Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Fenômenos Parapsíquicos.


Recommended Posts

5 horas atrás, Raposo disse:

Uri Geller talvez tenha sido o maior farsante de todos os tempos

Como você explica os fenômenos feitos em laboratórios? É natural pensar que talvez ele tenha feito alguma farsa durante a carreira, assim como a gente vê com médiuns famosos por aí, mas não dá pra negar que alguma coisa de diferente ele fez e com certeza tinha poder psíquico

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Raposo disse:

Uri Geller talvez tenha sido o maior farsante de todos os tempos. Tudo que vem dele eu vejo como uma piada de mal gosto.

Bem, como eu mostro exaustivamente nesse tópico, ele provou que era legítimo para quem importava provar, os cientistas. Se o populacho quiser continuar acreditando nos céticos, meors leigos, aí é uma questão de fé. 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu só me recordo do Uri fugindo do James Randi e sendo desmascarado no programa que trocou os talheres que ele iria "entortar". Os fatos cientificos foram na década de 70 e pelos videos, não vi ciencia alguma, apenas algumas pessoas vendo o show dele. Alias, conforme o tempo foi passando, até ele  mesmo se diz um "mistificador". Foi presente em varios  eventos de mágica e vendeu o seu trabalho como um "show". Na minha opinião, a partir do momento que se é pego uma unica vez, já era ! Hoje em dia tudo que ele fez é fichinha perto do que fazem os ilusionistas, que na maioria também não vão com a cara dele. Eu claro que respeito a opinião de quem acredita nele, mas pra mim ele vai continuar sendo um mágico que ganhou uma boa nota fazendo magica.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu penso diferente... A questão central é: de onde vem os poderes? É possível repetir? Simplesmente quem tem contato com médiuns e paranormais vê os efeitos, a questão problemática é repeti-los através de pessoas comuns já que exige disciplina e conhecimento destas. O problema do pseudo cético e parar na crença da impossibilidade e ficar na negação. O cético verdadeiro vai testar todas as possibilidades antes de descartar o experimento de comprovação.

Entretanto os parapsicólogos entre outros pesquisadores tem boas técnicas que possibilita as habilidades paranormais comuns de serem repetidas. Estou a algum tempo acumulando material de desenvolvimento paranormal, na língua inglesa existe vários tratados com boas técnicas e explicações.

Esses dias assisti Phenomenon do John Travolta que vive um personagem que vira um gênio paranormal depois que vê uma luz no céu no dia do seu aniversário. No fim do filme mostra uma explicação científica. Mas não nega os efeitos paranormais e nem as habilidades do cara.

 

@sandrofabres eu não tô conseguindo responder você pelas mensagens. Da erro.

Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, Raposo disse:

Eu só me recordo do Uri fugindo do James Randi e sendo desmascarado no programa que trocou os talheres que ele iria "entortar". Os fatos cientificos foram na década de 70 e pelos videos, não vi ciencia alguma, apenas algumas pessoas vendo o show dele. Alias, conforme o tempo foi passando, até ele  mesmo se diz um "mistificador". Foi presente em varios  eventos de mágica e vendeu o seu trabalho como um "show". Na minha opinião, a partir do momento que se é pego uma unica vez, já era ! Hoje em dia tudo que ele fez é fichinha perto do que fazem os ilusionistas, que na maioria também não vão com a cara dele. Eu claro que respeito a opinião de quem acredita nele, mas pra mim ele vai continuar sendo um mágico que ganhou uma boa nota fazendo magica.

Já vi esses vídeos também. Mas não gosto desse James randi nem pagou 1 milhão para um brasileiro que comprovou sua habilidade paranormal. Só deu uma desculpa e ficou por isso mesmo.

Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Joe disse:

Já vi esses vídeos também. Mas não gosto desse James randi nem pagou 1 milhão para um brasileiro que comprovou sua habilidade paranormal. Só deu uma desculpa e ficou por isso mesmo.

O contrato que o Randi faz eles assinarem nao permite contestacao do que o Randi disser, nao tem testemunhas. É so um golpe para divulgar  a crença de que o paranormal em questão foi desmascarado. É um truque de marketing que os céticos criaram.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu vi os videos e tudo mais. Continuo com a mesma opinião e na hora do vamos ver esse pessoal fugiu com o rabo entre as pernas. Até os poderes desse pessoal são os mesmo, pois são claramente técnicas de ,magica. Entortar talheres, visão remota...não passa disso e qualquer ilusionista dos anos 90 replica isso facilmente. Vê se esse pessoal sai levitando do nada. faz alguém levitar ou algo que não tenha como ser reproduzido...simplesmente não acontece. É tudo sempre no mesmo padrão e todos videos "cientificos" só mostram ele fazendo o show dele e mais nada. Na hora que alguém aparece ( que dizem ser cético que opinião não vale) muda os talheres do "paranormal", ele fica cansado, aponta aqui e ali.

 Mas enfim, é a minha opinião sobre esses caras, e se estou num forum sobre viagem astral, creio que não seja a pessoa mais cética do mundo.

 

 

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Sobre visão remota os protocolos científicos são bem rígidos, um dos motivos dos militares usarem nas suas filheiras é exatamente a facilidade de reproduzir com pessoas comuns com um pouco de treino. Exemplo: O pesquisador elege os alvos a serem visualizados por  meio de tabela ou etiquetamento escolhido. Os alvos são enumerados e colocado dentro de um envelope e depois é dado a uma equipe de visão remota. Cada envelope vai possui um alvo cego com uma sequencia numérica assim: 2012-6987 todos os visualizadores possuem os mesmos números e por se tratar de um alvo cego não tem nem uma informação sobre o alvo. Entre 70% do que é observado pelos visualizadores bate com o alvo.

E o uso de vários visualizadores remotos sobre o mesmo alvo cego trás segurança nos resultados. Um dos motivos de ser usado na espionagem. Um do casos mais clássico é a descoberta de um submarino nuclear de grande porte feito de titânio algo novo pra época da espionagem.

Eu não me importo tanto com os paranormais famosos e tal. To focado em reproduzir as pesquisas e gostaria de montar uma equipe de visão remota.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

43 minutos atrás, Joe disse:

To focado em reproduzir as pesquisas e gostaria de montar uma equipe de visão remota.

Que interessante, fiquei interessado :p

59 minutos atrás, Raposo disse:

qualquer ilusionista dos anos 90 replica isso facilmente

Não sei como um ilusionista poderia replicar visão remota, sem o uso de capacidades paranormais, porque claro, todos somos espíritos e independente do grau de ceticismo, essas coisas existem

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Raposo disse:

Eu vi os videos e tudo mais. Continuo com a mesma opinião e na hora do vamos ver esse pessoal fugiu com o rabo entre as pernas. Até os poderes desse pessoal são os mesmo, pois são claramente técnicas de ,magica. Entortar talheres, visão remota...não passa disso e qualquer ilusionista dos anos 90 replica isso facilmente. Vê se esse pessoal sai levitando do nada. faz alguém levitar ou algo que não tenha como ser reproduzido...simplesmente não acontece. É tudo sempre no mesmo padrão e todos videos "cientificos" só mostram ele fazendo o show dele e mais nada. Na hora que alguém aparece ( que dizem ser cético que opinião não vale) muda os talheres do "paranormal", ele fica cansado, aponta aqui e ali.

 Mas enfim, é a minha opinião sobre esses caras, e se estou num forum sobre viagem astral, creio que não seja a pessoa mais cética do mundo.

Oi Raposo

Eu acho que um pouco de ceticismo é sempre bom pra discernir o que é falso do que é verdadeiro.

Mas acho que não é desse ceticismo que o Sandro estava falando.

As vezes a verdade está diluída em um pouco de mentira, ou a mentira pode estar diluída em um pouco de verdade.

Nesses casos é bem complicado discernir o que é verdadeiro do que é falso.

Em geral temos duas atitudes antagônicas:

Aceitamos tudo ou negamos tudo.

Nesses casos é muito complicado conseguir separar o joio do trigo.

Às vezes da mesma pessoa podem vir poucas verdades e muitas mentiras, ou poucas mentiras com muitas verdades.

Eu não estudei esse cara que vocês estão falando, e conheço superficialmente a história dele.

Pode ser que ele tenha sido charlatão em alguns momentos e que alguns momentos os fenômenos sejam verdadeiros.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 29/01/2023 at 18:35, Raposo disse:

Mas enfim, é a minha opinião sobre esses caras, e se estou num forum sobre viagem astral, creio que não seja a pessoa mais cética do mundo.

Claro, mas  é importante perceber as falhas  nesse tipo de raciocinio, para evitar que ele te derrube em outros  casos, porque é sempre a mesma estrutura falha que leva a conclusões erradas.

Mas antes disso:  o que você viu no video da Universidade que testou ele  sao registros variados, alguns de sala experimental . Não são "pessoas olhando". Pessoas olhando era nos shows. 

Como você acha que um teste desse seria feito?  Sem os cientistas estarem ali junto? Os testes sao demonstracao sob  as condicoes estabelecidas, voce só pode ver mesmo 

-alguém fazendo algo
- e os cientistas  olhando, tentamdo identificar fallhas  truques ,filmando para poderem rexaminar. É isso.que voce tem ali  filmado. Afinal, o teste é demonstracao de habilidade! 


 Se nao tivesse  ninguem olhando um sujeito como o Randi alegaria que o cara fraudou enquanto ninguém olhava, que "muito provavelmente" se esgueirou até alguma fresta, porque tinha algum cantinho que naonestava bem vedado, etc para escutar alguma conversa dos cientistas e poder entao deduzir quais simbolos deveria adivinhar ( é sério! esses céticos já alegaram esse tipo de coisa em testes assim, quando  o sujeito resrado estava isolado numa sala fechada! Eles vao alegar qualquer coisa que permita negar tudo sempre) 

Agora a questão do raciocinio falho:

-A pessoa X 
-faz demonstracao A  
-para o grupo Z.  

Demonstracão bem sucedida

Entao os céticos tentam uma demonstracao para eles,

- A pessoa X 
-faz demonstracao B
- para o grupo W, 

Demonstracao mal sucedida

Ai o cético conclui que a demonstracao A era falsa  porque a B nao deu certo?!?!

Sendo que a demonstracao A na verdade foram dezenas de demonstracoes, as vezes centenas? 

 A única coisa que eles podem afirmar é que a demonstracao B nao deu o resultado prometido, porque só testemunharam essa. Não há nada da demonstracao B que se aplique à demonstração A. 

Mesmo a ciência funciona assim:   alguem chega num resultado positivo e publica, outro repete o procedimento e não tem  o mesmo resultado. Isso nao anula o primeiro. Mais gente segue testando, uns com resultado positivos  outros sem resultado. Se voce acompanhou o caso da cloroquina desde os primeiros resultados, inicialmente positivos, viu como  isso funciona com o passar do tempo.

 Não existe isso de alguém fazer um teste, não obter o mesmo resultado de outros e sair achando que provou uma fraude no trabalho dos outros. Testes sao repetidos muitas e muitas vezes antes de as afirmacoes sobre algo serem aceitas ou rejeitadas.  

E para você  que esta num forum de projecao deveria ser bem mais fácil de entender: 

Se voce conseguir se projetar ESTA NOITE nao significa que conseguirá amanhã, ou depois de amanhã. 

Na verdade seria muito espantoso se conseguisse! É de partir  coracao do novato mas... se voce demorar 3 meses para conseguir a primeira, a perspectiva mais realista  é que demore outros 3 meses para conseguir a segunda. 

E o que esses paranormais famosos tem de mais provável  elemento denunciador de fraude é passarem a falsa impressão de quem sempre  que tentarem vao conseguir. Não tem como! Para isso eles precisarão sempre apelar para fraudes, para manterem a crenca dos outros  no sucesso REGULAR.

Pelo que me lembro, no próprio video da Stanford eles falam que tinha dias que o Uri dizia que sentia que nao ia conseguir aquele dia. Aí eles nem tentavam. Por isso ele teve índice de acerto tao alto, pois só fazia o teste quando sentia que conseguiria.
 
(Se fosse obrigado a fazer testar diarios por 100 dias consecutivos eu apostaria que nao teria mais de 25% de acerto, porque o fator repetibilidade entedia o sujeito testado e diminui bastante o desejo de acertar, algo fundamental para os resultados. Na projecao é similar, depois que  deixa de ser  novidade, se nao tiver um objetivo interessante, que te impulsione, a frequencia mensal de projecoes cai bastante.)

Ou seja: cercado de cientistas amigáveis, crédulos nas habilidades dele, tranquilo na sala com gente que não estava duvidando dele  mesmo assim tinha dias que ele nao conseguia nada. E ele já avisava antes, tal exatamente como fez naquela filmagem do show de TV.  E aí num evento que os céticos queriam ver algo mas  ele alegou o mesmo ue alegava nos testes as vezes,  os céticos ja achavam que aquilo provava que era fraude ? 
Não faz nenhum sentido !


É como acontece agora,  esses grandes lutadores de UFC aceitando  desafios de influencers lutadores amadores. Quando algum deles perde para o influencer isso prova que as lutas deles no UFC quando mais jovens foram arranjadas? Foram fake? Óbvio que não.  Mas é esse mesmo raciocínio que os céticos tentam fazer as pessoas aceitarem  nesses casos.

A questão é direta:

- o cara alega que é paranormal? Prove. 

Provou para cientistas. 

- O cético acha que houve fraude ali?  Prove que houve fraude naquela prova.

Falhas em outros testes não são capazes de  provar que os testes anteriores foram fraudados. São  eventos separados.


Quase tudo que os céticos alegam é sempre dependente desse tipo de raciocinio falho, por isso é bom  ser capaz de enxergar  essa falha. 


E o pior argumento é o da imitação.  Na maioria dos casos os céticos apenas tentam imitar um fenômeno usando truques e acham que com  isso provavam algo. A única coisa que eles conseguem provar é que se fossem eles no lugar do paranormal legítimo eles teriam também conseguido resultados similares,   logo...

O que eles de fato provam é que a  idéia de que aquilo SOMENTE SERIA POSSÍVEL FAZER POR PARANORMALIDADE esta errada, ok.

Mas isso nao prova que aquilo  não foi feito por paranormalidade, percebe? Essa prova eles nunca são capazes de fornecer. Porque na verdade nem tem como fazerem isso.

A única coisa que eles conseguem fazer é  construir um raciocínio para que quem deseja duvidar tenha um escape qualquer, sem se sentir  um negacionista tolo.

 É o mesmo caso do argumento terraplanista: um bando de tontos parecia  muito interessado em  duvidar disso, mas obviamenente seriam considerados pessoas com problemas mentais. Então varios sujeitos começaram a lancar argumentos um pouco mais  elaborados para fazer parecer que havia alguma dúvida  nesse consenso. E isso é tudo que se precisa para algumas pessoas.

Uma vez que você consiga fazer parecer que "é uma questao polêmica, não há consenso", pronto, quem já tinha decidido de antemão, por mero preconceito ou incapacidade mental  que a terra tinha que ser plana, já tem um argumento para usar como ESCUDO para se defender da acusação de ser um tolo. 

O mesmo acontece nas fake news: os eleitores de um candidato-lixo não tem coragem de assumir seu voto, porque não há como se justificar racionalmente para os demais, pois é uma escolha que muitos enxergam como absurda.  As fake news entram no jogo apenas como um escudo para fingir alguma racionalidade na escolha.  Cria-se uma mentira qualquer, absurda,  sobre o adversário, e pronto, agora o eleitor do candidato-lixo usará essa informacao falsa como desculpa, e quando for esclarecido que aquilo era mentira  a fábrica de mentiras apenas  cria outra,porque os fatos não interesdam para eles, apenas o pre-conceito que já alimentavam. Usarão qualquer fake news absurda que encontrarem para justificar sua escolha irracional.

E por que?  Porque querem o direito de fechar os olhos para os fatos demonstrados.

O cético faz esse mesmo serviço que as  fábricas de fake news, ele não prova nada, apenas levanta duvidas sobre o que já foi  provado, e assim fornece às pessoas que já decidiram de antemao que não querem aceitar a realidade, uma desculpa para dizer que aquela realidade não é  tão real quanto alegam.  

Por sorte, assim como no caso das fake news, só convencem aqueles que de antemão ja tinha uma tendêcia pessoal de seguir naquela direção. 
 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Sidinei disse:

Mas acho que não é desse ceticismo que o Sandro estava falando.

Não. Eu mesmo sou bem cetico. A diferença é que eu duvido até da ciência ,que é uma "Historia de Erros". Os ceticos  da paranormalidade são ceticos apenas com isso, porque para eles é uma guerra santa provar que nada existe alem do material.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Raposo disse:

muda os talheres do "paranormal", ele fica cansado, aponta aqui e ali.

E entao o cético constroi uma hipotese sobre a razao para isso? Como hipotese é valido, como conclusão de fraude,  não

Ceticismo te suga a alma. É muito diferente voce fazer uma demonstracao para alguem que ja confia na suas habilidades, e fazer uma para quem duvida. 


Uma cartomante que eu ia  porque era muito boa  uma vez me contou que as vezes vinha uma cliente que duvidava muito  entao ela tinha muita dificuldade de ler as cartas para ela, e ficava tao exausta apos uma consulta de 15 minutos que tinha que cancelar o resto dos clientes e dormir o resto do dia, para se recuperar. 

É assim que funciona, mas nao sei porque. Talvez  a pessoa que seja "convicta na duvida" acabe te atacando psiquicamente sem perceber.

Obviamente isso não é aquele ceticismo normal, do tipo que duvida só porque ainda nao testemunhou, mas que aceita apos testemunhar. Refere-se mais a esses céticos que independente  do que você mostrar eles sempre vão achar que teve fraude. É a mesma atitude de uma pessoa ciumenta, que não aceita nada do que voce diz como verdade, porque ela ja decidiu que é ela e  não você que ssbe a verdade sobre você  eheeh. Não é a toa que gente assim é considerada toxica, e isso deve sim afetar muito o desempenho parapsiquico.
 

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, sandrofabres disse:

E entao o cético constroi uma hipotese sobre a razao para isso? Como hipotese é valido, como conclusão de fraude,  não

Ceticismo te suga a alma. É muito diferente voce fazer uma demonstracao para alguem que ja confia na suas habilidades, e fazer uma para quem duvida. 


Uma cartomante que eu ia  porque era muito boa  uma vez me contou que as vezes vinha uma cliente que duvidava muito  entao ela tinha muita dificuldade de ler as cartas para ela, e ficava tao exausta apos uma consulta de 15 minutos que tinha que cancelar o resto dos clientes e dormir o resto do dia, para se recuperar. 

É assim que funciona, mas nao sei porque. Talvez  a pessoa que seja "convicta na duvida" acabe te atacando psiquicamente sem perceber.

Obviamente isso não é aquele ceticismo normal, do tipo que duvida só porque ainda nao testemunhou, mas que aceita apos testemunhar. Refere-se mais a esses céticos que independente  do que você mostrar eles sempre vão achar que teve fraude. É a mesma atitude de uma pessoa ciumenta, que não aceita nada do que voce diz como verdade, porque ela ja decidiu que é ela e  não você que ssbe a verdade sobre você  eheeh. Não é a toa que gente assim é considerada toxica, e isso deve sim afetar muito o desempenho parapsiquico.
 

 

Ele ia em todos talk shows existentes no mundo, esteve no Jô soares que era um dos mais incredulos que existia, mas mesmo assim fez seus truques por lá. Isso de confiar nas habilidades pra que elas possam aparecer não existe. O que aconteceu foi simples: Tiraram o material que ele trabalhava e ele não conseguiu trabalhar. E em relação a levitação e etc do que eu disse, não seria realmente em um lugar programado, escuro e etc. Não que eu não acredite, mas teria que ser algo realmente extraordinario aos olhos de todos e não de supostas pessoas integras que estavam lá no momento da filmagem, e só citei mesmo como exemplo. Se pesquisar no youtube por qualquer coisa, vai estar lá. Pra mim, Uri, Thomaz, vão ser sempre charlatões que ganharam uma p****** grana em cima das pessoas usando truques baratos. 

Link to comment
Share on other sites

Eu não sei se eu sou maluco por pensar assim mas as questões que me vem a mente é a explicação esdruxula do movimento espirita que diz que os fenômenos paranormais que aconteceram no passado pararam por não ter mais necessidade... Hoje em dia nesse materialismo medonho da técnica e globalização capitalista ao meu ver os fenômenos dos espíritos deveria ser mais presente na sociedade. 

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Joe disse:

Eu não sei se eu sou maluco por pensar assim mas as questões que me vem a mente é a explicação esdruxula do movimento espirita que diz que os fenômenos paranormais que aconteceram no passado pararam por não ter mais necessidade... 

Eu pelo menos concordo com eles, acho  que tem um jogo infantil nisso, porque não importa quantas demonstraçoes se faça,  sempre surgirá uma nova onda de pessoas, novas geracões que não testemunharam nada, só leram sobre o caso, viram fotos, filmagens, e que sempre alegarão que foi fraude. E mesmo quando o um cético profissional admite que algo ali foi real, ele é acusado pelos outros de na verdade nunca ter sido cético, e é desacreditado por seus pares, porque a meta não  é descobrir a verdade, mas manter a atitude de negar tudo sempre, por medo do que o mundo possa se tornar caso as pessoas acreditem  nisso novamente .


( depois de assistir esse retrocesso coletivo  para uma mentalidade medieval que tivemos aqui no Brasil a partir de 2016 começo a entender melhor esse medo deles, algo que antes eu achava ser um medo infundado. )

 

Quando começou aquela onda de manifestacões espiritas foi  no mesmo momento do positivismo, no mesmo momento em que se desejava examinar cientificamente tudo. Criaram as sociedades de pesquisas psiquicas, fizeram testes por decadas ( ainda existe a SPR na inglaterra, a ASPR nos EUA) forneceram varias demonstrações e deu né?

Qualquer pessoa madura fará as poucas demonstracoes necessárias para mostrar que merece confiança ( em algum assunto qualquer, confiança nas relacões, capacidade profissional) e depois nao fará mais,  porque se entrar nesse  jogo do "prove-me" ele nunca acabará . Suponho que esses casos inicias dos espiritos devem ter seguido a mesma logica:

Forneceram demonstracoes à vontade, os encarnados pesquisaram, registraram,  e deu. Quem quiser  ir atrás pode procurar e encontrar nessas fontes antigas,  os que não querem, porque  já são céticos convictos, nunca se satisfarão com nada, então não tem porque continuar fazendo demonstraçôes, deixa os caras fritarem no seu ceticismo enquanto isso preencher suas vidas .

Também houve mudança no tipo de pesquisa: antes se fazia essas pesquisas com gente com talentos paranormais bem exoicitos, como o caso do Daniel Dunglas Home,  Eusápia Paladino, da Nina Kulagina, e dos mais recentes Uri Geller e Thomaz Green Morton. Mas como os céticos sempre alegaram que essas demonstracoes  mais escandalosas eram truques, e como se alega que a paranormalidade é uma caracteristica inata do ser humano, só variando em grau, os pesquisadores passaram a pesquisar com gente comum,  cujos resultados são ínfimos, mas que podem ser comprovados cientificamente pela  análise estatistica dos resultados de milhares de testes. Isso elimina a interferência dos mágicos, embora não elimine as desculpas que os céticos arranjam, que agora se concentram em questionar  no grau  de significância estatística usada nos testes, que eles querem que seja acima do grau usado em demais testes cientificos ( para alegações extraordinárias, provas extraordinárias", ou seja, dois pesos, duas medidas)  porque assim não passa nada, que é sempre o objetivo deles.
 

Mas eu ACHO há um outro fator mais importante que deveria ser levado em conta:

- quando para convencer alguém você faz showzinhos, você rebaixa no nível da comunicação daquilo que é essencial para aquilo que é  superficial, e o resultado é que você terá "seguidores do superficial"

Esse tipo de seguidor se foca no aspecto milagreiro, no aspecto do Poder, que seduz o ego, não no aspecto Sabedoria, que atrai os verdadeiroa buscador. É por isso que lá na época de Jesus tinha lá o tal Simão o Mago, tido como o primeiro gnóstico, mas na verdade foi criador de  uma falsa gnose, focada nessas tolices sensacionalistas, e na teoria conspiratoria sobre o Demiurgo.

O negócio  virou competição para ver quem fazia o show mais espetacular para atrair mais seguidores.
-------------------
E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem;

Atos 8:9
-------------------

E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.

Atos 8:13
----------------
E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.

Atos 8:18-20
----------------
Chegada de Simão a Roma

Há uma comoção na Igreja com a chegada de Simão.  Este realiza vários prodígios e conquista vários seguidores por meio dessa estratégia. Muitos da Igreja o acompanham. Há grande apostasia.
(...)


Debate no Foro Júlio


Finalmente, no dia combinado, Pedro e Simão comparecem diante de um magistrado e de várias pessoas para um confronto de palavras e milagres. Simão ataca Jesus, o Senhor de Pedro, reputando-o como um simples
judeu condenado à morte. Pedro ataca a moral de Simão, lembrando que ele tentou comprar o poder do Espírito e  roubou Eubola em Jerusalém.

Mais do que palavras, porém, o que as pessoas querem ver é milagre. E então vários deles se sucedem. Desafiado pelo magistrado, Simão mata um servo, falando ao seu ouvido. Já Pedro, ressuscita-o a distância. Em sequência, dois outros filhos de viúvas são trazidos à vida.
Quando Simão fracassa em fazer o mesmo milagre, Pedro  é declarado vencedor do duelo.
(...)

O destino de Simão


Mesmo derrotado no Foro Júlio, Simão continuou  exercendo performances em Roma, mas com pouca recepção. Por isso, ele promete realizar um ato grandioso, no
qual voaria sobre a cidade diante de todos.

No momento específico, ele começa seu voo, mas, diante da prece de Pedro, caiu no chão e quebrou a perna. Humilhado, foi expulso da cidade, e morreu em Terracina, a caminho do Oriente.

 

Atos de Pedro. Apocrifo.

---------------------

O tipo de seguidor que sera atraído por isso só vai permanecer se não aparecer uma milagreiro mais talentoso na cidade, então não vale a pena tentar agradar esse tipo de público, porque não estão interessados no que é ensinado, são "consumidores de produto" , e trocarão o produto antigo pela novidade se ela vier numa embalagem mais enfeitada, com mais luzinhas coloridas.

Além disso, na busca por seduzir aqueles que se interessam pelo superficial as fraudes se proliferam rapidamente. Tanto que  já existia no século XIX um kit para mágicos imitarem os fenômenos espiritas, como os de materialização. Então mesmo lá no início muitas demonstrações tidas como verdadeiras eram fraudes, por isso quem começou com essa tarefa de Debunker foi o Houdini.

Considerando que os mágicos em geral fazem  efeitos até melhores do que manifestações paranormais, não faz sentido investir nessa ferramenta para divulgar a espiritualidade. É melhor focar no ensino, na sabedoria espiritual, fruto do desenvolvimento interior, porque isso não tem como forjar por muito tempo, e assim o público que se interessar será mais fiel, porque se compreendeu a idéia ficará com ela, não é algo  que seja facilmente atacável de fora, porque derrubar idéias e muito mais trabalhoso, pode levar muitos anos, ao contrario desses shows de fenômemos, que sao instantaneos e podem ter como causa uma fonte espúria, fraudes ou entidades negativas atuando através do paranormal.

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Sidinei disse:

Eu não estudei esse cara que vocês estão falando, e conheço superficialmente a história dele.

Pode ser que ele tenha sido charlatão em alguns momentos e que alguns momentos os fenômenos sejam verdadeiros

Como todo paranormal famoso. Quando entra fama e grana, os caras perdem o padrão moral. 

É uma história bem conhecida, cujo capitulo final saiu em 2017, quando os documentos da CIA foram revelados. 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/colheres-dobradas-e-desconfianca-uri-geller-o-telepata-atestado-pela-cia.phtml

 

https://spyscape.com/article/uri-geller-what-the-cia-studies-reveal-about-mossads-secret-weapon

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu me lembro que os espíritos da revelação a Kardec ensinaram somente o que o zeitgeist da época permitia. Como já vivemos em outra época bem diferente, as revelações tendem a acompanhar o espírito do nosso tempo. Algumas teorias que tu vai dizer que é conspiração apesar de ser mesmo... Tem umas ideias bacanas...

Por exemplo conheço um grupo que vai ensinar em março de 2023 a filmar ovnis ao ar livre em cima da própria casa. Justamente para que todos possam provar por si mesmos que o fenômeno UFO é real e assim nenhum governo vai poder manipular essa realidade.

 Mas voltando a revelação dos espíritos acredito que já tá na hora de novas luzes... A ciência já avançou o suficiente pra reescrever a história dos paradigmas do século passado. 

Link to comment
Share on other sites

As vezes quando eu vejo alguma noticia relacionada à sexualidade fico pensando que nossa espécie não é mentalmente sã.  Se nesse assunto, que está conosco desde a origem da nossa espécie tem tanto tabu, geram tantos escândalos, conflitos, imagine entao coisas " extra" , como espiritos e extraterrestres. Se bobear talvez a mente da maioria das pessoas não suportasse revelações dessa ordem. 

Mas de uns anos para cá são os governos que estä revelando aos poucos, talvez porque uma hora não vai dar mais para ocultar.

Talvez com muita gente sempre com um celular à mao e podendo postar na hora ,na internet, tenha se tornado impossível continuar negando.  Então pode ser mais eficiente admitir as ocorrências mas arranjar outra explicação qualquer  para desviar da causa real, que é como os céticos trabalham. 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...