Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Meditação sem a música dá certo?


Recommended Posts

Olá pessoal!?

Li recentemente o livro de Osho "Aprendendo a silenciar a mente" (inclusive postado em outro tópico no fórum dicas de livros). No final do livro ele explica a técnica de meditação nadabrahma e, como sou inexperiente em meditação e não conheço nem posso ir (na atual situação) a nenhum centro para aprender com alguém presente, gostaria de começar a prática deste modelo. Mas há dois problemas iniciais:

  1. O livro que baixei é em pdf é não veio com o CD com a música que acompanha a técnica, não sei se me prejudicaria iniciar sem ela. Pode ser até besteira minha, mas levem em conta que sou iniciante!?
  2. Gostaria que alguém que já praticou está ou outro tipo de meditação pudesse auxiliar a ter uma prática com a maior efetividade possível. Porque eu não tenho contato direto e pessoal com nenhum mestre ou professor ou alguém que tenha prática e acabo me sentindo meio perdida num mar de informações, livros, técnicas, etc. E eu não quero ficar só na teoria!?

É isso pessoal! Quem puder me ajudar fico agradecida!

Não sei se este tópico deveria ser postado aqui ou em outro local. Postei aqui porque achei que meditação estava ligada a bem estar e minha dúvida não é sobre projeção. Obrigada desde já! ???

Link to comment
Share on other sites

Meditaçao NAO DEVE ENVOLVER musica. As pessoas fazem isso para que o iniciante fique menos entediado, mas musica atrapalha. Voce deve manter sua mente focada em algo simples e monótomo, para depois poder eliminar isso. Música tem variaçoes, sua mente vai viajar junto. Isso é treino em devaneio, nao em meditação. 

Pelo menos falando em regra geral, mas se alguem criou algum tipo de música para seu tipo particular de meditaçao , ai pode ser diferente, porque a produçao sonora tera sido projetada para isso. É como no caso do pessoal que usa sino tibetano para meditar.

 

Aqui um vídeo com intervalo entre sons a escolher, 1mi, 2min, 5min... Mas dá para fazer isso com algun aplicaitivos de celular com cronometro intervalado e escolehr o som "Bownl" Alá, acho que foi exatamente isos que esse cara fez, porque o som do sino é gravação, não é do ambiente:

https://www.youtube.com/watch?v=R_K_mMhZrPs

Nesse caso o foco da atenção seria no som do sino, que vai minguando por uns 15-20 segundos, e entao voce segue prestando atençao em ouvir algum restinho de som. Isso te leva a prestar atençao o silencio, exatamente porque o sol foi morrendo.

É um foco único, como tem que ser na meditação, exatamente o contrario de sua mente ficar pulando de nota em nota ao usar alguma melodia.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, Andressa Thayná disse:

começar a prática deste modelo

Ah, não atentei para esse detalhe, você quer fazer esse tipo que eles alegam que precisa música. Eu respondipleo que  se sabe no geral sobre medtiação.

Acho então que tem que mudar o título do seu tópico para MEDITAÇÃO NADABRAHMA SEM MÚSICA DÁ CERTO?

 

Link to comment
Share on other sites

Ahhhhh,agora fui pesquisar sobre esse estilo de meditação que você falou e entendi. Mas é que "Hummmmm" não é "musica" né? ehehe:

http://www.osho.com/pt/meditate/active-meditations/nadabrahma-meditation/

Se era isso que vinha no CD, é uma idéia similar a do sino: foco em uma só coisa, como deve ser a meditação, ehehe.

Se você não consegue usar a respiração como foco para isso, pode usar algum som contínuo, como ruído branco:

 

Ou um ventilador ligado na sala, para procurar ouvir o som.

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Você pode começar com estes áudios (não são música, são instruções pra quem está começando):

http://www.mediafire.com/listen/uo2nh6jcmdfciho/03_meditar_examinando_o_corpo.mp3

http://www.mediafire.com/listen/97sehevnjh11j0t/02_meditar_respirando.mp3

E se sua dificuldade em fazer um curso é o valor, procure por meditação Vipassana: http://www.dhamma.org/pt-BR/index

Além disso, participar de uma vivência ajuda muito quem está iniciando por ressonância de consciência.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@zen , sobre dois dos links que vc postou:

Em 27/09/2017 at 19:10, zen disse:

Você pode começar com estes áudios (não são música, são instruções pra quem está começando):

http://www.mediafire.com/listen/uo2nh6jcmdfciho/03_meditar_examinando_o_corpo.mp3

http://www.mediafire.com/listen/97sehevnjh11j0t/02_meditar_respirando.mp3

Me pareceu que se deve habituar primeiro ao que utiliza a respiração e depois partir para o que examina o corpo. É assim mesmo ou é apenas questão de escolha de áudio e eu que estou mais criteriosa do que deveria? :-)

 

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Andressa Thayná disse:

@zen , sobre dois dos links que vc postou:

Me pareceu que se deve habituar primeiro ao que utiliza a respiração e depois partir para o que examina o corpo. É assim mesmo ou é apenas questão de escolha de áudio e eu que estou mais criteriosa do que deveria? :-)

 

A meditação utilizando a respiração como foco da meditação é a mais clássica e, geralmente mais fácil. Não escutei os áudios a que se refere mas recomendo pra quem está começando seguir por essa linha de usar a respiração como foco da meditação.

Isso varia um pouco da escola de meditação que se está seguindo. No caso da meditação de raja yoga do Brahma Kumaris, por exemplo, eles não utilizam a respiração como foco da meditação e sim a própria consciência que, segundo eles dizem, se localiza no ponto da base do nariz entre os dois olhos.

Mas, de forma geral, esses estilos de meditação cujo objeto da meditação depende um pouco da sua imaginação tendem a ser menos intuitivos e sua mente pode te pregar peças se distanciando mais facilmente do objeto da meditação em distrações as vezes difíceis de se identificar.

É por isso que eu aconselho a meditar usando a respiração como objeto da meditação porque, por ser um processo autônomo vai sempre estar lá acontecendo e isso facilita voltar a ela no caso de uma distração ou mesmo se lembrar que se perdeu em devaneios.

O swami yogananda nas recomendações das lições da self realization também parece preferir o foco num ponto de luz imaginário na trikuti (ponto localizado entre os olhos, na base da testa) como foco da meditação mas ele mesmo aconselha a começar usando foco na respiração e só passar a focar nesse ponto luminoso imaginário quando se estiver com maior prática e controle da concentração.

Nas práticas meditativas do yoga nota-se um maior foco energético e de desenvolvimento dos chakras (Kundalini yoga) e isso se reflete no uso do objeto de meditação que estimule mais o chakra frontal e a glândula pineal (virando os olhos levemente para cima ou para a ponta do nariz durante a prática meditativa) mas na meditação budista, de forma geral, como o foco é mais na meditação em si, eles preferem colocar o foco na respiração mesmo.

Minha recomendação a respeito da técnica de meditação que você vai usar é não ficar mudando de técnica e sim escolher uma com a qual você se identifique melhor e ficar apenas nela durante alguns meses ao menos pra que assim, você consiga fazer algum avanço.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...