Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Algumas reflexões sobre um tema ainda delicado: o racismo


mineiro

Recommended Posts

Galera,

hoje me deparei com uma polêmica na internet envolvendo um apresentador do program CQC que teria dado uma declaração negativa em relação aos negros.

Sem me aprofundar no fato de que a declaração tenha sido ofensiva ou não, a respeito do racismo no Brasil, ele desperta essas polêmicas todas porque é velado. Há algumas décadas atrás sabemos como tinhamos muito mais dificuldade em ver negros ocupando cargos de chefia e ainda tínhamos que arcar com comentários do tipo´´fulano é negro, mas tem alma branca`` ou então ´´fulano é negro, mas é muito boa pessoa``, como se ser negro significasse um pouco de desqualificação para a pessoa portadora da cor negra. Principalmente as gerações mais velhas , de mais de 30 anos sabem como eram comuns esse tipo de comentário e de situação. Atores negros nas novelas, nas décadas de 60 e 70 normalmente desempenhavam papéis de serviçais. A herança de séculos de escravidão realmente exigiu muita luta.

Hoje em dia, se há mais negros em novelas, temos de lembrar que existem cotas na publicidade e novelas que pressionam nesse sentido.

Outra coisa que chamou-me a atenção foi que em alguns espaços abertos em sites para que as pessoas comentassem o referido caso de suposto preconceito, ainda havia algumas pessoas que faziam críticas a raça negra.Isso só mostra como ainda temos muito chão para evoluir, apesar de já estarmos no século XXI com toda a tecnologia disponível. As mentalidades não foram capazes de acompanhar o avanço tecnológico e preconceitos velados como o racismo realmente ainda existem. Bom que em nossa comunidade aqui procuramos ter a mente aberta para a as coisas e nos esclarecermos acerca de tudo.

Valeu e Paz e Luz a Todos!

Link to comment
Share on other sites

Olá Mineiro!

Pois é... assunto ainda muito vivo no nosso dia-a-dia.

COm certeza isso ainda existe e muito, esta questão do racismo é algo muito antigo e que muitos trazem isso de outras vidas... um preconceito e pré-conceito muito experienciados em muitas vidas e com certeza ainda temos muitas vidas até q a humanidade saiba se livrar de algo tão negativo.

Tenho uma sugestão para começarmos. Se cada um continuar sua caminhada, livre do sentimento de racismo, com certeza já deixará o seu ambiente ao redor muito melhor.

Vamos vibrar para este mundo, para que a humanidade consiga prosperar em paz e com amor incondicional.

Um grande abraço,

Fernanda

Link to comment
Share on other sites

Fernanda,

Tudo bem?

É o mundo dá voltas mesmo e ainda bem.

Me lembro inclusive, que até a década de 80 casais interraciais, onde um fosse branco e o outro fosse negro depertavam comentários negativos e mesmo em novelas, que eram produtos culturais populares, não eram bem aceitos. Mas isso é porque a escravidão de centenas de anos deixou essa imagem amarga sobre os negros mesmos, esses erros todos que começam a serem corrigidos.Mas cá entre nós fernanda, na nossa sociedade há até preconceito do pobre em relação ao pobre, principlamente em uma época em que ter bens materiais significa tanto como a atual.

Que cada vez vejamos mais que somos todos irmãos e contribuições como a sua a esse tópico são sempre bem-vindas.

abraço

Link to comment
Share on other sites

é a lei da ressonancia:

Se uma pessoa ama a si mesma,ela vai transferir esse amor para outras pessoas.

Se uma pessoa esta com raiva,ela vai tentar transferir essa raiva para outras pessoas.

Se uma pessoa tem vergonha de sua propria vida,nao sabe o motivo de sua existencia ela vai querer criticar e julgar os outros para que eles se sintam como ela.

Quando alguem esta cometendo um ato racista ou violento ele esta dizendo "Por favor alguem me ame"

"Aqueles que tem mais dificuldade para amar,sao os que mais precisam de amor"Poder alem da vida

"Amai vos uns aos outros"

"Aprenda quando uma pessoa é violenta ou racista,pois ela esta lhe mostrando o quanto nossas atitudes podem ser ruims"

O fenomeno de inconsciencia e violencia hj no mundo é devido as pessoas nao saberem porque nascem ou o motivo de sua existencia,e quando alguem nao sabe isso se torna apenas mais um animal se competindo na selva.

Pensamentos geram palavras,palavras geram acoes,acoes geram consequencias

Devido a negatividade e o vazio da existencia as pesssoas acabam se afundando cada ves mais.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

sobre esse tema criei um vídeo. Nesse montagem minha, cabeças feitas em computação gráfica em 3 dimensões simbolizando várias raças, ´´dançam`` e levantam uma questão importante:Todos somos filhos de Deus sem distinções.Temos uma única origem. Se alguém quiser comentar, esteja à vontade.

link para a minha montagem: http://www.youtube.com/watch?v=b65lhHM36Uk

Paz e Luz a Todos!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...