Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Treino imagem corporal mental


Recommended Posts

Olá, recentemente defini como objetivo aprender o máximo possível na teoria e prática, do livro Energy Work do Robert Bruce, e para isso defini que só posso avançar depois de conseguir na prática o dado exercício, então acontece que não sai das primeiras páginas, naturalmente, estou na parte de imagem corporal ou mental. Ele diz que todos nós temos um mapa mental na mente sobre o corpo físico, algum tipo de imaginação da mente(imaginação visual) do corpo físico. E daí ele parte falando que tomar consciência dela é um passo muito importante para o estudo de energias, consequentemente ele pede para começar olhando para frente(sem luz incidindo diretamente na pálpebra) com olhos fechados e levantar o braço direito e ficar girando o pulso ao mesmo tempo que abrindo e fechado a mão, de acordo com ele isso é para sentir ou perceber a mão usando a consciência corporal, a mão usando essa imagem mental do corpo. Bom eu estagnei nessa parte, estou fazendo isso várias vezes desde ontem, coisa de ficar a cada uma vez feita esperar 10 minutos para fazer novo e eu sinceramente não sei o que é para perceber, acho que isso que está me bloqueando(não sei vai que não é isso), mas pode ser a falta de tempo, talvez sejam necessários semanas ou meses para acessar essa imagem mental do corpo, e conseguir realizar este exercício, bom, peço a opinião/instrução de vocês. Deixarei aqui o link do livro cujo peguei do Sandro daqui do forum que traduziu a primeira parte:

https://drive.google.com/file/d/0ByXGi2vq5-wsdWJJaHNjQXVxMTA/view?usp=drivesdk&resourcekey=0-41X5LGJWMEYdCXO6Vs_efw

Deixarei aqui a parte do livro responsável por este ensinamento:

"O fenômeno da “imagem corporal” é algo que tenho explorado desde 2008. Meu ponto forte é a minha capacidade de observação imparcial. Agindo assim, eu descobri muitas coisas ao longo dos anos que foram negligenciados por outros, coisas que são importantes para o trabalho espiritual, incluindo o sistema de trabalho energético maravilhoso que este livro apresenta. A imagem corporal é imagem visual da mente/imaginação sobre o corpo físico, o mapa mental que a mente tem do corpo. Qualquer pessoa pode ver esta imagem usando sua mente, mas ninguém parece ter notado isso antes. Essa imagem corporal se solidifica e se torna mais forte e mais clara quando o trabalho energético ensinado aqui é feito de forma regular. Para ver a sua imagem corporal, sente-se e relaxe num ambiente com luz suave e indireta, e feche os olhos. Certifique-se de nenhuma fonte de luz direta atinja suas pálpebras. Quando sentir que está pronto, com os olhos fechados e olhando em frente, levante o braço direito para o lado. Abra bem os dedos e gire o pulso. Abra e feche a mão algumas vezes enquanto faz isso. Perceba onde sua mão está usando a sua consciência corporal. Preste atenção a esta área, ao espaço onde você sente que está sua mão. À medida que você move sua mão, você vai notar que pode ver algo se movendo lá, com sua “visão mental”. Não importa se você mover seus olhos em direção a sua mão, mas é mais fácil se você olhar diretamente para frente. A posição da sua mão para o lado do corpo não irá causar qualquer movimento de sombra que possa afetar os olhos, como aconteceria se você movesse as mãos a frente do seu rosto"

Ali onde ele fala que "qualquer pessoa pode ver esta imagem usando sua mente" bom eu devo salientar que possuo Aphantasia, incapacidade de visualizar imagens, será que isso pode me afetar neste exercício? 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, lucasfr1425 disse:

Aphantasia, incapacidade de visualizar imagens

Cara, duvido que isso exista. Se uma pessoa for incpaz de visualizar imagens, ela sr´inacapaz de devanear. Quer dier que ela nunca se distrai. Quer dizer que uando voce anda na rua, nunca está lenbrando de uma conversa que teve com alguém? Ou por exemplo, se tem que fazer diversas comprar, tem que assar em varias ljas, está no meio do centro da cidade, e tem que pensar "vou nesta loja ou naquela primeiro? qual é mais perto?

Para responde isso sua mente acessará as distnaicas menais e você conluirá "ah claro, esta outra é mais longe, primeiro vou nesta, que está mais perto.

Isso tudo é visualização, acho que você  está vendo visualizaçao como algo mais "mágico".

E outra: falta luz na sau casa, no sue bairro, fica tudo um breu, você tem que ir andando pela casa tateando. Se você não for capaz se localizar onde está sua mão, mesmo no escuro, nem tatear voce conseguiria. NUm escuro completo , se voce tentar levar a mão à parede você consegue né? Voce pode precisar tatear na cozinha atrs de um isqueio que sabe que fica numa posição certa. Voce consegue levar a mão ali mesmo sem olhar né? É porque você tem sim esse registro de imagem corporal que te diz onde estão sua mão .Se não tivesse, ao tentar pegar o isqueiro era capaz de enfiar o dedo no olho. De olhos fechados, voce não consegue , estando com os braços aberto, em cruz, fechar e unir as palmas, entrelaçando os dedos? Se consegue, é porque você tem essa percepção. Mas se ao tentar fazer isso, uma mão bate na sua orelha, e outra no seu traseiro, aí definitivamente você não tem essa capacidade ehheeh. Não confunda isso com  "enxergar", não e´visão ,e um tipo de "detecção".

Link to comment
Share on other sites

Olha de fato mas acho que a Aphantasia seria algum tipo de bloqueio consciente em imagens, tipo eu sou ruim demais em lembrar detalhes de imagens, teria que passar a imagem para palavras e memorizar isso se não eu só lembro coisas básicas. Eu já usei enteógenos e com um deles eu visualizei após me concentrar mas era fraco e piscava muito a imagem(tentei visualizar uma maçã). Olha já conheci gente que dúvida mesmo da existência disso e vc diz cosias semelhantes ao que você disse mas acho que o erro está em achar que o cérebro depende exclusivamente dessa habilidade mental para executar as tarefas que você disse. Claro eu acho que é mais a incapacidade de ficar consciente da imagem, eu quando imagino uma maçã eu sinto que está em algum lugar mas não "vejo", por isso chamo de imaginação cega. No início se não me engano desse livro do Robert Bruce mesmo ele fala de conhecer cegos que não possuem esse habilidade por terem nascido assim ou por estarem cegos a tanto tempo que perderam essa capacidade, daí ele foi é desenvolveu um método que usa mais o tato para projetar porque de acordo com ele as pessoas cegas  que conheceu tinham dificuldade de projetar usando essas técnicas comuns que tem base praticamente em usar a imaginação com visualização (inegavelmente). É sim eu tenho mais facilidade do que os outros pelo que vejo de evitar ser obrigado ou puxado a um pensamento, tipo quando estava umas vezes com meus amigos e eles começavam a falar de besteiras e ditas coisas nojentas eles ficavam aflitos automaticamente, parece que a mente deles criam essas coisas, essas imagens e eles começam a sentir nojo, no meu caso isso não surtia efeito. Quando descobri a Aphantasia perguntei a eles se eu falasse a palavra maçã eles "viam" uma maçã e eles falavam que sim, era automático. Bem eu não tenho esse tipo de pensamento intruso, mas eu tenho o de palavras, meu pensamento obviamente é mais voltado para palavras apesar de eu pensar sem palavras também, simplesmente ter noção das coisas, enfim não sei explicar ainda. Mas é isso, talvez essa minha incapacidade de ficar consciente da imaginação, para visualizar seja um bloqueio que tenho, algo será haver com chakras? Algo errado com meu corpo espiritual? Bom não sei.

 

Fazendo o exercício eu sinto minha mão formigar, mas estou perdindo em relação a essa idéia de "imagem corporal mental".

Link to comment
Share on other sites

Lucas, não escreva em bloco asim , fica horrível de ler. Escreva como se deve. Assim:

2 minutos atrás, lucasfr1425 disse:

Olha de fato mas acho que a Aphantasia seria algum tipo de bloqueio consciente em imagens, tipo eu sou ruim demais em lembrar detalhes de imagens, teria que passar a imagem para palavras e memorizar isso se não eu só lembro coisas básicas. Eu já usei enteógenos e com um deles eu visualizei após me concentrar mas era fraco e piscava muito a imagem(tentei visualizar uma maçã).

Olha já conheci gente que dúvida mesmo da existência disso e vc diz cosias semelhantes ao que você disse mas acho que o erro está em achar que o cérebro depende exclusivamente dessa habilidade mental para executar as tarefas que você disse. Claro eu acho que é mais a incapacidade de ficar consciente da imagem, eu quando imagino uma maçã eu sinto que está em algum lugar mas não "vejo", por isso chamo de imaginação cega.

No início se não me engano desse livro do Robert Bruce mesmo ele fala de conhecer cegos que não possuem esse habilidade por terem nascido assim ou por estarem cegos a tanto tempo que perderam essa capacidade, daí ele foi é desenvolveu um método que usa mais o tato para projetar porque de acordo com ele as pessoas cegas  que conheceu tinham dificuldade de projetar usando essas técnicas comuns que tem base praticamente em usar a imaginação com visualização (inegavelmente).

É sim eu tenho mais facilidade do que os outros pelo que vejo de evitar ser obrigado ou puxado a um pensamento, tipo quando estava umas vezes com meus amigos e eles começavam a falar de besteiras e ditas coisas nojentas eles ficavam aflitos automaticamente, parece que a mente deles criam essas coisas, essas imagens e eles começam a sentir nojo, no meu caso isso não surtia efeito.

Quando descobri a Aphantasia perguntei a eles se eu falasse a palavra maçã eles "viam" uma maçã e eles falavam que sim, era automático. Bem eu não tenho esse tipo de pensamento intruso, mas eu tenho o de palavras, meu pensamento obviamente é mais voltado para palavras apesar de eu pensar sem palavras também, simplesmente ter noção das coisas, enfim não sei explicar ainda.

Mas é isso, talvez essa minha incapacidade de ficar consciente da imaginação, para visualizar seja um bloqueio que tenho, algo será haver com chakras? Algo errado com meu corpo espiritual? Bom não sei.

Quer dizer que se você está num lugar, percebe que está sem o celular, e pensa "onde posso ter deixado?" e sua mente não cria rapidamente uns flases de sequencia de memórias dos lugares em que esteve? Quando você lembra "bom, quando falei com a fulana eu estava com o celular" é porque você lembra da imagem de estar segurando ou mexendo nele. Isso é VISUAL.

Quando voce lê algo num livro físico, depois lembra, "preciso ler aquilo de noov ,agora percebi umacoisa", voce vai la procurar.. A maioria das pessoas tem uma noção (nem sempre correta, porque existe um fenômeno de espelhamento na mente que atrapalha isso)  se fica na pagina da esquerda ou da direita, se o que procura ficava no topo ou no final da página...

Ninguém consegue se localizar na sua própria cidade sem essa capacidade, não dá para instruir um visitante dizendo que o que ele procura fica:

...tantas quadras para frente e então dobre a direita ande mais duas quadra,s dobre a esquerda.  No meio da quadra verá uma casa com um muro amarelo e uma trepadeira é essa a casa".

Acho que todo ser humano é capaz de fazer isso né? Ou ser´que algumas pessoas não conseguem dar esse tipo de instrução? Mas para fazer isso você tem que ser capaz de visualizar o trajeto todo, lembrar da casa, do muro amarelo e lembrar que tem uma trepadeira. Isso é pura visualização.

Você usou maçã como exemplo. E imagens fortes? Se vê uma cena pornô ela não fica voltando na sua mente depois? Se vê uma cena de decapitação, ela não fica voltando na sua mente depois?

Se você está explicando para alguém sobre algum equipamento, ele não sabe onde desmonta e você diz "é lá embaixo, atrás você vira ele e perto da tampinha de pilhas tem parafusinho é ali" voce está usando sua memória VISUAL enquanto explica isso, está lembrando do equipamento, sua mente então  vira o equipamento e mostra  tampa e parafuso enquanto voce fala.

Se você não consegue fazer nada disso, ok, talvez exista essa Aphantasai, mas se faz,  creio que isso é só uma crença em achar que para isso você não usa imagens. Por isso usei tantos exemplos, para que você veja que se consegue fazer cada uma dessas coisas, voce usa sim visualização, só não está ciente disso. Não estamos falando de ver realmente, que é clarividência, mas de mera imaginaçao, algo que é tão forte em qualquer ser humano que o mais fácil é que sai do controle por excesso, não por falta.

Quando seus amigos dizem que viram a maçã que você falou, é só uma forma de dizer. Eles não viram, ninguém vê. Eles apenas LEMBRAM da FORMA da maçã. Quando a pessoa lembra de algo mais "palpável" pode sentir o sabor de algo que ela acha gostoso, ou o cheiro ruim de algo que seja mal cheiroso, e ate fazer careta. Nesse caso não é memória visual, mas me geral a gente só tem esse tipo de memória com algo mais "picante" mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

Me desculpe é que sou acostumado a escrever assim mas vou tentar prestar atenção nisto agora.

Bem, vou deixar uns links aqui tem como ler? 

https://www.facebook.com/notes/blake-ross/aphantasia-how-it-feels-to-be-blind-in-your-mind/10156834777480504/

http://www.exeter.ac.uk/news/research/title_467790_en.html

http://www.bbc.com/news/health-34039054

Tipo eu posso estar errado mas eu acho que você está errando em achar que tudo depende da imagem mental, do visual, que o cérebro não tem outros meios, e tem ainda o fato de quando uma pessoa fica cega outras áreas se acentuam, se desenvolvem mais, e sinceramente eu acho que sempre tive aphantasia então meu cérebro teve tempo suficiente para desenvolver uma forma de lidar com o mundo sem essa habilidade não? E como falei eu só não posso estar consciente, vai dizer que se você fechar o olho e tentar imaginar uma maçã não aparece uma imagem de uma maçã? Tá isso não é ver igual na vida real por isso eu coloco o "ver", eu conversei com muitos que não tem aphantasia(até porquê quem possui isso não são muitos no mundo aparentemente) e tem uns que são melhores em visualizar e outros piores mas conseguem em determinado ponto e de acordo com eles, eles conseguem sim "ver" algo, com olhos fechados, de acordo com eles, até com olhos abertos.

Link to comment
Share on other sites

Tá, mas como é que você faria isto? Ou nme faria porque não se sentir capaz mesmo?

28 minutos atrás, sandrofabres disse:

Se você está explicando para alguém sobre algum equipamento, ele não sabe onde desmonta e você diz "é lá embaixo, atrás você vira ele e perto da tampinha de pilhas tem parafusinho é ali" voce está usando sua memória VISUAL enquanto explica isso, está lembrando do equipamento, sua mente então  vira o equipamento e mostra  tampa e parafuso enquanto voce fala.

 

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não sei, nunca tentei explicar algum equipamento no sentido do que você falou, tipo pelo menos seu exemplo não foi elucidativo para mim, tipo carro, eu sou muito ruim com automóvel, não conheço carros, nem como funciona, sempre fiquei fora desses papos por não saber nada. Sinceramente se eu supor que estou fazendo algo assim essa parada de falar "perto da tampinha de pilhas tem parafusinho é ali" eu teria que passar para palavras esse raciocínio dai eu conseguiria passar para a pessoa isso tipo estou lá estudando o equipamento dai raciocino "pow atrás da tampinha de pilhas tem parafusinho" mas se for algo óbvio tipo isso é acho que bem óbvio eu uso meu raciocínio sem palavras e consigo memorizar já assim e depois traduzir para palavras, tipo por exemplo eu ver uma maçã eu sei que existe maçã vermelha, simplesmente sei disso, não preciso olhar para ela e falar é vermelha e memorizar isso, é uma informação intuitiva muito básica(a meu ver para mim) mas tem coisa que realmente é complicada. Sim, eu não sou normal como todos, essa coisa sempre me atrapalhou em questões intelectuais, por exemplo na minha cidade natal eu ainda sou capaz de me perder, morei lá por 17 anos praticamente.

Tipo eu uso muito a dedução, como não consigo visualizar eu uso a lógica dedutiva para descobrir as coisas por exemplo eu sei que em uma casa existe janelas então obviamente vai ter janelas(eu considero isso alta probabilidade), então a partir de raciocínios assim eu descubro as coisas, dai caso eu tenha que explicar o funcionamento de algum máquina eu iria usar o raciocínio dedutivo para fazer isso. Claro é uma prática que desenvolvi com muito tempo e não é perfeita, vou melhorando cada vez mais.

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, lucasfr1425 disse:

Sinceramente não sei, nunca tentei explicar algum equipamento no sentido do que você falou, tipo pelo menos seu exemplo não foi elucidativo para mim, tipo carro, eu sou muito ruim com automóvel, não conheço carros, nem como funciona, sempre fiquei fora desses papos por não saber nada.

Sinceramente se eu supor que estou fazendo algo assim essa parada de falar "perto da tampinha de pilhas tem parafusinho é ali" eu teria que passar para palavras esse raciocínio dai eu conseguiria passar para a pessoa isso tipo estou lá estudando o equipamento dai raciocino "pow atrás da tampinha de pilhas tem parafusinho" mas se for algo óbvio tipo isso é acho que bem óbvio eu uso meu raciocínio sem palavras e consigo memorizar já assim e depois traduzir para palavras, tipo por exemplo eu ver uma maçã eu sei que existe maçã vermelha, simplesmente sei disso, não preciso olhar para ela e falar é vermelha e memorizar isso, é uma informação intuitiva muito básica(a meu ver para mim) mas tem coisa que realmente é complicada.

Sim, eu não sou normal como todos, essa coisa sempre me atrapalhou em questões intelectuais, por exemplo na minha cidade natal eu ainda sou capaz de me perder, morei lá por 17 anos praticamente.

Eu tenho um autocad na mente, posso fazer qualquer objeto flutuar e ficar girando no ar, para examinar qualquer face dele. Com certa dificuldade consigo fazer uma "vista explodida" de objetos simples como isto:

1-3.jpg

Quando quero aprender como mexer num equipamento novo, no meu laboratório, primeiro treino o manejo com a imaginação. Mesmo assim, eu me perco na minha cidade , e se estiver dentro de uma casa, e precisar apontar em direçao a algum bairro ou centro da cidade, nunca faço a menor ideia de para que lado ficam as coisas. Minha mãe, com 77 anos, que  como você alega que não consegue imaginar nada, parece um radar anti-mísseis,  mesmo dentro de casa ela consegue apontar a direção das cidades vizinhas!!!! São os mistérios da mente, ehhehe.

Mas então tá. Os exemplos que li ali no face se referem muito À memória. Até entendo que alguns usem mais um sentido do que outro para a memória. Mas como eu disse, na hora que voce precisar explicar algo como um desmonte, ou um trajeto, você não terá muito recurso  não ser apelar para imagens, porque para desmontar um objeto ou andar pela rua, a visão é sentido que as pessoas usarão, se não souber reproduzir insurções visuais  a explicação nunca funcionará.

O fato de você nunca ter feito isso que perguntei me sugere que talvez nunca fez porque não se setne muito a vontade com isso mesmo. 

Conheço muita gente que tem 10 vezes menos disposição que eu para explicar as coisas. Acho estranho isso, mas pode ser esse tipo de limitaçao, alguns tipos de explicaçao talvez exijam recursos que a pessoa não consegue usar, então ela em tenta, ela ou desiste, ou prefere usar outro recurso (mostrar pessoalmente, filmar-se fazendo etc).

Mas assim, esse método do bruce foi bolado para funcionar até para cegos, então acho que você não terá problema. Faça o que sente que consegue, do seu jeito, usando seus recursos.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que eu não chego nem sequer a visualizar nada, tipo não consigo nem uma maçã imagina esse projeto de casa ai, não há imagens na minha mente tipo eu não vejo elas pelo menos apesar de que eu sinto que ela está em algum lugar mas não consigo acessar visualmente de maneira consciente, é simples assim, mas me pergunto se consigo avançar com essas técnicas de energia sem essa capacidade.

Tipo pelo menos essa imagem mental corporal para mim é absurdamente complicado.

Sobre trajeto para eu memorizar um eu passo para palavras, tipo "esquerda, direita..." assim.

Link to comment
Share on other sites

Ele fala para sentir mesmo, bem vou continuar tentando o problema é que eu acho que sou bem tapado, tipo posso já estar sentindo mas não sei disso, não percebo que é disso que ele está falando dai acho que não há nada por isso gostaria de relatos de outros que praticaram o mesmo exercício, seria bem esclarecedor.

Link to comment
Share on other sites

É, vamos esperar. Mas acho que é pior, kkkk. Tem gente que na primeira sente tudo. No curso do IIPC que fiz tinha gente que dizia pra snetir as energias no primeiro treino de OLVE que fizemos, kkk. Eu olhava para eles e pensava "estão mentindo ou o que??". Mas acho que deve ter gene que sente mesmo.

Sabe o que EU chamo de sentir? Por exemplo, voce está lendo um livro ou está no pc, entoa sente um inseto caminhando sobre seu antebraço. Olha o braço e já pronto para dar um tapa e espantar o inseto mas.... é um inseto invisível !! Voce sente ele caminhando ali nitidamente, mas não tem nada no ponto para onde você está olhando! Nem dá para acreditar!

ISSO para mim é sentir, algo tão claro que você não acredita que nao seja fisico. Um exemplo disso sao os calafrios/arrepios, que são uma manifestação bem física de movimentação energética.

Eu só sinto as energias nesse nível se:

-estiver no ponto de me projetar,

-se estiver em astral,

-se estiver enviando Reiki para alguém,

-e em alguns casos se estiver fazendo qigong.

Com essas tecnicas aí do Bruce, ou com a OLVE, em vigília 100%, eu não sinto nada. Só conheço as sensações porque ja fiz isso estando em "fase", e aí dá para sentir tudo mesmo.

Uma coisa que você pode tentar é treinar este exercício.


 

É um longo preparativo para estimular a energia das maos e então voce cutuca uma mão com o "dedo fantasma" da outra, e gira para um lado e para o outro. O legal é que você consegue sentir os círculos feitos pelo dedo, na palma da outra mão. Só que o que parece determinar a eficácia disso é achar a distancia em que a sensibilidade fica mais forte.

Se conseguir sentir os circulos sendo traçados na palma da mão, é essa sensação que teria que "imaginar sentir"  para fazer uma estimulação local, como nos chackras. Talvez voce experimentando essa sensaçao consiga achar seu jeito de reproduzi-la quando precisar estimular algum ponto.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Tipo o meu problema parece ser essa consciência corporal, muito difícil por minha capacidade visuo-espacial não parece ser boa, então sobre sentir energia, eu sei que desde pequeno quando eu paro a mão e foco nela ela começa a latejar, formigar, fica pulsando e se eu manter a concentração pulsa mais forte, porém eu não sabia o que era isso então não tinha porquê ficar fazendo isso. Mas vou ver o vídeo e tentar, uma coisa que eu fiz agora que li aqui 

 

é olhar para a minha mão direita e ficar falando na mente "eu quero que minha energia se concentre na minha mão direita e faça ela brilhar forte, um brilho branco forte, muito forte" e com uns segundos eu comecei a ver um brilho branco em volta, e quando fechei o olho eu consegui ver minha mão sim mas na verdade é uma mancha branca em forma da minha mão só que bem instável, piscando e difícil manter(bom primeira vez...), então talvez isso dê certo, ficar ordenando ou querer que aquilo aconteça mas como sou novato, querer que aconteça com palavras por enquanto já que não domino o suficiente esse mecanismo para não precisar de palavras, vai que dá certo.

 

Link to comment
Share on other sites

Eu achava que eu era ruim pra visualizar mas você me venceu kkkk

A capacidade de visualização pode ser treinada e melhorada, sério você precisa treinar sua visualização, pesquise por exercícios de visualização pra treinar.

Eu sou bom pra visualizar, mas só quando eu me visualizo "sem corpo", tipo se eu imaginar minha cozinha eu vejo ela em full hd, tudo nos minimos detalhes, até gotinhas de água na pia, sujeirinhas na parede, textura bem detalhada dos objetos e etc. 

Mas isso é só se eu imaginar só o ambiente, como se eu não tivesse corpo, mas se eu me imaginar em primeira pessoa andando e olhando pro ambiente, me  imaginando num corpo e tendo a visão que eu teria com meu corpo, aí a imagem fica bem ruim.

ontem mesmo eu finalmente comecei a fazer os exercícios que eu queria ao invés de só procrastinar e um deles é a visualização, agr tô treinando a visualização em primeira pessoa, tomara que eu fique pelo menos no nível sandrofrabres de visualização, pra poder imaginar objetos e casas e vê-los por dentro, mover e etc... 

Eu não sei se é possível acabar ou amenizar a aphantasia, mas pelo menos tente fazer exercícios de visualização todo dia por uns meses, se não melhorar a visualização, vai, pelo menos, melhorar sua concentração né. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...