Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O problema do "treino" da projeção


Recommended Posts

O Problema Da Projeção

Um fenômeno conhecido como Projeção Astral ou Saída do Corpo através de uma projeção mental que diferente de um sonho lúcido promete despertar sua consciência para a realidade observável do humano acordado mas sem que para isso ele necessite do seu corpo. E mais, quando projetado o usuário não tem mais as restrições físicas do corpo,  não fica sujeito as leis da matéria.

Tal fenômeno tem sido relatado por muitos que alegam ter o experienciado (eu mesmo, por exemplo).  Diversos livros, técnicas e cursos foram lançados ao longo dos anos promovendo o "treino" desta habilidade. Mas nenhum depoimento até hoje constatou a eficácia de tais fórmulas. O que mais se obtêm é relatos subjetivos que não levam a lugar algum, e deduções de pessoas que se dizem dominar a projeção mas que não conseguem oferecer uma maneira replicável do fenômeno. Ficando tudo no subjetivismo e caindo no campo de interpretações de sonhos, ilusões e transes naturais hipnóticos. 

Ler livros, fazer cursos de projeção astral é um atraso, essa é a minha opinião. Enquanto não for publicado um método cientifico replicável  que mostre que há alterações convergentes (assim como alguem que faz muita musculação, ganha musculos) no organismo humano daqueles que treinam VA e dos que  não treinaram VA, esse fenômeno vai ser só mais uma dos diversos fenômenos naturais que certos esotéricos insistem em vender que é um fenômeno que pode ser controlado com o treino, sendo que os fatos mostram o contrário. 

Minha opinião final sobre projeção astral: É um fenômeno natural do ser humano, mas não é controlável. Assim como um sonho, ou a vontade de bocejar, ele ocorre por razões naturais.

Minha opinião final sobre as técnicas de projeção até agora: Ilógicas, não cientificas, não mensuráveis, promessas furadas que levam a auto sugestão.

 

É isso pessoal, esse assunto de projeção astral não evoluiu. E provavelmente vai ser alcançado uma explicação válida para esse fenômeno através da ciência e através de assuntos que nada tem haver com o misticismo.

Fica aí minha opinião no momento e uma provocação para os membros do forum com uma dúvida: 

Treinando projeção astral durante um mês,  as suas experiencias de "saída do corpo" aumentaram?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Em 2010 comecei treinando diariamente e após 3 semanas tive a primeira, depois creio que demorei mais duas ou 3 semanas para ter a segunda.  E entao mais uma semana, para ter a terceira. Creio que fiquei uns 3 meses ainda mantendo o treino diario e tendo uma projeçao por semana, ate que comecei a ter duas por semana em geral com uns 4-5 dias de intervalo.

(veja um exdmplo n a imagem do calendario de 2012, em que marquei as noites em que me projetei, e marco ao lado quantas projeções tive em cada noite)

2012.JPG

 

Demorei cerca de 8  meses de pratica diaria para chegar a me projetar 5 noites por semana, que foi meu maximo,  sendo que logo voltei a uma media mais normal, 2-3 por semana, mas ainda assim so mantive essa media por 4 anos, depois meu interesse diminuiu,e elas reduziram. Entao se cismo de investigar algo que me interesse muito, consigo sair na noite que cismei com isso, mas em geral , sem manter-se focado, acabo me projetado só uma vez a cada 15 dias.

É normal que as pessoas que não conseguem resultados façam raciocínios ao estilo da fábula "A Raposa e as Uvas", mas precisam lembrar que não são os fracassos, as "faltas de provas, as faltas de lógica, ou falta de x" que controem a ciência, história, ou que definem sua vida, são os resultados que  se obtem.É sempre mais satisftaorio buscar resultados do que buscar explicaçoes, porque explicaçoes podem ser torcidas a vontade, mas o que resiste a qualquer luta entre tese e antitese, com as quais a mente adora se iludir, e enredar-se,  ou a questões de "conflitos de fé", sao os resultados. Se a pessoa opta por abdicar disso, então só lhe restará a luta estéril entre ceticismo e religiao.

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Mas as explicações de projeção astral não dão qualquer apoio cientifico para seus usuários. Não há como medir através de algum teste fisico se você está progredindo ou não. Se a única coisa que um projetor pode contar é com os resultados e se até com isso essas técnicas falham em pequenas tentativas o que dirá nas grandes tentativas.

Se existisse de fato alguém que controlasse a projeção astral e saísse quando quisesses já haveria inúmeros estudos científicos disso.

 

Treinar projeção astral carece de conceitos, treinar e projeção astral, duas palavras que não se relacionam infelizmente, por enquanto x/

Link to comment
Share on other sites

  Não é bem assim Cyber, geralmente há uma progressão nítida. Começa com uma maior rememoração de sonhos, depois a percepção de que sonha mais e se lembra mais dos sonhos, depois a possibilidade de sonho lucido começa a aparecer e a partir daí se abra um caminho natural para a projeção.

  Meu pé atrás com essa técnicas é que elas já trabalham com o plano astral e ignoram o fato de que nossa mente consciente precisa ser ultrapassada pra essas sugestões funcionarem. E se sua mente racional não concorda? Ela quisumba tudo e prejudica. Sair assim por vontade própria fazendo técnica é complicado, você precisa ir aos poucos preparando o seu cérebro pra isso.

Te aconselharia agora procurar duas coisas para trabalhar o sua mente consciente para dar suporte e facilitar a saída: Tai Chi Chuan e Auto hipnose para sonhos lúcidos.

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, cyber2050 disse:

Mas as explicações de projeção astral não dão qualquer apoio cientifico para seus usuários

E daí? Eu nunca procurei apoio cientifico para fazer isso, porque já sei que a ciência é incompetente para esses assuntos. Aprendi isso antes dos 15 anos, após me dedicar um bom tempo lendo livros e indo a congresso de parapsicoloiga, a única ciência que tentou fazer algo nesse sentido. Se você ficar dependendo de alguém para lhe "autorizar" a fazer algo, seja ciência ou religião, fica preso às limitações dessas áreas.

7 minutos atrás, cyber2050 disse:

Não há como medir através de algum teste fisico se você está progredindo ou não

Você acha que não existe forma de medir se você está progredindo em cada etapa? Há sim, mas quem tem um eletroencefalograma em casa? Só quem tem isso são neurologistas, ou os laboratóriso do sono. Com esse equipamento eles podem saber se você relaxou o suficiente, porque em geral vai entrar me alpha. Depois d´papara ver se entrou em transe ou não.  E dali para frente na projeção, o que eles conseguem fazer limita-se a detectar a fase REM, porque o limite da ciência fica no corpo.

Se você quer se prender a esses detalhes, tem que ir atras de aparelhos de treino em biofeedback, porque esses sim tem como te dizer se voce está conseguindo atingir determinados estados. mas o que existe além disso é relação teórica entre estados mentias e eventos astrais. A ciência não pode afirmar coisas obre uma área que ela nega, por dogma, a existência. Você encontra alguma coisa sobre isso no livro Sonhos lúcidos do Stephen Laberge, embora o modelo teóric dele seha d sonho, não de projeçao, porque obviamente  é só o que a ciência pode aceitar ( "tudo que difere do que ela taxa como real, só pode ser  visto como alucinação, portanto, sonho"). E em livros sobre meditação, encontram-se alguns detalhes sobre a questão das ondas cerebrais , que é  o que eles podem medir, nada mais.

Sobre uma idéia similar a sua, a eficácia dos métodos, leia o livro do Scot Rogo, que era um parapsicólog que pesquisava sobre projeção e também se proejtava

https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsVDQ5VlRicW9GZTA/view?usp=sharing

 

 

Link to comment
Share on other sites

E tem mais um detalhe que o pessoal não percebe:

 

NÃO ESTAMOS LÚCIDOS EM VIGÍLIA!

Vivemos atolados em pensamentos e emoções sobre o passado, futuro, medos, desejos, conversas imaginárias, projetos, fascinações momentâneas sobre o carro que passa, a mulher bonita que passa, o cachorro que late perto...

O estado de inconsciência projetado é fruto do estado d inconsciencia da vigília. Nõa existe fórmula para quebrar esse estado hipnótico de vigília, exceto esforçar-se por estar consciente e presente de momento a momento. Isso é muito difícil, mas quando voce começa a praticar, começa também a despertar a lucidez quando já está projetado, no meio de um "sonho".

Então, quando você fala de um ser humanos que não é mais sonâmbulo em vigília, o nome disso é um ILUMINADO.  E QUALQUER UM SABE QUE ISSO NÃO É FÁCIL.

O problema da projeção ´não é de técnica, mas de CONSCIENCIA, porque todos nós saímos, mas saímos sonâmbulos. Resolver o problema da "projeção à vontade", é resolver o problema do sonambulismo a humanidade, o que é, por sua vez, resolver o problema da "iluminação".

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal... Cyber, não sou nenhum expert no assunto mas tive as minhas projeções. Sou um cara bem técnico e prático e hoje eu estava refletindo exatamente nesse lance que vc disse sobre a ciência x astral. Vou te dizer o que é verdade para mim. Antes da primeira experiência eu apoiaria a sua tese até para justificar o meu ceticismo, porém, descobri que eu estava totalmente equivocado. Graças a Deus hehehehe. Bom, o fato é que numa das minhas projeções eu recebi uma instrução para o dia seguinte de uma forma tão engenhosa e tão particular que só alguém que me ama muito e me conhece perfeitamente saberia que iria sacar o toque. Então eu acho que os nossos laboratórios e tecnologias, ainda não dispõem de conhecimento necessário para fazer uma medição precisa ou até mesmo avaliar algum projetor. Mas pra gente é óbvio o fenômeno. Na minha modesta opinião, acredito que esse assunto é só um paradigma que sera quebrado. Talvez o modo como entendemos os treinos ou o modo de avaliação não são suficientes para a ampla maioria das pessoas. Pra mim é como a Arte... tem muitas escolas de desenho por aí, porém alguns caras conseguem fazer verdadeiras obras de arte com as mesmas técnicas ensinadas a todos. Tipo, talvez seja quase impossível ensinar mas é possível aprender. Acho que aí vai um pouco do lado pessoal de cada um até mesmo porque o mundo espiritual é real pra mim mas é impossível eu provar, saca? hehehehehe a gente acaba passando por xarope no meio dos cegos... infelizmente é aquele lance de saber que vc enxerga numa terra de cego. Concordo com vc com relação às técnicas, as minhas projeções parecem um presente que ganhei, mas não duvido que treinando o cara pode melhorar... não sei se todos, mas alguns com certeza. Então é importante a divulgação porque chama a atenção para o assunto que ao meu ver é a coisa mais bacana que um cara materialista, cético e desesperançado como eu estava, pode receber. E véio... isso alivia a alma... até pra quem não acreditava que tinha uma hehehehhehe

Abração cara;

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Robert disse:

  Não é bem assim Cyber, geralmente há uma progressão nítida. Começa com uma maior rememoração de sonhos, depois a percepção de que sonha mais e se lembra mais dos sonhos, depois a possibilidade de sonho lucido começa a aparecer e a partir daí se abra um caminho natural para a projeção.

  Meu pé atrás com essa técnicas é que elas já trabalham com o plano astral e ignoram o fato de que nossa mente consciente precisa ser ultrapassada pra essas sugestões funcionarem. E se sua mente racional não concorda? Ela quisumba tudo e prejudica. Sair assim por vontade própria fazendo técnica é complicado, você precisa ir aos poucos preparando o seu cérebro pra isso.

Te aconselharia agora procurar duas coisas para trabalhar o sua mente consciente para dar suporte e facilitar a saída: Tai Chi Chuan e Auto hipnose para sonhos lúcidos.

esse "geralmente" é que é o problema. Pois ele  pode significar ausência de resultados.

 Olha o Tai chi chuan é uma coisa. A Auto Hiponee é outra coisa. E a Projeção é uma outra coisa ainda.

São três assuntos que o pessoa tem misturado bastante, mas não ajuda em nada. Cada uma dessas três atividades tem uma história e um propósito especifico. O Tai Chi chuan não promete a projeção astral e nem diz nada sobre ela, da onde você tirou que ela ajuda a projeção astral? 

Auto hiponese assim como o termo projeção. Esses dois Projeção e Auto Hipnose são dois termos que não tem um significado.  Aí que está o problema.

Quando eu pesquiso sobre auto hipnose encontro uma coleção de passos (...relaxar, sugestão) que nada mais são do que movimentos para você manter seu cérebro focado em um assunto e consequentemente seu cérebro te apresentará RACIOCÍNIOS ou SONHOS ou IMAGENS sobre o assunto. ( é para isso que serve auto hipnose, mas isso não ajuda na projeção, pois projeção não é um "assunto" o que é uma projeção? Nem eu sei).

Quando eu pesquiso sobre Projeção também encontro uma coleção de passos (.... relaxar, visualização mental[imaginação[=sugestão])   No fundo no fundo,  as técnicas de projeção são técnicas de Auto Hipnose que não dão resultado algum para projetar a consciência de verdade, elas vão fazer você sonhar.

 

 

@Sandro

 Vou ler Sandro. depois eu posto o que achei

 

Edit: Sandro, vocÊ afirma que todos nós saímos do corpo, bom, eu não acho essa afirmação válida. Primeiro por que ninguém a comprovou. E segundo por que eu me esforço e não estou me lembrando de ter me projetado ontem... nem antes de ontem ... Vontade é o que não me falta.

Link to comment
Share on other sites


A divisão em que você está perdido não é entre escolas de conhecimento e sim entre o pesquisar e a eficácia. A projeção não se relaciona com o seu cérebro racional de maneira fundamental, pelo contrário, na hora que você for tentar se projetar a última coisa que vai te ajudar é ser "pesquisador". Aliás, vc pode usar isso ao seu favor e usar a técnica do questionamento diário: durante o dia olhe as vezes pra sua mão, analise-as bem e se pergunte, eu estou sonhando ou estou acordado?
O Tai chi equilibra o seu campo energético e ajuda a retirar bloqueios energéticos, algo extremamente fundamental para sair do corpo. A autohipnose te ajuda a conhecer sua mente consciente-racional e a como passar por ela, outra coisa essencial.
 Não confunda as coisas como se fosse o homem que criasse as energias e a "verdade universal", todo conhecimento se toca de alguma maneira, toda escola de conhecimento é uma "interpretação" da vida em uma certa escala. Então, nada melhor do que você juntar as interpretações que te podem ser úteis para se aproximar da fonte universal. Não transforme conhecimento em doutrina, são coisas diferentes, use-o de uma maneira que vá te ajudar a evoluir independente do que a história ou a deontologia desses conhecimentos fale.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

@Robert

Olhar para minha mãe e me perguntar se estou sonhando ou acordado, é efeito placebo, quando é novidade funciona, mas depois que vira habito. Pelo menos comigo, parou de funcionar. Ou seja, mais uma técnica que não funciona para todos, só para alguns.

 

Citar

O Tai chi equilibra o seu campo energético e ajuda a retirar bloqueios energéticos, algo extremamente fundamental para sair do corpo. A autohipnose te ajuda a conhecer sua mente consciente-racional e a como passar por ela, outra coisa essencial.
 Não confunda as coisas como se fosse o homem que criasse as energias e a "verdade universal", todo conhecimento se toca de alguma maneira, toda escola de conhecimento é uma "interpretação" da vida em uma certa escala. Então, nada melhor do que você juntar as interpretações que te podem ser úteis para se aproximar da fonte universal. Não transforme conhecimento em doutrina, são coisas diferentes, use-o de uma maneira que vá te ajudar a evoluir independente do que a história ou a deontologia desses conhecimentos fale.

 

Extremamente fundamental para sair do corpo de acordo com quem? com esss gurus modernos new age, não foram eles o inventor do Tai chi.

 "A auto hiponse te ajuda a conhecer sua mente consciente-racional" isso é o que eu mais estou buscando, mas é o que menos encontro informações úteis, só suposições. Por exemplo, que técnica de auto hipnose eu posso utilizar para treinar meu cérebro a toda vez que eu ver um copo com água meu cérebro me responder mentalmente com número? Exemplo 4.

 Toda vez que eu ver um copo de água eu quero que meu cérebro me responde mentalmente o número 4.

Ok, eu posso fazer isso, eu posso utilizar meu cérebro a responder mentalmente 4 quando eu ver o copo com água, com o tempo, meu cérebro vai se acostumar e eu vou LEMBRAR dele respondendo 4, mas não significa que sempre que eu ver o copo de água vai vir a palavra 4 na minha cabeça. Pois é algo subjetivo, vai depender das condições. E o mesmo se aplica a projeção astral, não é algo que é "treinado" /controlado

 

Link to comment
Share on other sites

Cyber, se o placebo traz o resultado que você quer, qual o problema? Placebo não é algo fora da ciência, pelo contrário, é um gatilho mental que desencadeia uma reação/estado sem que o objeto seja o agente dessa reação/estado. E isso não diminui a veracidade dessa reação/estado.
Não entendi, você quer se projetar ou você quer comprovar a projeção? São coisas diferentes.

Sobre a autohipnose, bom, a autohipnose de certa forma é um placebo porque não existe um elemento em si que vá causar reações. Mas seguindo essa lógica a dor também é um placebo se formos pensar assim, em certas ocasiões ela pode vir sem um elemento "fixo" que a cause. Aliás tudo é placebo porque tudo é um conjunto de reações. O placebo é um método que sabendo ser usado é muito útil.
Se você quiser eu faço um tópico sobre autohipnose deixando scripts completos para auto hipnose. 

Link to comment
Share on other sites

@Robert

Sim eu quero me projetar, mas com essas técnicas placebais está difícil. A partir do momento que você entende a natureza dessas técnicas, você se torna imune. Por mais que tente, o seu cérebro a novidade já não existe mais e nada acontece.

Por favor, eu ficarei grato por você compartilhar um tópico sobre autohipnsoe com scripts completos, obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Robert essa parte que vc diz

 

Não é bem assim Cyber, geralmente há uma progressão nítida. Começa com uma maior rememoração de sonhos, depois a percepção de que sonha mais e se lembra mais dos sonhos, depois a possibilidade de sonho lucido começa a aparecer e a partir daí se abra um caminho natural para a projeção.

Pode me explicar mais sobre isso? Pq faz 3 dias que estou tendo sonhos lúcidos depois de um período de 2 anos sem ter nenhum... Não sabia que tinha essa conexão... Não sabia que era um sinal que eu estava próxima da projeção... Por favor me dá uma luz... Rsrs  Obrigada

Link to comment
Share on other sites

Tem alguma coisa que está mal nisso tudo que li, mas  não estou enxergando bem a coisa. 

Apenas listando umas idéias que me vieram aqui:

- estamos falando da projeção da consciência, não de uma objeto inanimado, externo ao experiementador

- portanto estamos falando sobre técnicas que gerem efeito na consciência.  Isso que significa técnicas que gerem efeito na psique...portanto...são técnicas cuja meta é sim gerar um "efeito psicológico", que é o "efeito na consciência".

- quando o assunto é gerar efeitos no corpo, placebo é UMA DAS FORMAS de atingir efeito, mas não a única, nem mais mais desejada, pelo problema da repetibilidade, já que nada que envolva a psique é controlável como se fosse um objeto inanimado, motivo pelo qual nenhum padrão de referência da ciência positivivista se mostra adequado .

- mas quando  o assunto é psique,  "placebo´" é a técnica padrão, porque ninguém vai querer obter efeito na psique com drogas, remédios, etc. que são coisas que depois é difícil desativar quando você quer, sem falar que você fica dependente, o que não é desejável.

- Então me parece, que querer curar o corpo, por exemplo, usando só placebo, quando você pode atuar mais diretamente no problema, com  remédios ou cirurgia, por exemplo, seria um tanto "esquisito", ainda que funcione também. Da mesma forma, usar remédios ou cirurgia para questões da psique são igualmente "esquisitas", ainda que funcione num certo grau. É o que acontece na psiquiatria, em que a pessoa nunca conserta o problema apenas se torna dependente dos remédios para continuar funcionando satisfatoriamente.Não resolve, mas vai levando a vida

- Sei que o assunto não é remédios, só estou usando eles como exemplo para separar os dois pontos placebo/ "técnica", porque me parerce que quando o assunto é psique, TODA TÉCNICA É, POR DEFINIÇÃO PLACEBO, o que elimina a validade de apelar para a categoria "placebo", diferente do que acontece quando discutimos questões objetivas, como o efeitos no corpo físico.

Então acho que a gente tem que separar sobre o que estamos falando, para não misturar métodos e expectativas. Não ,sei , só coisas que pensei aqui quando li as discussões agora pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

 

 

@Kaly

Kaly mas aí que está o ponto que estou apontando. Mesmo que, exemplo, uma pessoa tenha tido 2 sonhos lúcidos essa semana fazendo 2 anos, não singnifica que está progredindo na projeção, pois amanhã pode não sonhar. E mesmo que continue treinando, pode ser que o próximo sonho lucido seja daqui a 1 mês por exemplo. É  o que acontece comigo, parece que essas técnicas não melhoram entende? E não signfica que só por que você usou tecnica VA foi pr isso que teve os 2 sonhos lucidos. Não!, talvez mesmo se nem tivesse treinado VA ou nem soubesse que isso existia, ainda assim haverá sonhos lucidos na vida da pessoa de tempos em tempos.

Link to comment
Share on other sites

@Kaly

O tópico é sobre treinar projeção astral, se é possível ou não. Os treinos para o sonho lúcido muitas vezes se confundem com os treinos para projeção astral, é isso que me referi quando falei sobre sonho lúcido. Projeção astral é uma coisa, sonho lúcido é outra, pelo que eu já experimentei e outras pessoas também diferenciam isso. Vamos manter o assunto do tópico.

Citar

Não é bem assim Cyber, geralmente há uma progressão nítida. Começa com uma maior rememoração de sonhos, depois a percepção de que sonha mais e se lembra mais dos sonhos, depois a possibilidade de sonho lucido começa a aparecer e a partir daí se abra um caminho natural para a projeção. 

Se isso é verdade, por que comigo não funcionou?  (maior rememoração de sonhos...) É como o sonho, não da para treinar para sonhar, simplesmente sonha-se.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, cyber2050 disse:

E não signfica que só por que você usou tecnica VA foi pr isso que teve os 2 sonhos lucidos. Não!, talvez mesmo se nem tivesse treinado VA ou nem soubesse que isso existia, ainda assim haverá sonhos lucidos na vida da pessoa de tempos em tempos.

Não, isso não é verdade. Isso são as típicas suposições dos céticos, que nunca tem base alguma na realidade. Um eterno "poderia isto ,poderia aquilo",  para soar plausível, mas que são apenas ilusões .

Basta você perguntar para quem nunca ouviu falar disso, quantas vezes essa pessoa lembra de ter ficado "sabendo que estava sonhando". Se encontrar alguém com menos de 40 anos, que nunca estudou esse tema mas teve "3 sonhos lúcidos", considerando a vida toda, terá encontrado uma aberração da natureza, porque isso é bem raro.

Se não acredita em mim faça o teste, pergunte isso para seus parentes, amigos, vai ver que é raro, tão raro a ponto de muitos nem entenderem a pergunta ou mesmo teorizarem que é impossível permanecer "sonhando" se você sabe que está sonhando.

Primeiro, quando você se refere a "sonho lúcido", está se referindo, para começo de conversa, àquela experiência em que você desperta já no meio do sonho.

1) estava "sonhando"

2) de repente percebeu que estava num "sonho"

Tem alguma lógica sim  chamar isso de "sonho lúcido", pela forma como o fenômeno acontece. Mas não tem lógica alguma chamar "projeção astral" de "sonho lúcido, é mero  desejo de forçar uma interpretação que não tem nenhum suporte na realidade da experiência.

O pessoal que pesquisa esse tema dentro da crença científica costuma fazer isso porque não sabem o que acontece, já que desejam rejeitar a priori qualquer explicação que não seja materialista. Então só lhes resta a ignorância sobre o processo, algo que eles tentam encobrir forçando qualquer explicação sem base nenhuma. Querem questionar baseando-se em atitude cética, mas extremamente crédulos na hora de criar explicações.

Quando voce desperta a consciência deitado na cama (ou induz a separação), levanta em corpo astral sentindo todo processo de separação do corpo físico, sabendo que está usando um corpo não físico, e tem lucidez suficiente para olhar para tras, para procurar seu corpo, mesmo que não o ache, além de ter todos os problemas energéticos associados a proximidade do corpo, etc....chamar isso de "sonho" seria  puro dogma,  é uma ESCOLHA  que se faz em REJEITAR a experiência em primeira mão e apegar-se a algum outro discurso QUALQUER , que permita NEGAR a experiência vivenciada. Tanto faz se alegam que é:

-sonho lúcido,

- influência de raios cósmicos vindo do planeta X devido a uma guerra entre os ETs Zeta e Beta

- alguma erupção vulcânica em alguma ilha das filipinas

- coágulo cerebral de rápida dissolução posterior

São todas afirmações com a mesma seriedade, movidas apenas pelo sério apego emocional ao conceito "se não foi material, não pode ter sido real, logo, só pode ter sido ilusão causada por algo".

De fato não há nenhuma forma de controlar "sonhos lúcidos", você nunca sabe se a técnica usada para isso vai e fato despertar sua consciência depois que o sonho já começou. Mas projeção é diferente, está mais sob controle porque você se aproxima da projeção de uma forma metódica,  gradual. Uma vez que você tenha dominado os aspectos básicos , o que se demonstra por você já ter construído uma frequencia projetiva, aí entao voce consegue perceber que:

- quanto maior seu foco no assunto, maior sua taxa de sucesso

- quanto maior sua distração do assunto com outros problemas ou temas, menor sua taxa de sucesso

.........

As técnicas entram como uma forma de apoio para treinar seu foco no assunto, mas é o foco que regula a taxa de sucesso, mais do que a escolha da técnica.

Por exemplo, se você arranjar uma forma de praticar a cada 2h do dia, algo que te ajude na projeção, isso vai aumentar sua taxa de sucesso, talvez não porque a técnica em si seja eficaz, mas porque a cada duas horas você precisou ACORDAR de suas divagações de vigília e se dedicar à projeção.

Porém, com o "excesso" de treino vem a rotina, isso é algo da vida. Na gnose chamávamos isso de MECANICIDADE. Ou seja, com a pratica, vem o automatismo, e quando o automatismo se introduz, a consciência DORME.

É o treino que permite a um digitador escrever rapidamente enquanto conversa, por exemplo. Sua consciência está no que conversa, enquanto que a digitação está regida pelo automatismo. Pois é o automatismo é o que destrói as chances de projeção, porque desliga a consciência tanto na vigília quanto projetados. Quanto mais automatismo voce pratica no seu dia a dia, menos chance terá de projeção lúcida, porque está praticando viver SEM LUCIDEZ. Portanto isso gera um problema complexo:

- voce precisa praticar bastante, para manter seu foco alto e assim garantir uma taxa de sucesso satisfatória

- mas praticar repetidamente introduz o automatismo da prática, o que gera perda de lucidez durante a execução, e anula o efeito que o treino repetido poderia ter na taxa de sucesso.

 

Tudo relacionado à consciência é assim. O exemplo mais clássico é o caso da oração. Oração é uma forma de mantram meditativo, que se feito de forma correta, como uma meditação com atenção máxima em cada palavra e seus significados externos e internos, deveria conduzir o sujeito a estados místicos. Mas aí o cara faz 20 pai nosso e 30 ave maria todos os dias, como quem recita uma lista de supermercado e  não chega  lugar algum, porque a repetição mecânica desativa a consciência e anula os efeitos que poderiam ter. Exceto, claro, quando isso é elevado aos milhares, como se faz na mantram yoga, porque aí já é o efeito hipnótico que está atuando, e isso vai gerar um estado alterado. Mas aí TALVEZ pudesse ser qualquer frase ao invés de um mantram especial

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Pra mim está sendo sensacional essa conversa de vocês. Putz, uma pertinência "coincidente" hehehhehe

Num livro da Bianca (aquela do caso Karran) o ET afirma que temos uma real presença e é ela que raciocina e sente tudo e tals e é imortal.... Pois bem, o que o Sandro disse agora sobre as atitudes automáticas que não funcionam mais, tem a ver pra caramba.... o cara faz as repetições e o corpo faz sozinho as coisas, porém a mente tá ligada em outras coisas ou dormindo. A real presença não está mais treinando nada hehehhe 

Queria fazer uma pergunta pro Sandro dentro desse contexto do tópico.

Eu treinei diversas técnicas e inclusive umas do livro da Bianca e nunca tive sucesso. Você Sandro, sabe que eu era meio cético. Foi somente depois que eu desencanei sobre o assunto é que as projeções começaram e de uma maneira que consigo entender plenamente as pessoas que tem dúvidas, muito embora eu não tenha capacidade técnica pra explicar ou ajudar. Fico conjecturando aqui com os meus botões... será que o corpo vai aprendendo a dinâmica do processo com as técnicas diversas mas a consciência só consegue aproveitar quando alguma outra circunstância ainda desconhecida da gente seja favorável? Porque isso explicaria o porque de alguns não conseguirem e outros conseguirem logo de cara... sei lá... o que tu acha?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, rulianestevan disse:

será que o corpo vai aprendendo a dinâmica do processo com as técnicas diversas mas a consciência só consegue aproveitar quando alguma outra circunstância ainda desconhecida da gente seja favorável? Porque isso explicaria o porque de alguns não conseguirem e outros conseguirem logo de cara... sei lá... o que tu acha?

O corpo sabe a dinâmica do processo, porque todas as noites, quando você dorme, você sai do corpo.

Acontece que é um processo automático, como outros processos do corpo. Você desativa a consciência e tudo acontece naturalmente. Por isso que quando a pessao está muito cansada e sonolenta, as vezes nem bem fecha os olhos e já tem visões, ou parece que está conversando com alguém. Nesses cao é tão rápida a saída que nrem se espera o sujeito apagar o corpo totalmente.

A questão PARECE SER que fazer isso com a mene aocrdada interfere com o processo automático.  Pense o que aconteceria se para digerir alimentos você quisesse assumir o controle do processo digestivo?  Você teria que aprender a mover deliberadamente seu estômago e intestinos, e ao tentar fazer isso, primeiro geraria uma interferência com o processo natural, ia gerar uma certa bagunça (assim como na projeção, no início o carat em dificuldade para dormir, ou tenta sair e é puxado de volta abruptamente).

Até você assumir o controle do processo demoraria um bom tempo, e enquanto isso o processo automático  pode ser afetado.

Então acho que parte das dificuldades residem nisso, porque o que nós queremos fazer é apenas "não apagar" durante o processo natural,  pois a projeção acontece naturalmente todas as noites, e os eventos que se desenrolam as pessoas chamam de sonhos (que podem ser fantasias ou eventos astrais). Só que "não apagar", além de ir contra todo o treino de uma vida, deitando e apagando, ainda interfere no automatismo do processo.

Ao que parece o aprendizado é que consigamos se "observadores não interferentes", ou...conhecer o suficiente do processo para interferir NO SENTIDO QUE FACILITA, por isso a principal regra quando percebemos os sinaia de entrada na "fase" é PRESTAR ATENÇAO NELES, porque esses sinais são SINTOMAS, e esses sintomas SE FORTALECEM quando a você se foca neles. Assim você interfere A FAVOR do processo, você nada a favor da maré.

Já as técnicas, quando você não está ainda na ETAPA CORRETA, simulam/aceleram a chegada dessa etapa e aí seu funcionamento é natural. Mas enquanto você não atinge a etapa, nenhuma técnica conseguira gerar a separação necessária. E eu creio que há sim circunstãncias desconhecidas nisso, inclusive fisiológicas, porque na noite que voce consegue ter uma projeção, consegue ter várias, como podem ver na foto do meu calendário (os números pequenos ao lado de cada círculo, 3, 4, 6, 8, indicam o número de proejção tidas naquela noite) . Isso pode ser qeustão energética daquele dia, questão fisiológica, ou "fator mentor", ou seja, naquela noite veio um cara e ficou de plantão ali ao lado da cama para te tirar quantas vezes vocês quiser, e você nem o nota.

Já vi um cara passando o que parecia ser um scanner de mão sobre meu corpo na velocidae da minha olve, e quado eu acelrava, ele caminhava mais rápido, ehehh. Ele me tirou, eu agradeci, ele setnou na cama e eu saí dali, fui até onde eu tinha que ir, lá pelas tantas fui puxado de volta para o corpo, usei a olve, e logo senti ele me pegando pelos tornozelos e puxando para fora de novo..o mesmo cara! Agradeci de novo e voltei até onde eu deveria estar, e desa vez consegui terminar o que estava fazendo.

Acho que estamos MUITO, MUITO MUITO longe de dominar, compreender, explicar a projeção.  O que temos são "simplificações", tanto em temros de método, quanto em termos de sentido, objetivos, mecanismos, e provavelmente sem ajuda o que conseguimos é pífio, porque em algumas faixas, pelo que notei, um simples pensar em alguém, ou algum lugar, já te coloca instantaneamente em frente daquela pessoa ou naquele lugar. Ou seja, com nossa capacidade mental atual não dá para controlar nada, em certas faixas do astral. Podemos ficar nadando em plasmanegens sem perceber, principalmente se você não tem percepção do que sua mente está pensando em cada momento, se não percebe que surgiu um pensamento num canto da mente, e em seguida apareceu uma pessao/cenário ligado  ao que pensou. Mas nas zonas mais próximas do físico não é assim, é bem estável a ponto de criar dificuldades, ou mesmo impossibilidades de você visitar pessoas ou lugares apenas usando a mente.

Então nas zonas pesadas precisamos de ajuda par nos deslocarmos, e naas zonas leves, precismaso de ajuda para não cairmos vítimas de nossa propria mente fantasiosa.

Acho que na projeção o melhor projetor não difere muito da situação deste menino não:

 

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

HAHAHAHAHHAAH Caramba cara, essa foi demais! Pô, os argumentos foram tão perfeitos que esse filme do muleque no balde foi a verdadeira cereja no bolo. Cara, eu me espiritualmente na situação desse moleque huasdhuuahsd Pelo menos ele já sabe que fica grudado no balde, não precisa ter fé e nem acreditar... ele sabe! hahahahha

Véio.... perfeito. Esse lance dos mentores... São as mãos salvadoras de algum chegado lá do outro lado que tã vendo a gente fazer merda ou ajudar o mané aqui a recobrar a consciência. Sou grato a esses caras(mentores ou qualquer outro nome que se dê a quem dá uma força pra gente) e aos caras que tem paciência e desprendimento pra trocar ideía sobre esse tema entre os encarnados cegos.

Valeu Sandro, rachei o bico.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...