Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Chi Kung (Qi Gong)


sandrofabres

Recommended Posts

  • 4 months later...
  • 5 months later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • 2 months later...

Qigong Bundle: Understanding Qigong Exercises

In DVD 1, you'll learn the basic concepts of Qi and Qigong and a simple exercise to feel your own energy in just a few minutes.

In DVD 2, Dr. Yang explains key points for correct and efficient Qigong practice, and details the methods of Qigong breathing.

In DVD 3, Dr. Yang teaches the art of Embryonic Breathing, a qigong meditation technique that is the foundation of internal cultivation and advanced practice.

https://www.amazon.com/Qigong-Bundle-Understanding-Exercises/dp/B00HWGWSCI/ref=sr_1_5?keywords=dr.+yang+dvd+qigong&qid=1579444040&sr=8-5

918mbihL0DL._SX385_.jpg

 

São esses 3 que estão com legenda em português 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Práticas Integrativas do Ambulatório Magalhães Neto e da UFBA.. Salvador - Bahia

Aulas de Qi Gong (Chi Kung) na Faculdade de Direto da UFBA..

https://www.youtube.com/watch?v=-QD8rAp0wbo

 

74166091_581960039282007_476920224749610

https://web.facebook.com/456361745175171/photos/pcb.581960139281997/581960035948674/?type=3&theater

https://www.instagram.com/meditar.ufba/

 

Retorno das Aulas em Março, depois do Carnaval!

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Chi-kung e Tai-chi na luta contra o Corona vírus..

 

Chinese medicine doctors from Hunan teach Ba Duan Jin, a set of exercises literally meaning "eight steps to healthy living", in one of the Fangchang Hospitals in #coronavirus-hit Wuhan.

https://web.facebook.com/xhsports/posts/3115315278693129?_rdc=1&_rdr

 

Traditional Chinese medicine nurses lead COVID-19 patients practice Tai Chi

https://www.youtube.com/watch?v=JnbjACXp-SE

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Bem elucidativo esses vídeos do "Understanding Qigong" Sandro. Eu pratico os Cinco Ritos Tibetanos (sete) que são exercícios que também também cultivam a energia vital, só que exigem alguma disponibilidade física, alongamentos, e transpiro muito.

Nos livros dos CRT,  eles não explicam de forma teórica o que realmente acontece,  e só sinto o efeito energético no sexto rito (fico mais confiante, emocionalmente mais estável e mais energético mesmo dormindo 2 horas a menos) que é para ser feito quando há muita energia sexual acumulada. No sexto rito, a pessoa exala todo o ar do pulmão levando o abdominal para dentro até ao limite e aguenta o máximo que puder sem respirar. No livro, o autor diz que isso faz subir a energia para os outros chacras. 

Mas no vídeo 3 do UQG (1:25:40) o autor do vídeo explica exatamente o mecanismo do rito 6: Há expansão da aura quando a pessoa exala todo o ar e sustém a respiração. Está tudo relacionado. Por isso é bom saber a teoria hehehe. 

Pretendo mudar para o QiGong. Parece mais eficiente em relação ao esforço - resultado e é outro nível. Estou lendo "O caminho da energia - Lam Kam Chuen" para iniciar a prática. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Qi Gong - Silvana Meira - 1

https://www.youtube.com/watch?v=3TNhQmbBxsg

Qi Gong - Silvana Meira - 2

Exercícios para desbloqueio dos canais de energia e promover a circulação do Qi.

https://www.youtube.com/watch?v=hWPA1h4dLK8

Qi Gong - Silvana Meira - 3

Uma sequência chamada Tai chi Qigong 18 passos. Uma série excelente criada por um famoso médico chinês, mestre de Qigong e emissor de Qi, chamado Lin Hou Sheng

https://www.youtube.com/watch?v=9cNGUWbSyMg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 1 month later...

Olha, nunca ouvi falar desse Lian Gong. Pelo que vi de um vídeo de um instrutor, é uma tipo de aquecimento para o Tai Chi, ehehe.

 

Deve ser bom para idosos travados, mas em geral esse tipo de atividade meramente física e MUITO leve trará os mesmos benefícios para a saúde que uma caminhada simples, ou uma rotina de alongamentos, ou seja, quase inútil para uma pessoa saudável que não passe  o dia inteiro sentada. .Acho que aqui no ocidentes temos opções muito mais interessantes de atividade física leve do que isso .

O Qi gong é um termo genérico, há vários estilos e os que são divulgados abertamente são justamente os mais suaves e seguros. O que de fato oferecem algum risco ( Sim, risco de morte mesmo.) você não consegue ter acesso, precisa instrução particular, e geralmente custa os olhos da cara (uns poucos milhares de dólares). Tudo que funciona bem e funciona rápido tem também seus riscos. O que não funciona, ou funciona devagar, costuma ser muito mais seguro, e por isso são apenas esses métodos que se tornam populares.

Então dizer que Qi Gong pode gerar doenças, é verdade, mas teria que ser específico: Qual estilo pode gerar doenças? Porque esses que você aprende por aí não tem essa capacidade.

Como funciona isso? Similar à OLVE: Quando a pessoa começa ela tem pouca energia disponível para mover, e os canais todos estarão cheios de bloqueios, sendo que em geral nos braços e pernas é mais desobstruído. Então a prática de chi kung começa por aí mesmo, com movimentos de braços e pernas, induzindo a circulação da pouca energia disponível, de modo a ir desobstruindo gradativamente os canais das zonas mais travadas.

Estando mais desobstruído, passará uma maior voltagem por eles(os dutos energéticos também precisam ser reforçados), o que por sua vez permite circular maios quantidade de energia livre, o que vai desobstruindo mais e mais, e liberando mais energia livre possível de ser controlada pela mente. E há ainda as práticas de absorçao de energia., para aumentar a energia disponível.

Portanto é um processo gradativo de acúmulo, gradativo de circulação, gradativo de limpeza das obstruções.

Parece-me meio absurda essa alegação de que alguém possa mover uma energia em quantidade suficiente para dar problema, numa estrutura corporal que não deveria mais, NESSE PONTO, ter esse tipo de problema, porque:

-se você tem muitos bloqueios, então não tem energia em quantidade para mover a ponto de gerar algo risco,

-e se tem muita energia se movendo, então é porque os bloqueios já foram limpos e seus canais fortalecidos por anos de treino

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Tudo que funciona bem e funciona rápido tem também seus riscos. O que não funciona, ou funciona devagar, costuma ser muito mais seguro, e por isso são apenas esses métodos que se tornam populares.

Essa sua frase me lembrou uma semelhante que ouvi entre os marombeiros: "se a Anvisa proibiu, é porque funciona..."😆 Daí os caras vão atrás do produto pra usar.

Esses dois últimos pontos que você colocou, pelo menos pra mim, mata a questão.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Sidinei disse:

Essa sua frase me lembrou uma semelhante que ouvi entre os marombeiros: "se a Anvisa proibiu, é porque funciona..."😆 Daí os caras vão atrás do produto pra usar.

Exato, é por isso que é só botar dinheiro fora comprar suplementos em lojinha  de musculação. Só creatina e whey tem alguma utildade, mesmo assim limitada. O resto é engana bobo. 

  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

As fontes chinesas que falam do Chi Kung divide elas em funções, escolas, finalidades e etc. No português poderíamos chamar de técnica de modificação (alquimica?) ... Como os chineses não separam o Chi das manifestações físicas e espirituais pois faz parte do todo, essas classificações mostra a natureza da técnica (chikung). Exemplo: chikung iron hand serve pra fortalecer as mãos para combate marcial. Além do treino físico o energético é usado o tempo todo, e ervas. Chi Kung iron shirt apesar de criar uma proteção extra pro corpo físico ela é mais energética do que física. Chikung da flor dourada? É atribuído a origem do EV do Waldo Vieira. Chikung Falun Data é um religioso de natureza alquimica espiritual. Etc.

 

  • Agora existe perigo? Sim de vários tipos. Os físico como o iron hand pode machucar ou aleijar suas mãos e pulsos. Iron shirt pode fazer mal pra quem tem hipertensão. Outros mais espirituais abre a mediunidade e causa abertura precoce o que pode gerar possessão segundo os chineses.
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...