Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Livros sobre Chakras e sobre Energias


Iogui

Recommended Posts

Pessoal,

Estou escrevendo este tópico apenas para pedir dicas de livros que falem sobre Chakras, movimentação de energias, descrição dos fluxos energético no corpo energético (nadis, ligações entre os chakras, aspectos gerais), passes, técnicas, etc.

Quem puder ir colocando indicações, comentários sobre obras, se leu e o que achou, comparações entre obras. Enfim... a idéia é compartilhar dicas de leitura sobre o tema.

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu acho o melhor deles o Mãos de Luz, porque tem descrições bem naturais sobre o que um clarividente vê, ao invés de representações simbólicas como rodinhas coloridas  ou "pétalas", e também porque traz uma perspectiva mais "médica" sobre o tema, focando em desequilibrios ligados aos chackras.

 

Também acho lega o Teoria dos Chakras do Hiroshi Motoyma,

http://www.estantevirtual.com.br/b/hiroshi-motoyama/teoria-dos-chakras/2237995934?q=hiroshi+motoyama+teoria+dos+chakras

porque tem os métodos tradicionais para despertar os chackras, bem como relatos pessoais do que ele sentiu no despertar de cada um.

Que eu saiba não tem em pdf.

.................................................................................................................................................................................................

EDIÇÃO POSTERIOR EM 19/01/2018:

Escaneei o meu. Podem baixar daqui

(130Mb, melhor imagem): https://drive.google.com/open?id=1XnP8QBj4sL9lFZ60kfzPwoKkI0ALJC3h

(30Mb, imagem um pouco pior: https://drive.google.com/open?id=1IOM7A1zDwq7AiqjO4uQejyS8mH5q3fr-

....................................................................................................................................................................................................

Outro também interessante é o O bê-á-bá da Chakraterapia, de Deedre Diemer,

http://www.estantevirtual.com.br/b/deedre-diemer/o-be-a-ba-da-chakraterapia/902273229

porque é focado nos desequilibrios dos chackras e contém uma ficca para marcar respostas e no fim identificar quais tem problema . Contém também as recomendações para cada chacrka, de cada um dos diversos métodos que podem ser usados para tratá-los, como:

-  tipo de contato com natureza,

-som

-cromoterapia,

-aromatoterapia

-refelxologia,

-cristais

-iogaterapia

 

Ou seja, você escolhe o método que tem acesso, ou combina vários, para tentar corrigir os desequilíbrios que identificou na ficha.

Os outros que li sobre chackras achei só enrolação, nem vale a pena citar.

Barbara Ann Brennan - Mãos de Luz.pdf

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas dicas, @sandrofabres. Estou lendo o Mãos de Luz da Barbara Ann Brennan e ia mesmo falar sobre ele.

Os outros dois livros eu não conhecia não. Vou procurar.

Um livro que tem algum conteúdo interessante sobre chakras mas bem básico é o As Upanishads do YOGA do Carlos Alberto Tinoco.

http://www.madras.com.br/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=635&category_id=61&option=com_virtuemart&Itemid=40&vmcchk=1&Itemid=40

Ele possui um capítulo intitulado "A Anatomia Exotérica do Yoga" que fala um pouco sobre energias, nadis e Chakras do ponto de vista da Yoga.

Outro livro meio "clássico" sobre o assunto é o famoso Os Chakras do Leadbeader:

http://www.estantevirtual.com.br/b/c-w-leadbeater/os-chakras/1983153178

Mas, por ser um livro todo sobre Chakras, acho ele meio básico demais.

Um mais voltado para passes e de uma ótica mais Espírita é o Passes e Radiações do Edgard Armond:

http://pt.scribd.com/doc/68200746/edgard-armond-passes-e-radiacoes#scribd

Este, inclusive, possui um capítulo intitulado "Reativação dos centros de forças" que expõe de forma bem explicativa um método de ativação e desbloqueio dos Chakras com figuras explicativas. Bem interessante.

Se eu me lembrar de mais algum vou postar aqui.

Se alguém mais tiver dicas ou algum comentário sobre os livros que indicamos aqui, por favor, deixe sua contribuição. Já leu? Achou bom? Ruim? Por quê?

A ideia do tópico é juntar informação sobre o tema e comparar livros, autores e abordagens como forma de facilitar a pesquisa para quem, como eu está buscando ampliar o leque de informações e conhecimento sobre o assunto.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Bom, não faz muito tempo que li um livro também muito bom relacionado a este assunto de enegias e anatomia do energossoma, o livro é o Estado Vibracional da Nanci Trivellato:

http://brasil.iacworld.org/

Não é um livro tão focado na anatomia do energossoma mas acaba tratando um pouco do assunto por ser um livro sobre o fenômeno do EV e o sobre a técnica mais comum (e geralmente mais indicada) para atingi-lo que é o OLVE (Oscilação longitudinal voluntária de energias). Lembrando que a prática de OLVE e produção do EV pode levar ao despertamento dos Chakras e que é muito saudável no sentido de que ajuda a eliminar bloqueios energéticos e manter uma correta assepsia do energossoma.

@sandrofabres, eu gostei muito do Mãos de Luz e já adquiri o Teoria dos Chakras e o O bê-á-bá da Chakraterapia. Agradeço muito pelas indicações. Ainda não lí o bê-á-bá e estou no momento lendo o Teoria dos Chakras. Achei bem interessante o paralelo que o dr. Motoyama faz dos meridianos da acupunturara com os nadis tão abordados no yoga.

Permita-me satisfazer uma curiosidade sobre o que você falou:

Em 10/02/2016 at 07:27, sandrofabres disse:

Também acho lega o Teoria dos Chakras do Hiroshi Motoyma,

http://www.estantevirtual.com.br/b/hiroshi-motoyama/teoria-dos-chakras/2237995934?q=hiroshi+motoyama+teoria+dos+chakras

porque tem os métodos tradicionais para despertar os chackras, bem como relatos pessoais do que eme senti no despertar de cada um.Que eu saiba não tem em pdf.

Você tem os chakras despertos? Pode contar como foi isso? Utilizou as técnicas do livro?

Link to comment
Share on other sites

Eheheh. Eles descreve o despertar de cada um a partir da pág 229, que é o capítulo 9 "experiências e experimentos..."

Eu só usei a técnica da gnose (na verdade, dos rosacruzes) para isso,

e em 3 meses tive um surto de telepatia, em que ouvi  o pensamento de uma pessoa na sala, como se ela tivesse falado comigo. Parecia aquel filme do Mel Gibson, "Do que as mulheres gostam

 

No filme é engraçado, mas na vida real dá medo que aquilo comece e não pare mais, porque é igual a ouvir a pessoa falar com a voz física. Pelo menos comigo foi. Como não tenho a menor curiosidade para saber o que as pessoas pensam e não falam, só me interessa o que elas falam, achei preocupante ter que conviver com aquilo.

Depois, acho que na mesma semana, tive uma precognição bem forte, ou seja, eu vi uma coisa simples, um copo em cima de um balcão do restaurante onde eu estava almoçando, e foi como se eu estivesse vendo um filme repetido, eu "simplesmente sabia" que fulano e beltrano acabariam derrubando aquele copo. Não era uma sensação vaga, era como se eu fosse assistir o passado se repetir, embroa eu não soubesse COMO isso seria feito, pois essas duas pessoas estavam do outro lado do restaurante, e cerca de 1 minuto ou dois depois, começaram de brincadeira um empurrou o outro e esse outro esbarrou no copo e o derrubou.

E depois disse dois eventos eu parei de fazer exercícios de estimulação de chackras, eheeh. Vi que eu não queria aquilo para a minha vida não, não era nada vago, nada sutil, era como "x-man". Aí achei demais pro meu gosto.

Link to comment
Share on other sites

Olá!. Boa Noite a Todos.

3 horas atrás, sandrofabres disse:

Eheheh. Eles descreve o despertar de cada um a partir da pág 229, que é o capítulo 9 "experiências e experimentos..."

Eu só usei a técnica da gnose (na verdade, dos rosacruzes) para isso,

 

Será que se ao invés de vocalizar, as vogais, a gente ouvir uma gravação, com a entonação das mesmas, teria o mesmo efeito?;
Cada vocalização deve obedecer a um tom ( frequência ) distinto?.
Grato pela atenção. 

Link to comment
Share on other sites

Olha, a essência das técnicas de despertar chackras é focar sua atenção neles. Onde sua atenção se fixa, atrai energia para lá, como um ímã atraindo limalha de ferro. O resto são detalhes que se somam. No caso de vocalização das vogais as vezes você consegue sentir o respectivo chackra vibrando com a vogal que você está entoando, portanto, é um auxiliar importante e manter a concentração focada no chackra desejado,e deve ter a ver com o que seu corpo faz para gerar aquele som.. Mas se for um aparelho tocando, não me parece que você conseguiria sentir isso tão fácil,  o que sugere que o efeito seja menor, mas existe. O pessoal do meu grupo, dos que ea médiuns, sentia cada chacka vibrando quando uma vez levei este CD para tocar a faixa 1 durante os trabalhos. Não creio que tenha qualquer eficácia se for usado fone de ouvido, afinal voce quer estimular regiões do corpo, com vibração sonora né?

http://www.esotera.com.br/loja/mantras-sons-cosmicos-meeta-ravindra

Mas se você faz isso, vai acabar dormindo, porque em geral é a preguiça que nos faz ter idéias de depender de máquinas, e a preguiça leva ao sono, porque você está passivo ali.

Há alguns anos atrás eu aumentei o tempo de cada um dos bij mantras, deixando cada um com cerca de 5 minutos. Quem quiser pode baixar daqui:

https://drive.google.com/folderview?id=0ByXGi2vq5-wsVTZiU0N5R0FhMkk&resourcekey=0-kAOKVLeNeqPRMNGFUqLVvg

 

Link to comment
Share on other sites

Olá! Boa Noite a Todos.

10 horas atrás, sandrofabres disse:

Há alguns anos atrás eu aumentei o tempo de cada um dos bij mantras, deixando cada um com cerca de 5 minutos. Quem quiser pode baixar daqui:

https://drive.google.com/folderview?id=0ByXGi2vq5-wsVTZiU0N5R0FhMkk&usp=sharing

 

A eficácia da vocalização está na frequência (Tom: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si) ou no mantra utilizado (LAM, VAM, RAM, YAM, HAM e OM)?.

Grato pela atenção.

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho ouvido musical, então para mim isso é grego. Só me restou focar nas vogais "do jeito que dava". Mas sei que qualquer sílaba pode ser cantada em tons diferentes, e no áudio dos bij mantras, se você comparar o som de um com o outro, parece mesmo que a frequência sonora sobe, embora todos os sons sejam parecidos, tudo é som fechado, tipo "Ã", porém vão subindo o tom...Então acho que são as duas coisas, o mantram e a nota.

Link to comment
Share on other sites

Correto.

6 minutos atrás, sandrofabres disse:

Eu não tenho ouvido musical, então para mim isso é grego. Só me restou focar nas vogais "do jeito que dava". Mas sei que qualquer sílaba pode ser cantada em tons diferentes, e no áudio dos bij mantras, se você comparar o som de um com o outro, parece mesmo que a frequência sonora sobe, embora todos os sons sejam parecidos, tudo é som fechado, tipo "Ã", porém vão subindo o tom...Então acho que são as duas coisas, o mantram e a nota.

No áudio os tons estão corretos, de acordo com o indicado.
Mais uma vez muito Obrigado pela sua atenção.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Bom pessoal, eu continuei com minhas pesquisas sobre o tema e tive a oportunidade de conhecer e ler mais alguns livros interessantes sobre o assunto. Vou postar aqui dicas de algumas outras leituras sobre Chakras acompanhadas de comentários de minhas impressões da leitura destes livros para que possa servir como um tipo de guia pra quem mais tiver interesse.

Os Chakras - e os Campos de Energia Humanos - Shafica Karagulla, M.D. e Dora van Gelder Kunz

Shafica Karagulla, médica e pesquisadora se apoiou na clarividência de Dora Kunz para extrair informação a respeito dos chakras dos corpos etérico, astral e mental e de sua interação energética baseando-se na análise clarividente de pessoas em tratamento médico e do efeito das doenças sobre estes chakras. Uma observação aqui é que Dora Kunz foi parceira de Leadbeater e posteriormente se tornou presidente da sociedade Teosófica da América, sendo assim, o livro apresenta um olhar baseado na visão Teosófica do mundo.
Eu pessoalmente achei um ótimo livro que apresenta descrições muito interessantes do funcionamento dos chakras e suas deficiências relacionadas com diferentes doenças. São apresentados casos descritivos das disfunçôes de cada um dos principais Chakras e seus efeitos na anatomia humana.
Considero este um livro excencial para quem estuda a sério o funcionamento dos chakras.

http://www.pensamento-cultrix.com.br/chakraseoscamposdeenergiahumanosos,product,978-85-315-0089-3,66.aspx

Chakras - Mandalas de Vitalidade e Poder - Shalila Sharamon e Bodo J. Baginski

Além da descrição de cada um dos principais chakras como em todo livro sobre o assunto, o diferencial deste livro é que ele fala sobre os "ciclos de desenvolvimento humano" descrevendo qual chakra está dominando o desenvolvimento em peíodos de 7 anos e, dentro de cada um destes 7 anos qual o chakra que está dominando o desenvolvimento naquele ano assim como as características determinadas por aquele chakra naquele ano e período de 7 anos de desenvolvimento e possui até uma tabela exibindo estas informações.
Assim como o Bê-a-bá da Chakraterapia ele ensina várias tecnicas de desbloqueio dos chakras incluindo aí técnicas de visualização com elementos da natureza.
Outro ponto interessante é que o livro ensina pontos de reflexologia e como efetuar massagem neles para ajudar no desbloqueio e ativação de cada chakra.

https://www.estantevirtual.com.br/busca?q=Chakras+Mandalas+de+Vitalidade+e+Poder

O livro Básico dos Chakras - Naomi Ozaniec

Naomi Ozaniec pratica um tipo de Neo-Paganismo Egípcio conhecido como Kemetismo com base no legado Hermético do Egito Antigo. 
Além de descrever as caracteristicas dos diversos chakras como nos outros livros, um diferencial deste livro é que Naomi traça um tipo de paralelo entre a Yoga e a Cabala (descrevendo essa como a Yoga do ocidente) utilizando por exemplo, a árvore da vida para representar o caminho na busca de desenvolvimento espiritual e, portanto, dos chakras e também compara o sistema de Chakras e a Árvore da vida relacionando as diversas Sephirot às características de cada Chakra.
Naomi também cita vários métodos para desbloqueio, harmonização e ativação dos chakras incluindo aí asanas do Yoga, exercícios físicos, técnicas de visualização e florais de bach.

https://www.estantevirtual.com.br/b/naomi-ozaniec/o-livro-basico-dos-chakras/2126174101?q=Naomi+Ozaniec

Chakras - Centros de Energia de Transformação - Harish Johari

Este é um livro de Tantra e, pra quem não sabe, o foco principal do Tantra é o desenvolvimento dos chakras e se baseia fortemente em Kundalini Yoga cujo objetivo final é o despertamento da kundalini e a consequente iluminação da consciência.
É um livro muito interessante para quem quer conhecer os chakras e seus métodos de despertamento com base nas tradições do Yoga com foco no Tantra, a anatomia exotérica do corpo energético (prânico), técnicas de purificação do corpo e da mente entre outras práticas.

http://www.pensamento-cultrix.com.br/chakrascentrosdeenergiadetransformacao,product,978-85-315-1636-8,66.aspx

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Nossa muito obrigado por escanear seu livro, parece que isso de despertar os chakras é bem exótico(na minha concepção por enquanto é claro), estava determinado a conseguir uma projeção astral mas eu fico me perguntando porquê é tão difícil se eu sou um espírito e isso deveria ser uma habilidade nata minha não? Não só minha mas de todos certo? Simplesmente fazer e pronto, tão fácil como estalar os dedos, mas parece que pela nossa ignorância, falta de uma teoria mais próxima da verdade absoluta nos faz fracassar tanto, daí penso em outro planeta com seres mais evoluídos e menos ignorantes, será que eles possuem livros/ensinamentos(ou algo do tipo) que passam o conhecimento para os recém chegados no mundo e sejam capazes de usufruir de suas capacidades espirituais de maneira plena na medida do possível, espero que um dia esse mundo chegue neste ponto mas sinceramente eu gostaria de alcançar isso nesta vida, por isso me pergunto agora, com base nesse livro do Teoria dos Chakras, será que o segredo está nisto? Liberar os chakras? Conseguir domínio próprio do seu corpo espiritual, entender como ele funciona e senti-lo completamente? Bom, vou terminar o livro dos médiuns e após ele certamente irei começar este Teoria dos Chakras e tenho como objetivo usar ele como caminho para buscar a resposta para a pergunta que acabei de fazer, caso algum dia eu consiga a resposta, ou descobrir o caminho "certo", mais apropriado e eficiente certamente não deixarei isso apenas para mim. Enfim, muito obrigado novamente mesmo e boa sorte na vida/existência de todos ai, até.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, lucasfr1425 disse:

estava determinado a conseguir uma projeção astral mas eu fico me perguntando porquê é tão difícil se eu sou um espírito e isso deveria ser uma habilidade nata minha não? Não só minha mas de todos certo?

E é. Acredite, assim como todo mundo, você se projeta de noite durante o sono do corpo só que de forma inconsciente.

Se projetar de forma consciente exige treino da mesma forma que falar. Você não nasceu falando, certo? Teve que treinar um bocado pra isso. A capacidade é nata, você nasceu com ela mas a habilidade teve que ser adquirida.

3 horas atrás, lucasfr1425 disse:

por isso me pergunto agora, com base nesse livro do Teoria dos Chakras, será que o segredo está nisto?

O segredo de quê? De se projetar de forma consciente?... Não necessariamente. 

É interessante conhecer sobre os chakras, saber do papel deles, se preocupar em tê-los desobstruídos, aprender a ter uma certa "higiene" energética. Mas isso não é tudo. Chakras são órgãos dos seus corpos sutis, e são importantes sim, mas sua consciência é muito mais do que isso.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Só passando aqui para agradecer todo conhecimento e experiência de vocês. Conheci o site esta noite e já estou absorvendo todo o conhecimento possível.

Passei horas agora lendo e refletindo cada palavra de vcs, Iogui, Sandro e alguns vídeos com o Saulo. Obrigado pela paciência e determinação em ajudar. Gratidão sincera!

Não tenho tanto conhecimento aprofundado em exercícios e uso poderes sensoriais, pois não são minhas intenções. Mas fiz um pequeno exercício de meditação e equalização dos chakras e por alguns minutos me senti fora do corpo e anestesiado. Logo em seguida voltei me sentindo muito bem e de alma lavada.

Usei este vídeo para ouvir e visualizar cada chakra

Espero ajudar no que puder tbm aqui no forum.

abraço de energia!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...