Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Ministério da Saúde anuncia 10 novos procedimentos para o SUS


Recommended Posts

Ministério da Saúde anuncia 10 novos procedimentos para o SUS

Com as 10 novas práticas integrativas, os pacientes poderão contar com 29 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde revela que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com mais 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). A informação foi anunciada na manhã desta segunda-feira (12), durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS), realizada no Rio de Janeiro.

ministro-saude1.jpg

Confira cada uma das dez novas práticas:

Apiterapia – método que utiliza produtos produzidos pelas abelhas nas colmeias como a apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel e outros.

Aromaterapia – uso de concentrados voláteis extraídos de vegetais, os óleos essenciais promovem bem estar e saúde.

Bioenergética – visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos. Ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.

Constelação familiar – técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.

Cromoterapia – utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.

Geoterapia – uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.

Hipnoterapia – conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados.

Imposição de mãos – cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade.

Ozonioterapia – mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.

Terapia de Florais – uso de essências florais que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo.

 

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/ministerio-da-saude-anuncia-10-novos-procedimentos-para-o-sus.ghtml

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 Lista completa das terapias alternativas oferecidas pelo SUS.

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/marco/12/Praticas-Integrativas.pdf

 

SUS passa a oferecer mais dez tipos de tratamentos alternativos

Terapias alternativas começaram a fazer parte do Sistema Único de Saúde há 12 anos; já são 29 terapias. Conselho Federal de Medicina é contra.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/03/sus-passa-oferecer-mais-dez-tipos-de-tratamentos-alternativos.html

Link to comment
Share on other sites

Interessante, mas garanto que vai ser muito dificil algum medico ou enfermeiro fazer essas coisas ... Talvez umas psicologas que trabalham em umas unidades basicas de saude 

 

Lendo a noticia completa :

 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou que as práticas alternativas ou integrativas, como as aprovadas nesta segunda pelo ministério, "não têm base na medicina e são sem evidências". Segundo o presidente da entidade, Carlos Vital, os médicos só podem atuar "com procedimentos terapêuticos que têm reconhecimento científico".

"Nós não temos nenhuma prática alternativa que seja reconhecida pelo CFM. Há uma especialidade médica, a acupuntura, que é feita de maneira completamente diferente do que está colocado no SUS como uma prática integrativa. A prática da acupuntura como especialidade médica é feita com base em evidências científicas", disse Vital.

Segundo o CFM, essas práticas dentro do SUS "oneram o sistema e não deveriam estar incorporadas". O presidente da unidade chama a aplicação de verbas para a área de terapias alternativas de "desperdício".

 

 

Ou seja, se o CFM falou, ta falado. E como nao existe essas evidencias cientificas que o CFM fala , mesmo se o paciente optar por estes meio de cura, pode ser anti etico da sua parte, dependendo do caso... O paciente tem autonomia na escolha , mas já que a explicação desses meios espirituais não esta tao claro, ai ja ferra tudo... Ou seja, jaera

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, PedroViajado disse:

Interessante, mas garanto que vai ser muito dificil algum medico ou enfermeiro fazer essas coisas ... Talvez umas psicologas que trabalham em umas unidades basicas de saude 

Ou seja, se o CFM falou, ta falado. E como nao existe essas evidencias cientificas que o CFM fala , mesmo se o paciente optar por estes meio de cura, pode ser anti etico da sua parte, dependendo do caso... O paciente tem autonomia na escolha , mas já que a explicação desses meios espirituais não esta tao claro, ai ja ferra tudo... Ou seja, jaera

Oi Pedro,

já tem muitos médicos e enfermeiros trabalhando com as práticas integrativas.

eu ainda estou conhecendo o núcleo de práticas aqui de Salvador e quando eu vou lá já vi vários profissionais que trabalham nos hospitais interessados em conhecer o projeto.

a maioria dos pacientes atendidos com essas práticas integrativas, são de indicação dos próprios médicos.

aqui em salvador o núcleo de praticas integrativas funciona atualmente no ambulatório magalhães neto que faz parte do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, Complexo HUPES, órgão estruturante da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

e essa minha amiga falou que um dos objetivos de funcionar nesse local é para que os próprios médicos e enfermeiros possam conhecer mais sobre essas práticas, principalmente os que estão formando.

 

 

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, PedroViajado disse:

Bacana a atitude ai em Salvador , aqui em sp ainda não tem nada .

 

Mas enfim 

https://scholar.google.com.br/scholar?lr=lang_pt&q=reiki&hl=pt-BR&as_sdt=0,5

 

Em São Paulo, 367 municípios utilizam práticas integrativas no tratamento de pacientes do SUS

http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42821-em-sao-paulo-367-municipios-utilizam-praticas-integrativas-no-tratamento-de-pacientes-do-sus

 

NUMEPI – Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas

http://www.unifesp.br/reitoria/proex/acoes/coordenadoria-de-direitos-humanos/nucleos-associados/numepi

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

CADASTRO DE PROFISSIONAIS E ATUANTES NA ÁREA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO BRASIL

A Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS) do Departamento de Atenção Básica/SAS do Ministério da Saúde constituirá uma base de dados com profissionais, pesquisadores, instituições, entidades e serviços relacionados às PICS, atendendo a demanda da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e da Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIPPSPICS-SUS) do Conselho Nacional de Saúde.

Essa base de dados será importante ferramenta para intercâmbio entre profissionais e instituições, nas diversas áreas, divulgação de informações, constituição de grupos de trabalho, definição de prioridades de pesquisas, entre outras.

Esclarecemos que o cadastro não tem o objetivo de formar base de dados para contratação ou validação de formação no campo das Práticas Integrativas e Complementares.

        Existem três possibilidades de cadastro:

 i) Profissionais -  para todos os profissionais que atuam com alguma prática integrativa e complementar, esteja ela vinculada ou não ao Sistema Único de Saúde.

 ii) Instituições - para todas as instituições que oferecem algum serviço em práticas integrativas e complementares, sejam assistenciais, de ensino e/ou pesquisa, de gestão etc.

 iii) Outros -  para os interessados  não contemplados nos itens anteriores.

    Em caso de dúvidas, entrar em contato por e-mail: pics@saude.gov.br ou telefone: (61)3315.9034; (61)3315.9053.

          Atenciosamente,

 

  Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=7726

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 2 months later...
  • 2 months later...

Se a palavra é "evidências", vamos lá!👇

Resultados de estudos científicos revelam que práticas meditativas, como o Tai Chi Chuan, o Qi Gong e o Yoga, são eficazes no tratamento de depressão, seja em conjunto com as demais abordagens, como a psicoterapia e a medicação, seja substituíndo-as gradativamente em alguns casos, de maneira sempre prescrita pelos médicos.

As vantagens são enormes, entre elas o baixo custo, o trabalho físico e mental, a possiblidade de envolvimento coletivo etc.

É muito importante que os profssionais de saúde tenham conhecimento destas possiblidades.

Ajude-nos a espalhar as evidências das PICS!💚

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6111244/

https://www.facebook.com/RedePICSBrasil/photos/a.2007490042802513/2227712807446901/?type=3&theater  

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Verdade Sandro.. Concurso Público para Trabalhar com Reiki é uma Excelente Nóticia..

O Ministério da Saúde Reconhecendo Oficialmente os Benefícios da Yoga, Meditação, Reike etc.. isso é muito bom...

Estou fazendo trabalho voluntário nas Praticas Integrativas do Ambulatório Magalhães Neto aqui em Salvador.

Terça-Feria pela manhã por exemplo... São mais de 100 pessoas para serem atendidas com o Reiki.. de todas as Religiões.. muita delas indicadas pelos próprios médicos do Ambulatório.

é um trabalho muito gratificante..

Com esse Concurso Público os Terapeutas vão ser mais reconhecidos e ter seus direitos e deveres mais Respeitados.

A Sociedade vai conhecer melhor as Terapias Holísticas e saber que o Ser Humano é muito mais do que só um Corpo...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...