Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Como controlar a raiva ? Vamos conversar


Recommended Posts


Oi galera ,

Como vocês reagem a raiva depois que a espiritualidade entrou na vida de cada um ?

Acho que é 99.99% comum perceber que o xingamento é acompanhado de raiva ou estresse... Creio eu que exista um acúmulo de energia na garganta que precisa ser liberado ; ou poderá te fazer muito mal . Por isso , xingamos compulsivamente.
Outras vezes , uma pessoa sem má intenção pode falar um palavrãozinho e não representar NADA para ela , mas para você foi uma coisa horrorosa . Vc quer vingaça... kkkk

Qual chakra é mais afetado ?
Básico
Umbilical
Esplênico
Cardíaco
Laríngio
Frontal 
Coronário 

Falando em termos de espiritualidade , os espíritos acompanhantes também falam poucas e boas...

Um mentor de luz NUNCA , mas NUNCA vai falar palavrão com seu pupilo . Ele pode dá um puxão de orelha , mas xingar acho que não  . (espírito de luz sente raiva ? LOL )

Outro ponto interessante.:

Percebi que as pessoas rancorosas ou raivosas que contrairam um Coma , voltaram do coma mais serenas , amorosas e /ou compassivas com os erros alheios . 
Seria esse o remédio perfeito para controlar a raiva ?
kkk Acho que sim , porque teremos mais certeza que quando sairmos dessa vida , não levaremos nem o corpo nem nossas raivas .


 

hqdefault.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Ashram disse:

Qual chakra é mais afetado ?

Depende das situação. Afetado em que sentido? A raiva gera desequilíbrios em todo o corpo emocional e, consequentemente, em todo o corpo energético também. Mas acho que quando sentimos raiva, de uma forma geral, causamos desequilíbrio principalmente nos Chakras umbilical e cardíaco num primeiro momento. Depende de como interagimos com as coisas e com as pessoas, na verdade. Acho que isso pode variar muito.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Quem abriga pensamentos de hostilidade como:
Ele me maltratou, ele me golpeou,
ele me derrotou, ele me roubou, -
para aqueles que abrigam pensamentos como esses
a raiva nunca será apaziguada.
                                                        Dhp 3

Quem não abriga pensamentos de hostilidade como:
Ele me maltratou, ele me golpeou,
ele me derrotou, ele me roubou, -
para aqueles que não abrigam pensamentos como esses
a raiva será apaziguada.
                                                        Dhp 4

Pois neste mundo a raiva
nunca é apaziguada com outras ações enraivecidas,
Ela é apaziguada pela não-raiva,
essa é uma lei imutável e atemporal.
                                                        Dhp 5

http://www.acessoaoinsight.net/dhp/dhp1.php

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Anguttara Nikaya V.161 - Aghatapativinaya Sutta - Removendo a Raiva

“Existem cinco maneiras para subjugar a raiva, através das quais, quando a raiva surge em um bhikkhu, ele deveria removê-la completamente. Quais cinco?

“Quando surge a raiva em relação a uma pessoa, ele deve desenvolver o amor bondade para com aquela pessoa. Dessa forma a raiva por aquela pessoa deve ser removida.

“Quando surge a raiva em relação a uma pessoa, ele deve desenvolver a compaixão para com aquela pessoa ... equanimidade para com aquela pessoa … ele deve esquecer ou ignorar aquela pessoa … Quando surge a raiva em relação a uma pessoa, ele deve dirigir os seus pensamentos para o fato de que aquela pessoa é o produto do kamma dela: ‘Esse venerável é o dono do seu kamma, herdeiro do seu kamma, nascido do seu kamma, atado ao seu kamma e dependente do seu kamma. Qualquer kamma que ele faça, para o bem ou para o mal, disso ele será o herdeiro.’ Dessa forma a raiva por aquela pessoa deve ser removida.

“Essas são as cinco maneiras para subjugar a raiva, através das quais, quando a raiva surge em um bhikkhu, ele deveria removê-la completamente.”

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANV.161.php

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quando me irrito noto uma contração no plexo solar. E se ficar furioso, essa contração alastra para o chakra cardíaco e sinto "uma dor" bastante forte. Creio que é devido ao aumento da adrenalina. O que costumo fazer é tentar relaxar fazendo umas inspirações profundas. Demora algum tempo até me acalmar mas acaba por fazer efeito.

Antigamente "partia a loiça toda" mas com a idade e com a meditação fui ficando mais calmo, porém ainda há certas situações que me fazem perder a serenidade. Como sei que em determinadas situações acabo por perder a calma, o que tento fazer é evitá-las. "Engolir um sapo" e virar as costas a discussões por vezes é o melhor remédio. ;-)

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Agora, albaman disse:

Quando me irrito noto uma contração no plexo solar. E se ficar furioso, essa contração alastra para o chakra cardíaco e sinto "uma dor" bastante forte. Creio que é devido ao aumento da adrenalina. O que costumo fazer é tentar relaxar fazendo umas inspirações profundas. Demora algum tempo até me acalmar mas acaba por fazer efeito.

Antigamente "partia a loiça toda" mas com a idade e com a meditação fui ficando mais calmo, porém ainda há certas situações que me fazem perder a serenidade. Como sei que em determinadas situações acabo por perder a calma, o que tento fazer é evitá-las. "Engolir um sapo" e virar as costas a discussões por vezes é o melhor remédio. ;-)

 

Para mim, sinto no cardiaco e garganta 

Mas acho que " Engolir Sapo " e cair fora não é a melhor solução , pq a raiva está dentro de vc; existem outras maneiras como leitura energética do fulano . Se o fulano tem tendência a expelir raiva, aí é só cair fora k

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

52 minutos atrás, Ashram disse:

Para mim, sinto no cardiaco e garganta 

Mas acho que " Engolir Sapo " e cair fora não é a melhor solução , pq a raiva está dentro de vc; existem outras maneiras como leitura energética do fulano . Se o fulano tem tendência a expelir raiva, aí é só cair fora k

Talvez me tenha explicado mal. O que eu quero dizer é que em determinadas situações, numa conversa mais acesa, você já prevê que se continuar vai virar discussão. Então o que há a fazer é não continuar por esse caminho e tentar mudar o rumo da conversa "antes que comece a ficar irritado". Em último caso deixar o fulano a falar sozinho. :)

Se você se deixa irritar então fica "sintonizado" com o antagonista e vai ser uma escalada de parte a parte. É assim que funciona. Quem tem tendência para discussão tenta arrastar o outro até o seu nível. É preciso saber parar e não deixar isso acontecer.

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acho que vale a pena tentar entender o que é a raiva. Uma das formas de se ver o assunto é pensar na raiva como uma reação do ego quando algo lhe foge ao controle. O ego se mantém por conta do desejo e do apego, se ele sente que está sendo apartado do seu objeto de apego e desejo, ele reage e isso gera o desequilíbrio ao qual chamamos de raiva, ira ou cólera.

O desejo surge por conta do apego.

O apego pode ser visto como tudo aquilo que nos prende e não nos deixa sermos livres, por exemplo, é o apego a ser visto como correto ou ter a última palavra que nos costuma inflamar para um estado de ira durante uma discussão. Neste caso, é o apego a um estado de "estar correto" ou à consequência de ser visto como correto ou vencedor da discussão o que nos prende. Quando o ego "sente" que existe risco de ser apartado de seu objeto de apego ele reage.

Em outras palavras, a raiva tem sua raiz no egoísmo.

Desta forma, eliminar a raiva depende de eliminar o egoísmo nas suas formas mais sutis, depende de eliminar o apego.

O autoconhecimento e a reforma íntima são as ferramentas que podem te levar a este objetivo. Existem muitas formas de se alcançar esse objetivo, mas basicamente, tudo aquilo que te traz maior equilíbrio é útil.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Além de tudo que já foi mencionado convém lembrarmos do efeito da carne sobre o campo energético. Eu não posso dizer que é uma regra mas baseado em alguns relatos (como do nosso amigo Sandro Fabres) além de minha própria experiência, parar de comer tende a diminuir drasticamente a raiva que sentimos. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Infinite disse:

Além de tudo que já foi mencionado convém lembrarmos do efeito da carne sobre o campo energético. Eu não posso dizer que é uma regra mas baseado em alguns relatos (como do nosso amigo Sandro Fabres) além de minha própria experiência, parar de comer tende a diminuir drasticamente a raiva que sentimos. 

 

gostei , além de ajuda na ativação da glândula pineal ... Porém, quem não come carne pode muito bem passar por umas crises de raiva , porque já alimentamos isso de MUITAS vidas

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Mas ali ele não ensina o COMO Cíntia, ele diz:

Citar

O meio para controlar a raiva e eliminá-la é o mesmo que para qualquer defeito psicológico: auto-observação e morte psicológica.
 

O método auto-observação e morte psicológica é o método padrão da gnose, mas precisa muitas outras explicações, porque a gnose não é vaga como outras escolas,que ficma naquele papo de "tem que entende que...tem que se conscientizar que....",  tem "método" mesmo. Lá no segundo link, de 3, que o Iogui postou, eu expliquei e adicionei um pdf que fiz, com o nome Tecnica de Morte do Ego. É a isso que a frase acima, do seu link, se refere.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Acabei me lembrando que esse PDF já havia sido apresentado para mim antes, mas acho que baixei tanta coisa na mesma época, que acabei lendo só o início dele. Agora sim, li até o final, e está sendo ótimo pra mim, não só para controlar a raiva, mas também outros sentimentos indesejáveis, incluindo os meus medos que tanto me atrapalham.

Foi providencial eu ter passado por este tópico, porque acabei sendo novamente direcionada para esse PDF. Eu já havia lido algo parecido com essa técnica da morte em marcha (que foi a morte psicológica). Mas o texto desse PDF sobre a morte em marcha fez muito mais sentido pra mim, do que o texto sobre a morte psicológica que eu havia lido anteriormente. Muito grata, Sandro! 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Comecei a aplicar essa técnica da morte do ego, e agora vi qual era o erro quando eu fazia a técnica da morte psicológica. Mesmo para os defeitos mais difíceis, eu só ia até a técnica da morte em marcha. Eu não chegava à etapa da Meditação de Morte do Ego. Acho que a fonte que consultei na época não ensinava, ou ensinava de um jeito que eu não entendi. Eles não explicaram passo a passo, como está nesse PDF da técnica de morte do ego que aprendi hoje!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, acontece que dentro da gnose da Nova Ordem, que era a ordem na qual fui instrutor, e que tem alguns sites por aí, o Mestre Rabolu mandou cortar essa prática de Meditação na Morte do defeito, porque disse que não estava funcionando, já que  as pessoas estavam "intelectualizando" e assim não gerava resultados.

Cortou e deixou só a "Morte em marcha". E os fanáticos saíram repetindo isso, o que mostra que eles sim estavam intelectualizando e por isso nunca descobriram o valor dessa técnica. Mas quem faz direito percebe que sem ela a coisa não avança, a morte em marcha é uma técnica apenas para controle superficial dos defeitos, apenas para impedir que eles se manifestem em ações (para impedir que você quebre a cara de alguém num acesso de ira, ou cometa adultério porque "surgiu oportunidade e você não resistiu") . Não toca na raíz do problema. É como podar a árvore você nunca chega nem no tronco, nem nas raízes. (Sempre foi explicado assim pelo Samael, não estou inventando minha versão). Para realmente chegar na causa do defeito, de modo que o defeito não chegue nem a dominar seus pensamentos,  a meditação no defeito é essencial.

Só que como toda prática que requer visualização, tem gente que fica só na superfície, e a executa como um mero ritual mental. Aí claro que não funciona.

Ao invés de eliminar a técnica, as pessoas deveriam buscar praticá-la corretamente. Além de suaves sensações de libertação interna (ao final de cada prática,ou mesmo alguma emoção de revolta ou medo, no momento da cena da eliminação) que você tem quando faz isso , se faz direito, os pequenos resultados diários acumulados no decorrer de poucos meses mostram se você está praticando direito ou apenas fazendo videogame mental. Nenhum Mestre dizendo que não funciona pode apagar isso. Mas meu coleguinhas gnósticos aderiram e eliminaram essa parte do ensino do Samael, por isso você não deve ter encontrado isso no site que aprendeu a técnica.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sandro , por gentileza...

Eu li todo o PDF sobre a morte do Ego, e pelo o que eu pude entender, nós devemos fazer uma auto analise daquilo que desejamos mudar, seja uma mania, um vicio, um costume, algo que queremos mudar, então devemos concentrar em nossa auto-observação, como se estivéssemos de fora, analisando e entendendo que aquela determinada ação/atitude poderá ser modificada/melhorada. 

Então após identificar, isolamos esse "costume" na parte racional do cérebro e pedimos a mãe divina que mate/elimine com sua lança flamejante, e então, observamos o costume se desfazer,  após isso imaginemos uma esfera de luz brilhante saindo do que restou e penetrando na pineal... assim todos os dias até o "costume" sumir ?

Essa é a linha de raciocínio ?

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sim, essa é a linha geral

30 minutos atrás, IIIBRUNO disse:

auto analise daquilo que desejamos mudar, seja uma mania, um vicio, um costume, algo que queremos mudar,

Você escolhe aquilo que percebe que mais te prejudica. Isso geralmente é um traço que durante diversas situações da vida te criou algum problema, mesmo que só internamente né? Não precisa ter pego cadeia por causa desse defeit, para concluir que ele é nocivo, ehehe.

32 minutos atrás, IIIBRUNO disse:

então devemos concentrar em nossa auto-observação...

Podem ser necessárias algumas semanas de auto-observação até você saber qual é o defeitp que mais te domina, porque as vezes a gente acha que aquilo é uma virtude. A auto-observação é geral, sobre tudo que você perceber. Apenas a "sessão de prática de morte do defeito " é que vai se focar num só defeito até que ele se torne menos urgente que outro.

37 minutos atrás, IIIBRUNO disse:

auto-observação, como se estivéssemos de fora, analisando e entendendo que aquela determinada ação/atitude poderá ser modificada/melhorada.

Sim, mas cuidado, porque não há racionalização nisso. A razão é só outro artifício da mente, a compreensão real nunca vem da razão. Você só observa, sente/percebe como o defeito te estimula em diferentes setores (mente/emoções,parte fisiológica ) . É como prestar atenção em como uma máquina funciona, que ruídos gera, qual engrenagem encaixa ainda. Não há julgamento nesse momento. Só depois, quando fizer a prática de concentração/meditação no defeito, você prestará ainda mais atenção nisso tudo que APENAS OBSERVOU, para , digamos assim, "destilar" uma compreensão do que é esse defeito. Essa conpreensão é um "insght", é como as vezes na vida a gente não entende porque algo é bárbaro, e alguns anos depois percebe, "cai a ficha",e aí você olha uma cena em que alguém faz algo que você um dia fez,  e pensa "nossa, isso é terrívle, como antes eu não notava? É muito óbvio!". Não confunda compreender com justificar ,tipo "eu sou  ciumento porque meus pais não me deram atenção na infância, agora sei", isso não vale nada como compreensão, é mera justificativa racional.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Sim, mas cuidado, porque não há racionalização nisso. A razão é só outro artifício da mente, a compreensão real nunca vem da razão. Você só observa, sente/percebe como o defeito te estimula em diferentes setores (mente/emoções,parte fisiológica ) . É como prestar atenção em como uma máquina funciona, que ruídos gera, qual engrenagem encaixa ainda. Não há julgamento nesse momento. Só depois, quando fizer a prática de concentração/meditação no defeito, você prestará ainda mais atenção nisso tudo que APENAS OBSERVOU, para , digamos assim, "destilar" uma compreensão do que é esse defeito. Essa conpreensão é um "insght", é como as vezes na vida a gente não entende porque algo é bárbaro, e alguns anos depois percebe, "cai a ficha",e aí você olha uma cena em que alguém faz algo que você um dia fez,  e pensa "nossa, isso é terrívle, como antes eu não notava? É muito óbvio!". Não confunda compreender com justificar ,tipo "eu sou  ciumento porque meus pais não me deram atenção na infância, agora sei", isso não vale nada como compreensão, é mera justificativa racional.

 

Tem que ser o problema kármico , por mais que alguém tenha visto uma cena agressiva e tenha reprovado aquilo , se o sujeito foi agressivo irá ter que responder pelas leis cármicas - ninguém foge disso . 

Fez = Recebeu ;  Bateu = Levou

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Ashram disse:

 

Tem que ser o problema kármico , por mais que alguém tenha visto uma cena agressiva e tenha reprovado aquilo , se o sujeito foi agressivo irá ter que responder pelas leis cármicas - ninguém foge disso . 

Fez = Recebeu ;  Bateu = Levou

 

 

 

Ashram, não entendi a relação com o que o sandro escreveu.

 

6 horas atrás, sandrofabres disse:

Sim, essa é a linha geral

Você escolhe aquilo que percebe que mais te prejudica. Isso geralmente é um traço que durante diversas situações da vida te criou algum problema, mesmo que só internamente né? Não precisa ter pego cadeia por causa desse defeit, para concluir que ele é nocivo, ehehe.

Podem ser necessárias algumas semanas de auto-observação até você saber qual é o defeitp que mais te domina, porque as vezes a gente acha que aquilo é uma virtude. A auto-observação é geral, sobre tudo que você perceber. Apenas a "sessão de prática de morte do defeito " é que vai se focar num só defeito até que ele se torne menos urgente que outro.

Sim, mas cuidado, porque não há racionalização nisso. A razão é só outro artifício da mente, a compreensão real nunca vem da razão. Você só observa, sente/percebe como o defeito te estimula em diferentes setores (mente/emoções,parte fisiológica ) . É como prestar atenção em como uma máquina funciona, que ruídos gera, qual engrenagem encaixa ainda. Não há julgamento nesse momento. Só depois, quando fizer a prática de concentração/meditação no defeito, você prestará ainda mais atenção nisso tudo que APENAS OBSERVOU, para , digamos assim, "destilar" uma compreensão do que é esse defeito. Essa conpreensão é um "insght", é como as vezes na vida a gente não entende porque algo é bárbaro, e alguns anos depois percebe, "cai a ficha",e aí você olha uma cena em que alguém faz algo que você um dia fez,  e pensa "nossa, isso é terrívle, como antes eu não notava? É muito óbvio!". Não confunda compreender com justificar ,tipo "eu sou  ciumento porque meus pais não me deram atenção na infância, agora sei", isso não vale nada como compreensão, é mera justificativa racional.

 

Obrigado Sandro.

 

É engraçado, pois eu fazia mais ou menos isso com atitudes que tinha, e que ainda tenho e as repudio, agora ficou mais fácil domesticar os meus EUS.. rsrs

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Entendi assim cara.

Quando olhamos algum bárbaro feito por alguém , e no passado lembrando que tbm já tinhamos feito a mesma coisa ( uma reação agressiva) , começamos a repudiar o to agressivo .  Mas o karma ainda continua existindo , mesmo sabendo que está errado.

Tipo, um ladrão roubou muito , e se recuperou depois de ter entrado numa Igreja Universal , hehehe.  Ele parou de ser ladrão , mas vê seus antigos "colegas" roubando e desaprova aquilo. Fica pensando .: " Puxa, como eu fazia aquilo , e era abominável - nunca mais farei isso"  ... Só que ele , no passado , ,já fez o ato , e as leis de karma continuam  vivas para ele ,mesmo que tenha ascendido um grau de evolução .

  Foi assim que entendi :) . 

.

 

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...