Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Morte do ego (Gnose)


Recommended Posts

Graças ao fórum aprendi um pouco sobre gnose, no entanto tenho algumas dúvidas que podem ser bestas mas não sei pq sou leigo:

1: precisamos despertar esses 3% de consciência livre para começar a de fato eliminar o ego ?

2: não duvido da eficácia do método da gnose para eliminar o ego, mas ela realmente libera,seja oque for, consciência aprisionada ou apenas elimina um defeito psicológico ?

 

Link to comment
Share on other sites

São dois processos diferentes.

Na gnose ensinamos que as pessoas tem em geral só uns 3% de essência livre. 

Mas esses 3% estão em geral dormindo. Quando se fala de despertar a consciência é desses 3% aí. Quando se fala em lucidez significa botar esses 3% para funcionar. Mas eles voltarão a cochilar, é uma luta diária. 

DESPERTAR a consciência, como experiência mística,  significa ativar de forma permanente a lucidez desse %. E na gnose se fala que para isso serve o Samadhi durante a meidtação.

Então voce trabalha diariamente com a técncia de morte do ego durante anos para AUMENTAR aqueles  3%. de essência livre Digamos que num dado momento tenha 10% de essência livre. Mas esses 10% estão desperots? Não. Estão livres, mas não foram despertados ainda. Para despertá-los você tem que passar por um Samadhi. Só então esses 10% ficam ativos, acordados, e não dormem mais. Aí segue trabalhando com a te´cncia de morte e chega a 20% de essêcia livre. Tem 20% de consciência? Não, tem aqueles 10% ainda, precisa atingir outro Samadhi para que desperte os 20%.

Então é um trabalho combinado: uma coisa é matar o ego e liberar essência. Outra é acordar essa essência em todo o seu potencial.