz aquele outro citado ali, do plexo solar. O livro do Samael "Logos, Mantram e Teurgia"  é o que tem mais sobre isso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Desculpe a ignorância Sandro mas:

Citar
CHACRA FRONTAL. Desenvolve-se com a entonação da vogal I.
Assim: iiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Faculdade: clarividência.

CHACRA LARÍNGEO. Desenvolve-se cantando a vogal E.
Assim: eeeeeeeee. Faculdade: ouvido mágico.

CHACRA CARDÍACO. Desenvolve-se vocalizando a letra O.
Assim: ooooooooo. Faculdades: intuição, desdobramentos astrais, etc., etc.

CHACRA UMBILICAL. Desenvolve-se entoando a vogal U.
Assim: uuuuuuuuu. Faculdade: telepatia.

CHACRAS PULMONARES. Desenvolvem-se cantando a letra ª
Assim: aaaaaaaaa. Faculdade: recordação de existências anteriores.

I.E.O.U.A é a ordem das vogais. Com estas letras são formados todos os mantrans.

Aqui eu devo entonar as vogais e me concentrar na região do chakra ou imaginar o mesmo rodando? 

Link to comment
Share on other sites

Entendi. Obrigado. Só mais uma dúvida:

3 horas atrás, sandrofabres disse:

Porém,  na verdade por causa desse detalhe de essa tícnica do Samael pegar só 5,  quando fui fazer, naquela época, eu adicionei " M" e "S", relacionados ao chackra prostatico e ao básico respectivamente. E só fiz aquilo, I.E.O.U.A.M.S

Desde o começo você fez essa versão sua "personalizada"? Tem alguma diferença fundamental fazer assim e não apenas com as 5 vogais com os 5 respectivos chakras ? 

Link to comment
Share on other sites

Não era "personalizada", era fruto de outras leituras. No livro Logos, Mantra e Teurgia, o Samael fala isto, por exemplo (e não cita o U ):

Screenshot_1.jpg

 

Mas poucas páginas antes antes ele tinha citado o U:

Screenshot_2.jpg

 

Então para conseguir entender as explicações do Samael as vezes a gente tinha que ler várias fontes, juntar os pedaços, porque vira e mexe tinha coisa faltando, eheheeh.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...