Lucas Oliveira Posted January 24, 2018 Report Share Posted January 24, 2018 Samyutta Nikaya XXII.59 Anatta-lakkhana Sutta As Características do Não-Eu Assim ouvi. Em certa ocasião, o Abençoado estava em Benares, no Parque do Gamo, em Isipatana. Lá ele se dirigiu ao grupo de cinco bhikkhus desta forma: “Bhikkhus” – “Venerável Senhor,” eles responderam. O Abençoado disse o seguinte: “A forma, bhikkhus, é não-eu. Pois, bhikkhus, se a forma fosse o eu, essa forma não conduziria ao sofrimento e seria possível obter da forma: ‘Que a minha forma seja assim; que a minha forma não seja assim.’ Mas porque a forma é não-eu, a forma conduz ao sofrimento e não é possível obter da forma: ‘Que a minha forma seja assim; que a minha forma não seja assim.’ “A sensação é não-eu... “A percepção é não-eu... “As formações volitivas são não-eu... “A consciência é não-eu. Pois, bhikkhus, se a consciência fosse o eu, essa consciência não conduziria ao sofrimento e seria possível obter da consciência: ‘Que a minha consciência seja assim; que a minha consciência não seja assim.’ Mas porque a consciência é não-eu, a consciência conduz ao sofrimento e não é possível obter da consciência: ‘Que a minha consciência seja assim; que a minha consciência não seja assim.’ “O que vocês pensam, bhikkhus, a forma é permanente ou impermanente? “Impermanente, senhor. "E aquilo que é impermanente é sofrimento ou felicidade? “Sofrimento, senhor. “E é adequado considerar o que é impermanente, sofrimento, sujeito a mudanças como: ‘Isso é meu. Isso sou eu. Isso é o meu eu’? “Não, senhor. “... a sensação é permanente ou impermanente? “Impermanente, senhor. “... a percepção é permanente ou impermanente? “Impermanente, senhor. “... as formações volitivas são permanentes ou impermanentes? “Impermanentes, senhor. “O que vocês pensam, bhikkhus, a consciência é permanente ou impermanente? “Impermanente, senhor. “E aquilo que é impermanente é sofrimento ou felicidade? “Sofrimento, senhor. “E é adequado considerar o que é impermanente, sofrimento, sujeito a mudanças como: 'Isso é meu. Isso sou eu. Isso é o meu eu’? “Não, senhor. “Portanto, bhikkhus, qualquer forma, quer seja do passado, futuro ou presente, interna ou externa; grosseira ou sutil; inferior ou superior, próxima ou distante: toda forma deve ser vista como na verdade é, com correta sabedoria: ‘Isso não é meu, isso não sou eu, isso não é o meu eu.’ “Qualquer sensação ... “Qualquer percepção ... “Quaisquer formações volitivas ... “Qualquer consciência, quer seja do passado, do futuro ou do presente, interna ou externa; grosseira ou sutil; inferior ou superior; próxima ou distante: toda consciência deve ser vista como na verdade é, com correta sabedoria: ‘Isso não é meu, isso não sou eu, isso não é o meu eu.’ “Vendo dessa forma, o nobre discípulo bem instruído se desencanta com a forma, se desencanta com a sensação, se desencanta com a percepção, se desencanta com as formações volitivas, se desencanta com a consciência. Desencantado ele se torna desapegado. Através do desapego a sua mente é libertada. Quando ela está libertada surge o conhecimento: ‘Libertada.’ Ele compreende que: ‘O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’” Isso foi o que o Abençoado disse. Os bhikkhus ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abençoado. E enquanto essa explanação estava sendo dada, as mentes do grupo de cinco bhikkhus, foram libertadas das impurezas através do desapego. http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNXXII.59.php 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Oliveira Posted April 26, 2018 Author Report Share Posted April 26, 2018 "The uprooting of identity is seen by the noble ones as pleasurable; but this contradicts what the whole world sees." (Snp 3.12) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rafael.assuncao Posted April 27, 2018 Report Share Posted April 27, 2018 Esse não-eu seria o vazio... o vazio é que dá a forma às coisas e os seres. Para chegar ao vazio (não-eu), é necessário o desapego... que inclusive não deixa de ser o controle das emoções, pois neste mundo de desafios e provas é inevitável a presença da emoção e sentimento, e não podemos reprimir esses sentimentos, apenas controlá-los para que não haja sofrimento... Por isso creio eu que estamos nesse mundo para isso, aprender a dominar a mente e as emoções, mas como deve saber não é nada fácil... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Oliveira Posted April 27, 2018 Author Report Share Posted April 27, 2018 Bhikkhu Bodhi conta a história da tartaruga e do peixe para explicar nosso medo do vazio e do “nada” http://dharmalog.com/2013/07/12/bhikkhu-bodhi-conta-a-historia-da-tartaruga-e-do-peixe-para-explicar-nosso-medo-do-vazio-e-do-nada/ Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rafael.assuncao Posted May 2, 2018 Report Share Posted May 2, 2018 Bela parábola, nesse caso está explícito as emoções dos peixes interferindo negativamente em suas próprias imaginações, bem como deturpando até mesmo a visão da tartaruga, que foi além do alcance dos peixes. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Oliveira Posted May 6, 2018 Author Report Share Posted May 6, 2018 Em 27/04/2018 at 12:07, rafael.assuncao disse: Por isso creio eu que estamos nesse mundo para isso, aprender a dominar a mente e as emoções, mas como deve saber não é nada fácil... Em 02/05/2018 at 11:36, rafael.assuncao disse: que foi além do alcance dos peixes. vc acha q é tão difícil assim? vc ja tentou? praticou corretamente??? Venerável Webu Sayadaw - Acender o Fogo Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rafael.assuncao Posted May 11, 2018 Report Share Posted May 11, 2018 Em 05/05/2018 at 21:44, Lucas Oliveira disse: vc acha q é tão difícil assim? As distrações tornam a prática difícil...mas sei que podemos contorná-las Em 05/05/2018 at 21:44, Lucas Oliveira disse: vc ja tentou? praticou corretamente??? Pratico meditação regularmente, apenas com foco na respiração, mas essa "meditação em movimento" (manter foco na respiração durante quaisquer atividades diárias), conforme post que vc destacou, ainda não tenho praticado, embora já tenha ouvido falar...inclusive obrigado pelo post! 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts