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Karma pelo pensamento


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É possível gerar carma com alguém só em ter pensado ( ou criticado) ?

Exemplo: matar alguém em pensamento não gera nada , é só um pensamento... rsrs

 

Uma coisa é agir e cometer um grande erro com alguém , outra é pensar .
No universo astral nada se pode esconder né.
 

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Bom, na gnose ensinamos que não. Isso fica fácil de perceber quando você inverte a pergunta:

O que você ganharia de "mérito" se só pensasse em.ajudar alguém, mas não ajudasse? Nada né? Sé não se mexer , não vai levar,ehehe. Da mesma maneira pensar mal de alguém não vai gerar karma.

Mas claro que estamos falando de karma maquele sentido " fiz tal coisa, agora terei que passar çor isto e isto" . Mas não.quer dizer que não gere alguma consequência, pois se o cara passa la dois amos planejando matar um desafeto pode até nã fazer, mas terá atraído companhias astrais bem negativas nesse tempo, o que pode lhe gerar problemas. O mesmo se tem vontade constante de "atacar sexualmente" alguém mas nã o faz. A nivel astral pode acontecer que algum tipo de.intercambio aconteça, o que pode incomodar a outra pessoa  e ela pode também, a nível incosnciente, se defender, e gerar consequências em você.

Então o ideal seria tentar manter todos os corpos trabalhando na mesma direção, mas isso como meta espiritual final, porque nossa mente é dividida, o Ego é composto de muitos "eus", e cada um deseja algo diferente, por iso se diz que o homem não tem Vontade, tem apenas multiplos desejos, e os.mais fortes em cada momento vencem.  

http://www.viagemastral.com/forum/index.php?/topic/17600-existe-mesmo-o-livre-arbítrio/&tab=comments#comment-78583

É irreal cobrar coerência entre corpo, mente e emoçoes do ser humano comum. Eles tem que se aperfeiçoar um bocado antes de conseguir isso. 

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Só de desejar o mal de alguém já estamos enviando uma carga negativa para este alguém e isso é karma.

Eu vou mais longe nisso. Mesmo que você não tenha desejado mal de fato, só de ter ficado irritado já está gerando karma.

Entretanto, é óbvio que o karma gerado por uma irritação possui intensidade muito menor que o desejar mal que por sua vez possui intensidade muito menor que fazer o mal de fato de forma física para alguém. Porém isso é apenas uma gradação de intensidade. Pensar é fazer.

Isso fica bem ilustrado no livro Autobiografia de um Iogue do Yogananda numa passagem em que ele está meditando junto a seu mestre e um mosquito pousa em sua pele e ele levanta o braço na intensão de matar o mosquito mas se arrepende antes de concluir seu intento e seu mestre lhe diz que, em sua mente, ele já havia matado o mosquito de fato.

Portanto, minha opinião é um pouco diferente da do Sandro neste assunto. Eu acho que devemos buscar ter controle total de nossos próprios pensamentos pois a partir deles, tudo é karma. Mas concordo que no nível atual a humanidade está longe de atingir essa meta. Só que isso não significa que não devamos nos empenhar nesse sentido. É claro que a justiça humana não deve se incomodar com alguém que apenas pensou em matar outrem mas não o fez, isso porém não significa que não tenha sido gerado karma. Pensar é agir e agir é karma. Quanto à intensidade deste karma aí já é uma outra história pois há na nossa vida cotidiana karmas que são quase que instantaneamente anulados mas isso não significa que eles não tenham existido de fato.

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Todas as opiniões acima foram bem colocadas.

De fato, todos geram Karmas o tempo inteiro (até em nível inconsciente) , mas não vejo necessidade de "pagar" ou receber em mesma proporção àquilo o que foi lançado no universo (caso fosse verdade todo o mundo estaria ferrado , rsrs)  ... somos consciências localizadas no chakra básico , esse tipo de karma é uma consequência natural.

Concordo com o Sandro sobre os "eus" ... de fato , nós somos múltiplos e imprevisíveis .  Entretanto , deixar de confiar 100% no ser humano pode ser prejudicial à nossa evolução , todos dependem de todos para existir no mundo.

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Em 22/01/2018 at 07:17, Iogui disse:

Isso fica bem ilustrado no livro Autobiografia de um Iogue do Yogananda numa passagem em que ele está meditando junto a seu mestre e um mosquito pousa em sua pele e ele levanta o braço na intensão de matar o mosquito mas se arrepende antes de concluir seu intento e seu mestre lhe diz que, em sua mente, ele já havia matado o mosquito de fato.

Imaginem então o quanto de bem na vida uma pessoa acumulou toda vez que leu um pedido de vaquinha virtual, para ajudar doentes ou necessitados, ou todas aquelas campanhas de doaçao de roupa ou comida quando tragedias climáticas, quando ve todas as varias necessidades da humanidade, aquelas crianças esfomeadas na africa, os refugiados da siria,  e a cada uma delas pensa em como ajudar, o que poderia fazer...., mas sempre  desiste de tudo  antes de começar.

Para o mestre do  Yogananda uma pessoa que pensasse isso apenas em sua mente mas não executasse nenhuma ajuda  prática ja teria ajudado muita gente! 

 

 

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Budismo

Upali Sutta – (MN 56) Para Upali. O próspero e influente chefe de familia Upali, um destacado patrocinador dos Jainistas, voluntaria para se encontrar com o Buda e refutar a doutrina deste. Ao invés disso ele se vê convertido pela ‘mágica’ do Buda.

http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN56.php

 

Espiritismo

LIBERDADE DE PENSAR

833. Haverá no homem alguma coisa que escape a todo constrangimento e pela qual goze ele de absoluta liberdade?

“No pensamento goza o homem de ilimitada liberdade, pois que não há como pôr-lhe peias. Pode-se-lhe deter o vôo, porém, não aniquilá-lo.”

834. É responsável o homem pelo seu pensamento?

“Perante Deus, é. Somente a Deus sendo possível conhecê-lo, ele o condena ou absolve, segundo a sua justiça.”

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf

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6 horas atrás, sandrofabres disse:

Imaginem então o quanto de bem na vida uma pessoa acumulou toda vez que leu um pedido de vaquinha virtual, para ajudar doentes ou necessitados, ou todas aquelas campanhas de doaçao de roupa ou comida quando tragedias climáticas, quando ve todas as varias necessidades da humanidade, aquelas crianças esfomeadas na africa, os refugiados da siria,  e a cada uma delas pensa em como ajudar, o que poderia fazer...., mas sempre  desiste de tudo  antes de começar.

Para o mestre do  Yogananda uma pessoa que pensasse isso apenas em sua mente mas não executasse nenhuma ajuda  prática ja teria ajudado muita gente! 

 

 

Existem várias formas de pensar em algo. Simplesmente ler uma vaquinha virtual e não ter a intenção nenhuma de agir em relação a isso é muito diferente de pensar nisto com intensão real de agir e tomar uma atitude a respeito. Quem pensa com intensão real de fazer, faz. Busca uma forma de concretizar o seu intento. O Yogananda neste caso, tinha a intenção real de matar o mosquito, apenas não o fez porque teve uma dúvida no momento de concretizar sua ação. Ele não só pensou naquilo mas emprogou a sua intenção neste pensamento.

Todo pensamento é uma ação e karma é ação. Pensar é fazer. Existem formas pensamento que são tão poderosas que chegam a afetar uma pessoa de forma perceptível e isso é algo que o pensamento popular demonstra quando se fala em inveja, olho gordo ou "quebrante".

O karma gerado por um pensamento é proporcional ao nível de força e intensionalidade que se é capaz de empregar nele. Obviamente, o karma negativo gerado por alguém que apenas pensa em matar outrem é muito menor que alguém que chega a concretizar seu intento mas ainda assim ele existe. 

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Trarei aqui o trecho que mencionei anteriormente do livro de Yogananda, Autobiografia de um Iogue a título de ilustração para o tema que estamos tratando porque acho que é bem pertinente:

Citar

Os instrutivos mosquitos serviram para outra lição em meus primeiros tempos no ashram. Era a
suave hora do crepúsculo. Meu guru interpretava, de forma incomparável, os textos antigos. A seus pés, eu
experimentava perfeita paz. Um mosquito descortês penetrou no idílio e desviou minha atenção. Ao injetar
sua venenosa “agulha hipodérmica” em minha coxa, automaticamente levantei a mão vingadora. Mas
suspendi a execução da sentença de morte! Viera-me a oportuna lembrança de um aforismo de Patânjali
sobre ahimsa (não-violência) 8 .
- Por que não termina a tarefa?
- Mestre! O senhor defende o eliminar a vida?
- Não, mas em sua mente, você já desfechou o golpe mortal.
- Não compreendo.
- Por ahimsa, Patânjali quis significar a remoção do desejo de matar - Sri Yukteswar havia lido
meus processos mentais como num livro aberto. - Este mundo está inconvenientemente organizado para a
prática literal de ahimsa. O homem pode ser obrigado a eliminar criaturas nocivas. Não se encontra, porém,
sob compulsão idêntica para sentir raiva ou hostilidade. Todas as formas de vida têm o mesmo direito ao ar de
maya. O santo que desvenda o segredo da criação estará em harmonia com as inúmeras e
desconcertantes expressões da natureza. Todos os homens poderão compreender esta verdade ao
superarem a paixão pela destruição.
- Gurují, deveria o homem oferecer-se em sacrifício em vez de matar um animal selvagem?
- Não, o corpo do homem é precioso. Tem o mais alto valor evolutivo em virtude de possuir centros
na espinha e um cérebro que são únicos. Estes permitem ao devoto adiantado compreender e expressar plena-
mente os mais elevados aspectos da divindade. Nenhuma forma de vida inferior está assim equipada. É verdade
que o homem incorre em dívida, por um pecado menor, se é forçado a matar um animal ou qualquer outra
coisa viva. Mas os shastras sagrados ensinam que a destruição intensional de um corpo humano é
transgressão séria contra a lei cármica.

8. "Nenhuma criatura manifesta hostilidade em presença de um homem aperfeiçoado em ahimsa (não violência)"
(Yoga Sutras, II:35)

Trecho extraído do livro Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda, ed. Self-Realization Fellowship,
Segunda edição em português, 2008, pág. 125

 

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Olha, eu acho que esse trecho tem mais a ver com domínio da mente e das emoções. O que o mestre quis dizer, ao meu ver, é que o Yogananda estava com o desejo de matar em sua mente, mesmo não o tendo realizado. Mas ele não parece indicar alguma punição por isso, senão apontar que o Yoganada ainda precisaria treinar para atingir a perfeição de pensamentos. 

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Permitam-me ainda, trazer a descrição de o que é karma extraída do livro Karma Yoga de Swami Vivekananda:

Citar

The word Karma is derived from the Sanskrit Kri, to do; all action is Karma.
Technically, this word also means the effects of actions. In connection with
metaphysics, it sometimes means the effects, of which our past actions were the
causes. But in Karma-Yoga we have simply to do with the word Karma as
meaning work. 
(...)
So with all our feelings and action — our tears and our smiles, our joys and
our griefs, our weeping and our laughter, our curses and our blessings, our
praises and our blames — every one of these we may find, if we calmly study
our own selves, to have been brought out from within ourselves by so many
blows. The result is what we are. All these blows taken together are called
Karma — work, action. Every mental and physical blow that is given to the
soul, by which, as it were, fire is struck from it, and by which its own power
and knowledge are discovered, is Karma, this word being used in its widest
sense. Thus we are all doing Karma all the time. I am talking to you: that is
Karma. You are listening: that is Karma. We breathe: that is Karma. We walk:
Karma. Everything we do, physical or mental, is Karma, and it leaves its marks
on us.
(...)

Vou tentar uma tradução aqui pra quem não lê em inglês mas me perdoem se a minha tradução não for tão boa:

Citar

A palavra Karma deriva do Sânscrito Kri: fazer; toda ação é Karma.
Tecnicamente, esta palavra também significa os efeitos das ações. Em conexão com a
metafísica, ela as vezes significa os efeitos dos quais nossas ações pretéritas foram as
causas. Mas em Karma-Yoga nós temos apenas que lidar com a palavra Karma como
significando trabalho.
(...)
Então com todos os nosso sentimentos e ações - nossas lágrimas ou sorrisos, nossos
prazeres e pesares, o nosso chorar e o nosso sorrir, nossas maldições e bençãos,
nossos louvores e nossas culpas - cada uma delas que nós possamos encontrar,
se calmamente estudarmos nosso próprio ser, que tenham sido trazidas para fora de
dentro de nós mesmos a custa de tantos golpes. O resultado é o que somos. Todos
estes golpes se reunidos são chamados de Karma -  trabalho, ação. Cada golpe mental e
físico que é desferido contra a alma, da qual, tal como se fora arrancado fogo dela, e assim
seu próprio poder e conhecimento descoberto, é Karma. Desta forma estamos todos
produzindo Karma a todo momento. Eu falando com você: isso é Karma. Nós falamos: 
Karma. Tudo o que fazemos, fisicamente ou mentalmente, é Karma, e ele deixa sua marca
em nós.
(...)

Essas descrições foram extraídas do capítulo 1, intitulado "Karma em seus efeitos na personalidade", e fazem parte de uma explicação muito mais completa e bastante interessante sobre o que é Karma e qual o objetivo do Karma-Yoga. Vale a pena a leitura.

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36 minutos atrás, Infinite disse:

Olha, eu acho que esse trecho tem mais a ver com domínio da mente e das emoções. O que o mestre quis dizer, ao meu ver, é que o Yogananda estava com o desejo de matar em sua mente, mesmo não o tendo realizado. Mas ele não parece indicar alguma punição por isso, senão apontar que o Yoganada ainda precisaria treinar para atingir a perfeição de pensamentos. 

Sim, Lucas, este trecho tem bastante a ver com o domínio da mente e das emoções e se você prestar bastante atenção no que estou falando, não estou falando sobre outra coisa.

Não se trata de punição, essa associação que se faz na cultura ocidental entre Karma e punição é uma desfiguração de seu real significado. Karma é ação e toda ação possui uma reação. Karma é também a reação. E é sobre Karma que estou falando aqui. Se você olhar com atenção, verá que esse trecho também traz um ensinamento interessante sobre Karma e é nisso que estou focando também quando afirmo que não há Karma apenas no ato físico mas também no ato pensado. Tudo é ação, tudo é Karma.

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'

Bons pontos de vista . Mas eu queria estender um pouco...

  • Se um espírito (..mesmo que não seja um obsessor de vida passada) pensa em matar tal pessoa, haveria carma entre o encarnado e a consciex ?  No astral, qualquer coisa pode ser feita , e ainda sim o espírito estaria impune ("um retorno cármico" )  das restrições que esse  mundo físico impõe.  Uma consciex pensa mal , mas o pensamento é bem limitado já que o encarnado vai continuar vivendo a vida de boa .
  • Outra indagação seria :  Já pensaram que é possível gerar carma pela boca ? rsrsrs   Tem um ditado famoso que diz: " Paga pela língua "

É como se o Universo te colocasse em situações de vida que são compatíveis com o carma que vc causou ao falar A, B ou C ...   Observei que isso acontece com todos , rsrsrs .  É mais intenso do que apenas "  Pensar " como debatemos acima.  

 

 

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44 minutos atrás, Iogui disse:

Permitam-me ainda, trazer a descrição de o que é karma extraída do livro Karma Yoga de Swami Vivekananda:

Vou tentar uma tradução aqui pra quem não lê em inglês mas me perdoem se a minha tradução não for tão boa:

Essas descrições foram extraídas do capítulo 1, intitulado "Karma em seus efeitos na personalidade", e fazem parte de uma explicação muito mais completa e bastante interessante sobre o que é Karma e qual o objetivo do Karma-Yoga. Vale a pena a leitura.

 

Concordo ! E nada tem a ver com punição (o tal carma).

Um professor da Conscienciologia nos ensinou que qualquer pensamento já vai para o universo .. é imediato . Pensou ... mandou   [mais rápido do que Sedex] .    Todo mundo gera carma ao pensar , mas vejo que é uma atitude comum já que somos vários "eus" . 

 

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9 horas atrás, Ashram disse:

Se um espírito (..mesmo que não seja um obsessor de vida passada) pensa em matar tal pessoa, haveria carma entre o encarnado e a consciex ? 

Se uma pessoa x pisa no pé de uma pessoa y, isso não significa que a pessoa y tinha uma dívida karmica de "pisar no pé" com a pessoa x. E não importa se a pessoa y está encarnada ou não pois karma não existe apenas no plano físico. Talvez a pessoa y tenha anteriormente, dado um tapa na mão da pessoa w e o seu karma adquirido por esta ação culminou num pisão no pé com mesma força e intensidade. Este é um exemplo bem tolo, apenas para ilustrar que um efeito karmico não vai necessariamente acontecer da forma que você imagina.

9 horas atrás, Ashram disse:

No astral, qualquer coisa pode ser feita , e ainda sim o espírito estaria impune ("um retorno cármico" )  das restrições que esse  mundo físico impõe.

Karma, não está restrito à dimensão física. Essa sua afirmação é falsa. Um espírito que obsedia alguém, está gerando karma negativo para si mesmo.

9 horas atrás, Ashram disse:

Já pensaram que é possível gerar carma pela boca ?

Sim. Falar é agir e, portanto, gera karma.

9 horas atrás, Ashram disse:

Mas algumas vezes , não volta (  o retorno cármico ) .

Tudo gera karma que pode ser negativo, positivo ou neutro. Não é porque você não está vendo o retorno de uma má ação que ele não tenha acontecido.

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