Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O Corpo Yin Shen


Jhana

Recommended Posts

Quote

A Projeção Astral e o Yin Shen: Uma Perspectiva Taoista

Trechos retirados do livro Tao e Longevidade por Nan Huaijin

 

O espírito realmente deixa o corpo durante a transformação de Chi em Shen?

...Existem várias descrições[taoistas] de se estar grávido(a) por dez meses, amamentar o bebê por três anos, e olhar para a parede por nove anos que levaram algumas pessoas a acreditar que sucesso na meditação deve envolver a projeção astral. A suposição é que o espírito ou o "eu" divino tem um corpo fetal próprio que, em última análise, dispara do topo da cabeça e ascende ao próprio céu. Acreditar que essa é a maneira de transformar o chi em shen é um erro grave.

De acordo com a escola Tan Tao, yang shen(ou espírito positivo) e yin shen(ou espírito negativo) ambos podem ser responsáveis pela projeção do espírito do corpo.

O yang shen pode deixar este corpo de carne e sangue, e ainda assim é um corpo físico com forma material e aparência visível.  Ele pode se comportar exatamente como um corpo humano normal se comporta e ainda assim é um corpo espiritual com forma física e uma existência independente. Acredita-se que é uma projeção do verdadeiro espírito.

Uma pessoa que diz que tem um corpo invisível e imaterial, com ou sem forma, que deixa e entra o corpo por vontade própria está falando do yin shen. O yin shen é semelhante aos corpos que aparecem nos sonhos, mas é muito mais claro e distinto do que os corpos "oníricos" comuns. [Alguns] taoístas afirmam que a projeção de yang shen é a conquista final da meditação e do cultivo do Tao. Mas se alguém imagina que a projeção do yin shen é o objetivo final do Tao, então ele é uma pessoa comum ou está no estado yin de um espírito ou fantasma.

Auto-enganos e Dharmas de Semelhança

Alguns podem ter uma experiência desse tipo muito antes de atingir o estágio de transformação do chi em shen. Por exemplo, quando a conexão entre o espírito e o corpo se deteriorou e enfraqueceu, a projeção do yin shen pode ocorrer espontaneamente. Isso pode acontecer com pessoas bastante comuns que não estão meditando, pois acontece quando a pessoa está doente, perto da morte ou quase esquizofrênica.

Às vezes, as pessoas com temperamento nervoso que se dedicam à prática da meditação podem experimentar a projeção do yin shen. Esse fenômeno é freqüentemente influenciado pela mente subconsciente, quando está sintonizada com o chi que sobe para a cabeça. Uma pessoa que é bem versada em psicologia e que reflete introspectivamente sobre sua mente subconsciente não precisa se enganar sobre isso ...

O cultivo de shen é um processo válido? A pesquisa teórica, assim como a experiência direta, me convencem de que o cultivo do shen é válido. No entanto, para participar desse processo, a pessoa deve ser totalmente mestre de si.

Texto traduzido, retirado de: https://www.martialdevelopment.com/astral-projection-and-yin-shen-a-taoist-perspective/ 

 

Meus comentários: bem, primeiramente esse texto não é uma crítica à projeção astral, apesar de parecer isso se você interpretar mal. O autor apenas fala que a projeção astral não é o fim do caminho. Porém eu não postei esse texto aqui por causa disso, mas sim porque acho bastante interessante os paralelos entre os ensinamentos taoistas e do mestre Nan Huai-Chin, e conhecimentos presentes na nossa esfera cultural de espiritualidade(espiritismo, umbanda, gnose...).

O que é o yin shen? Isso pode ser o que chamamos de corpo astral, tanto no espiritismo, como no esoterismo, gnose etc. Retirado do texto: "Uma pessoa que diz que tem um corpo invisível e imaterial, com ou sem forma, que deixa e entra o corpo por vontade própria está falando do yin shen. O yin shen é semelhante aos corpos que aparecem nos sonhos, mas é muito mais claro e distinto do que os corpos "oníricos" comuns." A polaridade yin representa o aspecto negativo da energia: está relacionada com a Lua, a noite, o medo, etc. Portanto, poderíamos dizer que o que Nan Haui-Chin chama de corpo ying shen é o mesmo que a gnose de Samael chama de corpo lunar, pois a Lua é de energia negativa yin.

Agora, o corpo o yang shen é um duplo espiritual do corpo físico que se projeta para fora dele, como se fosse um clone. Ele possui solidez física e se você visse ele na rua acharia que é uma pessoa normal. É um corpo de energia positiva; ele está relacionado ao Sol, ao dia, a coragem... É esse corpo que é responsável pelo efeito legítimo de doppelganger, onde uma mesma pessoa é vista ao mesmo tempo em lugares distantes um do outro. Também creio que seja o que a gnose chama de corpo de jinas, que é a projeção astral com o corpo físico. 

No fim das contas, nem o yin shen, nem o yang shen representam perfeição espiritual. O domínio sobre eles é apenas o requisito para alguém ser considerado um verdadeiro mestre, mas não são a maestria em si. Um canalha, mago negro, aproveitador qualquer, se treinar bastante, talvez um dia consiga se projetar com bastante facilidade, e ele vai usar dessas habilidades como ferramentas para a concretização de seus propósitos trevosos. Esse pessoal usa a espiritualidade para conseguir poder, sexo, dinheiro, etc. Seria melhor para eles se eles nunca tivessem decidido se meter com a espiritualidade, que tivessem continuado como homens corruptos comuns. Assim como todas doutrinas espirituais legítimas ensinam, o importante é o desenvolvimento moral; poderes espirituais são secundários, e nas mãos de uma pessoa despreparada, podem levar à ruína, pois "O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente" -- Lord Acton.

Link to comment
Share on other sites

Sim, projeção é apenas uma habilidade psiquica. Há uma distinção entre o psiquico e o espiritual, mas geral as pessoas misturam os dois. Por isso " seguidores de gurus" caem facilmente na mão de magos negros e pilantras da espirtualidade.

A pessoa possuir diversas habilidades psiquicas não significa nada em termos espirituais. 

Por outro lado, pessoas desenvolvidas espiritualmente costumam ter habilidades psiquicas ativadas,  COMO RESULTADO desse desenvolvimento. É isso que confunde muita gente. 

Não há desenvolvimento espiritual sem caráter, sem cosmoética. Ja o desenvolcimento psiquico é como qualquer outra habilidade, fruto do treino,  ou de alguma condição particular de nascimento, de algum dos corpos.  

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...