Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O mundo espiritual é na verdade material?


Recommended Posts

 

Oi gente, queria saber a opinião de vocês quanto a essa afirmação do Laercio Fonseca de 1:17:56 até 1:18:45 nesse vídeo:
 

 

 

No caso, o que existe é apenas matéria densa, matéria sutilizada/quintessenciada, e toda a gradação existente entre esses dois pólos? 

Porém no livro dos espíritos diz “Há no homem três coisas: 1º, o corpo ou ser material análogo aos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2º, a alma ou ser imaterial, Espírito encarnado no corpo; 3º, o laço que prende a alma ao corpo, princípio intermediário entre a matéria e o Espírito"

E as questões 23 e 28 dizem:

23. Que é o espírito? “O princípio inteligente do Universo.” a) — Qual a natureza íntima do espírito? “Não é fácil analisar o espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é, por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa. Ficai sabendo: coisa nenhuma é o nada e o nada não existe.”

28. Pois que o espírito é, em si, alguma coisa, não seria mais exato e menos sujeito a confusão dar aos dois elementos gerais as designações de — matéria inerte e matéria inteligente? “As palavras pouco nos importam. Compete-vos a vós formular a vossa linguagem de maneira a vos entenderdes. As vossas controvérsias provêm, quase sempre, de não vos entenderdes acerca dos termos que empregais, por ser incompleta a vossa linguagem para exprimir o que não vos fere os sentidos.” Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria destituída de inteligência e vemos um princípio inteligente que independe da matéria. (...)


E aí colegas, qual a visão de vocês?

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho a mesma visão do Laércio, as diferentes dimensões são apenas estados diferentes de "matéria", ou... matéria e energia são a mesma coisa, só variando a velocidade de vibração das partículas, o que muda as características, necessidades, e propriedades de cada estado da matéria. Quando mais sutil, menos restrições.

Pelo menos quando estamos falando dos planos da forma: físico, etérico, astral e mental.

Acima disso a coisa pode até ser diferente sim.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ainda não vi o video mas a minha visão é bastante "simples". Tudo é composto de energia vibrando a diferentes frequências. Portanto  a matéria mais densa (física) não passará de energia vibrando a baixa frequência e por sua vez a matéria mais subtil será energia vibrando a maior frequência.

Link to comment
Share on other sites

Também não vi o vídeo mas concordo com o que disseram tanto o Sandro quanto o albaman.

Os trexos citados do livro dos espíritos de Alan Kardec não contrariam este princípio. Apenas demonstram uma outra classificação bastante simplificada para explicar a diferença e a relação entre matéria e espírito.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 2017-5-25 at 18:58, sandrofabres disse:

Eu tenho a mesma visão do Laércio, as diferentes dimensões são apenas estados diferentes de "matéria", ou... matéria e energia são a mesma coisa, só variando a velocidade de vibração das partículas, o que muda as características, necessidades, e propriedades de cada estado da matéria. Quando mais sutil, menos restrições.

Pelo menos quando estamos falando dos planos da forma: físico, etérico, astral e mental.

Acima disso a coisa pode até ser diferente sim.

Oi Sandro, obrigada pela sua resposta!!

E aquela questão que vi você comentar sobre a diferença entre VÉICULO e CONDUTOR em um post sobre a destruição da consciência que Moisés Esagui uma vez abordou. No caso, as dimensões podem até ser gradações de matéria mas o condutor, ou seja, o espirito, a inteligência, será que é uma energia apenas? (É assim que o Moisés define consciência, se não me engano) 

Eu sei que é algo bem abstrato, mas no meu raciocínio isso já implicaria em outras coisas. Por exemplo, se o espírito for apenas energia, acho que nada impede de ser realmente destruído num buraco negro/sol/bomba atômica como Moisés fala. Quantas indagações né? kkkkkk :)

Link to comment
Share on other sites

Em 2017-5-25 at 22:08, Iogui disse:

Também não vi o vídeo mas concordo com o que disseram tanto o Sandro quanto o albaman.

Os trexos citados do livro dos espíritos de Alan Kardec não contrariam este princípio. Apenas demonstram uma outra classificação bastante simplificada para explicar a diferença e a relação entre matéria e espírito.

Mais ou menos o que eu perguntei para o Sandro, qual você acha que é a natureza do espírito? Matéria, energia, imaterial, etc?

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Jéssica Souto disse:

Oi Sandro, obrigada pela sua resposta!!

E aquela questão que vi você comentar sobre a diferença entre VÉICULO e CONDUTOR em um post sobre a destruição da consciência que Moisés Esagui uma vez abordou. No caso, as dimensões podem até ser gradações de matéria mas o condutor, ou seja, o espirito, a inteligência, será que é uma energia apenas? (É assim que o Moisés define consciência, se não me engano) 

Eu sei que é algo bem abstrato, mas no meu raciocínio isso já implicaria em outras coisas. Por exemplo, se o espírito for apenas energia, acho que nada impede de ser realmente destruído num buraco negro/sol/bomba atômica como Moisés fala. Quantas indagações né? kkkkkk :)

Ah sim, eu respondi supondo que você se referia apenas àquela oposição simples corpo físico/ espírito. Mas se refere-se a espírito como ESPÍRITO mesmo, aí não, até porque seria meio absurdo. Se considerarmos que tenha havido um momento de criação do universo (e isso na verdade é apenas hipótese, sem comprovação ainda, universo precisa incluir tudo que existe, frequência, faixas, dimensões, átomos,  etc, e como ALGO não pode brotar do NADA, a pré-existência de algo além das diversas formas de matéria e energia, o que chamaríamos, por falta de outra palavra, de "deus" ou de alguma "fonte espiritual", seria um pré-requisito  para que o universo pudesse ter sido criado.

Nesse sentido que o espírito não pode ser destruído,porque ele antecede à existência dos fatores que poderiam ameaçá-lo né? Ele é a causa da matéria, e coisas como buracos negros ou explosões nucleares são apenas "alterações da matéria" , matéria essa manifesta sob forma mais veloz, como energia.

Na Gnose usamos uma divisão que acho que vem da Teosofia:

Arvore da vida 2.jpg

 

O "Espírito" é o íntimo, no diagrama acima. Budhi é Alma Divina, e Manas alma humana. Um "átomo", digamso asism, de Manas, é o que encarna em nós e chamamos de alma. Esse átomo se reveste dos corpos inferiores para poder se manifestar e experienciar aprendizado nos planos inferiores, os "planos da forma". O "corpo vital" é  corpo etérico, aquelas energia que a gente move ao fazer a OLVE. O corpo de desejos é o "corpo astral". Os efeitos de explosões nucleares, ou de simples radiação nuclear, consegue chegar até o plano astral. Não sei se chega no mental, embora plano astral e mental estão ambos na quinta dimensão. Já Manas, a Alma Humana, fica na sexta dimensão. O espírito, ou o ìntimo fica ainda acima.

Então o que acontece é que a turma do "tenha suas próprias experiências" tira suas conclusões a partir de baixo, são como peixes explicando que a temperatura da água do mar afeta TODOS OS SERES, e que vacas ou aves são mistificações. Tem que dar um desconto, ehehe

 

Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, sandrofabres disse:

Ah sim, eu respondi supondo que você se referia apenas àquela oposição simples corpo físico/ espírito. Mas se refere-se a espírito como ESPÍRITO mesmo, aí não, até porque seria meio absurdo. Se considerarmos que tenha havido um momento de criação do universo (e isso na verdade é apenas hipótese, sem comprovação ainda, universo precisa incluir tudo que existe, frequência, faixas, dimensões, átomos,  etc, e como ALGO não pode brotar do NADA, a pré-existência de algo além das diversas formas de matéria e energia, o que chamaríamos, por falta de outra palavra, de "deus" ou de alguma "fonte espiritual", seria um pré-requisito  para que o universo pudesse ter sido criado.

Nesse sentido que o espírito não pode ser destruído,porque ele antecede à existência dos fatores que poderiam ameaçá-lo né? Ele é a causa da matéria, e coisas como buracos negros ou explosões nucleares são apenas "alterações da matéria" , matéria essa manifesta sob forma mais veloz, como energia.

Na Gnose usamos uma divisão que acho que vem da Teosofia:

Arvore da vida 2.jpg

 

O "Espírito" é o íntimo, no diagrama acima. Budhi é Alma Divina, e Manas alma humana. Um "átomo", digamso asism, de Manas, é o que encarna em nós e chamamos de alma. Esse átomo se reveste dos corpos inferiores para poder se manifestar e experienciar aprendizado nos planos inferiores, os "planos da forma". O "corpo vital" é  corpo etérico, aquelas energia que a gente move ao fazer a OLVE. O corpo de desejos é o "corpo astral". Os efeitos de explosões nucleares, ou de simples radiação nuclear, consegue chegar até o plano astral. Não sei se chega no mental, embora plano astral e mental estão ambos na quinta dimensão. Já Manas, a Alma Humana, fica na sexta dimensão. O espírito, ou o ìntimo fica ainda acima.

Então o que acontece é que a turma do "tenha suas próprias experiências" tira suas conclusões a partir de baixo, são como peixes explicando que a temperatura da água do mar afeta TODOS OS SERES, e que vacas ou aves são mistificações. Tem que dar um desconto, ehehe

 

Adorei! Vou ler com calma, muito obrigada

Só mais uma duvidazinha para aproveitar seu conhecimento: vc sabe como seriam esses "planos da SEM forma"? como é isso um plano sem forma? :o:o:o 

Link to comment
Share on other sites

Concordo com que disseram aí atrás. Tudo é energia. Matéria física nada mais é que energia vibrando a uma frequência mais baixa e condensada. 

Quanto mais alta a vibração dessa energia menos FISICALIDADE. Quanto mais baixa mais fisicalidade. Segundo fontes da Confederação, na terceira e quarta dimensão ainda existe a fisicalidade. Já da quinta dimensão (plano astral mais alto e plano mental) para cima não existe mais essa fisicalidade. 

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Já Manas, a Alma Humana, fica na sexta dimensão. O espírito, ou o ìntimo fica ainda acima.

Essa seria o plano causal certo? Para a Confederação (que usa o termo "densidade", que embora seja intercambiável não possui o mesmo significado de dimensão) sexta densidade = plano causal. 

20 minutos atrás, Jéssica Souto disse:

Adorei! Vou ler com calma, muito obrigada

Só mais uma duvidazinha para aproveitar seu conhecimento: vc sabe como seriam esses "planos da SEM forma"? como é isso um plano sem forma? :o:o:o 

A pergunta não foi para mim mas esses planos, por tudo que já estudei, não possuem espaço-tempo. São eternos e a entidade e próprio plano são um. 

Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Jéssica Souto disse:

Mais ou menos o que eu perguntei para o Sandro, qual você acha que é a natureza do espírito? Matéria, energia, imaterial, etc?

Novamente, vou concordando com a explicação do Sandro.

Dentro da teoria Yogi, só o que existe de verdade é Deus e em Deus todo o resto, dessa forma, tudo que existe é consciência e o restante é maya (ilusão). No livro "Karma Yoga" de Vivekananda ele explica Deus e as almas individuais da seguinte forma: imagine que Brahman (Deus) é a água em uma bacia, então com um copo de vidro você separa um pouco de água sem tirá-la da bacia, agora existe um copo de vidro separando apenas uma parte da água dentro da bacia. Dentro dessa teoria a água temporariamente separada dentro do copo seria uma alma individual (atman ou purusha) que está temporariamente separada do todo Brahman. Embora seja uma teoria interessante, ela admite que a existência individual de uma alma, uma hora pode deixar de ser para voltar ao todo de onde veio. Muitas outras linhas de pensamento não admitem isso (como o caso do Espiritismo e, se não me engano, da Teosofia também), sustentando que, uma vez individualizada a alma ou espírito não perde mais sua individualidade.

Mas de forma geral, simplificando o pensamento que existe por traz de toda a tradição ocultista podemos pensar que só o que existe é a consciência e seu trabalho. O trabalho de consciência é energia e da manipulação da energia pela consciência surge todo o restante. Já que a matéria é energia condensada.

Link to comment
Share on other sites

 

Citar

vc sabe como seriam esses "planos da SEM forma"? como é isso um plano sem forma?

Não, não sei. Mas pense um pouco sobre nosso mundo físico mesmo: Se você vai na padaria, seu corpo foi do ponto "casa" até o ponto "padaria". Mas o que seus leucócitos estavam fazendo nesse momento? Foram à padaria junto como você né? Mas para cada um deles isso não era uma realidade perceptível, eles estavam de fato fazendo alguma coisa, relacionada com a "missão dos leucócitos", e que é diferente da missão das "hemácias", por exemplo, e todos ele com missões bem diferentes das células sexuais né? que podem sair do seu corpo e fazer muitas coisas coisas lá fora, inclusive um outro corpo completo. Mas todas essas células, toda essa coeltividade que você é (considerando apenas o nível material) foi junta do ponto A ao B.

Acho que isso serve para ilustrar a questão de  ESCALAS. Se eu estou na mesa sala que você, eu e você somos duas "unidades", mas se estamos no meio de uma manifestaçao de 200mil pessoas, somos apenas parte da "massa humana". Então falarmos em "planos da forma" se relaciona com uma maneira de enfocar o problema. Que forma possuem amor, amizade, ódio, admiração? São coisas que não tem forma, mas ainda assim são "coisas", porque geram efeitos (alguém que odeia pode matar outra pessoa né?") no mundo material. E elas seguem existindo após o desencarne. Algumas delas podem seguir existindo após a morte do corpo astral. Então memso que você elimine os veículos da forma, ainda continuará existindo  por outras maneiras, que mesmo aqui, no físico, não tem forma, não tem veículo para elas, mas você as sente, as percebe.

Fica parecendo que estou te enrolando né? Mas é que seu tipo de pergunta, por ser focada no abstrato,  não me deixa outra alternativa a não ser esse papo meio vago, ehehe

 

Link to comment
Share on other sites

On 25/5/2017 at 5:44 PM, Jéssica Souto said:

No caso, o que existe é apenas matéria densa, matéria sutilizada/quintessenciada, e toda a gradação existente entre esses dois pólos? 

É a mesma coisa dita com entendimentos diferentes. Laércio vive na nossa época o entendimento dele de matéria/energia é o contemporâneo, Kardec não teve acesso a esse conhecimento na época dele... Procure sobre dualidade onda-partícula, e o experimento da dupla fenda, tem vários vídeos e explicações na internet. É só uma forma moderna de ver... mas as tradições já diziam isso de outra forma. Olhe para o Kardec como um pesquisador, do contrário você vai perder o melhor dele. Ele não escreveu livros para doutrinar ninguém, ele estava divulgando uma pesquisa que ele fez e que envolvia um método bem científico na medida do que é possível.

 

9 hours ago, Jéssica Souto said:

vc sabe como seriam esses "planos da SEM forma"?

Vou tentar dar uma ajudada nisso aí rs... O esquema que o Sandro colocou ilustra a árvore da vida em sua parte superior, onde não existe mais separação, e as três esferas são "3 em 1" (qualquer semelhança com santíssima trindade não é mera coincidência), eles formam o plano dos arquétipos. As entidades que habitam aí não tem essa ilusão de separação que faz com que você se enxergue como uma entidade diferente de mim. Eles não tem "corpos", elas sofrem transtorno de dissociação de personalidade (é brincadeirinha! rs). Só que os planos se interpenetram, e alguem muito evoluído, um Cristo, é alguem que tem consciência nesse nível mesmo enquanto encarnado.
Cristo usa um corpo, e usa uma personalidade para se manifestar, mas ele vive além delas. Nós acreditamos que somos o corpo físico e a personalidade (hílico), ou quando muito o corpo astral (psiquíco), não nos damos conta e nem conseguimos experimentar a verdade... que é: de fato essa separação não existe. No misticismo ocidental essa experiência de passar a perceber essa ilusão é chamada de Travessia do Abismo. No misticismo oriental pode ter vários nomes diferentes, mas está expressa na doutrina do Advaita Vedanta, por exemplo.

Tem que lembrar que os planos são estados, não lugares. Nós existimos em todos esses estados ao mesmo tempo, mas não temos consciência de todos esses estados ao mesmo tempo... a gente as vezes não tem consciência nem da postura, da respiração né... rsrs... como vai ter consciência de uma ilusão que engana todos os seus sentidos, se nem o que você está de fato sentindo você tem consciência ?
Você já comeu uma laranja ? Tenta explicar o gosto dela para alguem que nunca comeu laranja, ou que nunca sentiu o gosto cítrico. É a mesma dificuldade que os mestres tem de descrever o estado de consciência (e porque não de graça?) em que eles vivem, para nós pobres mortais. Mas você encontra isso tanto no misticismo oriental quanto no ocidental.

Link to comment
Share on other sites

"Essa seria o plano causal certo?"

Sim. Inclusive, respondendo sobre isso e linkando com o que o Cristaldo diz lá em outro tópico, sobre escolas gnosticas serem psiquicas,

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/18780-o-caminho-da-evolução-se-fundir-ao-todo/&do=findComment&comment=86058

 e cujo conteúdo se relaciona também com este, a questão do Vazio Iluminador, que se busca com meditaçao, segundo a gnose se trata de uma projeçao da essência direto ao seu plano de origiem, o causal.

Ou seja, é como projeção astral, só que sem o corpo astral nem a mente (que é o Ego). É por isso que a gnose também ensina que a Verdade não pode ser conhecida no plano astral, porque nos projetamos levando o ego junto, que sempre irá distorcer a experiência. 

 

Link to comment
Share on other sites

On 2/6/2017 at 11:49 AM, sandrofabres said:

Cristaldo diz lá em outro tópico, sobre escolas gnosticas serem psiquicas

Só repeti, quem fez essa classificação mesmo foi Valentinus, e está na "Cosmovisão Rosa-Cruz" do Max Heindel o que corrobora com a classificação do Valentinus. Samael é aluno Krum-Heller, embora tenha criado uma interpretação própria da coisa se atém a ela. Claro que quando tentamos classificar coisas, principalmente coisas vivas, algumas vezes essas coisas insistem em sair do lugar onde as encaixamos rsrs... Mas o que prende essas escolas na classificação de iniciação psíquica é o método de trabalho sobre o ego, conheço um pouco da FRA e conheço sobre Samael o que você mesmo compilou e dos livros dele e disponibilizou aqui. Embora eles vão além do nível psíquico quando tratam de magia sexual (ou como na meditação que você deu exemplo), que é justamente o retorno a unidade, a forma como eles trabalham todo o resto é distinta da forma do homem pneumático (espiritual). Para eles existe "morte do ego", o que na minha forma de interpretar é um paradoxo aparente que impossibilita o conhecimento completo do ser enquanto esse tenha um corpo físico, e portanto um ego. No pneumático é meio diferente, você "cria um novo ego" e não "mata o ego".

Como eu disse, eu vejo a coisa como tendo degraus, você começa em um, e vai até onde ele cruza o limite e se dá conta de que pra dar o próximo passo você precisa abrir mão da concepção e passa para o outro. Não é exatamente como se você soubesse de antemão, e nem significa que um método é melhor que o outro, na verdade Valentinus classificava como tipos de homem, e não tipos de escola como hoje ficou comum dizer. :)
 

Alias ----CITAÇÕES COM ARROBA COLOCAM SUA POSTAGEM SOB MODERAÇÃO. EVITE USÁ-LAS------Jéssica Souto, esse livro "Cosmovisão Rosa-Cruz" pode te dar uma boa idéia desses planos se você tá gostando do assunto. É um trambolho de livro, mas você pode ir direto as partes que te interessam rs. Se você tá vindo do Kardec, ele vai ser bem digerível também já que segue sendo uma visão cristã. Tem de graça na internet... :D




 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...