Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Recommended Posts

Boa noite,

Muita luz, paz e amor a todxs.

Gente eu tenho meditado ao som de um mantra dos monjes budistas que encontrei no YouTube, me deixa muito relaxada, mas enquanto medito meu corpo espontaneamente começa a se movimentar, não uma sensação de movimento, mas movimentos físicos reais como numa dança. Movimentos circulares e de vai e vem, até minhas mãos que mantenho na posição para meditação zazen movimentam-se em círculos. Alguém pode me ajudar a esclarcer o que isso significa?

Alguém já passou por alguma experiência assim?

Gratidão. ?

Link to comment
Share on other sites

Eu medito diariamente mas nunca me aconteceu nada assim. De qualquer forma, costumo meditar no silencio e não escutando mantra. Que mantra seria? Você já leu algo sobre ele? Sabe seu objetivo?

Não sei se existe algo relacionado no budismo mas apenas a título de curiosidade, existe um tipo de meditação no sufismo em que o pessoa fica girando pra um lado e para o outro:

 

Link to comment
Share on other sites

Durante as épocas que pratiquei meditação diariamente, o mais longo período foi por um ano, nunca aconteceu. 

Mas nunca usei mantras em meditação.  É sabido que surgem movimento espontâneos do corpo, quando você lida com energias. Isso acontece no Chi Kung, e também com quem passa por despertar do kundalini. Tem um relato de uma moça num dos livro  do Stanilav Groff sobre isso (creio que no Tempestuosa Busca do Ser), que ela relata acordar durante a noite descobrindo estar em posições de yoga. Ou seja, aparentemente o corpo, tendo sua própria inteligência corporal, pode assumir determinadas posturas ou fazer certos movimentos, que facilitem os processos energéticos relacionados que estão acontecendo

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, umapequenabaka disse:

Alguém já passou por alguma experiência assim?

Eu já tive algo do tipo em quanto fazia uma técnica de clarividência em que no início tem que se trabalhar com todos os chakras do corpo. As movimentações são exatamente essas que você descreveu. Em relação a meditação eu não posso dizer nada pois não sou um praticante ardo. Mar você tem que ver o que esse mantra repercutiu no seu corpo, se ele atuou em mais de um chakra por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Iogui disse:

Não sei se existe algo relacionado no budismo mas apenas a título de curiosidade, existe um tipo de meditação no sufismo em que o pessoa fica girando pra um lado e para o outro:

Interessante, mas a que eu tive  num era tão avantajado desse jeito não kkkk  era algo natural mesmo. Pelo vídeo dar a entender, pelo menos pra mim, que o movimento circular faz parte da prática na medida do acompanhamento da variação do som.

Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Minato disse:

Interessante, mas a que eu tive  num era tão avantajado desse jeito não kkkk  era algo natural mesmo. Pelo vídeo dar a entender, pelo menos pra mim, que o movimento circular faz parte da prática na medida do acompanhamento da variação do som.

Tem também os Dervixes, também do sufismo, mas de uma outra linha, que ficam rodando:

 

Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Iogui disse:

Eu medito diariamente mas nunca me aconteceu nada assim. De qualquer forma, costumo meditar no silencio e não escutando mantra. Que mantra seria? Você já leu algo sobre ele? Sabe seu objetivo?

Não sei se existe algo relacionado no budismo mas apenas a título de curiosidade, existe um tipo de meditação no sufismo em que o pessoa fica girando pra um lado e para o outro:

 

Bom dia

Eu não tenho o hábito de meditar diariamente, mas senti necessidade. Encontrei esse vídeo no YouTube por um acaso e como intuitivamente resolvi tentar. Não havia tido contato com ele até então e ao invés de procurar maiores informações sobre o mantra, resolvi começar a observar os efeitos dele em mim.

Bem, é um pouco similar já que no meu segundo dia de meditação os movimentos estiveram mais fortes e, por vezes, variavam de acordo com as mudanças da música.

Muito obrigada por citar o sufismo, não o conhecia e irei estudar um pouco sobre.

Muito grata. ?

 

Segue o mantra que usei pra meditar:

 

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Minato disse:

Eu já tive algo do tipo em quanto fazia uma técnica de clarividência em que no início tem que se trabalhar com todos os chakras do corpo. As movimentações são exatamente essas que você descreveu. Em relação a meditação eu não posso dizer nada pois não sou um praticante ardo. Mar você tem que ver o que esse mantra repercutiu no seu corpo, se ele atuou em mais de um chakra por exemplo.

Bom dia, Minato

Estou me observando, o primeiro dia senti e vislumbrei o movimento de e muito voltado para o frontal,  ontem, por exemplo, senti muito o coronário, inclusive senti algum desconforto, mas há de se levar em conta que o dia de ontem foi bastante pesado, pois uma amiga está passando pelo processo de despertar bem complicado é tem me afetado bastante já que venho tentando ajudá-la.

Continuarei a me observar.

Gratidão ?

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, umapequenabaka disse:

Segue o mantra que usei pra meditar:

É um mantra tibetano. Mas não faço idéia do que significa, letra, etc., já que nem mesmo quem postou no youtube sabe dizer. Apenas por esse motivo eu não usaria. Não acho que represente nada de ruim mas o fato é que não sei o que está sendo cantado. De qualquer forma, prefiro meditar no silêncio pois acredito que seja mais efetivo como meditação de fato.

Link to comment
Share on other sites

As vezes eu sinto meu corpo movimentar também. Quanto mais eu prestava atenção no movimento, mais sentia meu corpo suavemente fazer um movimento circular. Porém, as minhas mãos sempre permaneceram paradas. 
Parece que meu coração pulsa tão forte que meu corpo chega a fazer esse movimento sutil. Isso me desconcentra, então quando eu percebo que meu foco está nesse movimento, eu "solto" e prossigo na meditação. 
Se você não conseguir tirar o foco desse movimento, tente focar no mantra, ou no ponto entre as sua sobrancelhas. 

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente, vc está sintonizando em alguma frequencia de sua consciencia que embala seu corpo - e como o pessoal aí já comentou, isso não é incomum.

Na kriya yoga, por exemplo, se executam uma serie de exercícios de respiração e postura, que visam despertar certos níveis de consciência. Parece que no seu caso tem algo semelhante ocorrendo, mas de forma espontânea.

Eu permitiria que o movimento ocorresse, ao mesmo tempo em que iria ainda mais fundo em minha consciência pra perceber novos espaços e sabores. Investigue - e confie no seu processo! :-)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...