Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Feliz Aniversário Sua Santidade o Dalai Lama!!!


Lucas Oliveira

Recommended Posts

  • 5 years later...

Olha, a primeira pessoa que me falou sobre o fato foi minha esposa e eu na oportunidade a questionei: "será que não é uma questão cultural?"

Vi o vídeo mas ainda tenho dúvidas se realmente é esse o caso.

Eu gostaria de ver mais líderes budistas se manifestando sobre o caso.

Sim, a veiculação do corte do vídeo pode ter um caráter político, como alegado, mas continuo na dúvida, pois sou um ignorante sobre o budismo e a cultura tibetana.

Por isso, reafirmo, é tão necessário que líderes budistas se manifestem sobre o caso.

Link to comment
Share on other sites

Na verdade é uma questão REGIONAL, não budista. Como ele explica ali,  é uma sequência de atos que os idosos tibetanos executam com as crianças de suas famílias. Outras regiões do mundo  mesmo que budistas, não devem ter essas práticas. 

Eu não vi nada de mais nesse video nem na primeira vez que me mostraram. A naturalidade de todos ali no evento mostra que estavam todos sem essa sexualizacao na mente, uma sexualização que tanto ocupa a mente ocidental.Tanto é que foi o proprio site que divulga as coisas do Dalai Lama que divulgou o vídeo.

Hoje em dia muita gente beija cães e gatos na boca, mas mesmo assim ninguém enxerga  zoofilia nisso né? Mas zoofilia é algo que existe, tem lá seus praricantes, assim como pedofilia. Então por que não pensamos em zoofilia quando vemos alguém beijando um animal???

Provavelmente porque zoofilia está tão distante DAS NOSSAS escolhas que isso nem é cogitado. Mas pedofilia não deveria estar também bem distante das nossas mentes???

Curiosamente os pais e mães ocidentais que de uns 30 anos para cá pegaram essa mania de dar  selinhos em seus filhos, inclusive do mesmo sexo, não parecem enxergar nisso uma dessensibilização da criança para atos pedófilos vindo de outros adultos.... 

O que eu acho realmente suspeito sobre a sanidade mental/sexual da nossa sociedade ocidental foi terem feito esse alarde todo por algo que a atitude de todos ali demonstra ser algo inocente.

......

Aqui tem uma entrevista com um lama budista brasileiro, sobre o caso:

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Gostei da entrevista com esse Lama Budista.

Talvez só seja algo da cultura regional.

Não sei qual seria o termo adequado quando analisamos uma cultura diferente sob a ótica de nossa cultura, contudo, vejo muitas análises equivocadas da Bíblia, por exemplo, em que as pessoas analisam um fato que ocorreu há 2000 ou 3000 anos atrás, com os óculos da sociedade do século 21: anacronismo.

Eu lembrei que no livro de 1 Reis da Bíblia, conta-se a história de Elias que por 3 vezes ficou em cima de um menino morto orando para que este ressuscitasse.

Quem desconsidera o contexto histórico e cultural, pode ver no profeta Elias, um potencial abusador.

Então olho com bastante cautela para tudo isso.

Tem um vídeo que acho que contribui nessa discussão.

Embora a pessoa não seja totalmente isento, ele traz algumas boas reflexões sobre o tema.

 

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu tinha visto esse vídeo antes de sair para o trabalho porque uma colega aqui do GVA tinha me falado dele. Vou escrever aqui o que falei para ela: 

Nesse caso o Yuri:

1-parte da premissa que sim o Dalai Lama cometeu um ato condenável

2- porém, é humano, e como tal tem lá suas falhas, e não deveria ser desumanizado só por ser um líder espiritual

3- as pessoas que alegam se escandalizar com essa questão não se escandalizam nem um pouco com outras questões muito piores, que há décadas se relacionam com o Tibet

 

Ok, cada um aborda a questão pelo ângulo que achar melhor e ele está aproveitando a oportunidade, como educador que é, para chamar atenção a pontos mais importantes em relação ao evento.

Mas eu discordo particularmente da ponto 2, e que é minha crítica a todos os líderes espirituais que vacilam em questões BÁSICAS, que um cidadão comum, mesmo materialista, evitaria sem precisar muito treino. Um cidadão comum equilibrado não precisa muito treino para não ser ladrão, para não ser adúltero, para não ser viciado em drogas (álcool inclusive) , para não ser abusador de colegas (bullier) ou de pessoas do sexo oposto. Uma pessoa MINIMAMENTE centrada não precisa sequer de "ativar" o autocontrole para evitar cair nesses erros, ela sabe que são coisas que não devem ser feitas, porque são negativas para sua vida e das demais, e as evita sem esforço, como quem evita pisar em excremento de cachorro na rua.

Logo, esperar que uma liderança espiritual também não caia nesses erros não é "desumanizá-la", é esperar os níveis MÍNIMOS de proficiência naquilo que ela é um profissional: nas questões de auto-aperfeiçoamento. Você não espera que um cirurgião  cardíaco seja um ser moralmente acima dos demais, mas é justo esperar que ele saiba esterilizar as mãos antes de uma cirurgia, que saiba que deve usar luvas, etc, porque é essa a especialidade dele. Portanto, podemos cobrar sim de "profissionais" da área do auto-aperfeiçoamento um nível maior do que o nosso próprio, caso contrário, o que eles teriam para nos ensinar??? As regras morais,  éticas, legais  da sociedade já seriam superiores ao que ele ensina se ele se mostrasse incapaz de cumpri-las não é mesmo? Ele seria inútil pois estaria trabalhando abaixo do nível mínimo exigido do cidadão comum.

 

Logo,  caso esse evento fosse diferente, por exemplo, se um conjunto de vítimas viesse denunciar que o Dalai Lama abusou delas privadamente, como aconteceu com outras figuras , como aqui , ou aqui, ou aqui , caberia realmente dizer "ah coitado ,é só humano como nós?".  Creio que não, quem comete falhas piores do que um cidadão comum, minimamente centrado cometeria, deveria ser aluno do cidadão comum médio, e não "fonte de inspiração."

Mas ao que parece não foi esse o caso do Dalai Lama, então esse argumento do ponto 2 não se aplicaria.

Ao que parece, a julgar pelo costume tibetano relatado no vídeo que postei, e pela naturalidade de todos ali presentes, não houve nenhuma "falha humana" a ser compreendida, o que houve foi mero conflito cultural.  Mas cabe o argumento 3: ninguém deu ouvidos às queixas do Dalai Lama em relação ao Tibet por décadas, mas agora estão prestando atenção? E por algo assim??? Estranho né? Parece só desejo de fomentar escândalos desnecessários, coisa da qual a mídia e as redes sociais se alimentam.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
Em 13/04/2023 at 12:55, sandrofabres disse:

Parece só desejo de fomentar escândalos desnecessários, coisa da qual a mídia e as redes sociais se alimentam.

não acho que Dalai Lama merecia um julgamento por isso, ele apenas queria demonstrar um ato de amor,  não parece que foi uma ação maliciosa.  Mesmo assim, ele pediu desculpas no final.

É como o Sandro disse, a mídia gosta de insuflar um escândalo desnecessário, àquele Líder demonstra coerência com o nível Evolutivo dele. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...