Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O CASO DE BRUNO BORGES


LuizGG

Recommended Posts

Pois é, a qualidade do texto dele, pelo que foi citado na mídia, é rala. Mas isso é normal, até professores o departamento de letras das universidades não publicam nada sem mandar passar por um revisor profissional, porque é difícil mesmo enxergar as falhas dos textos que você mesmo produz. Mas na entrevista que vi dele no Fantástico, gostei. Acho que não está brincando pelo menos. Pode não ter estrada suficiente, mas me pareceu mais sincero na busca do que eu tinha imaginado a julgar pelo carnaval circo todo que foi armado para chamar atenção. E no mínimo um  jejunzinho padrão rolou ali hein? Talvez o Viver de luz....

A TV te engorda uns 6kg então se bobear esse cara está uns 15kg abaixo do peso regular. Brincando de esconde-esconde não foi que ficou assim.

Link to comment
Share on other sites

Em 20/08/2017 at 14:27, sandrofabres disse:

Pois é, a qualidade do texto dele, pelo que foi citado na mídia, é rala. Mas isso é normal, até professores o departamento de letras das universidades não publicam nada sem mandar passar por um revisor profissional, porque é difícil mesmo enxergar as falhas dos textos que você mesmo produz. Mas na entrevista que vi dele no Fantástico, gostei. Acho que não está brincando pelo menos. Pode não ter estrada suficiente, mas me pareceu mais sincero na busca do que eu tinha imaginado a julgar pelo carnaval circo todo que foi armado para chamar atenção. E no mínimo um  jejunzinho padrão rolou ali hein? Talvez o Viver de luz....

A TV te engorda uns 6kg então se bobear esse cara está uns 15kg abaixo do peso regular. Brincando de esconde-esconde não foi que ficou assim.

Boa tarde pessoal.

 

Sandro, eu já acho diferente. Por mais que a qualidade do texto acadêmico sério, ainda cru, seja , digamos, abaixo da excelência científica necessária para uma publicação, a qualidade do texto do Bruno não chega nem perto do que até mesmo meus colegas de faculdade escrevem, e isso porque são somente estudantes de graduação. O vocabulário dele é claramente limitado, ele não tem repertório linguístico, o que para mim é um sinal relevante de que ele não leu o tanto de livros que a família alega. Na verdade, é um absurdo alguém conseguir ler, e mais importante ainda, absorver/digerir o conteúdo de mais de 500 livros, dentre eles de filosofia hard como Kant, em um ano. Para quem realmente estuda e pratica ciência, beira ao desrespeito ao próprio autor você querer assimilar Kant, em sei lá, algumas semanas? Nem os professores e nem os alunos mais brilhantes que conheci são capazes disso. Obviamente poderia-se alegar que se trata de um super gênio, porém não é o que os escritos deste rapaz demonstram, muito pelo contrário. Está mais para uma colcha de retalhos por demais mal elaborada e extremamente rasa.

Há ainda a total contradição dele alegar que fez o que fez (sumiço, aquele circo todo no quarto e publicar os livros para venda) para incentivar as pessoas a buscarem o mistério e não se importar com dinheiro, ao mesmo tempo em que 61% dos lucros da venda do livro vão pra ele.

Pode ter algo de real ali? Pode. Mas o saldo geral dessa história, pra mim , não passa de um desserviço à espiritualidade e aos espiritualistas (ou usem o termo que quiserem) que trabalham e levam a coisa a sério.

Por fim, gostaria de deixar um vídeo para os colegas do fórum sobre uma análise do caso, através de leitura corporal das entrevistas do Bruno e dos fatos que se sucederam.

 

Grande abraço.

 

 

Link to comment
Share on other sites

. Na verdade, é um absurdo alguém conseguir ler, e mais importante ainda, absorver/digerir o conteúdo de mais de 500 livros, dentre eles de filosofia hard como Kant, em um ano. 

 

Ah bom, nem sabia disso. Meu recorde de leitura é 440 paginas por dia ( mas de texto narrativo, vulgo "estorinhas") Mas nao deve ser possível passar um ano nesse ritmo, logo, não teria como chegar a 500 livros.  Se for algo mais sério aí o ritmo cai demais, talvez para 30 paginas por dia,porque tem que parar a toda hora para refletir.  E obras mais pesadas  tem que ler toda uma coletanea de outras obras criticas de suporte, ou também não se aproveita quase nada, ehehe. Realmente se ele alega isso, fica complicado safar o rapaz, ehehe. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

É... para um livro publicado acho que no minimo deve-se ter um corretor de texto.

Mas... Um bom falante da lingua é aquele que domina todas as variantes da lingua. Acho que não tem necessidade de um repertorio linguístico onde se tem palavras bem complexas e incomuns para um livro de espiritualidade. Tem que se pensar no publico alvo né...

Um exemplo disso, é o presidente Temer usando uma mesóclise .... Ali ele deixou claro quem ele quer governar... 

Para quem nao viu:

http://www1.folha.uol.com.br/tv/portugues-em-foco/2016/07/1795412-saiba-como-aplicar-a-mesoclise-resgatada-por-temer.shtml

Enfim... ''Não vou entrar nesse assunto agora ''

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, sandrofabres disse:

Realmente se ele alega isso, fica complicado safar o rapaz, ehehe. 

Pois é. Mas isso não apaga o valor de algumas coisas que já li dele. O vocabulário realmente parece limitado, o texto redundante além dos erros de concordância. "Alguma coisa" ele fez. Fica difícil acreditar nessa de 500 livros em ano tendo em vista essas falhas porém não descarto que algo aconteceu com ele. 

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, só o fato de ele ter armado esse circo todo, pra mim, já desabona o rapaz. Essa história de "incentivar as pessoas a buscar o mistério" é conversa pra boi dormir. Alguém aqui acredita nisso afinal?... Armou todo esse circo e ainda assinou um contrato com os amigos que o ajudaram com a farsa já pensando no lucro que teria com a venda dos tais livros. E outra, se era pra vender os tais livros, porque "criptografou"? A gente criptografa o que quer esconder/proteger. Existia algum motivo válido pra isso?... Pra mim, isso tudo fazia parte da estratégia de marketing e só. Uma estratégia cheia de pontos falhos e contradições. 

10 minutos atrás, Infinite disse:

Mas isso não apaga o valor de algumas coisas que já li dele.

Não vi nada do que ele tenha dito que outros já não tenham dito anteriormente e melhor. Tinha coisa que ele disse nessas entrevistas que eu mesmo já disse nesse mesmo fórum e não me considero nenhum prodígio por isso.

De fato, pelo pouco que vi a respeito desse caso, nada me anima a querer ler qualquer coisa desse rapaz ou levar isso aí a sério. Concordo com o janus quando diz que isso é um deserviço à espiritualidade.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, janus disse:

Por fim, gostaria de deixar um vídeo para os colegas do fórum sobre uma análise do caso, através de leitura corporal das entrevistas do Bruno e dos fatos que se sucederam

Legal o vídeo mesmo. Só acho que o riso unilateral dele é mais fruto da inclinação da cabeça em relação à câmera mesmo. Totalmente diferente do riso de canto dos outros exemplos. Mesmo assim, é um detalhe mínimo frente ao resto.

Screenshot_1.jpg

Agora, o "mentindo dele pode ser só aquilo que acontece com gente que quer usar "estratégias". As vezes o cara não está fazendo nada condenável, nada criticável, mas por insegurança resolve bancar o espertinho e usar "estratégias" que ele acredita serem otimizadoras, e aí se as pessoas notarem a falsidade, ferrou geral. Se a meta é grana, ok, é fácil atingir essa meta, tem babaca de sobra no mundo. Mas o preço a pagar é perder a credibilidade, e se isso um dia for importante para ele, complica.

Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Iogui disse:

Não vi nada do que ele tenha dito que outros já não tenham dito anteriormente e melhor. Tinha coisa que ele disse nessas entrevistas que eu mesmo já disse nesse mesmo fórum e não me considero nenhum prodígio por isso.

Sim, é o tipo de coisa que eu mesmo já disse em comentários da internet. Mas o público que ele agora alcança é bem maior. Claro que pode ter picaretagem no meio mas para alguma coisa esse mistério serviu, quem sabe alguém viu o caso e pesquisou pelo reiki por exemplo. Nada é por acaso. Sem o "mistério" do desaparecimento provavelmente ninguém saberia que ele existe e ninguém daria importância para sua obra. Às vezes é preciso atiçar a curiosidade das pessoas ainda inertes pelo transe do status quo para que elas busquem pelo misterioso. 

 

Link to comment
Share on other sites

Agora, Infinite disse:

Sim, é o tipo de coisa que eu mesmo já disse em comentários da internet. Mas o público que ele agora alcança é bem maior. Claro que pode ter picaretagem no meio mas para alguma coisa esse mistério serviu, quem sabe alguém viu o caso e pesquisou pelo reiki por exemplo. Nada é por acaso. Sem o "mistério" do desaparecimento provavelmente ninguém saberia que ele existe e ninguém daria importância para sua obra. Às vezes é preciso atiçar a curiosidade das pessoas ainda inertes pelo transe do status quo para que elas busquem pelo misterioso. 

 

Não existe nada de bom que possa vir de uma mentira. Pra mim, esse caminho, essa escolha está completamente equivocada.

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Infinite disse:

Veja, não estou defendendo a mentira dele. Só digo que isso não foi algo totalmente irrelevante. 

Sim, eu não vejo isso como irrelevante. Pra mim, isso é ruim. Um desserviço, como já foi dito.

Você viu a salada mista que o rapaz fez com os símbolos do reiki? Eu acho que seria melhor para as pessoas não tomarem contato com o reiki do que tomarem contato através disso e dessa forma. Não acho que virá nada de bom daí. Mas vamos aguardar pra ver o que mais vai sair daí. Quais as relações e explicações. 

Link to comment
Share on other sites

Isso me cheira a santo daime ou algum tipo de abertura espiritual abrupta que causa esse vislumbramento todo.

Quanto à criptografia, isso pode ser somente "nerdice" entre amigos. Eu e meus amigos fazíamos muito isso quando eu fazia curso de programação: cifra de César, código Morse, código binário, hexadecimal, etc.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Deyvid disse:

Isso me cheira a santo daime ou algum tipo de abertura espiritual abrupta que causa esse vislumbramento todo.

Quanto à criptografia, isso pode ser somente "nerdice" entre amigos. Eu e meus amigos fazíamos muito isso quando eu fazia curso de programação: cifra de César, código Morse, código binário, hexadecimal, etc.

pode ser, acre é onde mais tem o daime, ou pode ser chá de cogumelo, ou esquizofrenia, ou marketing.

Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, sandrofabres disse:

" Eu e meus amigos fazíamos muito isso quando eu fazia curso de programação: cifra de César, código Morse, código binário, hexadecimal, etc."

IMG_20170823_175011.jpg

. .

 

Kkkkkkkkkkkkkkkkk rapaz, eu precisaria de umas 10 encarnações estudando matemática pra chegar perto do Nash. O que a gente fazia era mais bobeira e falta do que fazer mesmo.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Deyvid said:

Kkkkkkkkkkkkkkkkk rapaz, eu precisaria de umas 10 encarnações estudando matemática pra chegar perto do Nash. O que a gente fazia era mais bobeira e falta do que fazer mesmo.

KKK eu nem tento pensar nisso

Newton criou o calculo diferencial com 18 anos...

E eu? O que fiz até os 18 anos? 

R: Nada

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...