Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

EV Mecânico (Chi Kung)


Thomas_Blum

Recommended Posts

Boa noite amigos. 
Não achei um tópico específico sobre o tema e acredito ser esta uma técnica muito interessante para ajudar no desenvolvimento do Estado Vibracional (EV). Aprendi ela conversando com uma professora de conscienciologia e depois descobri se tratar de uma manobra comumente utilizada também nos cursos.

Apesar da conscienciologia levar muito a sério essa questão de não depender de muletas para alcançar os estados de auto domínio, abrem algumas exceções. Entre elas essa manobra energética pinçada das práticas do chi kung. O chi kung mesmo eu conheço pouco, sei que se trata de uma variedade do Tai chi chuan, também relacionada ao Qi gong. Em algumas fontes diz-se que são a mesma coisa, os três nomes. 

Essa manobra na verdade não é seguida a risca na conscienciologia, ela é mais complexa do que apresentada pelos professores que me ensinaram e infelizmente não encontrei nenhum video específico sobre isso no youtube, por se tratar de um dos movimentos dentre centenas deles. Mas vou tentar explicar através da escrita como funciona essa prática.

Eles chamam de EV mecânico também exatamente por ser uma versão analógica, manual, do EV. A lógica interna (ou seja, a questão das energias) você vai movimentar igual. O que muda é que fará isso com o auxílio de suas mãos, arrastando esse bloco de energia pelo corpo. Mas o ideal ao meu ver é não faze-lo de uma forma tão vazia e simples. Já que estamos utilizando uma manobra ritualistica, milenar, chinesa, de auto nível, que façamos direito!

Em pé, ereto e relaxado, mantenha-se numa postura firme no chão (naquela postura bem caracteristica japonesa de inicio de movimento) As pernas um pouco abertas, joelhos levemente flexionados, mais ou menos assim:
14f1afcd36282f1222000364e36c89b7.jpg
Mas as mãos não precisam ficar estendidas nem nada assim. Prefiro mante-las bem proximas ao corpo, seguindo o movimento do fluxo energético.

Estabelecido essa postura e "sentido" a conexão com a terra (ajuda muito puxar energia da terra), você inicia o movimento com as mãos na altura do órgão sexual, subirá lentamente próximo ao corpo (como se cada palma da mão carregasse um pouco de água e não pudesse deixa-la cair), mas imaginando que está erguendo esse bloco de energia, esse scaner por todo seu corpo, subindo até mais ou menos a altura do peitoral.

O movimento se limita do sexo ao peito, mas apenas fisicamente, pois energéticamente você estará puxando energia da planta dos pés ao topo da cabeça. Junto com a subida das mãos, você faz uma intensa inspiração, de preferencia pela boca, puxando o ar entre os dentes, com pouca entrada, assim o movimento sobre lento, junto com o ar entrando lento. Ao chegar no peito (e a energia no topo da cabeça) comece o movimento de descida. Agora a mão vira as palmas para baixo, sempre próximas ao corpo, como se estivesse empurrando uma barra invisível, e com isso você empurra o bloco energético novamente em direção aos pés, sempre lento e agora com expiração tambem pela boca, soltando bem devagar por apenas um pequeno espaço da boca. Faça esse movimento todo com muita intenção, juntando energia das raizes do seu ser. Concentrado e atento, perceba qualquer indício de calafrio, formigamento, sensação de água ou frio, etc. Isso é um indício de percepção energética.

A questão da velocidade não é importante nessa prática, ela é o básico, para treinar e desenferrujar nossas energias. O ideal é faze-la diáriamente, no começo do dia, no meio do dia e antes de dormir. Fazer no banho embaixo duma ducha forte e mais fria do que quente ajuda muito na soltura energética e também na percepção.
Espero que tenham compreendido mais ou menos, caso não, vamos conversando!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom, só vou fazer umas correçõezinhas em relação ao Chi Kung, para não deixar umas informações erradas que possam dificultar a pesquisa posterior de quem venha a se interessar.

Chi Kung é uma GRAFIA diferente de QiGong, trata-se apenas de formas diferentes do ocidental grafar o som da palavra chinesa para essa prática, que refere-se apenas a um sistema de TREINO ENERGETICO mesmo.

Já Tai Chi é arte marcial, assim como Karate, Tae Kwon Do,  Kung Fu.

Mas artes marciais tem as focadas mais nos treinos do corpo (estilos externos)  e as mais focadas nos treinos das energias (estilos internos) .

Chi Kung (marcial) é a parte da arte marcial focada no treino das energias. Mas na verdade até acupunturista teria que treinar chi kung ( o Chi Kung médico é conhecido popularmente como "Cura Prânica", algo parecido com o Reiki, mas não idêntico)  para que sua terapia seja mais efetiva, porque não se trata só de enfiar agulhas no ponto, mas de o terapeuta poder também suar sua energia no processo de introdução da agulha, para ajudar o paciente.

Mesmo o Tai Chi, que PARECE Chi Kung , não é Chi Kung, porque o "Tai Chi Chi Kung" é o Chi Kung DO TAI CHI, é outra coisa.

 

Há inúmeros sistemas de chi kung, provavelmente milhares, assim como estilos de kung Fu na China.

Mas basicamente tanto a OLVE quanto o sistema de Treino Energetico do Bruce são considerados formas de Chi Kung. Na verdade essas praticas de movimentaçao energética mais imóveis, usando só a mente, não o corpo, como a OLVE, chamamos de Nei Kung, sendo chamadas de Chi Kung aquelas que usam movimento corporal para induzir a movimentaçao energetica.

As técnicas que vocês podem ler neste livro são um exemplo de Nei Kung, em que toda movimentação energética é fetia com a mente apenas:

http://www.estantevirtual.com.br/busca?q=energia+curativa+do+tao

 

Portanto, Chi Kung não se trata de prática RITUALISTA, mas de TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO ENERGÉTICA criada por quem sabe como funciona o mecanismo energético, por isso DISPENSA visualizações, embora possam ser usadas( é o caso do Nei Kung) . Exige apenas ATENÇAO  aos movimentos e execução precisa deles, porque isso é o que faz a energia fluir pelos canais corretos, como água fluindo pelo encanameto. Uma pequena variação no ângulo do cóccix, , alinhamento da cabeça, posição de joelhos, etc...é muitas vezes o que faz a diferença entre sentir algo  fluindo pela região desejada, ou não.

Vou deixar aqui dicas de 3 livros em português sobre isso:

http://img.martinsfontespaulista.com.br/Imagens/produtos/59/166259/166259_Ampliada.jpg

 

Este é de Chi Kung Estatico, conhecido como Zhan Zhuang:

http://www.saraiva.com.br/o-caminho-da-energia-446176.html

Existe em pdf:

https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsVjRvN1dGSDJ4WVE/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-NFvm4irP7zpDb4BZhB3h4w

 

Mas esses sao livros mais focados na pratica, sem muita explicaçao do mecanismo de funcionamento desses métodos.

O único que se preocupa em explicar isso é este livro, o melhor que já vi em portugues :

http://www.estantevirtual.com.br/b/l-v-carnie/chi-gung-qigong/653456753?q=chi+gung

E aqui tem um vídeo de um dos estilos mais famosos de Chi Kung marcial , o Camisa de Ferro:

O livro com as explicaçoes desse sitema e do Mantak Chia. Muito raro de localizar e portanto sempre muto caro.

O Mantak Chia tem livrinhos bem complexos sobre Chi Kung. Para que se interessar sobre Chi Kung do Tai Chi, tem este título dele:

http://www.estantevirtual.com.br/b/mantak-chia-e-juan-li/a-estrutura-interior-do-tai-chi/3865529667?q=estrutura+interior+tai+chi

 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Sandro, obrigado pela expansão do tema e aprofundamento nas questões das diferenças entre os métodos. De fato desconheço ainda (mas acho fantástico e pretendo estudar mais). Pelo que pude ver, essa versão do EV mecânico que é uma variação de uma das técnicas do chi kung (não sei exatamente de qual ainda) foi bastante modificada para seguir o padrão da MBE mesmo, ou melhor, do EV especificamente (ou OLVE). 
Ou seja, você pode fazer sua versão dessa movimentação, não precisa seguir uma regra específica já que estamos falando apenas sobre movimentação energética com um auxilio externo à sua vontade. Resumindo, movimente com suas mãos, a energia pelo seu corpo, assim como você pode passar o palmo-chacra por toda a região para limpar o campo.
Porém, sem dúvidas vale um aprofundamento no tema, seguindo a risca a movimentação original e correta. Afinal é um estudo milenar de um dos povos que mais compreende e domina a energia.

Quanto a pergunta do Peregrino

8 horas atrás, Peregrino disse:

Será que usar simultaneamente as três formas de mover as energias ( com as mãos, com os olhos e com a intensão ) se consegue intensificar os resultados da movimentação energética?.

Não compreendi essa questão dos olhos. Sei por exeperiencia e por dica dos professores que mexer os olhos juntos com as energias não dá certo por que conforme você sente necessidade de aumentar a velocidade da energia (apesar que eu desconfio do método "velocidade") isso acabaria causando uma confusão aos olhos. 
O que sei é que, o EV mecânico, ou as variantes do chi kung, seja como for, junto com a intenção firme e intensa, fazem qualquer energia se movimentar. É só querer, vestir uma postura de interesse, concentração e intenção. 

E para finalizar, posto aqui o trailer duma série de videos que tem no youtube sobre Epicentros energéticos, para dar uma motivada no pessoal. O trailer é meio rapido e brusco, mas vocês acham muitos, muitos videos dessa série no mesmo canal, cada um dos videos fala sobre um dos caras, mestres em energia normalmente orientais:
 

 

Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Thomas_Blum disse:

Porém, sem dúvidas vale um aprofundamento no tema, seguindo a risca a movimentação original e correta. Afinal é um estudo milenar de um dos povos que mais compreende e domina a energia.

Realmente o tema é cativante e merece um aprofundamento nos estudos.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Excelente post! Obrigado Thomas e Sandro pelas informacoes, pelos comentarios e pelos links.

O que eu ja havia lido era sobre uma tecnica conhecida como "Irrompimento do Energossoma", que esta apresentada e detalhada no livro "Dinamicas Parapsiquicas" do Moacyr Goncalves e da Rosemary Salles. Ela tambem envolve movimento com os bracos, ombros e respiracao coordenada com os movimentos. Os relatos sao interessantes. Eu so treinei uma vez, mas parece promissora.

Edited by Alexandre Schmidt
misprint
Link to comment
Share on other sites

Só pude ver o vídeo que o Thomas Blum postou agora.

Bom, em nome da Verdade convém ficarmos alertas para uma coisinha: o sutil é...SUTIL, não é páreo para o grosseiro quando se trata de uma oposição entre um e outro.

Muita gente esquece que ao desenvolverem SENSIBILIDADE, você se torna SENSÍVEL.

Dirão "claro, mas esse é o objetivo". Sim, mas o que isso significa? Em outras palavras...que aquilo que não derruba ninguém, derrubará você, porque você ficou "sensível".

Mas porque eu falo isso?

Porque as demonstrações em vídeo ali em cima passam uma impressão errada: a de que  esses "mestres da energia" podem lutar sem usar as mãos, derrotar seus oponentes usando apenas forças sutis.

Mas não é isso que vemos nos vídeos. Vemos pessoas "colaboradoras" (alunos, repórteres, curiosos) ABERTAS PARA SENTIR ALGO.

Mas numa situação de atrito, NINGUÉM ESTÁ ABERTO, e mesmo o mais desinformado sobre energias instintivamente está FECHADO ao intercãmbio quando está numa situação de atrito, é automático no corpo. E aí o que acontece quando você não se coloca numa posição de sensibilidade?

 Vejam o que aconteceu quando um dos mestres retratados acima, Ryuken Yanagi,  ofereceu um premio em dinheiro a qualquer lutador tradicional que o vencesse , e um lutador chamado Tsuyoshi Iwakura aceitou :

 

 

Esse tipo de coisa, já que ele próprio ofereceu grana para quem aceitasse o desafio,  mostra que ele acreditava no que fazia, não era um farsante, é é um mestre de aikido conhecido.  Porém, mostra também que ele não compreendia como isso funciona, pois  ao sutil se combate com o sutil, mas ao grosseiro se deve combater com o grosseiro, porque um não substitui o outro, cada um tem sua razão de existir, ou não precisaríamos vestir corpos físicos né? Todo mundo sabe que não adianta dar tiro em fantasma, mas esquecem que pelas mesmas razões não faz sentido achar que vai afugentar ladrão com energias,rezas, símbolos mágicos, né?

 

Sei que de certa forma sei que esses comentários que fiz neste tópico representam um certo "desvio de tópico", mas é porque a "questão base", aquela que está por trás do tópico, é a relação físico  x sutil, EV mecânico x controle mental das energias,e essa tema é muito sujeito a "fundamentalismo", ou seja, as pessoas tendem a achar que só se pode fazer de um jeito, ou que A substitui B, esquecendo que não precisamos fazer opção alguma, não é um "voto de fidelidade" a uma panacéia, porque quando fazemos isso, podemso precisar perdes uns dentes, como o mestre de aikido do vídeo acima, para entender nosso erro.

Temos 7 corpos, portanto, se eu movo as energias só usando a mente, estou usando um deles, corpo mental digamos, para atuar sobre outro, o etérico, que está passivo.

Mas se eu movo o corpo físico PARA AJUDAR, então uso 4 CORPOS para fazer a mesma tarefa, uso o mental (desde que sua atenção esteja focada no ato, portanto, desde que não seja mera macaqueação de movimentos), o astral, o etérico e o físico, porque estão todos embutidos e participando do ato. Creio que por ter percebido isso o Saulo adicionou movimento de mãos na técnica completa 4.

E talvez por isso todo mundo perceba que É MAIS FÁCIL mover as energias (seja para ev, seja para estimular os chackras)  sincronizando com respiração, movimentos dos olhos etc. É por isso que as técnias de respiraçao tanto na cultura indiana quanto na chinesa semrpe acompanham esses treinos.

Mas exatamente por ser mais fácil para quem não tem sensibilidade ( ou seja, para quase todo mundo) isso pode atrasar o domínio dessa movimentação no seu nível ideal, que seria usar só a mente. E aí o cara fica preso décadas naquilo, porque não quer abandonar o mais fácil para fazer o mais difícil, e é nesse ponto que uma técnica que de fato torna as coisas mais fáceis acaba caindo na classificação de MULETA.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Não saiu do tópico não Sandro, está sendo muito esclarecedor! Ótimo ponto a ser colocado em questão, afinal, temos que romper com esses paradigmas de verdades absolutas. Até o momento eu tinha a visão desses caras como mestres dominantes da energia mesmo, então naturalmente é um choque ver esse tipo de situação de um senhorzinho desse nível apanhar feio de um lutador "comum" por pura falta de discernimento quanto ao modo dele aplicar as energias. De fato, em todos os videos (como eu disse, esse dali é só um trailer) você percebe que a grande maioria do pessoal que participa ativamente das gravações são pessoas próximas destes mestres, e estão de fato já sutilizadas, perceptivas e receptivas. Mas lembro que em algum video eles mostram algumas pessoas que estavam desconfiadas dos discípulos e quiseram tentar empurrar o mestre (naquela demonstração de que a pessoa pode ficar fixa como um palanque e nem uma fila de fortões consegue derruba-la) e nesse caso os caras que supostamente não eram do grupo, também sentiam o efeito. Mas aí podemos incluir inúmeras coisas, por exemplo a diferença de uma demonstração de energia, com movimentos menos bruscos e que não são exatamente de ataque, e de uma luta, direta e grosseira, onde não existe nem tempo para expandir muito seu campo (se você não for rápido nisso), sem falar que ele naturalmente deveria estar fora de seu ambiente otimizado. Enfim. Mas no geral, faz todo sentido. O casca grossa não sente a energia, e mete o cacete no velho! =/ é a vida...
Errando e aprendendo! hehe.

Mas vale a pena ver os outros videos, tem alguns fascinantes.
 

 

 

 


e vários outros

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Pratiquei 4horas por dia durante seis meses, e depois parei para ver o que aconteceria.

As únicas coisas que notei foram:

- um leve aumento de sensibilidade em relação á sentir as energias ( mas com alguns episódios esporádicos bem extremos, como por exemplo uma vez ter sentido os chackras das palmas ds maos  girarem tao fortemente que precisei abrir os olhos para ver o que era aquilo, ja que eu parecia estar com uma libélula gigante voando entre minhas maos, batendonas asas nas minhas palmas - que estavam uma de frente para a outra -  sem que conseguisse sair. )

- um estado mental/emocional mais centrado, que ainda perdurou por maisnseis meses paos eu ter interrrompido a prática

- maior disposicão fisica ( como fruto da prática de um conjunto especifico de exercicios de Chi Kung.

- Também meu corpo pareceu rekeitar automaticamente a ingestao de coisas que sujam o corpo. Quando comecei eu bebia uma dose de whisky todo dia enquanto preoarava a janta, e depois ia assistir algum DVD enquanto fumav cachimbo. Apos ter iniciado a prática de chi kung esss práticas foram abandonadas automaticmamente e "sentidas" como algo que era oposto ao que eu estava fazendo. Entao todo meu interesse por elas sumiu apos o primiero dia de prática de chi kung.

Mas acho que em parte foi poruqe exagerei. Depoia andei lendo que uma pessoa se curou de câncer praticando um determinado estilo de chi kung, mas se atribui a cura mais ao regime intenso dela( 2h por dia) do que ao estilo.

Bom, se 2horas   é intenso, e eu estava fazendo 4horas, deve ter sido isso que fez meu corpo já olhar para qualquer gota de álcool como algo que eu noa queira mais que entrasse no meu corpo.

Isso foi no inicio de 2015, e memso tendo parado a pratica apos seis meses nao tive  mais intesse nem em voltar a fumar cachimbo  nem em beber nada de álcool.

Algo houve, eheheh

Eu até esperava que desse alguma diferenca nas projeções ( grau de lucidez, duracao, nitidez de peecepçao) já que eu estava lidando diretamente com uma pratica de acúmulo de energias. Mas como eu já supunha pelo que compreendo da projeção, não afetou nenhum dos aspectos.

Só que chi kung é uma pratica que demora décadas para dar um resultado interessante. Quando alguém pensa em resultados palpáveis( energia para fazer curas, efeitos psicocineticos, etc) tem que pensar que exige  20 anos de pratica, pelo menos. 

Eu pretendo retornar à prática, mas apenas apos me aposentar, porque trabalhando o tempo livre é curto,  não da para jogar fora 1h do seu dia  praticando  algo que nao apresente resultados palpáveis em poucos meses. Melhor investir essa 1h em outra coisa que de resultados mais rápidos.

Mas para quem tem tempo livre acho muito bom.

Só precisa ter cuidado com uma coisa, nao sei se falei neste topico: não se deve praticar chi kung se a pesso estiver com algum problema emocional. Ele é uma prática preventiva, para ajudar a manter a serenidade. Mas se a cabeça estiver quente com alguma preocupacao é melhor nao praticar chi king nesse dia, porque a atençao estara focada no corpo, ou na respiracao, ou nas energias.. enquanto sua enerfia aumenta.  As emoçõea conflituosas estarão " embaixo do tapete", e aí voce nao percebe que elas roubarão a energia extra e  se tornarão mais fortes do que antes. Aí a pessoa vai para os fóruns de chi kung reclamar que sempre fica mais perturbada emocionalmente apos as sessões de chi kung .

É por isso, antes de tudo precisa haver controle da mente e das emoções. Se você introduz mais energia numa psique desequilibrada você só aumenta o desequilíbrio. 

Pratique nos bons momentos para ter mais serenidade nos maus momentos. Mas evite praticar nos mais momentos, porque não é uma técnica para conserto rápido do seu estado emocional, é para CULTIVO, a LONGO PRAZO,  de um estado emocional diário mais equilibrado.

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Sandro, você seguiu alguma linha? Eu chequei a fazer varios do Mantak Chia mas eu me sentia muito cansado, ruim que ja vi outros praticantes de Chi Kung reclamare disso.

Depois peguei um livro do Wong Kiew Kit e os resultados pelo menos pra mim foram assustadores.

Eu podia dormir muito bem, na verdade tive as melhores noites de sono na minha vida, eu não me cansava.

Na academia eu podia levantar muito peso sem nem se quer me cansar, na verdade eu ate levantava com receio porque chegava a ser bizarro não sentir o cansaço no musculo mesmo depois de várias repetições com muito peso.

Depois de um tempo, acho que por algo interno que tenho foi limitando a movimentação do fluxo de energia interno no meu corpo e afetando o efeito da prática.

Esse problema é justo o que tento resolver mas sem sucesso.

Depois que fiz as pratics do Wong Kiew Kit me tornei capaz de com facilidade controlar fluxos de energia dentro do corpo, se move como se fosse uma cobra pelo corpo, cabeça, espinha mas ao mesmo tempo por causa desse problema que tenho, que acho que seria o lado Esquerdo do meu cerebro, não consigo mover com a fluidez que gostaria.

 

Link to comment
Share on other sites

Eu notei mais energia fisica ao praticar o Nei Kung, confome o livro do C.K. Chu.

E o que gostei mais ( algum tipo de satisfação interior indefinida) foi o Flying Phoenix, que o Terry Dunn colocou o sistema completo em DVDs

Mas a partir de um certo ponto achei muito confusas as explicacoes de como seguir integrando os diferentes componentes da pratica:

 

http://www.taichimania.com/chikung_catalog.html

http://www.taichimania.com/trainingschedule.html

http://www.taichimania.com/essentialguidelines.html

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Sandro, eu estava vendo uma reportagem antiga e vi que eles eles fazem movimentos para coletar energia e que ideal seria fazer isso em lugares próximos à natureza.

Quando você praticou o Chi Kung você também tinha como objetivo coletar energias da natureza?

Achei interessante pois os movimentos se parecem ou me dão a impressão de uma movimentação energética.

 

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, sandrofabres disse:

Eu ninca tive esse objetivo. Mas são tecnicas que existem, absorver do Sol, e  inclusive absorver Chi da  árvore à sua frente,  o que me soou muito suspeito. 

 

Te soou suspeito pois você acha improvável, ou anti-ético ou ainda, porque seriam energias diferentes?

Link to comment
Share on other sites

Anti- ético. 

Há um detalhe historico também: a China é um dos países em que mais prolieferam lendas/ relatos de vampiros, assim como no leste europeu.O vampirismo está diretamente relacionado com a continuidade do  uso do corpo etérico após a morte. Um corpo etérico bem carregado permitiria mais efeitos fisicos.  

O caminho mais saudável para o desencarnado é livrar-se do corpo eterico no ato do desencarne. Quando isso não acontece a chance de o desencarndo ter problemas no pos-mortem aumenta. Quem segue o vampirismo como "caminho" adota técnicas de absroção e acúmulo continuo de energias captadas de outroes seres exatmente para conseguir esse efeito de hipercarregamento do corpo etérico.

Então, A MEU VER,  uma coisa é você aprender a manipular suas proprias bioenergias. Outra é absorver "energias do céu", um prana mais sutil, da mesma origem do Reiki. Outra coisa bem diferente é ficar absorvendo energias densas de outros seres. 

Na dúvida  preferi nao mexer com esse tipo de absorção.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...