Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Em 19/07/2017 at 07:42, sandrofabres disse:

Sobre o Wagner Borges, procurei aqui no gva, porque isosfoi um debate antigo, mas não achei. Não lembro se foi um vídeo dele que vi, se foi o Saulo que falou, ou se foi um membro do fórum. Lembro que o assunto foi que o Wagner achava altamente relaxante e acho que ele próprio comentava como as pessoas achavam estranho quando ele falava isso. Se foi alguém que disse, ou ele próprio, não lembro mais, acho que vi isso em 2012, no ano que cheguei aqui. Lembro que pensei "Esse Wagner... eu hein?! Vai de retro!" kkkkk

O Wagner gosta de rock, principalmente os mais clássicos. Acho que não tanto de heavy metal. O negócio dele é mais rock progressivo que é um rock mais conceitual e complexo, musicalmente e tecnicamente rico. E tende a não ser tão pesado. 

Eu sei disso porque já escutei vários dos programas dele na rádio mundial, onde ele costuma colocar algumas dessas músicas e comenta a respeito. 

As músicas que ele costuma indicar e que parece gostar mais são mais melodiosas e contemplativas, bem distantes do heavy metal. 

Link to comment
Share on other sites

Hoje, coincidentemente, vi uma live com o Wagner que ele contou que um dia, quando era adolescente, chegou em casa com um disco do Led Zeppelim, e a mãe dele ficou fula da vida pois, segundo ela, era coisa do capeta.

Então parece que, se ele não curte hoje, mas em algum momento gostava de um metal clássico.

Link to comment
Share on other sites

Em 14/03/2023 at 20:35, Sidinei disse:

Hoje, coincidentemente, vi uma live com o Wagner que ele contou que um dia, quando era adolescente, chegou em casa com um disco do Led Zeppelim, e a mãe dele ficou fula da vida pois, segundo ela, era coisa do capeta.

Então parece que, se ele não curte hoje, mas em algum momento gostava de um metal clássico.

Bom. Led Zeppelin não é metal. Está bem longe de ser metal embora seja uma banda considerada clássica do rock. Na verdade está muito mais próximo do blues do que do metal. Led Zeppelin é uma banda de rock com influência de alguns outros estilos mas principalmente de blues e folk. O Led Zeppelin se enquadra melhor mesmo como Hard Rock embora o próprio Robert Plant, vocalista da banda, discorde deste rótulo. É um hard rock com muito psicodelismo.

Eu vejo aí o pessoal usando o termo "metal" indiscriminadamente para bandas só por elas possuírem um som mais pesado do que o rock'n roll tradicional mas isso é um equívoco. Até mesmo a Wikipedia me parece distorcer o conceito. As bandas de metal (abreviação de heavy metal), são bandas que possuem uma guitarra bem elaborada com solos bem construídos e uma certa influência de música clássica, principalmente Bach, um vocal muito bem trabalhado com muitos elementos líricos. Exemplos de bandas consideradas clássicas de metal são Iron Maiden, White Snake, Dio. Obviamente isso é discutível porque essas classificações não são exatas e há interpretações distintas.

Existiu uma época, principalmente ali por volta dos anos 80 a 90 em que o estilo heavy metal estava em alta com uma grande proliferação de bandas. Possuía toda uma cultura própria. Vestimentas, atitude, etc. E eu acompanhei o movimento de perto, conhecia muita gente que se enquadrava no estilo. As publicações, revistas, etc.

Led Zeppelin é bem diferente desse estilo intitulado metal. Seu vocal é muito mais soul/blues e suas guitarras possuem uma influência bem blues só que com mais distorção. O Led Zeppelin é uma banda que faz parte daquele movimento musical psicodélico dos anos 60 e 70. Época dos hippies, paz e amor, faça amor e não guerra. O pessoal do Metal (que veio depois) tinha um foco, um olhar do mundo, bem diferente desse embora certas influências sejam inegáveis. A banda de rock mais clássica sitada como referência pelas bandas iniciantes de heavy metal é o Black Sabbath que também é uma banda que não se enquadra completamente como metal, ao menos não em todas as suas fases. Talvez na fase do Dio mas não na do Ozzy.

Só complementando o que eu disse antes. O Wagner Borges gosta de rock de uma forma geral e isso também pode incluir heavy metal mas rock é um estilo amplo que possui vários sub-estilos. Minha impressão é que o maior foco do Wagner é em músicas de rock progressivo. Tenho a impressão de que, assim como eu, ele não escuta tanto heavy metal (ou suas variantes death metal, trash metal, o mais recente Nu Metal, etc.). As músicas que vejo ele indicar mais, são músicas com longos trechos instrumentais que tendem a ficar num aspecto mais contemplativo do rock, com harmonias bem trabalhadas, bastante melódicas e que se enquadram mais no subgênero do rock progressivo (que por si só é também bem amplo).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...