Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Disparidade de renda , explicações no ocultismo.


Recommended Posts

Olá a todos !

Gente , como ocultismo explica o fato de algumas poucas pessoas conseguem ficar ricas ou atingir independência financeira? 

Exemplo , tem gente com uma imensa capacidade de empreender e multiplicar, mas não são muitos espiritualizados, entretanto a vida flue  muito bem!

Lembro um psicanalista dizendo que o.chakra básico resolve todos os tipos de problemas de ordem material . Ou seja , não precisa ser um gênio. 

Aliás tem algo na energia do rico que vibra diferente de alguém cuja visão nao é empreender. 

Enfim , alguém explica como tudo isso jorra tão fácil.nas mãos de alguns , enquanto outros ..nem tanto ?

Lembrando que a disparidade econômica no Brasil é gritante.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Olha, normalmente quem se interessa pela espiritualidade nao se preocupa em explicar essas coisas porque o foco do interesse é no aperfeiçamento interno. 

Afinal os assuntos materiais tem seus próprios métodos e quem busca sucesso material tem na sociedde todos as informações de como tentar chegar lá. 

 Se vai dar certo ou não é outro problema, porque como vivemos num sistema capitalista, um tipo de pirâmide financeira que só pode oferecer melhores condições a poucos que estao  no topo  tirando da maioria  que forma a base, trata-se de competicao pelos recursos limitados. Logo, é normal em qualquer competição que existam poucos ganhadores.

 Por isso quem defende esse sistema, depois de  subir na escada não vê nada de errado em  chutar a escada para não deixar outros subirem.Tanto no nivel macro...:

https://www.amazon.com.br/dp/8571395241

Quanto no micro.Exemplos:

Chance concreta de  melhoria para as massas:

https://exame.com/brasil/no-brasil-faculdade-dobra-salario-por-que-isso-e-ruim/

Entao a matrix reage  criando mais dificuldades:

https://spiegato.com/pt/o-que-e-inflacao-academica

Os agentes da matrix, quando estao ocupando cargos no Estado:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/10/ministro-da-educacao-defende-que-universidade-seja-para-poucos.ghtml

https://oglobo.globo.com/economia/guedes-diz-que-dolar-alto-bom-empregada-domestica-estava-indo-para-disney-uma-festa-danada-24245365

 

Normalmente  a area da espiritualidade que prometia resolver dificuldades do plano material era a área que mais tarde foi classificada como magia negra, como os antigos cultos a entidades locais em busca de melhores colheitas, evitar secas, ter prole numerosa ( para trabalhar na colheita). 

É até um paradoxo alguém usar recursos de origem espiritual para solucionar questoes materiais pois quem seriam as entidades que se prestariam para ajudar  nisso? Entidades próximas do plano material,  portanto, de valores internos não muito elevados, ou não estariam gravitando tão perto do plano fisico né? Nem precisando de oferendas cheias de ectoplasma grosseiro, como sacrificios de animais.Daí a meterem os pés pelas maos e gerar enredos cármicos que perduram por séculos era só um passinho. 

 

Quem  tem como meta sucesso material deve aprender a utilizar os recursos que o plano material coloca à sua disposicão, até porque, de certa forma,  isso faz parte do desafio encarnatorio. Não o grande sucesso material e a opulência mas  pelo menos que a pessoa adquira as competências minimas que lhe permitam não precisar mendigar para sobreviver,porque ai ela se torna um peso  para as demais  e cada um tem seus próprios desafios para solucionar.

 

 

Por isso eu diria que não tem muito sentido um espiritualista que não seja um oportunista -querendo-tirar-o-seu-dinheiro focar nesse assunto. Em geral eles focam para se justificar  por que diabos eles TE COBRAM por algo que não deveriam cobrar. Para esse tipo de oportunista  o assunto "espiritualidade x dinheiro" gera sempre novas aulas, textos, palestras a cada ano.

 

Me parece que a abordagem espiritualista sã nesse assunto é a que tenta explicar as possiveis razões para os repetidos fracassos de uma pessoa,  por mais que ela esteja fazendo tudo certo. Tem gente que parece realmente estar sofrendo algum tipo de bloqueio, seja por karma, seja por interferencia espiritual. Com algumas pessoas acontecem  todos os tipos de " coincidências" para impedi-las de avancar em qualquer coisa que tenham planejado.

Para esses casos há espaço para debate, e faz sentido a  busca de solucoes na ordem espiritual porque a causa do problema seria espiritual. Mas sao soluçoes que buscam "remover o que atrapalha",  e isso é totalmente diferente das solucoes de magia negra  que tentam atrair sucesso,  o que só pode durar por pouco tempo, tem alcance limitado  e o preço a pagar por isso é desproporcionalemente grande depois.

 

Mas de resto, vivemos num sistema que é estruturalmente  planejado para que a maioria sustente a minoria, não há nada a se espantar com isso. Quem não está disposto a admitir isso e que o sistema todo precisa ser destruído,  sofrer uma inversão total, só pode mesmo é tentar remar mais forte sem reclamar,  para quem sabe, talvez um dia,  ficar melhor posicionado na pirâmide-de-exploracao-do-próximo. 

Em geral muita gente que reclama do sistema  na verdade não quer que o sistema mude em nada, e por isso ele não muda. Eles só reclamam do degrau em que estão, não enxergam que o mal reside na simples  existência de degraus. Se conseguirem mudar de posição passam a achar que está tudo bem com o sistema, pois vao alegar que ele apenas pune os que não se esforçam. No fundo esse são apenas Capitães do Mato 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Oi , perguntei porque a espiritualidade dá respostas para tudo , as vezes  não é nem situação carmica mas como a vibração pensenica aliado com a energia  raiva coopera .   Já ouvi algumas entidades explicando o assunto, esse que estamos falando  , mas queria ver outras perspectivas.  Enfim , cada caso é um caso. 

Mas estou achando que até mesmo o sucesso tem um atributo espiritual oculto.  No judaismo , eles dão explicações legais que isso não é uma proibição. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Ashram

interessante esse teu questionamento, isso é algo que eu já havia me questionado sabe...

a explicação mais comum pra isso no meio espiritualista é: "ah mas o dinheiro pode ser uma provação etc etc, que não é fácil a vida, que os ricos tem outros problemas etc"

no entanto como vc bem colocou..  " não são muitos espiritualizados, entretanto a vida flue  muito bem!"

vou além e digo que existem ricos que são verdadeiros hitlers soltos por aí... e a vida fluindo bem.. e muitas vezes eles morrem velhinhos numa caminha quentinha... vai entender...

eu acho que é um pouco como o Saulo calderon pensa sobre o karma, de que nem tudo "está escrito" de que nem tudo é karma.. que se vc vive aqui na terra, está sujeito a sei lá a tropeçar na rua e morrer ou cair algo na tua cabeça, um acidente que não estaria necessariamente ligado a karma.. portanto penso que a riqueza também pode não estar necessariamente ligada a karma.. ou seja, pessoas ruins e com karmas negativos poderiam enrriquecer.. como disse o Sandro "tem na sociedade todos as informações de como tentar chegar lá. "

 

sobre esse lance do chakra básico, nunca ouvi falar..

resumindo, acho que nem tudo é karma e pessoas com bom karma podem ser pobres e pessoas com karma ruim podem ser ricar pelo simples fato de terem jogado o "Jogo da vida capitalista" .. mas acredito que por outro lado, muitos casos podem envolver karma ...

 

especulações.. não temos manual de instrução pra bater martelo pra nada..

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, DWIDJA-1984 disse:

Ashram

interessante esse teu questionamento, isso é algo que eu já havia me questionado sabe...

a explicação mais comum pra isso no meio espiritualista é: "ah mas o dinheiro pode ser uma provação etc etc, que não é fácil a vida, que os ricos tem outros problemas etc"

no entanto como vc bem colocou..  " não são muitos espiritualizados, entretanto a vida flue  muito bem!"

vou além e digo que existem ricos que são verdadeiros hitlers soltos por aí... e a vida fluindo bem.. e muitas vezes eles morrem velhinhos numa caminha quentinha... vai entender...

eu acho que é um pouco como o Saulo calderon pensa sobre o karma, de que nem tudo "está escrito" de que nem tudo é karma.. que se vc vive aqui na terra, está sujeito a sei lá a tropeçar na rua e morrer ou cair algo na tua cabeça, um acidente que não estaria necessariamente ligado a karma.. portanto penso que a riqueza também pode não estar necessariamente ligada a karma.. ou seja, pessoas ruins e com karmas negativos poderiam enrriquecer.. como disse o Sandro "tem na sociedade todos as informações de como tentar chegar lá. "

 

sobre esse lance do chakra básico, nunca ouvi falar..

resumindo, acho que nem tudo é karma e pessoas com bom karma podem ser pobres e pessoas com karma ruim podem ser ricar pelo simples fato de terem jogado o "Jogo da vida capitalista" .. mas acredito que por outro lado, muitos casos podem envolver karma ...

 

especulações.. não temos manual de instrução pra bater martelo pra nada..

Que bacana ! Nem tudo é karma. 

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Ashram disse:

Oi , perguntei porque a espiritualidade dá respostas para tudo , as vezes  não é nem situação carmica mas como a vibração pensenica aliado com a energia  raiva coopera .   

 

Sim, eu sei. Mas o que eu quis dizer é que voce tem essa impressão porque o campo da espiritualidade SE TORNOU ISSO de uns 20 anos para cá. Nã era assim antes, era muito raro encontrar alguma explicação sobre isso,  embora existam perguntas sobre esse tema mesmo nos livros do kardec. Voce encontra no final desse texto as referencias. 

https://www.uemmg.org.br/cofemg/area-de-infancia-e-juventude/conteudo-programatico/livro/5-o-espiritismo/529-desigualdade-das

E como eu disse, esse tema tem sido abordado com certa frequencia  exatamente pelos espiritualistas que cobram, o que nos faz suspeitar que as respostas que eles arranjam atuaemte sejam apenas autojustificativas, tornando-as suspeitas e por isso prefiro não reproduzi-las aqui.

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...