Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Chi Kung (Qi Gong)


sandrofabres

Recommended Posts

  • 1 month later...
Em 31/10/2017 at 13:06, sandrofabres disse:

 

 

 

 

Nesse vídeo é válido frisar um detalhe importantíssimo, e que se torna um grande desafio, pelo menos para mim: utilizar a mente subconsciente (Regulação do Espírito). A idéia é realmente não deixarmos nos dominar pelas emoções, pois uma hora elas passam, e inclusive elas surgem do pensamento racional, do intelecto, de pensamentos calculistas, da mente consciente, que por muitas vezes advém de defender nosso ego, seja ela em discussões ou brigas. 

Muito obrigado Sandro!! Esses vídeos vem trazendo bastante riqueza de detalhes, fiquei interessado agora nessa respiracção embriônica, acho que vou comprar o DVD.

Link to comment
Share on other sites

Esses vídeos são tão densos que tem que rever varias vezes. Agora que resolvi dividi-los em pedacinhos de meia hora cada, e assitir fazendo anotações ( dá uma página por cada meia hora) é que parece que comecei a captar um pouco melhor. E olha que eu ja tinha lido o livro dele, que é bem mais difícil.

Mas acho que vou ter que percorrer o ciclo completo de videos pelo menos  umas três vezes, igual a uma vaca ruminando, Kkkkk

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Depoimento de Ajahn Sucitto sobre sua prática de Qi gong e os benefícios dessa prática no caminho budista.

Ajahn Sucitto é um monge budista e já foi Abade do Cittaviveka um Mosteiro do Budismo Therevada na Inglaterra.

 

STANDING LIKE A TREE, BREATHING LIKE A BUDDHA

http://ajahnsucitto.org/reflections/standing-like-a-tree-breathing-like-a-buddha/

 

achei esse link neste tópico

https://discourse.suttacentral.net/t/qigong-standing-like-a-tree-breathing-like-a-buddha/8628/1

 

https://translate.google.com.br/

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 2 months later...

SandroFabres, mesmo em inglês eu não consegui a legenda do DVD4..... porque aí daria para traduzir com o Subtitle Edit... caso você consiga me informe... Essa série é um verdadeiro tesouro... alguém falando do Qi-GONG de forma descomplicada e com visão cientifica.... No Brasil, pelo menos, a sociedade oriental não ensina, não divulga os fundamentos dessa prática milenar.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ola bom dia pessoal. Pratiquei por muitos anos um estilo de chi kung externo aprendido com um professor de artes marciais. Ele envolvia respiração e movimentos. Hoje em dia pratico apenas o que voces estão chamando de nei kung (pratica interna).  Isso porque respiração é um tema meio complexo...dependendo da forma e da intensidade em que você treinar isso sem maiores cuidados, pode ser um pouco prejudicial. e eu tive algumas experiencias boas e outras ruins. a respiração trabalha essa energia que esta no ar, é uma energia quente (yang). Se voce fizer de mais e nao conseguir armazenar, circular essa energia pode causar desequilibrio com excesso de yang. Ja a prática estática do zhan zhuang propicia a absorção natural das energias telúricas (da terra) que são yin..frias. é bom usar as duas práticas para dar esse equilíbrio. Mas como eu falei prefiro praticar hoje em dia apenas nei kung..alias as praticas utilizadas pelo saulo calderon tambem são formas de nei kung. eu tenho muita tendencia a ter excesso de yang então absorver as energias da terra atraves da mente sem inteermedio da respiração pra mim é muito terapeutico. essas praticas são ensinadas com detalhes  nos livros do mantak chia. 

em relação a respiração tem muitas técnicas tambem..mas se mexer com respiração e se for pra aprofundar muito a prática, acho melhor arrumar um mestre que ensine com todos os detalhes e conhecimentos ate de medicina ...para evitar eventuais efeitos colaterais. Eu ja tive projeção involuntária usando uma tecnica de respiração rítimica..e movimentei a energia depois de uma forma em particular, que tinha visto num livro budista. A tecnica foi assim: pratiquei por cerca de uns 20 a 30 mins respiração rítimica (coloquei um metronomo tocando..inspirava 8 batidas, segurava 8 batidas, expirava oito batidas)..usando a mente para absorver a energia junto com a respiração..acumulando ela no abdomem. depois desse periodo a energia e o calor ja estavam bem acumulados no abdomem. posteriormente utilizando somente a mente..imaginei uma esfera de energia  na região da base do nariz subindo até a região do meio da testa.voltava pra base do nariz e subia de novo..lentamente...fiz isso apenas algumas vezes..de repente senti uma sensação muito forte..meu corpo aastral saiu de uma forma violenta..foi uma sensação até ruim, parecia que estava morrendo kkkk..depois disso fiquei la paralizado do outro lado tentando entender o que tinha acontecido. Enfim...foi uma projeção involuntaria oriunda de uma técnica de chi kung.

em relação a projeção astral e técnicas de respiração, estou estudando uma  técnica chamada buteyko. é um método russo de respiração..a proposta é ser terapeutico, mas a sua pratica supostamente tambem melhora muito a concentração relaxamento e etc..estou ainda testando essa tecnica então não posso dizer muito sobre.ela envolve respirar menos.

Em relação ao nei kung, Hoje em dia tambem prefiro circular a energia em vez de fazer muito ev..sinto que o ev esquenta um pouco a energia e alem de estimular certos chakras que nem sempre quero que sejam estimulados...seguir o fluxo da energia pelos caminhos da acupuntura tambem trabalha a energia tipo um ev, sem estes sintomas. ao menos, no atual estado da minha prática, é assim que tenho percebido.

um abraço para todos. 

Link to comment
Share on other sites

Agora, 7crossroads disse:

(coloquei um metronomo tocando..inspirava 8 batidas, segurava 8 batidas, expirava oito batidas).

e após expirar, também segurava por 8 segundos  formando o padrão:

I--S---E---S--I..

8--8--8--8--8...

ou inspirava logo a seguir sem intervalo?

I--S--E--I

8--8--8--8....

Pergunto porque existem essas opções mesmo.

Esse tipo de técnica é bom, caso funcione com regularidade. Tem gente que tem mutia dificuldade com técnicas mentais, até porque se ficar 30 minutos tentando, mas divagando, na verdade não praticou 30 minutos né? Já uma técnica baseada em ações físicas permite uma prática mais regular,  pode ser uma alternativa interessante para fazer uma projeção "NA MARRA", caso funcione com regularidade.

Ao que parece você só carregou bem a energia no centro umbilical e depois, ao focar na zona nazi-test,a energia carrega foi atraída pelo foco da sua atenção e hiperativou ali o conjunto pineal/pituitária, gerando uma extrusão astral forçada. Parece ser a tal "projeçao pela porta da pineal", que tem uma caracterítica meio abrupta mesmo.

Só aconteceu essa vez de funcionar? 

Link to comment
Share on other sites

Não cheguei a tentar outras vezes...tem um tempo já isso.Eu acho que era sem a pausa  externa mesmo (bahya khumbaka). Depois eu consegui obter bons resultados só utilizando essa movimentação ai na parte do terceiro olho mesmo (depois de praticar o olve e ja estando meio descolado). Mas como eu te falei eu abandonei as tecnicas respiratorias pois eu fico quente demais..pego muita energia. Como estou acostumado a meditar consigo melhores resultados só meditando mesmo. Ainda mais se praticar a técnica sem esse bahya khumbaka ai, acho que é mais forte ainda. Nao sei se o ritmo da respiração pode propiciar alguma espécie de transe (quem fala sobre isso é o yogi ramacharaka - w. atksinon) mas ainda pretendo tentar essa modalidade absorvendo a energia no abdomem atraves da mente. Essa energia prânica (chi ) eu costumo imaginar na cor dourado e sinto ela quente, da mesma forma quando uso tecnicas de respiração..uso a tecnica do mantak chia que absorve essa energia pelo chakra frontal e manda pro dan tien. Quando absorvo as energias teluricas, imagino subindo pela sola dos pés e na cor azulada/esverdeada e ela é refrescante (jing). Mas estou deixando esse teste pra um futuro..como te falei estou evitando manipular muito essa energia mais quente, e focando mais no jing por questões de saúde. Mas mesmo assim, quando absorvo a energia telurica que é mais densa..quando faço o olve depois sinto de forma bem mais intensa. Essas praticas que o saulo faz (descarregar energias, absorver energias e mexer nas energias) tem tudo isso dentro do nei kung tambem, mas de outras formas. Quando eu treino respiração sinto alguns sintomas negativos de hiper ventilação..hoje em dia se for fazer respiração, só faço tambem com o bahya kumbakha mesmo sendo ele menos intenso. Mas meu foco mais é na concentração mesmo, e quando agente se concentra diminui muito o fluxo respiratorio (bahya kumbakha natural), e me sinto melhor assim.ate por isso estou investigando esse lance do "buteyko" para aprofundar mais essa mecânica. A eu nao lembro se era 8 segundos mesmo, eram 8 batidas do metronomo rs...o tempo da respiração é de acordo com cada um, pra não forçar muito tambem, o importante neste caso era ter o mesmo tempo para inspiração  retenção e expiração.apesar de que hoje em dia, eu recomendaria acrescentar este quarto tempo de retenção externa, ate por ser sedativa e talvez facilitaria mais essa manobra projetiva. 

Link to comment
Share on other sites

Agora, 7crossroads disse:

Nao sei se o ritmo da respiração pode propiciar alguma espécie de transe

Há várias combinações e proporções, para os diferentes efeitos desejados.  Mas só sei que isso existe, não conheço uma lista de diferentes combinações em função de cada objetivo. Sei que para a projeção é um padrão x-2x-x-2x. Já esse padrão x-x-x-x costuma ser usado para acalmar a mente mesmo. Mas existem outros padrões. Só  sei que esses jogos com proporções tem a ver com pH do sangue, que é alterado pela mudança na proporção entre o CO2 e o O2, quando voce joga com proporções diferentes entre inspiraçao expiraçao e segurar a respiraçao. 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

De fato, existem todo tipo de técnicas de respiração,e devido a complexidade do tema preferi me afastar um pouco e me concentrar só nas técnicas mentais, pois jamais tive acesso a um autêntico especialista neste ramo da respiração. Um outro fator negativo que tive na época em que acumulava muito chi foi o seguinte: de acordo com a teoria da medicina chinesa nossos órgãos produzem as energias tanto das "virtudes" quanto das "faltas"..em termos tradicionais da medicina chinesa por exemplo o coração produz a alegria ou a impaciência (seriam formas sutis ou densas da energia produzida pelo orgao do coração). o pulmao pode produzir a "coragem" mas ser afetado pela depressão..o rins medo ou gentileza..etc. Em outras palavras, O problema em se simplesmente aumentar a sua energia, apenas acumulando e sem fazer um trabalho nesse campo das "virtudes nos orgaos" é você aumentar a sua energia como um todo, inclusive as energias densas que por ventura você já tenha a tendência de produzir. Ainda bem que aqui os praticantes ja praticam técnicas que ajudam a evitar este processo, como o proprio ev ao ajudar neste processamento das energias densas e tal. Mas de qualquer forma é sempre bom pensar no desenvolvimento das virtudes, ao se desenvolver a ampliação da capacidade energética, justamente para não correr o risco de se aumentar ainda mais os seus próprios desequilíbrios, stresses e negatividades em geral. é bom praticar tambem técnicas de "descarrego", e desenvolvimento das ditas virtudes.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...