Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Amor Bondade


Lucas Oliveira

Recommended Posts

Itivuttaka 22 - Metta Sutta - Amor Bondade

Isto foi dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Bhikkhus, não temam ações meritórias. Essa é uma outra forma de descrever aquilo que é ditoso, desejável, prazeroso, afetuoso, encantador – isto é, ações meritórias. Tenho conhecimento disso através da minha própria experiência, pois tendo durante muito tempo realizado ações meritórias, durante muito tempo experimentei resultados ditosos, desejáveis, prazerosos, afetuosos, encantadores. Tendo desenvolvido uma mente com amor bondade durante sete anos, então durante sete éons de contração e expansão eu não retornei a este mundo. Sempre que um éon contraía, eu ia para o mundo de Abhassara Brahma. Sempre que o éon expandia eu reaparecia no palácio de Brahma vazio. E lá eu era Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o Não-conquistado, Onisciente, Todo Poderoso. [1] Depois por trinta e seis vezes eu fui Sakka, o senhor dos devas. Por muitas centenas de vezes eu fui um rei, um monarca que gira a roda, um monarca justo que governou de acordo com o Dhamma; conquistador dos quatro pontos cardeais, que estabeleceu a segurança no seu reino e que possuía os sete tesouros. [2] Sem falar nas vezes em que fui um rei local. O pensamento me ocorreu: ‘De qual ação minha será este o fruto, de qual ação será este o resultado, que eu agora tenha tamanho poder e força?’ Então o pensamento me ocorreu: ‘Isto é o fruto dos meus três tipos de ações, o resultado de três tipos de ações, que eu agora tenha tamanho poder e força: isto é, generosidade, autocontrole e contenção.’”

Treinem nas ações meritórias 
que trazem a felicidade duradoura -
desenvolvam a generosidade,
uma vida em sintonia,
uma mente com amor bondade.

Desenvolvendo essas
três coisas
que trazem a felicidade,
o sábio renasce
num mundo de bem-aventurança
sem impurezas.

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/It.22.php

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acredito que uma boa reflexão para enriquecer nossa vida espiritual é muito importante. Estamos nessa vida para vencermos mais uma fase, e creio que é necessário estarmos atento para este quesito. Quando cuidamos da nossa vida espiritual conseguimos ser mais maduros para seguir adiante, para enfrentar os problemas e a consequência é uma vida mais saudável, pensamentos mais ricos e uma melhor evolução como ser humano. Precisamos nos atentar a isso!!!

http://artigodehoje.com.br/curso-caio-fabio-exclusivo/ 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...