Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Reflexão: Um mundo melhor


Lucita

Recommended Posts

Olá pessoal. Hoje de manhã eu estava lendo num outro fórum um tópico de um rapaz desabafando sobre seus problemas de trabalho. Ele dizia que tem uma colega que atrapalha o grupo, não produz o que deveria e ainda atrasa o trabalho de todos. E o chefe não faz nada.

O que isso tem a ver com um mundo melhor?

Acredito que todo mundo é "bombardeado" todos os dias com relatos parecidos, seja no âmbito profissional (como o caso acima), familiar, amoroso, social... enfim, todo dia, em qualquer aspecto de nossas vidas ficamos sabendo que alguém causa sofrimento a alguém; ou, as atitudes de uma pessoa prejudicam a outra, que não pode fazer nada a respeito. E se você perguntar a essas pessoas, tanto às que sofrem quanto às que fazem sofrer, se elas queria um mundo melhor, todas elas dirão que sim.

Mas o que é um mundo melhor? É você ter mais dinheiro? É você ser mais feliz? É você conseguir conquistar aquela pessoa que lhe interessa? É seus sonhos todos se realizarem? Infelismente, para algumas pessoas, um mundo melhor é o "sim" como resposta a essas perguntas. Digo infelismente, pois essas pessoas não veem que o mundo não se resume às vidas delas, um mundo melhor não significa uma vida melhor só para você.

Meu namorado sempre diz uma frase que eu gosto muito: Objetivos egoístas conduzem ao fracasso. É como o fracasso de nossa sociedade: as pessoas hoje se preocupam tanto com "eu", "minha vontade", "meu desejo" que parece se esquecerem de coisas que importam realmente. Parece que esquecem-se que qualquer que seja o objetivo, a tarefa a ser feita para acançá-lo é sempre mais fácil quando executada em grupo.

Alguém aqui limpa casa? Não é bem melhor quando alguém te ajuda, pois o serviço acaba mais cedo, a tarefa fica menos pesada e sobra mais tempo para ambos curtirem o resto do dia? É claro que é mais fácil para mim ficar aqui sentada enquanto o outro faz tudo sozinho. Mas é mais justo? É mais recompensador, ou é algo que vai causar mais felicidade como um todo?

Parece uma analogia boba, mas eu acredito que é uma lógica bem simples que pode ser muito bem aplicada quando se fala de mundo melhor e busca da felicidade. Afinal de contas, felicidade não é um objetivo comum? Não seria muito mais fácil alcançar esse objetivo se todos trabalhassem juntos para alcançá-lo?

Porque existe gente que só fica feliz quando prejudica o próximo? Quem aqui nunca ouviu de alguém algo parecido com "ainda bem que fulano se deu mau, bem feito". Poxa, isso me deixa bem triste, sabe. Por que só eu é que tenho que ser feliz? por que meu amigo, meu vizinho, aquele cara de outra religião, aquela pessoa mais pobre, por que não podemos todos ser felizes?

O ser humano é um bicho complicado mesmo... É tão inteligente, tão capaz de fazer tantas coisas e desperdiça toda essa energia e capacidade com tanta coisa que não leva a nada! É uma coisa que eu não consigo mesmo racionalizar: por que algumas pessoas querem que só elas sejam felizes. Felicidade é o maior gerador de energia que eu conheço. Quanto mais feliz e motivado você está, mais coisas você faz, mais seu trabalho rende, você tem mais ideias, enfim, tudo funciona muito melhor. Até o metabolismo do nosso corpo é controlado pelo nível na nossa felicidade.

Você quer ter mais dinheiro? Com certeza vai ser bem mais fácil consegui-lo se você estiver motivado quando estiver trabalhando por ele. Por que não, então, sermos todos felizes e motivados, todos trabalharem com o máximo de suas energias e todos terem mais dinheiro? Afinal de contas, quanto mais trabalho, mais riqueza. O "problema" é que aí todos teriam mais riqueza, e muitas pessoas não querem isso. Assim como é com dinheiro é com outras coisas... uns impedem os outros de conseguir aquilo que querem, pois pensam que só eles podem ter aquilo, o outro não pode.

Já pensou se nosso corpo fosse assim? O pé só funcionasse direito se o braço estivesse machucado. Seria o caos! O mesmo caos que nossa sociedade se encontra hoje. Por que a humanidade chegou a esse ponto? E até que ponto contribuímos para que o mundo seja melhor, mas como um todo e não só o pedacinho dele que interfere em nossas vidas?

Link to comment
Share on other sites

Tá ai muitas perguntas que poucos tem respostas, pós ainda o egoismo é muito grande!! São poucos que veem além dessa nossa vida passageira, que consegue elevar os olhos aos céus, que sabem curtir um sol gostoso, que pare um minuto que seja para tentar ouvir o vento, se sintonizar com Deus...São coisa tão simples e ao mesmo tempo tão magnifícas, porém estamos tão cegos, mergulhados em ambições terrenas...

Que esquecemos do nosso verdadeiro ser, só lutamos para satisfazer nossa carne,

esse para semos para pensar que tudo que alimenta acarne a de ficar aqui com ela,

não se preocupariamos em tanto plantar ventOo...E começariamos a obrar mais para elevar nosso espirito...E essa bagagem sim iremos levar ... E como não podemos mudar a eles façamos nossa parte mudando a nois...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...