Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Transcrição sobre Amor - Por Moisés Esagui


Recommended Posts

Oi turma,estava ouvindo um aúdio do Moíses Esagui sobre o Amor, algo que ainda estou tentando descobrir. Esse aúdio foi criado há 10 anos atrás (2009) , e tive a paciência de transcrever muita coisa que ele mesmo falou.  Vou postar aqui para debatermos o que é o amor. Numa das frases ele afirma que Amor é quando UM continua o Outro. O que ele quis dizer com isso? Deletei trechos menos importantes, e quis deixar somente as frases mais importantes. 90% foi transcrito.

 

Texto

"Olá a todos. Hoje o tema será amor.

Devido ao fato de eu ficar me preocupando com as pessoas e buscando caminho para ajudá-las, numa noite dessas  quando eu sair do meu corpo , os meus amparadores estavam todos
reunidos. A primeira coisa que eu pensei : "Morri".  Todo mundo te recebendo quando tem alguma coisa. Mas todos eles estavam lá e tem uma coisa que acontece comigo desde que eu era
muito garoto. Eu me via num lugar que era uma sala toda de mármore, e essa sala tinha uma mesa de mármore e ficavam vários espíritos sentados ao redor dela , eu ia lá, me sentava também
e a gente conversava. Na primeira experiência que eu tive não conseguia ver o rosto de ninguém. Mas num dia eu conseguir enxergar o rosto de cada um , e também percebi que minha
amparadora maior era uma mulher .

Essa experiência foi forte para mim , porque toda vez eu ia lá, conversava e sabia tudo o que eu deveria fazer . Eu lembrava de tudo o que tinha sido conversado e sabia o que fazer. Minha amparadora disse assim: " o que você precisa é ler a página 72 que você mesmo escreveu e então você encontra a resposta . E então , eu vou ler a página 72 : "Os meus pensamentos sempre foram voltados para melhorar a vida daqueles que me cercam , ficava pensando no dia como fazer para ajudar as pessoas em situações que muitas vezes pareciam irreconciliáveis . Um homem cego me procura e diz: Francesco, tu magoaste teu pai e tua família . Agora seguistes o caminho de Deus para sanar tuas culpas .
Parece-me que Deus te ouviu ...ficastes com o Dom da cura. Cure a minha cegueira . Eu ouvia isso como uma ordem de alguém que tinha muita raiva de mim por eu querer fazer o bem . Por
seguir o caminho que seguir. Ao mesmo tempo que podia entender a angústia infindável que o sofrimento de não poder enxergar pode trazer alguém , a beleza das flores na primavera , a cor
do céu, a cor da roupa das pessoas , eu sabia que eu podia curar . Não como diziam que Jesus curava , mas porque qualquer um de nós se seguirmos o caminho do conhecimento poderá
fazer . Tinha que aceitar mentiras para realizar a verdade . Eu disse a esse homem : 'Quando a noite chegar , eu me encontrarei contigo em teus sonhos , comigo estará Jesus e com certeza
com ele estará Deus, nosso Senhor. Com a permissão deles eu tocarei teus olhos e acordarás vendo a luz '. Essa era a história de fé que o homem precisava ouvir. 
A história da verdade acontecida somente pode contar o amor. 

À noite, eu sair do meu corpo , visitei o homem cego que teria lembrança da minha presença fragmentada pelas suas emoções , e utilizando a ajuda da mulher de cabelos loiros eu podia efetuar a
cura no plano espiritual , e ela aconteceria naturalmente no plano físico . Talvez você queira saber como eu fazia isso .  Acompanhe-me no meu caminho e você saberá como fazer. Alguém que
800 anos fazia isso , ou melhor, começou muito antes . E com certeza, estará hoje aqui, e não no céu como santo .  Ser santo é uma história de religião,mas aqui na Terra continuam o trabalho
pois quem é Amor continua. Clara disse uma vez para os frades que reclamavam de eu estar constantemente doente e eu trabalhando . Irmãos , onde vocês param ... ele continua. Paramos em
nossos medos , em nossos conflitos, e em nossas dúvidas . Francisco não tem motivo para parar . Acredito que precisamos aprender isso.  Realmente, encarnei várias vezes depois dessa
vida.  Ser ou não reconhecido não tem a menor importância porque não era essa a idéia , mas fazer um trabalho cada vez mais eficiente é o grande sentido da minha vida.  O homem acordou
enxergando , todos ficaram sabendo , mas nem todos acreditaram . Àqueles que receberam a notícia não puderam constatar o fato , acharam que era uma propaganda da igreja, porque a
cada dia, mais pessoas me procuravam , e o papa, após aquele sonho pre-cognitivo de que eu seria a coluna que sustentaria a igreja católica sempre me apoiava quando se tratava da
divulgação do meu nome em nome da igreja . Algumas pessoas estavam certas , nem tudo o que eu realizei foi verdade , mas o que eu realizei de verdade nem sempre apareceu ". 

 

Então, nós estamos falando de .Amor. Nós estamos falando de um Francisco que não está em outros livros. Nós colocamos o Francisco , na miséria dos preconceitos e dogmas que a igreja
criou . É onde nós colocamos... Nós não colocamos Francisco numa condição mais privilegiada de conhecimento. eu fico pensando que ele largou tudo , ficou sem roupa , e a única roupa que
ele tinha era uma roupa bem miserável . Ele fez isso para que ninguém pudesse cobrar nada dele. Mas muito mais do que isso , ele fez para reconhecer as próprias energias . Nós nos
atrapalhamos com o que nós somos , você não consegue reconhecer quem você é , por isso você não consegue ser feliz.  Agora, se você não tiver nada como era no caso dele, você será
obrigado a conviver com sua máxima intensidade. E você saberá quem você é. E no fim de tudo, você será com toda certeza Amor. 

 

Mahatma Gandi tinha a mesma condição de Francisco . Ele fazia as próprias roupas , usava uma tanguinha , andava com uma sandália , e principalmente, ele sabia quem ele era. A nossa
grande dificuldade em não poder amar ocorre pelo fato de nós não sabermos quem nós somos . Nunca tivemos a coragem de nos apresentar a nós mesmos . Isso é uma coisa que nos
acompanha durante várias reencarnações , e utilizamos certamente desculpas , crenças, regras, coisas escritas para justificar àquilo que não somos. Então, pegamos um livro  e lemos
palavras de amor, etc... mas você nunca vai refletir de verdade o amor .  Para podermos amar, precisamos ser muito melhores do que nós somos . Você talvez possa pensar sobre isso com
bastante sinceridade, porque todas as vezes que eu falei isso em algum lugar , muitas pessoas ficaram com raiva, porque era como se eu falasse para elas que não sabiam amar. 

 

Eu penso que o melhor caminho para nós fazermos, é o questionamento.  É fazer uma revisão sincera de tudo o que aprendemos. Nem tudo o que aprendi estava certo . Você vai poder rever
cada item da tua vida , e começar a mudar teu comportamento. A questão não é usar nosso ego como escudo na nossa vida.  Nós somos sempre duas pessoas, não somos apenas uma
pessoa. Basta pensar em você, quando pensa em si mesmo . Você dá ordens para si mesmo , você reclama do que você fez ... você está falando com o outro Eu que há dentro de você. E
quem está nessa condição , não sabe o que é ,de fato, amor.  Ou amor é Amor , ou você não é.  Não dá para ter raiva, ciúme , ódio e todas as tranqueiras que criamos em nossa vida , e de
repente, achar que tem competência para amar. Para ser amor você precisa se superar a cada instante, e se você precisar do reconhecimento de outrem , então já estará no caminho errado.
Não, precisamos do reconhecimento de ninguém. Nós temos que ser nosso próprio juiz, avaliar e fazer o melhor caminho.  Se você permitir que o outro seja teu juiz, você está no caminho
errado. 


Quando uma pessoa te agride ou te ofende, a primeira coisa que você faz é reagir. Você está agindo como um ser instintivo , e não como alguém maduro. Por isso, acho muito difícil encontrar
consciências com nível de maturidade nesse planeta porque a maioria das pessoas não foi treinada nem condicionada para isso.  Precisamos deixar de viver nas coisas do passado, pois isso
só atrapalha. Nós não aprendemos a nos relacionar entre homens e mulheres. Nossa relação é muito ditada por regras. 
Amor é quando UM continua o OUTRO. 

Se uma pessoa é espiritualista , a única coisa que ela sabe sobre espiritualidade é falada através dos outros . Você só pode passar para o outro amor, se você tentar se exercer dessa forma .
Se você tem algum sofrimento interno (emocional ) , você ainda precisa concertar muitas coisas. Cada instante da nossa vida, precisa ser muito bem vivido em sua máxima intensidade. Para
sair dos pensamentos corrosivos, você precisa clarear tua mente com conhecimento. Ser feliz é poder viver com intensidade cada momento , é poder olhar para alguma coisa e ver tudo
claramente. Olhar para uma pessoa, e aceitá-la mesmo sabendo que ela tem dificuldades. Então, você precisa buscar esse conhecimento. 


Quer ser feliz? Então, comece em você, trabalhe em você. Aprenda mais, se esforce. Vocês não conseguem encontrar recursos internos para fazer algo para vocês, imagina tentar fazer algo
para outra pessoa, para fazer algo evolutivo.  Não estou preocupado com o que o outro faz, porque estou fazendo tudo o que eu posso fazer por mim e sei que isso vai transbordar e ajudar os
outros, mas nem todo o mundo vai aproveitar isso. Se uma pessoa não desejar mudar de consciência, você estará gastando sua energia à toa.  
Existe uma coisa que fazemos no CEC que é a melhor de todas; é o relacionamento. Vocês podem nunca ter pensado nisso, mas todos nós estamos nesse planeta para poder nos relacionar .
Para compartilhar espaço. Precisamos levar para as pessoas esclarecimento, e não consolo - qualquer pessoa primitiva saber consolar . Às vezes acho que o consolo pode até ser útil para
uma pessoa continuar , mas ela deve basear a vida no esclarecimento. 

 

Imagine um ditador cruel, como Sadam Hussein , veja a patologia que essa pessoa é. Imagina o Sadam Hussein matando um monte de gente, depois o encontro num buraco com medo de ser
executado.  Uma pessoa para ser muito agressiva, ela precisa antes ser muito covarde. Só uma pessoa extremamente covarde, é extremamente agressiva. Uma pessoa equilibrada , com bom
senso e que enxerga o outro , conseguirá fazer o melhor caminho para ela e ao outro.


Existem muitos casos assim nesse planeta. Francisco de Assis era o tempo todo trabalho.  Gandhi era o tempo todo trabalho.  
Todas as noites, fazemos projeção astral, mesmo que não saibamos, e assim, captamos energias enquanto dormimos. Mas não lembramos de nada do que acontece, sabe por que? É o
mesmo caso do amor, porque não há amor dentro de você.  Amor é diferente, quando você olhar o outro , consegue enxergá-lo integralmente.  E eu sei que toda vez que temos um
relacionamento, sempre fica no meio cheio de coisas difíceis de digerirmos . Não existe um relacionamento entre homem e mulher em que há trocas muito boas. Sempre existem dificuldades,
que são nossos processos emocionais ,  as dúvidas, os ciúmes, as raivas... vamos vivendo desse jeito, e acho que isso deve ser tirado da nossa vida. 


Cada um de nós faz um percurso pessoalmente aqui, e cada um de nós já tivemos centenas de parceiros . O ciúme, a raiva, a inveja , o sentimento de posse só te acontece porque você só
consegue ver essa vida. Você não tem noção de mais nada. Se você tiver noção de tudo o que fez no percurso de várias encarnações, você pensará que viveu com muitas pessoas . Nós já
tivemos um monte de parceiros. 

 

Bom , eu posso dizer para vocês com sinceridade que eu não acredito em perdão. Se você acreditar e pensar no amor , verás que não tem autoridade nenhuma para fazer julgamentos, e para
dizer que você perdoa ou não. Essa história bíblica já faliu a muito tempo. Se alguém precisa perdoar você, é uma consciência muito primitiva .  Se Deus, precisa perdoar você esse Deus não
quero encontrar de jeito nenhum . A noção que eu tenho de Deus é bem diferente; é alguém de consciência extremamente grande e está equilibrando o Universo.  

 

Nunca vou parar de trabalhar. Chico Xavier já parou de trabalhar em algum momento? Você acha que ele estava se importando com a opinião de vocês, ou a minha opinião ? Eu conversei com
Chico Xavier  inúmeras vezes. Não faz a menor diferença a opinião de alguém quando você está trabalhando e quer se exercer no Amor. Acho horrível quando alguém elogia: "nossa, que
maravilha". Aí eu percebo que tenho que trabalhar mais.  Se alguém critica , ela tem o direito de criticar... é que ela pensa. Nós temos o hábito de fazer avaliações de Ego. Você é isso, você é
aquilo. Isso não nos levar a lugar nenhum . Nós temos que sair do Ego. Esse Ego é nosso traço fardo que temos que jogar fora. E acho que não podemos jogar o peso do Ego completamente
fora, temos que ir aprendendo e assim vamos nos aliviando do peso . 


Imaginem se vocês pudessem conviver absolutamente feliz o tempo todo , tudo aquilo que está a volta de vocês fosse muito bom. Cada instante fosse bom. E se cada coisa que captássemos
representasse um aprendizado bem humorado. Se você está se envolvendo com o outro, estarás permitindo que as coisas fiquem ruins. O melhor caminho pessoal é cuidar muito bem de você,
aprender bem e exercer àquilo que você é.  O outro exerce o que ele é, e você não tem nada a ver com isso. Você não vai poder amar o outro se ele não quiser. Eu vejo que o caminho é
sempre o caminho de esforço, de trabalho, de busca. Eu penso que uma das coisas é ter continuidade.

Começar uma coisa é sempre muito fácil, agora ter continuidade é importante . Eu vou dizer para vocês porque é importante. Porque o nosso processo energético, de continuidade é o chakra cardíaco. É o chakra mais forte para exercer o amor.  Amor é continuidade. Amor não é fragmentado. Só para vocês terem uma idéia, se vocês amam alguém nessa vida. Se continuar vivendo numa outra encarnação, vocês terão raiva ? Isso não pode acontecer, senão vocês não sabem o que é o amor.  Amor é saber conseguir compartilhar o espaço, é saber conseguir compartilhar teu conhecimento , é saber ouvir o outro. Um monte de coisas. Se você escolher alguém em uma vida, e essa pessoa for tua companheira , e você for uma pessoa que ama , com certeza numa outra vida você, se a encontrar, continuará a sentir amor por ela do mesmo jeito, tendo a mesma continuidade. As mesmas frequências, as mesmas energias, tudo. Não tem como fazer diferente se você for amor.  Aquela coisa: " Eu tenho amor por você"  esqueçam. Ninguém tem amor quando não é amor .

 
Tem coisas que são espirituais , tem coisas que são emocionais, mas todas as coisas espirituais começam na parte emocional. Tudo. Tudo o que você é , passa de uma vida para outra. Não
tem jeito.  Você é herdeiro de você mesmo. O que vocês estão fazendo nessa vida, irão levar para a próxima. Eu penso que isso é uma coisa a ser resolvida. Nós somos a soma de tudo o que
nós criamos a cada instante. Por isso que o resultado final aparece na última encarnação. É bom a gente começar a trabalhar, a fazer mudança e sermos melhores.  Essa modificação, às
vezes, é doída. Eu acho que cada um de nós precisa ter suas experiencias espirituais sem terceirizar, e principalmente sem mentir para nós . Às vezes achamos que quando pedimos perdão,
está tudo resolvido. Arrepender não significa nada.  Mudar , representa.  Se você reconheceu teu erro , para mim não faz diferença nenhuma. O que você vai fazer daí para frente? Está cheio de
gente que reconhece o erro e não faz nada.  Temos que mudar realmente, além de não repetir o erro. Eu acho que as pessoas erram, mas elas tem que aprender a fazer o caminho certo. O
melhor caminho é aquele que beneficia você e ao outro. Esse é o melhor caminho, então você já tem um parâmetro. Eu agradeço a vocês e até mais! "
 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

gosto da explicação do osho sobre o amor; ele diz q problema é q hj em dia a maioria confunde apego com amor; a maioria nao sabe realmente o q é o amor; acham q amar é ter alguem pra si, possuir, sendo q isso é mero apego; quando se ama vc quer ver a felicidade NA pessoa e nao em si somente, e vendo nela fica feliz por isso; por isso o ditado: se o ama, deixe-o ir ser feliz; esse falso amor, apego, é como ter um passaro na gaiola e dizer q o ama.

Link to comment
Share on other sites

Em 20/01/2019 at 17:46, Ashram disse:

Amor é quando UM continua o Outro. O que ele quis dizer com isso?

Imagino que ele tenha querido dizer que quando há Amor não há separatividade, vivencia-se o Outro como a Si Mesmo, e vice-versa, dentro do espírito "somos todos Um". Os gregos antigos tinham várias palavras para isso que chamamos de amor, e a forma mais elevada era chamada agape, que é um amor universal e incondicional. Amar, verbo intransitivo, sem objeto, porque qualquer objeto se aplica. "Eu amo a mim mesmo, eu amo você, eu amo todos, eu amo tudo. Eu amo."

Aliás, gostei do texto. Legal você ter transcrito!

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/01/2019 at 17:46, Ashram disse:

Numa das frases ele afirma que Amor é quando UM continua o Outro. O que ele quis dizer com isso?

Não tenho nada para dizer sobre o texto, é apenas o Moisés expressando a compreensão dele.

Quanto a sua pergunta, eu entendo que isso tem duas vias: da percepção e da ação.

O amor nos faz ENXERGAR as dificuldades do outro como sendo também nossas, e isso se expressa na AÇÃO.  É por isso que muitas vezes alguém está fazendo força na rua, como empurrando um carro que pifou, e logo vem alguém para ajudar. Por que? Porque quem vai ajudar SE ENXERGA no outro. Quando você vê o outro como diferente, isso já é um bloqueio de percepção, que impede o amor. E como disse o Dalai Lama, no livro ética para o novo milênio: a nossa felicidade depende das pessoas que estão ao nosso redor. Não é possível ser feliz se você tem ao seu lado gente passando por dificuldades ou sofrimento.  

Mas claro, somos todos diferentes, mas também somos iguais, depende se você está olhando para a superfície ou para  profundidade. Mas isso faz toda a diferença, porque a simples atitude individualista de achar que o problema do outro não é o seu é fruto dessa percepção superficial, e dela se constroem sistemas e sociedades doentes, individualistas, competitivas, para premiar e perpetuar as diferenças superficiais, o que só gera mais separação e conflitos. 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...