Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dor durante meditação


Recommended Posts

Olá. Sei que durante meditação, sentimos diversas sensações, pois estamos muito mais atentos ao nosso corpo.

Porém, ontem a noite me ocorreu algo muito estranho. Senti uma dor IMENSA nessa região, não sei como chama (exatamente onde é mais "afundado"), apenas do lado esquerdo da cabeça.

Continuei meditando e a dor continuava. Achei que fosse uma dor "normal", mas parei de meditar e a dor parou instantaneamente.

O que pode ser?

Obrigado!

 

image.png.45f403a671d3e303b9f074c78cabda43.png

Link to comment
Share on other sites

@thiagodeavilaa sinalética de cada muda um pouco, embora muitos sinais e sensações sejam comuns a todos, uma certa pressão na cabeça no fronto chacra, uma certa dor no umbilicochacra também ocorre durante a movimentação nessa área, mas somente nas primeiras vezes que fazemos movimentação das energias. Acho que deveria continuar coma meditação, nos próximos dias, e observar se a dor continua, se for muito incomodo, recomendo ir ao médico para avaliação. Mas creio que esta dentro da normalidade. Você começou a fazer a movimentação das energias a quanto tempo? abs

Link to comment
Share on other sites

Nunca senti dor física por conta de algum transe, estado alterado de consciência ou um trabalho energético. Muitas sensações diferentes ocorrem: leveza, formigamento, eletrização, insensibilidade do corpo, pulsação, arrepios, expansão, contração, calor, frio, etc. Mas dor, pessoalmente, nunca experimentei. Uma possibilidade que geralmente me ocorre quando ouço esse tipo de relato é que a pessoa esteja interpretando como dor alguma outra sensação que lhe cause desconforto, talvez por ser incomum e, por isso,  a assuste. No astral, as percepções são muito mais "líquidas", dependentes de como você interpreta as coisas. Mesmo quando não estamos projetados, mas já há alguma soltura, esse também tende a ser o caso.

É só uma possibilidade que eu levaria em consideração se estivesse no seu lugar.

Link to comment
Share on other sites

Aconteceu comigo quando eu forcei demasiadamente um foco/visão e isso ocorreu um certo desconforto e sensação de dor sim.
Acredito que quando se perde um pouco a concentração e a mesma passa a ser um esforço, é prejudicial.
É preciso distribuir o foco da atenção em determinadas partes do corpo....Não force muito.

Link to comment
Share on other sites

Tenta ir meditando aos poucos... 5 minutos.. 10 min .. e vai observando as reações do seu corpo.

Orientação dos Mestres...

Citar

 

Meditação para Principiantes, Experientes e Avançados - Ajaan Brahmavamso

Recentemente, ouvi o relato da experiência de alguém no seu primeiro retiro de dez dias. Depois do primeiro dia o seu corpo doía tanto que ele pediu para ir para casa. O mestre disse: “Fique um dia mais e a dor irá sumir, eu prometo.” Assim ele ficou mais um dia, a dor piorou e ele novamente queria ir embora. O mestre repetiu: “Só um dia mais e a dor irá embora.” Ele permaneceu pelo terceiro dia e a dor ficou ainda pior. Em cada um dos nove dias, à noite ele ia até o mestre e, sofrendo com muitas dores, pedia para ir embora e o mestre dizia: “Só mais um dia e a dor irá desaparecer.” As expectativas dele foram totalmente superadas quando no último dia, ao começar a primeira meditação pela manhã, a dor havia desaparecido! A dor não voltou mais. Ele foi capaz de sentar por longos períodos sem qualquer dor! Ele ficou surpreso com a maravilha que é a mente e como esta é capaz de produzir resultados tão inesperados.

Pag 39

http://www.acessoaoinsight.net/livros/meditacao.pdf

 

 

Citar

 

Mas mesmo tomando todas essas precauções, é inevitável que as dificuldades surjam, e nesse aspecto, uma pessoa mais experiente pode ajudar bastante evitando que o meditador perca tempo em demasia com problemas de fácil solução. Por outro lado, o meditador tem de estar preparado para emoções fortes que podem se encontrar contidas dentro da mente e que devido à prática da meditação encontrem uma forma de vir à tona e assim impossibilitar que a mente se tranquilize. Nesse caso, o mais prudente é descontinuar a prática da meditação até que ele receba instrução adequada de como lidar com esse aspecto da prática, e para isso a ajuda de um meditador mais experiente ou de um professor será necessária, pois se essa emoção for demasiado intensa e perturbadora, a prática da meditação poderá alimentá-la.

No entanto, há algumas dificuldades que o meditador irá enfrentar e para as quais ele mesmo terá de encontrar a solução, pois as experiências das pessoas variam muito e nem sempre um meditador mais experiente, ou um professor, terá uma resposta satisfatória. Mesmo que o professor tenha tido uma experiência semelhante, as soluções para as dificuldades na meditação podem variar de pessoa para pessoa. Nesses casos o meditador terá que agir como seu próprio professor, ser aluno e professor ao mesmo tempo. Para conseguir isso é necessário ser muito observador e estar disposto a fazer experimentos, tentar diferentes alternativas para avaliar o resultado, é dessa forma que o meditador irá conhecer melhor a sua mente. O importante é não ficar frustrado com as dificuldades que forem encontradas, lembrando sempre que a paciência e a equanimidade são qualidades mentais importantes e que são justamente as dificuldades que fazem com que elas amadureçam.

Lembro de uma história do Ajaan Mun, um dos fundadores da tradição de florestas da Tailândia, que no início da sua carreira como monge, perambulando pelas florestas da Tailândia, ao meditar, com a mente concentrada, tinha a visão de um cadáver e não sabia bem o que fazer com aquilo. Ele recorreu ao seu companheiro monge para pedir ajuda mas este foi incapaz de ajudá-lo, pois as suas experiências meditativas eram completamente distintas. Ajaan Mun teve de encontrar a resposta sozinho através da própria perspicácia. Através da sua determinação e esforço Ajaan Mun acabou se convertendo num dos mais renomados mestres de meditação na Tailândia no século XX. Para aqueles que o conheceram Ajaan Mun era um iluminado. A tradição que ele estabeleceu se mantém viva até os dias de hoje, não só na Tailândia, mas em vários monastérios estabelecidos pelos seus discípulos em muitos países da América do Norte, Europa e Oceania.

Uma pessoa com a mente instável,
que não compreende o verdadeiro Dhamma,
que tem convicção hesitante:
a sabedoria não chega à sua plenitude.
                    Dhammapada 38

http://www.acessoaoinsight.net/arquivo_textos_theravada/abc_budismo.php#meditacao

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Que técnica exatamente você está usando? De fato quando se força muito a mente você causa tensão nessas áreas, ocasionando dores. Seja qual for a tècnica que esteja usando, recomendo antes de começar a fazê-la praticar por varios minutos a limpeza do pensamento. apenas feche os olhos e se concentre no escuro..tente ir limpando os pensamentos..diminuindo ao maximo o numero de pensamentos...isso dde forma o mais relaxada possivel, sem forçar. um sinal de sucesso é a diminuição da frequencia respiratória. 

a concentração NÃO é você pegar um pensamento em específico e força-lo em meio a dezenas de outros..a concentração é você manter o maximo possivel um unico pensamento..mas isso sem forçar, ou então esgotará sua energia nervosa, alem de poder deixar energias presas em areas de tensão como este ponto em especifico. caso isso ocorra, pode ser util alem de relaxar, mudar o foco da concentração como por exemplo, na sola dos pés, ou no umbigo. ou simplesmente buscar espairecer o pensamento fazendo uma leve caminhada ou algo assim.

Caso esteja fazendo o olve, realmente ha uma certa tendencia em isso ocorrer por conta da velocidade e da intenção for muito forte, é melhor fazer de forma o mais relaxada possível.

Este ponto em específico ainda é um ponto de acupuntura, que faz parte de um meridiano tributário do meridiano do coração. O coração na medicina chinesa  é o responsável pela nossa "mente" e esquentar muito essa energia pode sobrecarregar esse meridiano. relaxe mais, diminua a quantidade de pensamentos e tente "esfriar"  sua energia. É um sintomaa bem comum em tecnicas voltadas para a concentração se você esta fazendo algo mais dificil do que esta acostumado. Na medida em que a sua concentração (dimminuição de pensamentos) estiver a altura da dificuldade do exercício a que se propos, voce nao sentira este sintoma, pelo contrario, deverá se sentir relaxado, e ate mesmo descansado, com os nervos tranquilos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...